; Com Quantos Meses o Bebê Engatinha | Turma da Mônica Baby

Com quantos meses o bebê engatinha?

18 de maio de 2022

Acompanhar o desenvolvimento do bebê é muito interessante, pois tudo é a primeira vez. A primeira mamada, o primeiro sorriso, a primeira palavra… E, claro, ver o bebê fazer os primeiros movimentos sozinho também é demais!

Os primeiros passos são importantes, mas é no momento que o bebê começa a engatinhar que ele já começa a se sentir mais capaz de pegar os brinquedos que o interessam, de ir até a mãe, de se sentir feliz por não ficar apenas deitadinho ou sentadinho na cadeira.

E nesse momento também é necessário ter muita atenção e cuidado. Continue lendo este artigo para descobrir os cuidados que devem haver, quando o bebê começa a engatinhar, e mais.

Quando o bebê pode ir para o chão?

Essa é uma preocupação comum, afinal os bebês são sensíveis e precisam de muitos cuidados para evitar infecções, bactérias e riscos. E isso causa receio para os pais ao colocar o bebê no chão. Mas qual será o momento ideal para estimular o bebê?

Na realidade, o chão é um ambiente que oferece liberdade para os movimentos do bebê, além de ajudar a ter autonomia e também auxilia no fortalecimento dos músculos. E isso pode ser feito desde o segundo mês de vida, desde que o bebê esteja seguro e o ambiente adequado para isso, com conforto e sem brinquedos, sujeira ou qualquer coisa que coloque o bebê em risco.

Com quantos meses o bebê engatinha

Antes de começar a engatinhar, o bebê faz alguns movimentos como um aprendizado, reconhecendo as suas habilidades e limitações. Então, aos 10 meses de idade podemos considerar que o bebê está engatinhando.

De forma geral, entre os 7 e 11 meses o bebê começa a ter formas de engatinhar, dar indícios e iniciar de fato o movimento.

Por que alguns bebês demoram a engatinhar?

O desenvolvimento de cada bebê é individual, por isso, é importante saber que não é porque o filho da vizinha começou a engatinhar aos 9 meses, que toda criança será igual. Como já dissemos, de forma geral o bebê começa a engatinhar entre 7 e 11 meses de vida. E nesse meio, também há aqueles que pulam a fase de engatinhar, e começam logo a andar.

Para o bebê iniciar os movimentos de engatinhar, ele precisa ter certos marcos motores, como conseguir erguer a cabeça com os braços apoiados e ter forças e habilidade para se mover e suportar seu próprio peso.

O ambiente é outro fator que deve ajudar o bebê se locomover, ela deve observar o cenário e ver o quão bem ele se encaixa em suas restrições individuais.

Nessa fase também existe o acompanhamento pediátrico mensalmente, por isso, deve-se comparecer às consultas para que seja avaliado algum problema no desenvolvimento.

O que fazer para estimular o bebê a engatinhar?

Estimular o bebê é muito importante e pode fazê-lo começar a engatinhar mais brevemente. Confira algumas dicas que podem estimular o bebê a engatinhar.

Deixar o bebê no chão

Deixar o bebê um tempo no chão pode estimular seus movimentos. Quando ele ficar de bruços, estará desenvolvendo maior força muscular nos ombros, braços, costas e tronco, preparando-se para engatinhar.

Engatinhar ao lado do bebê

Essa fase é de descoberta e repetição, por isso, engatinhar ao lado do bebê o fará observar como se faz, e ele vai tentar imitar o movimento, facilitando o aprendizado e estimulando-o.

Colocar brinquedo afastados

Colocar os brinquedos do bebê um pouco afastados dele o fará se movimentar para tentar pegá-los sozinho. Mas não coloque o brinquedo tão distante, para que o bebê não perca o interesse. Ele deve sentir que é possível chegar até o objetivo.

Levantá-lo no ar enquanto fala ou canta para ele

Esse movimento faz com que o bebê contraia os músculos abdominais e fortaleça mais para quando começar a engatinhar.

