; O que fazer para bebê parar de tossir? | Novas fraldas Turma da Mônica Baby. O melhor para o seu bebê.

O que fazer para bebê parar de tossir?

28 de fevereiro de 2023

Tossir gera um incômodo tanto para quem tosse quanto para quem está próximo, e perceber que o seu bebê está passando por isso, pode ser um pouco desesperador, especialmente se nunca aconteceu antes. O pior é quando ocorre à noite, acumulando com o período de cansaço dos pais, provavelmente após um dia cheio. A grande pergunta que se faz nesse momento é: o que fazer para o bebê parar de tossir?

Entender a origem da tosse é primordial para tratá-la, assim, é preciso levar a criança ao pediatra que a acompanha ou a um serviço de emergência perto de casa, em casos de crises. Existem alguns sinais de alerta que indicam uma maior necessidade de um atendimento profissional imediato, sendo esses a dificuldade de respirar mesmo nos momentos em que o pequeno não está tossindo, pele mais azulada ao redor da boca, febre alta persistente e prostração.

Tipos de tosses comuns em bebês e crianças

É importante entender que, apesar das várias causas que geram a tosse, a maior parte dos casos em bebês são mais simples do que se espera, podendo se tratar apenas de um resfriado comum, resultante de infecções virais.

Para entender o grau em que seu filho ou filha se encontra, basta observar se há períodos de tosse intensa, febre e dores no corpo, caso existam esses sintomas, é importante consultar o médico pediatra para uma diagnóstico preciso e, consequentemente, iniciar o tratamento.

Entender os tipos de tosse e sua origem, ajuda a entender o que está causando a irritação e como cessá-la, mesmo que demore para descobrir em alguns casos. No entanto, é na raiz do problema que é possível prevenir problemas futuros, como no caso de tosse alérgica.

Tosse fleumática

A fleuma ou flegma consiste, basicamente, em um muco que é produzido pelas membranas mucosas. Sua definição é limitada aos mucos produzidos pelo sistema respiratório, que pode aparecer ao tossir, acompanhado algumas vezes de coriza, olhos lacrimejantes, dor de garganta e falta de apetite.

A causa principal para esse tipo de tosse é um resfriado comum, que dura de uma a duas semanas e vai embora. Se os sintomas, no entanto, ficam muito agressivos depois do começo do resfriado, é indicado consultar um médico especialista.

Tosse seca noturna

A tosse, que normalmente aparece nas crianças durante a noite, tem como principal causa a asma. Uma condição médica um pouco mais grave que envolve a mucosa dos pulmões, resultando em uma maior produção delas, deixando as vias aéreas do pulmão inflamadas e menores. É importante, caso seja localizado esse tipo de tosse, muito persistente no inverno, consultar um médico especialista para um diagnóstico mais detalhado.

Tosse rouca e chiado

Já tosse a rouca que tem um pequeno chiado, junto com uma respiração descompassada, configura uma possível bronquiolite. Ela ocorre devido uma infecção dos bronquíolos, que gera inchaço e muco, fazendo com que fique difícil para o pequeno conseguir respirar. O mais indicado é entrar em contato com um médico para a solicitação de exames e posteriormente a constatação do caso. Enquanto estiver em casa, o ideal é deixar seu filho descansando e ingerindo bastante água para manter seu organismo hidratado.

Principais causas de tosse no bebê

Como já dito anteriormente, a tosse em bebês geralmente não é motivo para preocupações, apesar de terem de ser monitoradas e entender qual é a causa. Normalmente, ela pode ser apenas para liberação das vias aéreas ou um resfriado simples, mas podem sim ter alguns casos mais graves que impactam diretamente na saúde do seu pequeno.

A ocorrência constante de tosse no bebê pode ser uma gripe, bronquiolite e até mesmo casos mais crônicos como asma ou bronquite. O importante é sempre ficar atento aos sinais e procurar um médico quando os sintomas parecerem um pouco mais preocupantes, evitando assim que o quadro evolua.

Quando devo me preocupar com a tosse do bebê?

