; Segundo Filho: Pontos Para Levar em Consideração

Segundo filho: Pontos para levar em consideração

28 de junho de 2022

Você sente que navegou o bastante e que é o momento do “irmãozinho” chegar? Então puxa a cadeira que vamos entender o que é necessário levar em consideração quando se trata de uma nova gravidez.

Ser mãe é uma experiência compartilhada por muitas, mas para cada mulher é 

sentida de forma diferente e única. Mas o que fazer quando o desejo de uma família maior bate à porta ou quando a surpresinha já está aqui, assim, sem nem avisar? 

É nesse momento da gestação que inicia a preparação do terreno para que a mudança aconteça. Sabemos que a dinâmica da família vai mudar e a redefinição dos papéis será necessária.

O ideal é considerar todas as questões que envolvem uma gravidez, como criação e a interação do irmão mais velho com o novo membro da família. Bora entender como lidar com tudo isso?   

O que esperar com a chegada do segundo filho?

As principais questões que deixam os pais de cabelo em pé são: o relacionamento do bebê com o irmão mais velho e as mudanças que vão acontecer no ambiente familiar, nesses primeiros momentos.

É natural que a preocupação com a reação do filho mais velho tenha um peso maior, até porque, não sabemos como ele irá se comportar com a chegada de um novo bebê que terá para si parte da atenção que um dia foi exclusivamente do primogênito. 

Mas lembre-se de que está tudo bem e cada integrante da sua família terá um papel fundamental na dinâmica familiar. É um momento de muito aprendizado, erros e acertos para que essa transição funcione da melhor forma. Abaixo elencamos as principais dicas para te ajudar a passar por essa transição da melhor forma possível.

Dicas para ajudar na decisão do segundo filho

Essa chegada promete revolucionar tudo que já estava alinhado dentro da família. Mas essa fase de preparar a chegada, sentir seu filho no forninho, entender como o amor só pode se multiplicar. Pensar em novas dinâmicas, não só nos tira da zona de conforto, como mexe com nosso coração e nos faz olhar para o que importa. Conquistar um ambiente confortável para os filhos é possível e temos algumas dicas pra te ajudar a aproveitar essa fase:

Pense na rotina

Com a rotina já estabelecida da primeira criança, o ideal é sentar com seu parceiro e entender juntos as seguintes questões:

  • Quais as mudanças que precisaremos fazer com essa chegada?
  • Como fica a divisão das tarefas domésticas?
  • Teremos o tempo necessário que um novo bebê precisa?
  • Quais as adaptações de horários na rotina para que tudo funcione?

Entenda suas finanças

Esse é um dos principais tópicos, pois sabemos que apenas a vontade de ter uma família grande não é o suficiente. É necessário planejamento e suporte com tudo que uma nova pessoa possa demandar.

Além de gastos como água, luz, alimentação, escola, babá e etc, é necessário que o planejamento financeiro leve em consideração custos da gravidez, parto e pós-parto, como a equipe médica, verificar se cobram alguma taxa extra de exames e procedimentos durante esse período. 

Visitar maternidades também pode ser interessante para analisar as opções  e ter ideia de valores. Além disso, considere gastos com medicações e enxoval.

No primeiro ano de vida do seu bebê é importante entender quais as vacinas que a rede pública não fornece e considerar aplicá-las por vias particulares. Esse compilado de vacinas custam caro, por isso é importante se planejar.

Você já possui uma planilha ou caderninho das anotações financeiras? Hora de começar a pensar em um, caso não tenha. Nele você pode anotar os gastos atuais para ter uma dimensão do que hoje consome parte de sua renda mensal e fazer uma projeção com os valores de um novo filho na família. 

Essa visualização vai te ajudar a enxergar de forma prática e racional se a família cabe outra criança, ou até mesmo se gastos desnecessários estão podem ser evitados.

Estrutura

A pandemia fez a gente pensar no quanto o conforto do nosso lar é importante. E pensando nisso, sua casa comporta a chegada de uma criança? No primeiro ano de vida a criança dorme no berço, toma banho em banheira e terão brinquedos por toda a parte, pense sobre o espaço disponível para que essas atividades aconteçam de forma livre nos primeiros meses e garanta o bem-estar de todos. 

Relacionamento e preparo emocional

Esse é outro tópico muito importante que pode gerar muita conversa. Você precisa alinhar com seu companheiro como as divisões das tarefas ficam com a chegada do seu bebezinho. Lembre-se que da primeira vez, era tudo dividido igualmente. Já com o segundo filho as tarefas dobram e isso precisa estar muito bem estabelecido para não causar nenhum desconforto para o casal e nem desgaste emocional.

Organização dos papéis

O primeiro filho é um desafio muito grande, mas a grande preocupação do segundo filho é que, além dos processos já conhecidos passados com o primeiro, é necessário lidar com a aceitação do primogênito. Ele muda do posto de filho único para irmão mais velho e isso deixa os pais aflitos.

O apoio da família nesse momento será fundamental para que a adaptação seja a melhor possível. Convoque os avós, os tios, e quem mais quiser ajudar a tornar esse momento ainda mais especial com descontração e aprendizado, principalmente para o pequeno.

