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Qual a idade da primeira infância?

23 de janeiro de 2023

Você já deve ter ouvido falar sobre a tal da primeira infância, mas talvez não saiba do que se trata e nem quando ela começa e termina. Nem todos os pais têm conhecimento sobre qual a idade da primeira infância, mas com certeza tem ideia da importância desse período para o desenvolvimento da criança e para toda a sua vida.

É na chamada primeira infância que ocorrem muitos marcos da vida de todos nós, e que podem definir muitas coisas que carregamos até a fase adulta. Portanto, não é exagero dizer que a primeira infância é um dos momentos mais importantes da nossa vida.

A seguir, vamos entender qual a idade da primeira infância, quando começa e termina, sua importância para o desenvolvimento da criança e qual é o papel dos pais durante essa fase tão crucial para a vida dos filhos.

O que é a primeira infância?

Segundo os especialistas, a chamada primeira infância é o período de vida da criança que começa na gestação e vai até os cinco ou seis primeiros anos de idade. É a fase em que ela descobre quem é, o mundo e as pessoas ao seu redor, aprendendo conceitos importantes para a vida, como família e comunidade, além de desenvolver o seu lado cognitivo e emocional. 

Pode-se dizer que o que acontece na primeira infância pode definir boa parte do que o indivíduo vai se tornar quando adulto.

Desenvolvimento na primeira infância

O desenvolvimento da criança acontece a todo vapor durante a primeira infância. Nessa fase, tudo o que acontece ao redor dela é absorvido, e a capacidade de aprender habilidades e aptidões também é maior nessa fase.

Logo, crianças que recebem estímulos apropriados nessa fase, seja das pessoas com quem convive ou dos ambientes em que se encontra, têm maiores chances de adaptação em diferentes ambientes. Deste modo, elas possuem maior facilidade para adquirir habilidades cognitivas e emocionais que poderão fazer toda  a diferença em sua vida adulta. Isso quer dizer: maiores chances da criança ter um bom desempenho escolar, de fazer mais amigos, viver em sociedade respeitando as regras e alcançar a realização profissional e pessoal no futuro.

Da mesma forma, o caminho oposto nessa fase pode comprometer o desenvolvimento da criança, aumentando as chances dela crescer sentindo dificuldades em realizar tudo isso.

E se engana que todo esse aprendizado começa apenas quando a criança vai para escola. De fato, o ambiente escolar é fundamental para todo esse desenvolvimento, mas ele começa muito antes, quando o bebê descobre novos sentimentos, novas texturas, ambientes e interage com sua família e pessoas ao seu redor.

Portanto, o papel dos pais na primeira infância vai muito além de apenas incentivar os estudos da criança. Os tutores devem ser guias da criança no mundo, desde a gestação, proporcionando a ela um ambiente interessante e seguro para seu desenvolvimento.

Quais são as infâncias?

Se o período que vai até os seis anos de idade da criança é chamado de primeira infância, é correto imaginar que exista uma segunda, uma terceira e outras infâncias pela frente. Os especialistas dividem a infância em alguns períodos diferentes, como veremos a seguir, cada qual com suas particularidades, desafios e consequências para a vida do indivíduo.

Primeira infância

Como já vimos, a primeira infância vai da gestação até os seis anos de idade. Nessa fase, o desenvolvimento é muito rápido, e a criança absorve tudo o que ocorre ao seu redor. Tudo isso impacta em como ela enxerga o mundo e abre porta para o desenvolvimento de habilidades e características.

Fase pré-escolar

A fase pré-escolar, como o nome sugere, compreende os anos em que a criança inicia sua vida escolar, no jardim de infância ou na pré-escola. Nessa fase, começa o desenvolvimento sócio-psicomotor da criança, e é nela, que o pequeno começa a aprender a viver em comunidade. 

A criança começa a entender que existem outras pessoas ao seu redor, e que é preciso respeitá-las e conviver pacificamente com elas.

Período de latência

Dos seis aos 10 anos de idade, a criança passa pelo que os especialistas chamam de período de latência. Nessa etapa, a criança começa a desenvolver sua sexualidade, sendo muito importante para como ela enxerga as pessoas.

Estágio da puberdade

A puberdade, por fim, é um período de transição entre a infância e a adolescência. Nessa fase a criança passa por diversas mudanças em seu corpo e no seu comportamento, resultantes principalmente do aumento hormonal.

Para as meninas, essa fase começa entre os 8 e 13 anos, enquanto no caso dos meninos, se inicia geralmente entre os 9 e 14 anos.

As mudanças físicas são marcantes na puberdade. Nessa fase, muitas crianças crescem rapidamente, e também surgem os primeiros pelos pubianos, por exemplo. 

Porém, também chegam muitas mudanças comportamentais e emocionais nessa fase. É comum que as crianças comecem a ter menos dependência dos pais e a procurar mais contato com o mundo exterior.

Quais são os estágios de desenvolvimento?

O primeiro é o Estágio sensório-motor, que compreende o nascimento até mais ou menos os 2 anos de idade. Nessa época, os bebês conhecem o mundo pelos seus sentidos, principalmente o tato, tocando o ambiente ao seu redor.

Depois vem o estágio pré-operacional, que vai até os sete anos. Nessa fase são desenvolvidas a imaginação e a memória, aprendendo os conceitos de passado, presente e futuro.

O penúltimo é o Estágio operacional concreto, que vai até os 11 anos de idade. Aqui, é quando a criança começa a tomar consciência das pessoas ao seu redor e de seu bem-estar, aprendendo a ter empatia pelo próximo e entendendo que os outros também têm necessidades e sentimentos tão importantes quanto os dela própria. 

Por fim, vem o estágio operacional formal, quando a criança começa a usar a lógica e suas habilidades para resolver problemas e a desenhar seu futuro.

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Durante a primeira infância da criança, os pais podem contar as fraldas e toalhas umedecidas da Turma da Mônica Baby.

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