; Som Para Acalmar o Bebê | Turma da Mônica Baby

Som para acalmar o bebê

12 de setembro de 2022

Um dos principais estímulos para os bebês são os sons, as ondas sonoras são algo que está presente na vida deles desde a barriga, elas podem gerar conforto ou irritabilidade, isso vai depender da intensidade e do momento do bebê.

Como são sensíveis a todos os tipos de barulhos, os sons que acalmam podem ser verdadeiros aliados para os pais e ajudam no relaxamento do pequeno. Se você chegou até aqui, é certo de que está à procura de ferramentas que auxiliem no bem estar de seu bebê e já deve ter ouvido falar sobre o termo “ruído branco”. 

É normal que surjam dúvidas sobre como funcionam os sons para bebês, qual o melhor volume e quando usar. Por isso, para entender melhor o que é e como usar, separamos aqui as principais informações sobre sons que podem facilitar a rotina da família e trazer mais segurança para o bebê na hora do sono.

Quais sons acalma o bebê?

Sabendo que os bebês são sensíveis a sons, a dúvida que fica é: qual o som ideal para acalmá-los? No geral, o uso de ruídos contínuos são indicados por causar familiaridade com o que já se ouvia dentro do útero, fazendo-o se sentir totalmente seguro e confortável no ambiente que ele sempre conheceu. Mas músicas calmas também podem ajudar a trazer mais tranquilidade. Confira mais sobre essas duas possibilidades:

Ruído branco

Chamamos de ruído branco os sons que possuem frequências parecidas e contínuas. Ele tem seu uso na produção musical, mas pode também ser útil para outras situações. Seu uso está associado ao relaxamento e ajuda o bebê a pegar no sono mais rapidamente, pois eles também imitam o som do útero.

Muitas pessoas também utilizam o ruído branco para se concentrar enquanto trabalham, pois ele também funciona como um abafador de todos os outros sons ocupando todo o espectro auditivo. 

Alguns exemplos de sons contínuos são: ventilador, secador de cabelo ou da máquina de lavar roupa, fontes ou torneira de água.

Músicas calmas

Outra modalidade musical que pode ser benéfica para o sono do seu bebê, são as músicas clássicas com foco em piano, violão ou algum instrumento que seja tocado suavemente. Sons como os da natureza também são boas escolhas para colocar no carro ou no quarto do bebê durante o ritual de sono.

O que é ruído branco para o bebê dormir?

Para bebês, os sons brandos que acalmam não precisam ser necessariamente aqueles de TV ou outros dispositivos eletrônicos ligados, que funcionam tão bem para os adultos. A dica é adquirir um aparelho de ruído branco, ele é específico para bebês e imitam o som do útero, possuem timer para desligar, emite luz noturna, tem sensor de choro, entre outros recursos, que ajudam a criança a dormir melhor e facilitam a rotina da família.

Caso não queira fazer um investimento como esse, existem também canais no YouTube e aplicativos que emitem o ruído branco e você pode reproduzir no celular facilmente. Mas dessa forma, você tem algumas desvantagens, como:

  • Anúncios nos vídeos que podem assustar o bebê com músicas altas;
  • Ter que deixar o seu celular no quarto do bebê;
  • Ter que deixar o celular no carregador por muito mais tempo (aqui é importante ter supervisão do aparelho nas tomadas);

Uma vantagem do aparelho próprio para esse fim é que ele ainda fará parte da decoração do quartinho do bebê, já que possuem diversos modelos, lúdicos e coloridos. 

Por que o bebê gosta de ruído branco?

O ruído branco serve para todos, adultos e crianças. Mas a grande vantagem para os bebês é que nessa fase eles possuem um sono muito leve e acordam com o mínimo de barulho. Daí a necessidade desse som que, como falamos anteriormente, abafa todos os outros barulhos, seja de pessoas conversando, animais, ruas movimentadas, etc. Além de prolongar a sensação de sono na criança, evitando que ela acorde assustada.

