; Cuidados Para o Desenvolvimento da Criança | Turma da Mônica Baby

Cuidados para o desenvolvimento da criança

31 de maio de 2022

As crianças crescem e se desenvolvem em ritmos diferentes, portanto, é necessário entender quais são essas fases para realizar os cuidados para o seu desenvolvimento.

Alguns pais se preocupam quando o bebê vai andar, enquanto outros, com o nascimento dos primeiros dentes. A maioria das habilidades se desenvolve da mesma maneira, mas a idade em que ocorrem também pode variar para crianças da mesma família.

Se questionar sobre o desenvolvimento do seu filho é comum, principalmente se outras crianças próximas e da mesma idade apresentam evoluções diferentes. Por exemplo, a idade típica para as crianças começarem a andar é de 8 a 18 meses. Deste modo, se seu bebê não estiver andando aos 14 meses, não precisa se preocupar.

Mas caso você perceba algo fora do comum, ou precise tirar algumas dúvidas a respeito do desenvolvimento da criança, consulte um médico, pois ele conseguirá sanar as suas dúvidas e indicar o que for necessário.


Abaixo você confere mais informações para informá-lo(a) e tranquilizá-lo(a) sobre o assunto: cuidados para o desenvolvimento da criança:

O que é o desenvolvimento infantil?

Desenvolvimento infantil é o termo usado para descrever as mudanças no crescimento físico de uma criança, bem como sua capacidade de aprender as habilidades sociais, emocionais, comportamentais, psíquicas e comunicacionais que ela precisa para a vida. Todas essas áreas estão inter-relacionadas, e cada uma depende e influencia as outras.

Nos primeiros cinco anos de vida, o cérebro do bebê se desenvolve mais rápido do que em qualquer outro momento de sua vida. As primeiras experiências do pequeno, seus relacionamentos e as coisas que ele vê, ouve, toca, cheira e saboreia, estimulam seu cérebro, criando milhões de conexões. É quando as bases para a aprendizagem, a saúde e o comportamento estão bem estabelecidos.

Os bebês são capazes de aprender à medida que seu cérebro se desenvolve e é estimulado. Portanto, a criança precisa de um ambiente estimulante e carinhoso, com muitas atividades diferentes que lhe proporcionem muitas maneiras de brincar e aprender, e também muitas oportunidades para praticar o que está aprendendo.

Quais as etapas do desenvolvimento infantil?

Os estudiosos têm opiniões diferentes sobre o número exato de estágios de desenvolvimento que as crianças passam em seu caminho para se tornarem adultos. 

Em 1936, por exemplo, o psicólogo desenvolvimentista suíço Jean Piaget elaborou uma teoria que descreve quatro estágios principais do desenvolvimento infantil: Sensório-motor; Pré-operatório ou simbólico; Operacional concreto e Operacional formal.

Outros estudiosos descrevem seis estágios do desenvolvimento infantil que incluem recém-nascidos, bebês, crianças pequenas, pré-escola, idade escolar e adolescentes.

Deixar de atingir alguns dos marcos pode sinalizar uma deficiência de desenvolvimento. Por causa das técnicas de triagem que os especialistas infantil usam, a maioria das pessoas com deficiências recebe um diagnóstico no momento em que atinge a adolescência. Com isso em mente, o desenvolvimento infantil pode ser discutido em cinco estágios.  

Sensório-motor

Acontece do nascimento aos 2 anos de idade e é marcado pela exploração e administração de reflexo, movimentos e sensação. Durante o primeiro mês de vida, os recém-nascidos apresentam respostas automáticas a estímulos externos. 

Em outras palavras, um recém-nascido virará a cabeça em direção à sua mão quando você acariciar sua bochecha ou pegará seu dedo quando você o colocar na mão dele.

Ele também será capaz de ver objetos de perto, reconhecer certos cheiros, sorrir ou chorar para indicar uma necessidade e mover a cabeça de um lado para o outro. 

Pré-operatório ou simbólico

Essa fase marca o período de 2 a 7 anos e inclui o domínio da linguagem, egocentrismo, confusão entre realidade e fantasia e pensamento intuitivo. Os bebês desenvolvem novas habilidades rapidamente no primeiro ano de vida.  É muito comum nesta fase elas falarem frases como: “Não fui eu, foi meu pé”, vovem em uma espécie de mundo imaginário.

Operatório concreto

Acontece entre os 7 e 12 anos e inclui capacidade de empatia, raciocínio lógico, foco no presente entre outras coisas. Nesta fase é comum criar associações e ter estalos de descobertas, como se as coisas passassem a se encaixarem.

Operatório formal

Essa fase começa a partir dos 12 anos e é marcada pela formulação de hipóteses. Nesta idade as crianças geralmente estão em fase escolar e são confiantes, independentes e responsáveis. As relações com os amigos são importantes para elas neste momento

Quais são os marcos do desenvolvimento infantil?

O desenvolvimento infantil incorpora quatro características principais que podem ser avaliadas em cada estágio dos marcos de uma criança. Essas características são físicas, intelectuais, emocionais e sociais.

