; O Que o Bebê de 6 Meses Pode Comer? Confira!

O que o bebê de 6 meses pode comer?

5 de setembro de 2022

Quando o bebê completa seis meses de idade, os pais começam a se perguntar o que o bebê de seis meses pode comer. Isso porque é nessa idade que se inicia a introdução alimentar, ou seja, quando ele passa a comer outros alimentos além do leite.

Frutas, carnes, líquidos… Será que o bebê já pode começar a comer a maioria dos alimentos que os adultos consomem no dia a dia? A resposta para essa dúvida que surge para muitos pais e mães quando o bebê chega aos seis meses, é que tudo vai depender do desenvolvimento da criança.

A introdução alimentar é fundamental para o crescimento saudável do bebê, que deve ser estimulado a experimentar os alimentos corretos, no tempo certo e na quantidade adequada, para evitar problemas de saúde e atrapalhar o crescimento da criança.

Quais são os alimentos ideais para o bebê de 6 meses?

Saber o que bebê de 6 meses pode comer é a principal dúvida dos pais na hora de iniciar a introdução alimentar. Por isso, é fundamental conhecer os alimentos mais indicados para essa idade tão importante para o crescimento saudável do bebê.

Papinha principal

Quando pensamos sobre o que bebê de 6 meses pode comer, um dos alimentos principais é a famosa papinha. Isso porque, apesar de muitos pais não terem conhecimento, esse alimento não deve ser oferecido antes dos 6 meses de idade, quando o bebê deve ser alimentado apenas com o leite materno ou fórmula indicada pelo pediatra.

As papinhas devem ser feitas amassando os alimentos com o garfo ou com uma colher, e nunca processando os alimentos em liquidificadores, já que isso torna o alimento mole demais. Com o alimento amassado com colher, a papinha terá mais texturas, que favorecem o desenvolvimento da mastigação e da respiração do bebê.

Também existem as papinhas prontas, que podem ser compradas facilmente em qualquer mercado. Nesse caso, recomenda-se que os pais escolham as papinhas mais saudáveis, que são as que não possuem conservantes, gordura trans, adição de açúcar e grandes quantidades de sódio.

As papinhas salgadas podem ser oferecidas ao neném como almoço e jantar, sendo feitas a partir de alimentos como verduras e vegetais. 

Frutas

Antes do almoço e do jantar, os pais podem oferecer uma papinha doce, feita com frutas frescas. É muito importante não adicionar nem açúcar nem sal.

Uma dica é oferecer à criança uma fruta por dia. Assim fica mais fácil perceber quais frutas o bebê gosta mais, além de possibilitar que ele conheça todos os sabores e texturas de cada uma delas.

Quais as primeiras frutas que o bebê pode comer?

Algumas frutas indicadas para o bebê de 6 meses são maçãs, bananas, pêra, abacate, mamão, etc. Todas são muito saborosas e nutritivas, permitindo que o bebê conheça diversos sabores diferentes numa alimentação saudável.

Leite materno ou fórmula infantil

O leite materno continua sendo o principal alimento que o bebê de 6 meses pode consumir. Não é porque o bebê começou a sua introdução alimentar que não pode mais receber o leite da mãe ou uma fórmula infantil. Muito pelo contrário!

A amamentação é recomendada, inclusive, até os dois anos de idade. Apesar de nessa idade o leite não ser mais suficiente para prover todos os nutrientes que a criança precisa, ele continua sendo muito importante e reconfortante para o bebê, já que também contribui para o relacionamento entre o bebê e os pais, principalmente a mãe, no caso da amamentação. Portanto, é recomendado que o bebê mame cerca de três vezes ao dia.

Caso o bebê não opte pelo leite materno, os pais devem oferecer a fórmula de leite infantil sob orientação médica. O leite comum, que os adultos também tomam, só deve ser oferecido ao bebê a partir de um ano de idade.

Alimento que o bebê não pode comer

Tão importante quanto saber o que o bebê de 6 meses pode comer, é saber quais alimentos não podem ser consumidos pelas crianças dessa idade. Afinal, não é porque o bebê começou a introdução alimentar que já pode comer de tudo. Muitos alimentos podem fazer mal nessa idade, atrapalhando seu crescimento ou até trazendo problemas sérios de saúde.

Mel

O mel é um alimento bastante saboroso e consumido por crianças e adultos do mundo todo. Porém, nem todo mundo sabe que o mel deve passar longe de bebês com menos de dois anos de idade.

Toda essa precaução não é exagero, e sim muito necessária. Isso porque o mel pode conter esporos de uma bactéria, chamada de Clostridium botulinum. Essa bactéria pode causar uma doença grave conhecida como botulismo, que pode levá-lo a óbito.

Tudo isso porque antes de um ano de idade, o intestino do bebê ainda não tem uma formação cuja flora seja suficiente para combater essa bactéria.