Duas curiosidades sobre o ruído branco em bebês e o porquê eles funcionam tão bem:

  • Com o barulho do próprio choro, a criança tem dificuldade de entrar novamente em estado de relaxamento do sono, causando ainda mais agitação. O ruído branco abafa o choro e o acalma com mais facilidade;
  • Se o bebê acorda e escuta o “silêncio”, ele se desespera, porque sente a ausência da mãe. Ouvindo o ruído branco, ele sente o mesmo que sentia dentro da barriga, sons que imitam o barulho do útero. Funciona principalmente para os recém-nascidos. 

Pode deixar o ruído branco ligado a noite toda?

O ideal é não deixar ligado por muito tempo, pois pode afetar o ouvido do seu bebê. A indicação é desligar assim que ele pegar no sono. Você pode aumentar o barulho quando o bebê estiver chorando e diminuir o volume quando parar de chorar e desligar ao adormecer.

Outro ponto de atenção é o volume, idealmente não pode ultrapassar cerca de 50dB. Você deve ir ajustando até entender qual o mínimo que seu bebê aceita, colocando o aparelho longe e o ligando já no banho que antecede a soneca. 

Outras formas de acalmar o bebê

O ruído brando e sons que acalmam são apenas algumas das ferramentas que você pode usar para acalmar o seu bebê. Os primeiros meses são sempre desafiadores para a família toda, pois leva tempo para sincronizar a rotina do novo membro da família com a dos pais, e todas as formas de acalmar são muito bem- vindas. 

Como a forma que ele demonstra insatisfação é o choro, ele vai usar esse recurso sempre que estiver desconfortável, por isso preparamos algumas das melhores dicas para acalmar o seu pequeno nessas situações. Confira: 

Mantenha a calma

Sabemos que essa fase inicial, principalmente no puerpério, pode deixar a mãe muito estressada e sem saber o que fazer. Você se sente chateada, frustrada e às vezes até com raiva. Mas independente da situação, não faça movimentos bruscos, como sacudir o bebê, pois isso pode ocasionar sangramentos no cérebro sensível e causar danos permanentes na criança. É uma condição muito séria chamada de “Síndrome do bebê sacudido”. 

Se sentir que está perdendo o controle, faça uma pausa, peça ajuda e saia do ambiente do choro da criança. Pais exaustos e sem paciência são normais dentro do universo que é criar um filho, mas lembre-se que o bebê sente quando você está estressada e pode levar ainda mais tempo para se acalmar. 

Banho morno

Aliado com um ambiente mais sereno como luzes baixas ou velas, o banho quentinho pode ser relaxante e ajuda a acalmar o bebê de possíveis desconfortos. Deixar a água cair nas suas costas e ombros, massagear suavemente e conversar com ele calmamente pode ajudar a relaxá-lo. 

Observe também que nem sempre o banho quentinho relaxa a criança, se ela não estiver sonolenta existe uma boa chance dela ficar ainda mais agitada. Então, observe como o seu bebê reage e use como ferramenta.

Mude o ambiente

Mudar de lugar pode ajudar a distrair o olhar do seu bebê com as novas informações visuais daquele novo ambiente, diminuindo a irritação. A mudança pode ser simples, como mudar do quarto para sala, por exemplo. 

Enrole o bebê

Essa está entre uma das melhores técnicas que ajudam a acalmar seu bebê. Enrolar ele numa manta ou cobertor, fará com que sinta uma pressão parecida com a que sentia dentro do útero. Use um cobertor mais fino, que permita que os braços e pernas fiquem presos, causando essa impressão.

Cuidado para que o bebê não sinta muito calor em dias mais quentes, isso pode deixar ele ainda mais irritado. Abaixo os passos para aprender como enrolar o bebê: 

  • Estique o tecido numa superfície plana, como a cama, por exemplo;
  • Dobre um dos cantos onde ficará a cabeça da criança;
  • Enrole um lado do cobertor em volta do bebê, imobilizando o braço dele;
  • Pegue a parte logo abaixo dos pés dele e puxe para cima, encaixando na parte superior que está presa;
  • Enrole o outro lado do cobertor e passe-o em volta do bebê, imobilizando o outro braço.

