; Sinais Que a Fralda Está Pequena | Turma da Mônica Baby

Sinais que a fralda está pequena

21 de fevereiro de 2022

Você sabe identificar os sinais de que a fralda está pequena? Embora pareça uma tarefa simples, muitas mães e pais de primeira viagem ainda têm certa dificuldade em descobrir se o tamanho da fralda está ideal para o bebê e isso pode ficar ainda mais difícil conforme a criança vai crescendo, já que não existe nenhum aviso apontando que o tamanho da fralda que até então era bom, já está começando a ficar pequeno.

E, embora pareça um simples detalhe, usar o tamanho de fralda adequado é muito importante porque, além de evitar possíveis vazamentos também tornará o uso da fralda muito mais confortável para o bebê, evitando assim que ele se sinta incomodado e acorde durante a noite – o que também irá prejudicar o sono dos papais.

Por isso, para ajudar quem ainda não está muito familiarizado com os tamanhos de fraldas, mas quer aprender a identificar os sinais que a fralda está pequena ou grande demais para o bebê, preparamos um guia completo que tirará todas as dúvidas de uma vez por todas. Confira!

Qual a importância de usar o tamanho certo da fralda?

Assim como acontece em adultos, os corpos dos bebês também possuem diferentes tamanhos e formas e o ideal é que a fralda utilizada esteja adequada ao corpo, para que a barriga, perninhas e bumbum fiquem confortáveis durante o uso.

O uso do tamanho correto para cada criança é fundamental para evitar uma série de possíveis desconfortos tanto para o bebê como para os seus responsáveis. Isso porque, caso a fralda fique maior do que deveria, ela não se ajustará ao corpo, o que pode fazer com que ocorram vazamentos quando o bebê urinar ou defecar. 

O que além de fazer com que o ato de troca se torne muito mais complicado, pode ainda sujar outras partes do corpo como pernas e costas do bebê, além do local em que o bebê está acomodado, como por exemplo lençol de cama, cadeirinha ou carrinho.

Já a fralda apertada, pode acabar causando incômodo ao bebê e prejudicar a movimentação, fazendo com que ele não consiga dormir, por exemplo. Além disso, a fralda apertada interfere na respiração da pele, favorecendo o aparecimento de assaduras e pode deixar marcas nas perninhas. Outros problemas que são comuns quando são identificados os sinais de que a fralda está pequena é o desenvolvimento de alergias na região, além do surgimento de manchas vermelhas e, em casos mais graves, até mesmo feridas provocadas pela pressão do elástico contra a pele.

Quais os tamanhos das fraldas?

Hoje, existem no mercado diversas opções de tamanhos de fraldas que se adaptam a bebês de todas as idades, oferecendo mais conforto entre as trocas. As especificações de centímetros e quilos ideais para cada fralda podem sofrer alterações de acordo com cada fabricante, mas geralmente as fraldas variam entre RN e XXG.

RN

As fraldas de tamanho RN são recomendadas para bebês até os dois meses de idade ou até que esses atinjam 5 kg. No caso das fraldas Turma da Mônica para recém-nascidos, os produtos contam com cintura com corte umbilical, que oferece um encaixe mais confortável que não machuca o umbigo não cicatrizado dos recém-nascidos, acelerando o seu processo de recuperação.

XP

A fralda tamanho XP pode ser considerada um tipo de variação das fraldas RN, já que também são indicadas para bebês recém-nascidos, porém que nasceram um pouco maiores. Nesse caso, o produto é adequado para crianças entre 3 e 6 kg.

P

A Fralda Turma da Mônica tamanho P é recomendada para bebês a partir dos dois meses de vida. O tamanho se adequa a corpinhos de no máximo 6 kg e o produto conta com proteção que proporciona muito mais absorção e proteção para o bebê por um período de até 10h, quando usada no tamanho adequado.

M

A Fralda Turma da Mônica tamanho M é recomendada para bebês com peso entre 4 e 9 kg. O produto conta com cintura elástica, para proporcionar o ajuste perfeito no corpinho do bebê, além de sistema de canais super absorventes que distribuem mais rápido o xixi, evitando vazamentos.

G

Com fina camada extra que deixa o bebê sequinho por um período de até 12 horas e barreiras antivazamento que proporcionam uma noite de sono muito mais tranquila, a fralda Turma da Mônica tamanho G é recomendada para crianças maiores, com peso entre 8 e 13 kg.

GG

Com cintura elástica para proporcionar um melhor ajuste, além de tecnologia que garante que a criança fique sequinha por um período maior de tempo, a fralda Turma da Mônica tamanho GG é encontrada geralmente com a identificação de XG, que indica o tamanho extra grande e é ideal para bebês 12 e 15 kg.

XXG

O tamanho XXG é o maior disponível no mercado, ideal para crianças que já estão perto do desfralde e por esse motivo precisam de um produto mais confortável, já que costumam ser mais ativas que os bebês. A fralda Turma da Mônica tamanho XXG é ideal para crianças entre 14 e 18 kg. 

Como saber qual o tamanho correto?

Os bebês crescem muito rápido e, em um piscar de olhos, as fraldas que eram RN, se tornam P, que com o tempo se tornam M ou G. E, ao passo em que os tamanhos vão aumentando, a quantidade de fraldas utilizadas por dia vai diminuindo e as mamães logo se dão conta de que o seu bebê está se tornando uma criança.