O indicado para levar o bebê ao pediatra, em relação a tosses, principalmente se ele possui menos de 6 meses, se contém alguma doença cardíaca ou pulmonar e/ou apresenta alguns dos sintomas que mais demonstram que algo, além de resfriado, pode estar impactando a saúde do seu pequeno. Como:

  • Tosse que passa dos 5 dias;
  • Se a tosse do seu pequeno estiver seca e principalmente acontecendo durante a noite;
  • Sinais de febre a partir de  38ºC;
  • A respiração da criança está mais rápida que o normal;
  • Existe uma dificuldade em respirar, podendo ser observado até mesmo pele e lábios azulados;
  • Barulho ou chiado ao respirar;
  • Muito catarro ao tossir ou espirar, ou com a presença de sangue;
  • Tosses seguidas de vômitos.

É extremamente importante que, ao levar o pequeno no pediatra, os pais ou responsáveis informem todos os sintomas para auxiliar em seu diagnóstico, junto de quando eles começaram e tudo o que foi feito para tentar aliviar a tosse do bebê desde então.

Como aliviar a tosse do bebê

Aliviar a tosse do seu bebê pode ser mais fácil do que você imagina, se relacionando com a forma que os adultos também aliviam sua tosse. É recomendado deixar ele de pé no colo ou sentado, para que fique com a cabeça mais elevada, já que essa posição permite uma respiração melhor.

Existem algumas outras formas de diminuir a tosse, que é oferecer algumas pequenas quantidades de água, para diminuir a irritação na garganta. Os líquidos só devem ser oferecidos quando a tosse estiver controlada, para evitar possíveis engasgos.

Também é recomendado lavar o nariz do bebê com soro fisiológico, quando o nariz estiver entupido também, já que ajuda a desentupir e evitar irritações. Porém, tenha cuidado ao realizar a lavagem nasal. Uma boa alternativa é realizá-la com o auxílio de um aparelho nebulizador, que também limpa e até mesmo hidrata as vias aéreas, diminuindo também a irritação.

Se não tiver um nebulizador, não fique em pânico! Dar um banho morno no bebê com a porta do banheiro fechada também ajuda. Como? É porque a água quente acaba produzindo vapor no ambiente, este que fornece hidratação das vias aéreas. Uma outra alternativa também é usar um umidificador.

O que os pediatras recomendam?

A maioria dos pediatras recomenda a inalação ou umidificador como citados anteriormente. Já que são processos que não envolvem nenhum risco para o pequeno e que podem prover uma melhora de forma natural, sem a ajuda de nenhum processo químico ou industrial.

No caso de irritação da garganta, os pediatras também recomendam uma colherada de mel antes de dormir, já que as substâncias contidas ajudam a aliviar a inflamação na garganta.

Evite risco desnecessários

O importante na hora de descobrir o que mais funciona para poder aliviar a dor do seu pequeno é pesquisar bastante, entender como cada aparelho ou produto funciona e se ele não apresenta nenhum risco para a saúde do seu filho. Sempre consulte um médico pediatra e outros especialistas na hora de incluir algo diferente em suas táticas do dia a dia, para ter certeza que nenhuma delas é prejudicial. Dessa forma, não só seu bebê pode ficar mais seguro e saudável, mas você pode ter certeza que seus problemas foram completamente sanados.

Tosse é algo comum

No início da jornada de pais, é comum se desesperar um pouco com cada sintoma que seu filho apresenta. Imaginar que ele está com dor ou se tem algo de errado pode ser um pouco preocupante, mas entenda que a tosse é algo comum durante todas as fases de vida de um ser humano, como já dito anteriormente.

A tosse, e algumas vezes, pode ser apenas para liberar suas vias aéreas ou um simples resfriado. Então, antes de começar a desesperar-se por conta disso, fique atento para os sintomas e sempre consulte um médico especialista. Ah, e não se cobre tanto!

As medidas que citamos são ótimas para aliviar tosses contínuas e chatas, mas há outras, como técnicas de respiração e chás, que também fornecem um relaxamento maior da garganta de seu pequeno. Independente de sua escolha, o importante é prestar auxílio para o seu pequeno e ter certeza de que ele irá ficar bem em pouquíssimo tempo.

E para que ele se sinta confortável, também é importante contar com produtos de qualidades, como a Fraldas Turma da Mônica Baby, que possuem a tecnologia Qu4troSec, com um exclusivo canal que distribui mais rápido o xixi, barreira antivazamento e cintura elástica que proporciona um perfeito ajuste ao corpinho do bebê.