O que são marcos do desenvolvimento infantil?
15 de julho de 2022
O que são marcos no desenvolvimento infantil? São uma referência que mamães e papais utilizam para entender como está a evolução dos pequenos. É muito comum em uma roda de mães ouvir alguém falar: “meu filho começou a andar com um ano”, essas pequenas vitórias são muito importantes para avaliar o desempenho do bebê e mais ainda para os pais corujas que se alegram a cada nova descoberta.
Acompanhar de perto a evolução dos filhos, além de serem momentos de grandes alegrias, são de extrema importância para entender qualquer sinal diferente que possa indicar algo de errado. Mas lembre-se, por mais difícil que seja, evite comparações. Cada criança é única e por isso possui seu próprio ritmo de aprendizado.
Ao decorrer deste artigo você entenderá quais os marcos do desenvolvimento infantil e como identificá-los. Qualquer sinal de algo diferente, busque sempre por uma opinião médica, pois apenas um especialista poderá avaliar e dizer se há motivo ou não para preocupação.
Qual a importância de acompanhar os marcos do desenvolvimento infantil?
Conforme dito anteriormente, os marcos infantis simbolizam os avanços da criança conforme o seu crescimento e acompanhá-los é primordial para entender se o crescimento é saudável e se tudo está acontecendo de acordo com o tempo certo.
Além da fiscalização dos pais, é importante realizar as consultas de rotina com o pediatra para uma opinião técnica. Algumas situações podem passar despercebidas aos olhos dos pais, seja por conviverem com a criança diariamente e estarem acostumados com o comportamento dela ou por falta de conhecimento.
Os marcos do desenvolvimento infantil devem ser acompanhados de perto para que caso haja necessidade de uma intervenção, ela seja feita logo no início, descartando assim as chances de o quadro evoluir. Por isso, se você é mãe, pai, tutor, tias e tio, fique de olho nas crianças e tenha atenção para entender se o seu desenvolvimento ocorre de forma segura.
Quais são os marcos do desenvolvimento infantil?
Desde o momento que a mulher se descobre grávida, já é iniciado o desenvolvimento da criança. Durante os nove meses, ou menos, de gestação, será acompanhado todos os marcos do bebê: o crescimento, a descoberta do sexo, a mudança de posição, as famosas “mexidas“ dentro da barriga que são tão esperadas para a mamãe e assim por diante.
Até o dia do parto muitas descobertas serão feitas e a cada uma aumenta ainda mais a ansiedade dos pais para ver de perto como é este novo membro da família. Após o nascimento as coisas não mudam, a cada nova fase, uma nova descoberta: os primeiros dentinhos, as primeiras palavras, os primeiros passos etc. A seguir você acompanhará quais são os marcos do desenvolvimento infantil de acordo com cada idade.
Período neonatal
Esta fase marca os 30 primeiros dias de vida do bebê, período em que ele passa a maior parte do tempo dormindo. Seu desenvolvimento ainda é limitado, afinal, estamos falando de um recém-nascido que ainda não tem coordenação da sua própria cabeça, precisando assim que ela seja sempre sustentada pelas mãos de quem for pegá-lo no colo. Nesta fase também é comum que o bebê olhe com frequência para rostos humanos, começando assim a iniciar o seu vínculo com outras pessoas.
1 mês de vida
A partir de um mês de vida o bebê ainda dorme bastante, mas já inicia o seu desenvolvimento, como o fortalecimento gradativo dos músculos e sistema nervoso. Porém, a sua visão ainda é limitada, sendo possível identificar pessoas e objetos com clareza em uma distância de 30cm do seu rosto. Nesta fase ele já reage a sons altos.
2 meses de vida
Aos dois meses o bebê já consegue ouvir sons mais altos, começa a sorrir, produz sons borbulhantes e acompanha objetos em movimento, além é claro, do terror de todas as mães, nessa fase ele já consegue levar a mão até a boca.
Nessa fase o bebê já consegue levantar a cabeça quando colocado de bruços, e por mais que já haja uma maior interação, ele ainda precisa dormir durante 16 horas por dia e pode ter sonos leves.
3 meses de vida
Nessa etapa de vida do bebê já é possível observar maiores movimentos, como maior controle sobre sua cabeça, sacudir objetos e até se erguer um pouquinho usando seus próprios braços. Sua percepção está mais aguçada neste período, podendo desviar seu olhar perante movimentos, como por exemplo, o chocalho que é muito usado nos primeiros meses de vida.