E, enquanto as pequenas mudanças no corpinho vão acontecendo, é necessário ter muita atenção para não descuidar do tamanho e proporcionar sempre a opção mais confortável para o bebê.

Hoje, a maioria dos fabricantes de fraldas levam em consideração o peso corporal para a distribuição dos tamanhos entre P, M ou G, por isso o recomendado é sempre verificar essa informação na embalagem do produto.

No entanto, é necessário pensar também nas medidas de cada bebê, já que o peso costuma ser distribuído de formas diferentes em cada corpinho, o que pode dificultar um pouco na escolha. Para facilitar um pouco na escolha da fralda ideal, separamos a seguir algumas dicas para ajudar a identificar sinais que a fralda está pequena ou grande na criança.

Observe se há vazamentos

A fralda vazando a noite ou mesmo durante o dia é um dos principais sinais de que a fralda está pequena. Isso acontece porque nesse caso o tamanho escolhido está incompatível com o corpo do bebê, o que faz com que ela não consiga mais segurar resíduos de urina e cocô, mesmo que sejam em pouca quantidade.

Caso o vazamento comece a acontecer repentinamente com uma marca que você já estava habituado a usar e nunca teve problemas, então isso indica que é o momento de passar a usar um tamanho maior.

Verifique as fitas adesivas

Finas muito separadas uma da outra ao fechar também são um indicativo de que o tamanho não está mais adequado para o bebê. O problema também pode ser observado em casos em que a fralda está muito baixa na parte das costas, cobrindo apenas o bumbum e/ou a parte da barriguinha do bebê, pois o correto é que a fralda tem que ficar em cima do umbigo.

Já nos casos em que as fitas adesivas ficam muito próximas ou acabam se entrecruzando ao fechar, o indício é de que ela está grande demais. Além disso, a fralda deve ficar levemente acima do umbigo, mais do que isso ela pode acabar saindo de lugar enquanto o bebê se movimenta, o que favorece vazamentos.

Conforto na cintura

Para garantir que o bebê não esteja se sentindo incomodado, outra forma de verificar se o tamanho da fralda está correto é observando se a cintura da fralda está confortável e sem a presença de manchas avermelhadas nas regiões dos quadris e das pernas. Fitas adesivas muito soltas ou que não estão próximas do umbigo do bebê são sinais que a fralda está pequena, portanto é hora de buscar um tamanho maior.

Teste dos dois dedos

O teste dos dois dedos é muito comum e uma estratégia muito utilizada por mamães e por papais que estão em dúvida se o tamanho da fralda está adequado para o bebê. A dica nesse caso é passar o dedo entre a pele da barriga do bebê e as bordas da fralda após colocá-la. Caso encontre alguma dificuldade para colocar o dedo, então é um sinal de que a fralda está pequena e é hora de trocá-la. Além disso, o espaço também não deve ser maior do que isso.

O ideal é que seja o suficiente para encaixar dois dedos de forma confortável.

Como saber que a fralda está pequena?

Os sinais que a fralda está pequena sempre ficam bem aparentes e é necessário ficar atento a eles para identificar o momento certo de fazer a troca. Veja alguns dos pontos que devem ser observados:

  • O fecho da parte da frente fica muito abaixo do umbigo;
  • Não é possível realizar o teste dos dois dedos;
  •  As fitas adesivas que fecham a fralda ficam muito separadas uma da outra;
  • O bebê fica com os cantinhos da perna e do bumbum avermelhados por conta da pressão do elástico contra a pele;
  • Apenas o bumbum da criança fica coberto, deixando a parte das costas descoberta.

Qual a melhor fralda descartável?

Melhores fraldas da turma da mônica

Hoje já existem diversas opções de fraldas disponíveis no mercado e nem sempre é fácil identificar a melhor opção para manter o seu bebê confortável e sequinho por mais tempo. Pensando em oferecer em um único produto todos os atributos que as mamães e papais buscam nas fraldas que usarão em seus bebês, a Turma da Mônica Baby utiliza a exclusiva tecnologia QuatroSec, que une proteção e conforto para que o bebê fique tranquilo, calmo, seguro e seco durante o dia ou a noite toda.

A fralda conta com um sistema exclusivo de canais que fazem uma distribuição mais rápida do xixi, além de barreiras antivazamento e uma fina camada extra que ajuda a manter o bebê sequinho por um período de até 12 horas. Além disso, possui cintura elástica que proporciona um ajuste perfeito no corpinho da criança.

Conte com as fraldas descartáveis Turma da Mônica

Utilizar a fralda no tamanho correto é essencial para garantir o conforto do bebê, além de oferecer a ele dias e noites mais tranquilos. Por isso, os sinais que a fralda está pequena devem ser constantemente observados para que sempre que necessário seja realizada a troca por uma opção maior.

Além disso, é imprescindível utilizar um produto de qualidade, já que isso também será importante para impedir possíveis vazamentos, alergias ou assaduras. Por isso, conte sempre com a tecnologia das fraldas Turma da Mônica, que foram desenvolvidas para que o bebê se sinta sempre confortável e seco entre as trocas, e as mamães e os papais muito mais tranquilos por saberem seus seus filhos estão bem e protegidos.