; O Que Servir em Chá de Fralda | Turma da Mônica Baby

O que servir em chá de fralda

24 de fevereiro de 2022

O chá de fralda é um momento muito especial na vida de uma família. Afinal, sinaliza a chegada de uma nova vida que irá trazer ainda mais amor e alegria para o lar. Mas, apesar de ser um momento feliz, essa ocasião também pode gerar estresse em algumas mamães, afinal, estamos falando de um evento que precisa ser planejado e, principalmente no caso de mães de primeira viagem, nem sempre é fácil saber como organizar e o que servir em chá de fralda, o que pode acabar gerando uma angústia em um momento que deveria ser curtido de forma leve.

O primeiro passo na hora de buscar ideias de comida para o chá de bebê é lembrar-se de que não existe uma receita pronta para esses momentos. Assim como em qualquer tipo de festa, é necessário levar em consideração o estilo de vida da família que irá preparar o chá, além de estipular um orçamento para que os gastos com o evento não ultrapassem o valor disponível.

Para as mamães que estão à espera de um bebê e já começaram a se preparar para essa comemoração tão especial, preparamos um guia completo com diferentes ideias do que servir em chá de fralda, para que todos os preparativos para a chegada da criança sejam especiais e descomplicados. Confira!

O que servir no chá de bebê?

Quanto se gasta para fazer um chá de bebê? O que fazer em um chá de bebê simples? O que servir no chá de fralda simples?

Se você está à espera de um bebê, com certeza uma dessas dúvidas (e muitas outras) já passaram pela sua cabeça!

Isso acontece porque, além da preocupação em fazer com que tudo saia perfeito em um momento tão especial, nenhuma festa está completa sem os comes e bebes que estão sempre presentes em celebrações.

E a dúvida só aumenta com a quantidade de opções que encontramos hoje disponíveis no mercado. São opções que vão desde pratos completos, os famosos “finger foods” ou como costumamos chamar “salgadinhos de festa”, buffet de crepes, comidas regionais e inúmeras outras.

Para facilitar, o importante é fazer esse processo por etapas, escolhendo a princípio qual será o horário do evento, para em seguida partir para as opções do que servir em chá de fralda. Isso porque, cada horário exige um tipo de refeição diferente, podendo ser algo mais leve caso a comemoração seja matinal, ou uma opção mais reforçada, caso o chá seja realizado em um horário em que as pessoas costumam almoçar. Por esse motivo é tão importante definir o horário da festa, já que o cardápio terá que ser completamente adequado a ele.

Chá de bebê pela manhã

Para que não fique muito cedo, o ideal é que o chá de bebê pela manhã seja realizado em um horário entre 10h e 11h, antes disso pode que os convidados não apareçam.

Nesse caso, o ideal é que seja servido um brunch, mistura de breakfast – café da manhã – e lunch – almoço, e que significa uma refeição que fica entre esses dois momentos do dia. Para esse tipo de evento, os pratos devem ser um pouco mais completos, já que provavelmente alguns convidados não terão tomado café da manhã antes e estarão com fome.

Portanto, aqui vale servir opções como pães, queijos, frios, bolos, frutas frescas, omeletes, tortas salgadas, canapés e algumas opções de saladas frias. Na parte de bebidas, o ideal é que sejam servidas opções como sucos naturais, cafés, água e, caso faça parte do seu estilo de vida, vale a pena inserir uma opção alcoólica mais leve, como espumante.

Chá de bebê durante o almoço

Para quem procura o que servir em chá de fralda durante o almoço e opções de horário para realizar esse evento, uma boa opção pode ser entre às 12h e às 14h. Nesse caso, é importante que seja servido um cardápio completo e que sustente os convidados, pois provavelmente muitos deles não terão almoçado.

Uma boa sugestão é fazer pratos únicos, como por exemplo os crepes ou as massas, que são práticos e podem servir como uma refeição completa. Além disso, uma boa ideia é servir alguns petiscos na entrada, além de tortas salgadas e saladas que também são ótimas opções de acompanhamento. Sucos naturais, água e refrigerantes são ótimas opções de bebidas para esses casos e, para quem deseja incluir uma opção alcoólica, pode introduzir as cervejas, saquê e gin no cardápio.

Chá de bebê à tarde e à noite

Os chás de bebês que começam entre o final da tarde e à noite são os preferidos das mamães, já que ocorrem em um horário em que a maioria dos convidados já realizou as próprias obrigações do dia, existindo menos chances de alguém da lista ter um imprevisto e não conseguir comparecer de última hora.