Reação do primogênito

Com essa mudança dos papéis, o filho mais velho sente toda a transição e aprende a lidar com os próprios sentimentos e sua reação pode ser a mais variada possível. Porém, se você está passando por essa etapa de adaptação, veja algumas reações que são comuns e que podem estar acontecendo aí na sua casa.

  • Apresentar condutas caprichosas;
  • Ciúmes;
  • Fazer travessuras;
  • Descontentamento;
  • Chorar com mais facilidade;
  • Imitar o irmão mais novo com atitudes infantilizadas para sua idade.

É Importante observar esses comportamentos, pois algumas crianças podem apresentar problemas para dormir ou ficar mais introvertidas, por exemplo. As emoções são as principais mudanças que acontecem com a criança e precisa de atenção. É importante incluir na rotina da família momentos de lazer só com o primogênito, para que ele não sinta que perdeu o seu espaço.

Fortalecer o vínculo com filho mais velho

Já na decisão do segundo filho, converse com seu primogênito, conte histórias, dê exemplos de como seria ter um irmãozinho e observe sua reação. Durante a gestação, explique como funciona, fale de como será maravilhoso quando o novo bebê chegar e incentive uma recepção amorosa para o irmão.

Na chegada, vários sentimentos podem passar pela cabecinha do irmão mais velho e ele pode se sentir rejeitado com tanta atenção voltada ao bebê e tendo que dividir os pais. Algumas atitudes podem fazer a diferença para que ele entenda que é tão importante quando o irmão, e muito amado.

Planeje uma rotina nova

Planejamento é a palavra que vai te ajudar desde a gravidez. Isso é o que vai te ajudar a fazer as adaptações aos poucos na rotina da família e do irmão, deixando tudo mais simples. Um bom exemplo é se o filho mais velho espera que a mãe o leve para escola, converse com o pai para que ele possa ficar com o bebê, fazendo com que não aconteça nenhuma mudança brusca.

Tenha momentos apenas com a criança

Você pode usar momentos da própria rotina, como fazer o dever de casa, ou contar uma história antes de dormir, para ser um tempo dedicado ao mais velho. Dessa forma, você demonstra que ele também é importante e que não existe a troca da atenção que antes era toda dele, para o bebê. 

Envolva a criança na rotina do irmão mais novo

É envolvendo a criança nas tarefas diárias do menor que o vínculo entre eles é fortalecido e mostra que não é sobre uma disputa de atenção dos pais. Desta forma, ele também se sente útil e valorizado por meio das atividades que desempenha.

Mas é sempre bom lembrar que a criança não deve se sentir na obrigação de fazer determinadas atividades, pois o efeito pode ser totalmente o oposto. Experimente fazer da leitura um hábito entre vocês, os livros contribuem muito na relação entre irmãos. Você pode convidá-lo para cantar canções de ninar, ler histórias, dar banho, entre outras pequenas coisas que podem ser divertidas também. 

Integração dos filhos

Nessa etapa, é fundamental que o convívio entre os irmãos seja estabelecido para manter a harmonia da família. Quem cresceu com irmãos sabe o quanto é uma relação de melhor amigo e também de muitos conflitos. Para manter a paz, você pode adotar algumas práticas, como:  

Seja um exemplo

Você precisa agir de acordo com o que espera que seu filho se comporte. A maneira com que falamos e agimos diz muito sobre como nossos filhos tomam suas decisões. 

Não faça comparações entre eles

Valorize cada um e suas singularidades. Lembre-se de que cada ser humano possui uma personalidade e precisa ser amado por ser quem é. 

Mediar sem se impor

Ensine sobre o diálogo e aproveite os conflitos para exercitar essa capacidade de solução entre eles, seja suporte dessas negociações para que eles possam se orientar sozinhos.

Compartilhe experiências

Proporcione atividades nas quais um precise do outro para resolver. Podem ser pinturas, jogos e experiências para que se integrarem e curtam esses momentos juntos. Esses momentos são muito valiosos.

Estejam prontos para viver essa experiência

Segundo filho

As mudanças geram inseguranças, mas se existe desejo, o  planejamento precisa ser o segundo passo. Entenda que tudo pode mudar e tenha um plano B para diversas situações. Imprevistos existem e é natural que eles aconteçam, mas se programar vai fazer com que os desgastes sejam minimizados e talvez até se tornando boas oportunidades.

Também precisamos falar sobre a participação do pai com presença e foco nas atividades. Antes de mais nada, é importante que toda a família compre a ideia de crescer e se prepare para a chegada do novo bebê juntos. O papai terá um papel muito importante para o suporte emocional e físico da mamãe nessa história.

Pense no tipo de parto que deseja ter e como pretende cuidar da amamentação após a chegada do bebê. Esse começo é talvez o que mais causa transformações e que requer maior dedicação, pense em como organizar os horários e divisão das demandas com o filho mais velho.

Por fim, pesquise sobre produtos que podem te ajudar no dia a dia como: babá eletrônica, bombinha de ordenha, itens para a criança, entre outros produtos que podem facilitar sua rotina. E lembre-se: A Turma da Mônica Baby é a sua parceira nessa nova etapa e está pronta para acompanhar o seu bebê em todas as fases, com fraldas que vão do RN até o XXG.

Gostou desse artigo? Compartilhe com aquela família que está pensando na chegada do segundo filho!