; Quais os melhores animais para crianças? | Novas fraldas Turma da Mônica Baby. O melhor para o seu bebê.

Quais os melhores animais para crianças?

13 de novembro de 2023

Seu filho chegou naquela fase em que vive te pedindo um animalzinho de estimação? As famílias que ainda não têm pets podem ficar um pouco relutantes em acrescentar um novo membro à família. Afinal, os cuidados que eles exigem são mais um trabalho na rotina corrida. No entanto, os animais de estimação podem ser excelentes companheiros para as crianças, ajudar no desenvolvimento da empatia e no senso de responsabilidade. Se você está no período de pesquisa, buscando os melhores animais para crianças, confira nossas dicas para fazer a escolha certa. 

Importância da escolha adequada de animais para crianças

Pesquisadores australianos descobriram que as crianças que convivem com animais de estimação são mais ativas, passam menos tempo nas telas e dormem mais. Os pets também foram associados a níveis mais altos de empatia – o convívio com animais é, inclusive, recomendado para casos de autismo – e concentração. 

Isso não significa dizer, é claro, que todas as famílias devam ter um animal de estimação – no resultado dessas pesquisas há também outros fatores envolvidos, como a situação socioeconômica. É preciso avaliar ainda o tipo de animalzinho que mais se adequa ao seu estilo de vida e à necessidade, idade e disponibilidade dos seus filhos.

Animais tradicionalmente adequados para crianças

Os pais que não têm muita familiaridade com pets geralmente buscam o animal mais fácil de cuidar. Entretanto, é preciso levar em consideração também o tipo de personalidade do seu filho e a rotina da casa. Veja a lista que fizemos para te ajudar a escolher. 

Cães

Os cachorros geralmente são descritos como os animais mais carinhosos do mundo – o famoso melhor amigo do homem. De fato, eles são companheiros leais, carinhosos e excelentes para famílias ativas, com disponibilidade para os passeios frequentes necessários à saúde canina. Trata-se de um pet de alta manutenção.  Os cães trabalham o senso de responsabilidade na educação infantil, por isso são ideais para crianças um pouco mais velhas, que já consigam se envolver nos variados tipos de cuidado que eles exigem. Se o seu filho é mais tímido, também é uma boa alternativa para estimular o desenvolvimento socioemocional. As raças mais dóceis no convívio com crianças são labrador, bulldog, beagle e shih-tzu.

Gatos

Os gatos são animais independentes e de baixa manutenção. Apesar da fama de serem frios, eles demonstram afeto, porém de maneira menos explícita que os cães. O ritmo felino mais lento e autônomo pode equilibrar as crianças superativas e ansiosas. Apesar de mais simples, eles também exigem cuidados diários, como alimentação, limpeza da caixa de areia e escovação, contribuindo no desenvolvimento motor das crianças. 

Pequenos mamíferos e roedores

Hamster, porquinho-da-índia e chinchila são opções populares para crianças mais novas, a partir dos quatro anos. Eles são pequenos, estão entre os animais mais fáceis de cuidar, mas oferecem pouca interação – são, em sua maioria, solitários. A manutenção da gaiola e da alimentação, porém, já pode ser um bom treino de responsabilidade para as crianças pequenas. 

Coelhos

Coelhos são animais dóceis e sociáveis. O nível de manutenção é intermediário. São fáceis de treinar, se adaptam facilmente às mudanças de território, conseguem ficar sozinhos em casa por algum tempo, mas precisam de espaço para se movimentar. É um animal muito utilizado na Terapia Animal Assistida (TAA), com crianças hiperativas. 

Peixes de aquário

Saindo do reino dos mamíferos, mas ainda entre os vertebrados, estão os peixes de aquário. Apesar de exigirem o investimento em um tanque de água, os peixes estão entre os animais mais fáceis de cuidar. Algumas espécies demandam água com aquecedor, filtros de oxigênio e aquários grandes, mas os dos tipos Beta, Goldfish, Tetra e Neon Chinês podem ser criados de maneira mais simples. As crianças menores são capazes de alimentar os peixes e as maiores, com assistência de um adulto, podem fazer a limpeza da água do aquário. A troca afetiva é mais limitada, mas se você tem pouco espaço e disponibilidade de tempo, eles são uma alternativa para trabalhar a interação com os animais de forma lúdica. 

Importância da supervisão e participação ativa dos adultos

Ainda que os animais de estimação sejam boas formas de trabalhar o senso de responsabilidade na educação infantil, a participação dos adultos é fundamental nesse processo. O cuidado é uma habilidade aprendida e os pais devem guiar as crianças nessa dinâmica. Você pode ir aumentando a carga de tarefas com os pets conforme eles vão crescendo. Observe também como eles lidam com as demandas e com a interação dos bichinhos; cada criança é única e tem mais ou menos facilidade de se adaptar à relação com os animais de estimação. 

Adoção responsável e amorosa de animais de estimação

Se você está buscando incluir um animalzinho de estimação na família, considere adotar em vez de comprar. A adoção contribui para reduzir o número de animais abandonados e garante um futuro mais feliz para aqueles que encontram um novo lar cheio de amor e cuidado. No entanto, adotar um pet é uma decisão que deve ser tomada com responsabilidade, levando em consideração o compromisso de cuidar do bichinho ao longo de sua vida. 

No Brasil, quem deseja adotar precisa ser maior de 21 anos, apresentar RG, CPF, comprovante de residência recente e assinar um termo de compromisso. Você deve procurar o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), ONGs da sua cidade ou sites de entidades de proteção ao animal na missão de encontrar o mais novo membro da família. Na maioria dos casos, os animais são entregues castrados, vacinados e vermifugados.

Mesmo quando se decide adotar, um pet representa um aumento de gastos no orçamento familiar e mais trabalho na rotina. Por isso, pense bem antes de tomar a decisão. Os cuidados com as crianças, a gente sabe bem, já exigem bastante dos pais. As Fraldas Turma da Mônica Baby são parceiras das famílias brasileiras, com produtos práticos, de qualidade, que não pesam no orçamento e que facilitam o dia a dia. Temos opções para acompanhar o crescimento do seu filho: um modelo específico para o recém-nascido, com corte umbilical, e o modelo shortinho, ideal para dar mais liberdade e movimento aos maiores. Já a Fralda Turma da Mônica Baby com Tecnologia Qu4troSec possui um exclusivo sistema de canal que distribui mais rápido o xixi, barreiras antivazamento e uma fina camada extra que ajuda a manter o bebê sequinho por mais tempo. Se a família cresceu, conte com a Turminha para trazer conforto, segurança e praticidade para a rotina.