Além disso, é um horário em que cabem mais opções de pratos, facilitando muito para quem ainda não sabe o que servir em chá de fralda. No cardápio é possível incluir lanches mais variados, como baguete de metro, salgados fritos ou assados, petiscos e doces.

Para quem achar necessário, ainda é possível incluir pequenas opções de comida em pratinhos, como por exemplo escondidinho, massas ou até mesmo mini pizzas. 

Como bebidas, também cabem opções tradicionais como os sucos naturais, água e refrigerantes, além de algumas bebidas alcoólicas como cervejas, gin e caipirinhas de saquê, para quem desejar. 

Quantidade ideal para comida e bebida no chá de bebê 

Além do que servir em chá de fralda, outro assunto que também gera muitas dúvidas é a quantidade ideal de comida a ser servida de acordo com a quantidade de convidados, afinal, ninguém quer que falte comida, mas também não quer que sobre uma grande quantidade.

Nesse caso, muitos fatores devem ser levados em consideração, sendo o primeiro deles o horário em que a festa será realizada, já que isso pode interferir no fato de os convidados sentirem mais ou menos fome. Além disso, o tipo de comida que será oferecida também conta. Afinal, as pessoas costumam beliscar salgadinhos mesmo quando não estão famintas. Já em casos de pratos completos, a tendência é que cada um se sirva entre uma e duas vezes.

Outro ponto importante é definir se serão servidas bebidas alcoólicas e a quantidade de pessoas que consomem esse tipo de bebida. Essa informação é importante já que pessoas que bebem tendem a dar preferência por comidinhas mais rápidas, como acompanhamentos que podem ser consumidos com as mãos, como por exemplo petiscos e salgadinhas.

Além disso, idosos e crianças também devem ser sinalizados, já que esses convidados costumam consumir menos que adultos. No caso das crianças, a dica é calcular o consumo levando em consideração que duas crianças são equivalentes a um adulto. 

A confirmação da presença de cada um dos convidados também é imprescindível, já que por esse meio você terá a quantidade aproximada de pessoas que comparecerão, podendo usar esse número para fazer um cálculo geral da quantidade de comida que deverá ser servida por pessoa, por exemplo:

Salgados: 8

  • Mini Sanduíches: 2
  • Mini Hambúrguer: 2
  • Minipizza: 2
  • Mini Almoço ou jantar: 1
  • Saquinho de batata frita: 2
  • Saquinho de pipoca: 2
  • Docinhos: 6
  • Bolo: 1 fatia
  • Salada de frutas: 1 pote ou 2 palitos
  • Refrigerante e suco: 500ml
  • Água: 300ml
  • Cerveja: 700ml

Uma dica é evitar oferecer um cardápio muito variado, já que quanto mais opções, maior a tendência dos convidados querer experimentar um pouco de cada coisa. 

Nas bebidas, por exemplo, o ideal é servir dois tipos de refrigerante com opções zero açúcar, dois tipos de suco com opções light e água e, se for colocar chá, opte apenas por um tipo de suco.

Já a comida pode incluir entre 4 e 6 tipos de salgados, variando entre fritos, assados e vegetarianos, 4 opções de doces e uma opção de refeição ou mini refeição, que pode incluir algo como uma massa, escondidinho, strogonoff, polenta, entre outros.

Ideias de temas para chá de fraldas

A escolha do tema do chá de fraldas também é uma decisão muito importante e é interessante que remeta a algo clean e lúdico, já que estamos falando do nascimento de uma criança. Uma dica é pensar em formas de harmonizar a decoração com o que será servido no chá de fralda.

Nesse momento, é legal soltar a imaginação. Monte uma paleta de cores que combine com a decoração e invista em formas de fazer com que essas cores também estejam presentes na comida, seja por meio de pratinhos e talheres que combinem com o tema proposto ou com plaquinhas que podem ser colocadas em cima das comidinhas.

Outra dica é fazer o bolo de acordo com a decoração, optar por docinhos com forminhas que combinem com os tons da festa e cupcakes decorados com chantilly nas cores do evento. Você pode ainda optar por personalizar os copos, taças e garrafas de água que serão servidos durante a comemoração.

Lista de presentes do chá de bebê

Outra preocupação das mamães que estão organizando a chegada do seu bebê ao mundo é a lista de presentes do chá de bebê. O que é educado pedir aos convidados? Qual o tamanho ideal para roupas de bebês? 

São muitas dúvidas que permeiam esse momento, mas a regra número um sempre deve ser levar em consideração o seu estilo de vida e dos seus convidados, optando por opção de presentes que não não fujam do orçamento de ninguém. Afinal, além da ajuda que os presentes oferecem em um momento como esse, o mais importante é poder compartilhar a ocasião com pessoas especiais. 