Balance o bebê

Balance o bebê levemente e com movimentos regulares e delicados. Apoie a cabecinha e tenha firmeza ao segurá-lo. Você pode testar diferentes movimentos para entender qual ele se sentirá mais seguro, como: 

  • Balançar o bebê em seus braços;
  • Dar “tapinhas” nas costas do bebê com a palma da mão;
  • Sente-se com o pequeno em uma cadeira de balanço;
  • Ande com ele;
  • Balance seu filho em um berço.

Essa técnica funciona pois ele sentia todos os movimentos que eram feitos dentro da barriga, aliado a técnica de enrolar seu bebê, ele se acalmará com mais facilidade. 

Coloque o bebê de lado

Essa posição é perfeita para acalmar seu bebê, pois deixa-o relaxado e confortável. A dica é: coloque ele deitado de bruços com seu lado esquerdo do corpo sobre o seu braço e ligeiramente na lateral. Essa posição também ajuda com as cólicas, pois facilita a eliminação dos gases. Importante nunca deixar o bebê no berço totalmente de bruços, sempre lateralizado, pois pode aumentar as chances de Síndrome de Morte Súbita Infantil (SMSI).

Pequenos sons

Faça sons leves com a boca, isso pode ajudar a acalmar o pequeno, sempre em volume maior que o choro para gerar interesse e distração do desconforto que o bebê está sentindo, depois diminuindo gradativamente até que chegue a um som mais confortável.

 Alguns exemplos desses sons são:

  • Um canto bem baixinho;
  • Sussurros;
  • Fazer “shh” repetidamente;
  • O rádio com ondas estáticas;
  • O barulho de uma torneira;
  • A melodia de uma música leve;
  • Sons da natureza.

Você também pode procurar no ambiente algum brinquedinho ou objeto que emita algum som regular para ajudar a acalmar o bebê. 

Bebês choram

Som para acalmar o bebê

Apesar de estarmos sempre pensando em como melhorar a rotina do pequeno e, às vezes, se perder em meio a tantos afazeres, é preciso ter em mente que bebês choram, e é a forma como se comunicam. 

É normal se sentir frustrada quando tenta de tudo e o bebê ainda assim não se acalma, existem muitas outras opções para ajudar a acalmar seu bebê. Lembre-se que cada criança é única e as atividades aqui propostas podem não servir para todas. 

Tente entender também que algumas situações podem estar deixando seu bebê desconfortável, como: 

  • Fome;
  • Fraldas sujas ou apertadas;
  • Frio;
  • Calor;
  • Posição ao dormir;
  • Sono;
  • Cólicas;
  • Dores.

Muita atenção a esta última, pois pode estar associada a diversos fatores e você precisa se atentar ao momento certo de procurar atendimento médico para seu pequeno. Entenda também se o excesso de choro não reflete uma rotina agitada dos pais e da casa, o bebê sente o ambiente e também fica mais suscetível a irritações. 

Outro motivo é que ele também quer ser acolhido, afagado e ter o carinho da mãe. Ele ainda é muito pequeno, então toda a oportunidade de distribuir colo e carinho precisa ser muito bem aproveitada pela família para que o bebê sinta todo esse acolhimento, o que contribui até para alívio de dores.

Se atente também a produtos de qualidade como fraldas que deixem seu bebê sequinho durante o sono. Para isso, conte sempre com as fraldas Turma da Mônica Baby para manter o bumbum do seu bebê seco. 

Produtos de qualidade também fazem parte do carinho com seu pequeno, por isso, conte com as fraldas Turma da Mônica Baby que oferecem até 12 horas de  absorção  e barreira antivazamento, além das toalhas umedecidas Hora da Troca que possuem extrato de camomila e algodão, garantindo hidratação e um e delicado toque.

Gostou deste artigo? Aproveite e compartilhe com quem precisa saber tudo sobre  sons para acalmar o bebê.