4 meses de vida
Durante essa fase o bebê começa a ficar mais independente, conseguindo movimentar as mãos e brincar com objetos. Ele já reconhece as pessoas do seu convívio, assim como as vozes, em especial a da mãe, que é quem o acalma.
5 meses de vida
Com 5 meses o bebê segue com seus avanços e vai deixando de ser aquele bebezinho que pouco se movimentava. Por se sentir mais seguro, ele segura mais objetos e o leva até a boca com o intuito de conhecê-lo melhor. Nessa fase ele já atende pelo nome, chama a atenção por meio de gritos, sorri para familiares, mas pode mostrar desconforto perto de quem não conhece.
6-7 meses de vida
Nesta fase os marcos do desenvolvimento infantil começam a progredir, o bebê já consegue se sentar sem apoio e se posicionar para engatinhar. Essa é a hora em que a mãe pode ajudá-lo e incentivar novas descobertas, como bater palmas, dar tchau, brincar de se esconder, introduzir sons musicais e estimular a fala com as sílabas iniciais como MA-MA, BA-BA etc.
8 meses de vida
Aos 8 meses as descobertas vão ficando cada vez mais interessantes, já que nessa fase o bebê está com maior autonomia e já consegue executar alguns movimentos sem precisar de ajuda. Os movimentos incluem engatinhar, se arrastar, sentar sozinho, se apoiar com os quatro apoios e até unir suas habilidades como visualizar algum objeto e ir engatinhando até ele.
12 meses de vida
Ao decorrer dessa fase as horas de sono do bebê podem diminuir, variando entre 11 e 15 horas. Com 12 meses o seu bebê está cada vez mais longe daquele bebezinho e já possui sua própria personalidade, está próximo de dar os primeiros passos e a sua alimentação já está mais variada, sentindo vontade, inclusive, de experimentar a comida dos adultos. Os marcos dessa fase incluem: repetição dos movimentos de outras pessoas, medo de estranhos, sente a ausência dos pais, obedece a ordens simples e inicia a fase do “dá”.
15 meses de vida
Aos 15 meses o bebê passa a agir de acordo com suas vontades, quer brincar mais, dormir menos e comer apenas o que lhe agrada. Aqui é preciso muita paciência e calma dos pais, afinal, agora você está lidando com uma pessoinha, embora não tenha tamanho, vontades é o que não lhe falta.
Embora cada criança tenha seu próprio ciclo de desenvolvimento, nesta idade é comum que o bebê consiga empilhar peças, dizer cinco sílabas ou mais, usar palavras semelhantes, imitar sons de animais, mostrar coisas e dar passos com ajuda de apoio.
18 meses de vida
18 meses ou 1 ano e meio, essa é a idade do seu filho e agora fica cada vez mais difícil contê-lo, afinal, ele já consegue andar e correr, o que significa tropeço e possíveis quedas. Aqui já é possível passear segurando suas mãozinhas e até subir escadas.
Sua coordenação começa a dar os primeiros sinais e ele já consegue segurar o copo para beber algo. Seu talento artístico também começa a dar as caras, sendo capaz de pintar traços e passar a página do caderno.
2 anos de vida
Aqui o bebê já percorreu um longo percurso, já consegue formar frases um pouco maiores, cerca de 2 a 4 palavras, conhece as pessoas pelo nome, reconhece cores e obedece a ordens simples. O sono já diminuiu e pode ocorrer entre 11 e 14 horas, não necessariamente seguidas. Essa fase pode ser desafiadora para os pais, já que a criança está formando sua personalidade e já possui seus gostos e preferências, podendo inclusive, se recusar a compartilhar seus brinquedos.
3 anos de vida
Aos três anos o cérebro da criança já está totalmente desenvolvido, assim como sua dentição. Nessa fase já é possível lhe dar pequenas tarefas para que execute, como: guardar seus brinquedos, organizar o quarto, colocar as roupas no lugar adequado e assim por diante. É importante compreender que ela já está apta a auxiliar em algumas atividades, basta ter paciência de ensinar e aguardar que aprenda, pois já possui maior coordenação e habilidade de se locomover.
4 anos de vida
Ao decorrer dos anos, a criança está cada vez mais ganhando autonomia e entendendo suas próprias preferências. Aos quatro anos ela já é capaz de escolher com o que quer brincar e buscar os objetos, assim como verbalizar com maior facilidade o que gosta e o que não lhe agrada. É nessa fase que muitas mamães e papais passam a se surpreenderem com a capacidade de entendimento e resposta dos pequenos. A dica aqui é manter a calma e se divertir sempre que possível e tomando cuidado com o que fala e como age perto da criança, pois pode ser repetido em um outro momento.