Algumas opções de presentes que podem ser incluídos na lista, são:

Roupas

Bebês recém-nascidos costumam fazer diversas trocas de roupas ao longo do dia e por isso esse tipo de presente nunca é demais. Na hora de montar a lista, leve sempre em consideração a época do ano em que o bebê irá nascer, para pedir opções de roupas mais leves como bodys e mijões caso seja verão, ou casacos, meias e luvas caso ele nasça durante o inverno.

Banho

Os itens de banho também são excelentes presentes e são uma ótima ajuda para as mamães. Nesse caso vale pedir shampoos, banheiras, ofurôs, loção hidratante, colônia, cadeirinha de banho, toalhas, canecas para enxaguar a criança, brinquedos de banho, entre outros.

Higiene

Seja você mãe de primeira viagem ou não, com certeza você já sabe que os ítens de higiene são indispensáveis na vida de uma criança recém-nascida. Nessa lista, podem entrar itens como sabonetes, lenços umedecidos, pomadas antiassaduras, cotonetes, algodão, sabonete líquido, panos de limpeza, fraldas reutilizáveis, tesoura para cortar as unhas, etc. 

Amamentação

Os ítens para amamentação são indispensáveis e podem servir tanto para ajudar o bebê, como para a mamãe. Nessa lista podem entrar mamadeiras com bicos que imita o seio materno, bomba para retirar o leite, sutiã de amamentação, camisolas de amamentação, pomadas para o seio, absorventes para o seio, formadores de mamilo para mulheres com mamilo raso ou invertido e outros itens relacionados.

Dia a Dia

Na lista de presentes que servem para o dia a dia podem entrar toalhas de banho com touca, ideais para crianças pequenas, babadores, fraldas reutilizáveis, itens de alimentação para quando o bebê começar a introdução alimentar, termômetro, inalador, mantas, entre outros.

Passeio

Já na lista de itens para passeio podem constar presentes como cadeirinha para carro, carrinho de passeio, capa de chuva para carrinho de passeio, jogo de lençol para o carrinho, boné para o bebê etc.

Quarto

Geralmente as mamães preferem montar o enxoval do bebê de acordo com as suas preferências, mas na lista de presentes podem incluir itens como jogo de lençol para berço, toalhas de banho, trocador, cadeira de amamentação, cortinas, cesto de roupas sujas, entre outros.

Brinquedos   

Os brinquedos que são dados para a criança devem condizer com sua idade, então caso esse item entre na lista, deve ser especificado que sejam presentes adequados para bebês. Algumas opções são tapetes interativos, jogos educativos com peças grandes, mordedores, chocalhos e outros itens interativos que têm como função aguçar a curiosidade dos bebês.

Melhores fraldas para bebê recém-nascido

Melhores fraldas para bebê recém-nascido

Um ítem que não pode ficar de fora da lista de quem busca o que servir em chá de fralda são as fraldas propriamente ditas. Embora muitas pessoas considerem um hábito rude, já é bastante comum que as mamães e papais especifiquem no convite sua preferência por certas marcas.

Isso acontece porque o ideal é receber um produto que você já sabe que não trará nenhum problema para o bebê, como por exemplo alergias ou até mesmo vazamentos, que podem fazer com que uma grande quantidade de fraldas acabe ficando inutilizada.

Para quem quer evitar problemas, uma dica é optar por uma marca de confiança como a Fralda Turma da Mônica para bebês recém-nascidos, um produto que foi desenvolvido especialmente para recém-nascidos, com corte umbilical que oferece um melhor ajuste no corpinho do bebê, com fechos macios que proporcionam maior conforto e fina camada extra que deixa o bebê sequinho por muito mais tempo. Além disso, as Fraldas Turma da Mônica ainda possuem barreiras antivazamento, ajudando em uma noite muito mais tranquila, tanto para os bebês como para as mamães e papais.

Planeje o Chá de Bebê com dicas da Turma da Mônica 

O planejamento do chá de bebê é um momento muito especial na vida de pais e mães que estão ansiosos pela chegada do seu pequeno, por isso tudo deve ser pensado com todo o cuidado para oferecer a melhor experiência possível para todos os envolvidos.

E, nesses momentos, conte sempre com as fraldas Turma da Mônica baby, que unem conforto e proteção para garantir que o bebê cresça feliz e tenha sempre as melhores lembranças, desde a sua chegada ao mundo, além de garantir um puerpério muito mais feliz para as mães, com menos preocupação em relação aos seus bebês.