Usar um espelho de frente para o bebê

Colocar um espelho de frente para o bebê quando ele estiver deitado de barriga para baixo: vai atraí-lo pela sua própria imagem e ele se sentirá estimulado a se aproximar dela.

Colocar uma das mãos apoiada na sola do pé do dele

Quando o bebê estiver de barriga para baixo, coloque uma das mãos apoiada na sola do pé dele, pois ao se esticar, o bebê fará força contra as mãos e vai engatinhar.

Como garantir a segurança do bebê a engatinhar

Os cuidados para garantir a segurança do bebê quando engatinhar são essenciais. Veja como fazer:

  • Cubra todas as tomadas das paredes e retire todos os fios que possam causar acidentes;
  • Não deixe objetos que o bebê possa engolir, tropeçar ou se machucar no chão;
  • Vista o bebê com roupas que facilitam sua movimentação;
  • Não deixe nada perigoso no chão, inclusive lençóis e cobertores que podem causar asfixia;
  • Coloque joelheiras próprias para o bebê, assim evitará que os joelhinhos fiquem vermelhos; 
  • Coloque meias e/ou sapatinhos para que os pés do bebê não fiquem frios.

Como saber se o bebê tem problema de desenvolvimento?

Uma das maiores preocupações é se o bebê está se desenvolvendo dentro do esperado e de maneira saudável.

Quando o bebê não começa a sentar, engatinhar, andar ou falar na fase comum como os outros bebês, pode ser por atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

É mais comum que esse atraso no desenvolvimento afete bebês de mamães que passaram por complicações na gestação, no parto ou aqueles que sofreram algum trauma após o nascimento. Mas qualquer bebê pode ter algum tipo de atraso no seu desenvolvimento.

Com o acompanhamento do pediatra e dos pais, pode-se notar alguns sinais de atraso no desenvolvimento. Alguns sinais e sintomas que podem indicar que existe um possível atraso no desenvolvimento do bebê são:

  • Músculos fracos e postura descaída (hipotonia);
  • Dificuldade de segurar a cabeça aos 3 meses;
  • Não conseguir sentar sozinho aos 6 meses;
  • Não ter os movimentos de engatinhar antes dos 9 meses;
  • Não andar sozinho antes dos 15 meses;
  • Não comer sozinho aos 18 meses;
  • Não falar mais de 2 palavras para formar uma frase aos 28 meses.

Se o bebê for prematuro, o cálculo muda e tem a “idade corrigida” até os 2 anos para fazer uma avaliação mais correta dos marcos do desenvolvimento. Por isso, é natural que o desenvolvimento seja um pouco mais tardio em um prematuro e também tenha um maior risco de ter atraso no desenvolvimento. 

Conclusão

Com quantos meses o bebê engatinha

Agora que você já sabe mais sobre o momento em que o bebê deve engatinhar, estimule-o para que ele possa ter um desenvolvimento saudável. É mais comum que o bebê já esteja engatinhando aos 10 meses de vida, e após esse período, começar a andar estará muito próximo. O tempo realmente parece voar e o seu filho estará brincando pela casa a todo momento.

Para que o bebê se sinta ainda mais confortável e confiante com seus movimentos, a fralda precisa ser de qualidade e que ofereça o melhor para a pele e desenvoltura da criança. As fraldas Turma da Mônica oferecem isso tudo.

Para conforto e cuidado com a pele sensível e delicada do bebê, a Turma da Mônica possui a linha ideal e exclusiva. As fraldas Turma da Mônica são aprovadas pelos médicos e possuem a qualidade necessária para o alívio da família que pode aproveitar cada momento do desenvolvimento do bebê.

Com uma tecnologia de primeira linha, as fraldas Turma da Mônica oferecem um toque macio e suave para o bebê, que vai se sentir sequinho e sem incômodos. Além disso, as fraldas Turma da Mônica também contam com a cintura elástica para o melhor ajuste junto ao corpo da criança, assim, não vai atrapalhar os movimentos pois estará confortável para brincar e se desenvolver.

Se você ainda não conhece os nossos produtos, acesse a nossa página e saiba mais.