5 anos de vida
Aqui é a fase em que a criança já está mais crescida e cada vez mais autônoma, já que consegue se vestir sozinha, usar talheres de adulto e controlar uma bola. O seu desenvolvimento cognitivo também já apresenta avanços, como falar seu nome, idade e endereço. Sua memória também começa a ser usada, podendo memorizar histórias e repeti-las. Alguns conceitos como antes e depois, em cima e embaixo também já estão presentes em seu aprendizado. Outra habilidade é a capacidade de organizar objetos de acordo com os tamanhos e formatos.
6 anos de vida
Aos 6 anos a sua linguagem já está desenvolvida, podendo verbalizar palavras mais complexas, afinal, essa transição se torna bastante significativa, pois a criança une o aprendizado escolar com o que é ensinado em casa. Ela passa a ser ver e entender como indivíduo, e é importante que os pais tenham a mesma percepção, afinal, é preciso acolher e respeitar suas vontades e fazer concessões caso necessário.
Nessa fase a criança passa a ter melhor percepção sobre o que é real e o que não é, então não se assuste caso o seu filho ou filha chegue da escola dizendo que Papai Noel não existe. Porém, é importante que ele faça essa descoberta sozinho, não precisa antecipar as coisas, ok?
Como acompanhar os marcos do desenvolvimento do meu filho?
Como já abordamos neste artigo, os marcos do desenvolvimento infantil são acontecimentos que marcam a fase da criança, como o nascimento do primeiro dentinho, as primeiras palavras e etc. A única forma de fazer esse acompanhamento é convivendo com o bebê diariamente. Uma criança é uma caixinha de surpresa e é impossível prever os seus atos, assim como quando deixamos elas em uma posição e basta virar rapidamente para pegar algo e ela já virou para outro lado, tudo acontece em fração de segundos.
Sabemos como é importante para os pais e para as crianças estarem sempre juntos, principalmente se algo especial acontece, porém é um privilégio que poucos possuem, pois é preciso conciliar a maternidade e paternidade com outras tarefas como trabalho, estudos afazeres domésticos e até outros filhos. Mas é importante não se culpar por não estar presente, mas possuir tempo de qualidade com a criança sempre que possível.
Os marcos do desenvolvimento infantil, não são uma regra a ser seguida, mas uma espécie de guia para que os pais possam entender como está o crescimento e desenvolvimento de seu filho. Vale sempre lembrar que cada criança possui o seu próprio tempo e forma de aprendizado, comparar o seu filho com outra criança pode tornar as coisas mais confusas. Por isso, se atente a movimentos básicos que as crianças vão desenvolvendo e acompanhe. Em caso de dúvidas, é importante consultar um médico de confiança.
Como avaliar o desenvolvimento?
Os pontos que abordamos ao decorrer deste artigo servem como base para você entender o que o seu filho é capaz de fazer em determinada idade, isso não quer dizer que ele irá agir desta forma. Cada criança possui o seu próprio ritmo e isso deve ser sempre respeitado. Apenas um profissional é capaz de avaliar o desempenho da criança e dizer se está de acordo com a sua idade.
Há crianças que desenvolvem algumas habilidades precocemente, enquanto outras podem demorar um pouco mais. É preciso levar em conta alguns fatores como: ambiente, convívio e estímulo. Em alguns momentos você pode notar que a filha de um amigo está em determinada etapa e o seu filho não, sendo que os dois possuem a mesma idade, isso não quer dizer que há algo errado com ele, mas que talvez a outra criança esteja sendo estimulada para executar tal ação ou convive com outra criança de idade diferente.
Em determinadas ocasiões é preciso manter a calma e ser um pouquinho racional, olhar ao redor e observar com atenção quais são as influências. Mas se perceber que em determinada idade há muitas coisas que o seu bebê ainda não faz, é preciso consultar um médico para entender o que pode estar acontecendo.
Respeite cada fase
Durante este artigo separamos os marcos do desenvolvimento infantil por idade, para que facilite o seu entendimento sobre o assunto. Mas uma coisa que precisamos alertar é sobre tentar apressar as coisas, a formação da criança ocorre de forma natural e a cada idade ela recebe o que é necessário para aquele momento.
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