Portanto, o mel não deve ser oferecido de jeito nenhum ao bebê antes de completar dois anos de idade, mesmo em pequenas quantidades. É sempre melhor evitar o risco.

Açúcar refinado

O açúcar é outro alimento que, assim como o mel, não está entre o que o bebê de 6 meses pode comer. Claro que os pais vão querer adocicar a dieta do bebê, mas o recomendado é que o façam apenas com alimentos naturais, como as frutas frescas.

O açúcar é um vilão para a dieta dos bebês porque pode trazer consequências sérias como a obesidade infantil. Além disso, os doces industrializados têm pouco valor nutricional.

Refrigerantes

O mesmo vale para os refrigerantes, que muitos pais infelizmente acabam oferecendo aos bebês. Além de possuir muito açúcar em sua composição e também não ter um valor nutricional adequado, o consumo dessa bebida pode causar doenças no futuro da criança, como osteoporose e diabetes.

Como é nessa idade que o bebê vai formar seu paladar e seu metabolismo, ele pode se acostumar com o refrigerante e provavelmente vai continuar querendo consumir durante toda a infância. Por isso, não é indicado que os pais dêem refrigerante ao bebê.

Café

O que o bebê de seis anos pode comer? Definitivamente não pode ser o café. A bebida amplamente consumida por adultos só deve ser consumida a partir dos dois anos.

No caso dos bebês, o café pode afetar negativamente o seu crescimento, por conta de algumas substâncias presentes nele, como a cafeína. Esse e outros elementos do café atrapalham a absorção de outros nutrientes fundamentais para o crescimento do bebê, como o ferro e o cálcio.

Além disso, a cafeína é estimulante e pode atrapalhar o sono. Caso o bebê durma menos do que o necessário, seu desenvolvimento com certeza será atrapalhado. Portanto, nada de cafés para bebês!

Leite comum

Os bebês só devem consumir leite materno ou fórmula infantil. O leite comum e industrializado que encontramos no mercado não deve ser oferecido, uma vez que não possui todos os nutrientes que o bebê necessita. Além disso, possui outras substâncias que o organismo infantil ainda não é capaz de digerir da melhor forma.

Então, pais e mães só devem oferecer o leite materno ou de fórmula infantil.

Industrializados em geral

O que os pais precisam ter em mente ao procurar o que o bebê de 6 meses pode comer é que todos os alimentos devem ser o mais naturais possíveis. Alimentos industrializados devem ser sempre evitados, uma vez que possuem valor nutricional baixo e outros componentes que fazem mal ao bebê, como conservantes e açúcar, por exemplo.

Portanto, a dica é sempre priorizar o natural!

Frutos do mar

Os frutos do mar são alimentos que a maioria dos adultos adoram. Porém, devem ficar de fora da dieta dos bebês. Camarões, lulas, lagostas e mariscos não devem ser oferecidos aos pequenos que estão iniciando a introdução alimentar.

Esses alimentos devem ser evitados por conta da possibilidade de reações alérgicas, e também por ter uma deterioração muito rápida, o que aumenta o risco de contaminação por bactérias. Como o bebê ainda está em desenvolvimento, essas bactérias podem ser bem  mais perigosas para eles do que para um adulto. Portanto, o melhor é esperar o bebê crescer para que experimente esses alimentos com mais segurança.

Oleaginosas

Amendoins, castanhas e nozes são alimentos recomendados para adultos, mas não para os bebês com menos de um ano de idade. Isso porque eles também têm alto potencial alergênico, isto é, o bebê pode desenvolver alergias a estes alimentos.

Alimentos com risco de engasgo

É sempre bom lembrar que o bebê ainda está desenvolvendo sua mastigação e sua respiração aos seis meses de idade. Por isso, os pais devem ter cuidado com alimentos que podem fazer com que o bebê se engasgue. Por isso, eles devem ser oferecidos em pequenos pedaços e em pequenas porções, e o bebê deve ser acompanhado por um adulto responsável na hora da alimentação.

Qual a importância de uma alimentação saudável do bebê?

Uma alimentação correta é fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê também para evitar problemas de saúde no futuro. É nessa idade que ele desenvolve seu paladar; portanto, caso os pais ofereçam uma dieta rica, é muito mais provável que o bebê cresça com hábitos alimentares mais saudáveis e os leve para toda a sua vida.

Fraldas da Turma da Mônica Baby

Tão importante quanto uma alimentação completa, é a segurança e o conforto que o bebê tem com as fraldas da Turma da Mônica Baby

As fraldas da Turma da Mônica Baby possuem até 12h de absorção, barreiras antivazamento, e canal de distribuição que distribui o xixi de maneira rápida e uniforme, tudo para o conforto do bebê e para a praticidade que os pais desejam.