Tipos de desenvolvimento infantil

Embora sejam quatro categorias separadas, elas se entrelaçam umas com as outras, pois o progresso em uma característica geralmente leva a evolução em outra característica. Por exemplo, à medida que a capacidade intelectual de uma criança aumenta, ela influencia sua curiosidade social. Você pode descobrir mais sobre cada característica abaixo:

Desenvolvimento afetivo

Os bebês nascem com a capacidade de mostrar emoções básicas, como felicidade ou angústia. É assim que os pais sabem como responder ao filho e decifrar o que eles precisam. As emoções de um bebê se ampliam à medida que são socializadas durante a infância, com mais emoções aprendidas e exibidas à medida que envelhecem.

Desenvolvimento cognitivo

O desenvolvimento cognitivo é a capacidade da criança de pensar e raciocinar por si mesma. As crianças estão muito ansiosas para aprender, o que coloca os pais em uma posição-chave para moldar e ensinar seus filhos, e guiá-los em seu desenvolvimento.

O cérebro de uma criança faz a maior parte de seu desenvolvimento durante a primeira infância, portanto, os primeiros anos são essenciais para a sua evolução..

Desenvolvimento físico

Uma criança começa a se desenvolver fisicamente no útero. Um bebê começa como uma célula e gradualmente se desenvolve ao decorrer das semanas de gravidez para formar órgãos e membros, para se preparar para a vida no mundo após o nascimento. 

Os membros, órgãos e músculos continuam a crescer após o nascimento e são particularmente vulneráveis ​​nos primeiros anos. É por isso que é especialmente importante apoiar a cabeça, a postura e o posicionamento do bebê nos primeiros meses de vida. O cérebro de uma criança atinge 80% do seu volume total aos três anos, por isso, é importante que a cabeça esteja sempre protegida.

Os bebês nascem com reflexos inconscientes que os ajudam a se engajar na sobrevivência básica (como sugar para se alimentar e reagir a ruídos repentinos). À medida que um bebê cresce com os devidos cuidados, seus músculos se desenvolvem para que ele possa aprender a mover seu corpo. Isso é chamado de habilidades motoras grossas e inclui ações como sentar, mover braços e pernas e dar passos.

Uma vez que as habilidades motoras grossas começam a se desenvolver, as habilidades motoras finas seguem. As habilidades motoras finas são os movimentos físicos menores que exigem mais controle. Estes incluem agarrar, usar objetos e escrever.

Desenvolvimento social

O desenvolvimento social diz respeito a como uma criança interage com outras pessoas e coisas. Os bebês precisam de envolvimento social desde o nascimento, pois ajuda a estimulá-los e os ensina a responder.

Eles usam sons para se comunicar inicialmente, até aprenderem a falar e entender o que é dito. Esta forma de desenvolvimento social está intimamente alinhada com o desenvolvimento intelectual.

Qual é a importância da infância?

As crianças se desenvolvem por conta própria. Eles fazem isso na interação entre talentos pessoais e suas sugestões e experiências do ambiente.

É  importante ter conhecimento e cuidados com o desenvolvimento da criança. As relações delas afetam todas as áreas e fases do seu desenvolvimento. Isso ocorre porque os relacionamentos são as experiências mais importantes no ambiente de seu filho, pois ensinam mais sobre o mundo ao seu redor. Eles também moldam a maneira como ela enxerga o mundo.

Através dos relacionamentos, seu filho aprende se o mundo é seguro e confortável, se é amado, quem o ama, o que acontece quando ele chora, ri ou faz careta e muito mais.

Seu filho também aprende observando os relacionamentos com outras pessoas. Esta lição é a base para o desenvolvimento de comunicação, comportamento e habilidades sociais.

O relacionamento mais importante do seu filho é com você. As relações com outros membros da família, cuidadores, incluindo educadores da primeira infância e outras crianças também são muito importantes.

Um relacionamento amoroso e educativo ajuda você e seu filho a aprenderem um pouco mais sobre o outro todos os dias. E essa é a importância da infância: uma base de experiência e amadurecimento.

O que pode ser feito para promover o desenvolvimento infantil ideal?

A criança, assim como o ser humano, está em constante transformação e desenvolvimento, mas há algumas intervenções que podem promover essa evolução e auxiliar para um crescimento saudável e seguro.

Se fazer presente durante a infância do seu filho faz toda a diferença para o seu crescimento, mas sabemos que nem sempre é possível, por isso, tente ao máximo ter tempo de qualidade, veja que neste ponto não falamos de quantidade, mas de momentos a sós com ele, focando em suas necessidades.

Estar atento ao seu comportamento, também é primordial, assim como responder suas questões, ensinar determinadas tarefas, mostrar a funcionalidade das coisas e permitir que tenha interação com outras crianças para que possam trocar experiências. 

Estimule que explore o mundo por meio de livros, filmes, músicas, jogos, brinquedos e outros conteúdos que sejam do seu interesse. Lembre-se sempre de respeitar o seu tempo de aprendizagem e suas preferências.

Acompanhe o desenvolvimento do seu bebê

Cuidados para o desenvolvimento da criança

À medida que seu filho cresce e se desenvolve, suas necessidades mudam. Você aprenderá mais sobre o que ele precisa e como você pode atender a essas necessidades.

Para isso é importante contar com produtos de qualidade que vão garantir a liberdade da criança durante o período de aprendizagem e a praticidade e tranquilidade da mãe. 

Assim ocorre com quem utiliza a linha Turma da Mônica Baby. As fraldas possuem cintura elástica oferecendo o melhor ajuste ao corpinho do seu bebê, para que ele possa explorar o mundo com muito mais conforto. Além de garantir 12 horas de absorção sem vazar.