O que é constipação na gravidez?
1 de março de 2023
Nesse momento de tanta atenção que é a gravidez, muitas gestantes têm alguns sintomas que, apesar de serem considerados comuns, devem receber a devida atenção. Um desses sinais é a constipação, que acontece por causa do hormônio produzido em grande massa, chamado progesterona. Ele reduz a capacidade do intestino de se mover, fazendo com que os alimentos demorem mais para transitar entre o órgão, ficando mais ressecados com o tempo. O que acaba levando a prisão de ventre.
Além disso, esse evento pode se tornar ainda mais comum já que o intestino pode acabar sendo comprimido pelo útero, pois o corpo dá preferência para esse órgão em específico nessa parte da vida da mulher.
O que é constipação?
A constipação intestinal (que também pode aparecer como intestino preso) geralmente é causada pela má alimentação e consiste basicamente na dificuldade de evacuar, ou até mesmo conseguir, mas não totalmente. As pessoas que sofrem com essa condição podem, infelizmente, ficar dias e até mesmo semanas sem ir ao banheiro.
Além das diversas dores e desconfortos que acabam atacando o abdômen, a prisão de ventre pode causar muitos danos ao organismo, alguns até mesmo severos para a funcionalidade dele. Durante essa fase, a pessoa também pode apresentar irritação.
Quando a alimentação ocorre, o alimento consumido passa por todo o sistema que o quebra parte por parte, chamado de sistema digestivo. Assim, todos os nutrientes e água presentes nele são completamente absorvidos pelo organismo e o resto vai para o intestino. Toda aquela parte que não é aproveitada acaba por formar o bolo fecal.
O organismo se encarrega de eliminar tudo que pode ser tóxico para o corpo humano de forma natural, por meio das contrações dos músculos na parede intestinal. Quando ocorre algum problema com esses movimentos, acabam por ficar um acúmulo desses resíduos fecais no intestino, assim sempre necessitando de água, o organismo acaba absorvendo-a, tornando os resíduos mais duros.
O que causa a constipação na gravidez?
Como dito anteriormente, um dos maiores causadores da constipação na gravidez é a progesterona, associada com a preparação do útero para a fecundação do óvulo e também na produção do leite nas glândulas mamárias. Se trata de um hormônio muito importante para a vida do feto e do bebê, já depois de nascer. Porém, sua grande atuação no corpo também tem o efeito negativo de diminuir a forma como o intestino consegue tratar o bolo fecal, causando uma permanência maior no corpo da mulher.
Quais são os sintomas de uma constipação?
Vale lembrar que uma pessoa que está constipada não se resume apenas aquela que simplesmente não consegue ir ao banheiro. Também existem alguns sintomas extras, como inchaço abdominal, fezes sólidas e até mesmo alguns movimentos irregulares do intestino. Esses sintomas são conhecidos como os grandes fatores de mau humor e desconforto no corpo das pessoas, que podem até mesmo afetar a vida das grávidas.
A grande parte destes sintomas do intestino preso é causada pelo ritmo intestinal que fica muito mais lento do que o comum. Por causa disso, o sistema digestivo da mulher tem que lidar com sintomas chatos, como a distensão abdominal e redução na frequência de evacuações. Também podem aparecer hemorróidas e eventualmente algum sangramento ao evacuar em função da presença de fissuras na região anal da gestante.
Deste modo, manter hábitos saudáveis pode ajudar bastante a lidar com esse problema no período de gestação. Atente-se! Se este sintoma está te prejudicando, fazendo com que sua gestação fique mais dolorosa, procure imediatamente uma orientação médica.
Como prevenir a constipação na gravidez?
Algumas ações podem ser realizadas para prevenir que esse tipo de acontecimento ocorra no período de sua gravidez, mas é extremamente importante ressaltar a ajuda de um profissional caso a constipação ocorra. O ideal nesse período é manter um estilo de vida mais saudável, nutrindo-se com alimentos naturais e fazer exercícios leves que mantenham a mobilidade do corpo, mas que não prejudique o bebê de forma alguma. Assim, é indicado ter uma dieta rica em fibra, composta por frutas, cereais e grãos, assim como beber bastante água e fazer atividades físicas como caminhada, por exemplo.
Vale ressaltar o cuidado que se deve ter ao utilizar remédios como laxantes, porque podem afetar o organismo da gestante. O uso indevido de remédios podem causar sérios danos para a gestação, causando problemas que podem ser fatais para o seu bebê, por isso, atente-se aos medicamentos tomados e sempre consulte o seu médico para entender melhor sobre o seu organismo.
O que a constipação pode causar na gravidez?
A prisão de ventre na gravidez não prejudica diretamente o bebê, mas pode acabar causando cólicas e desconforto abdominal na gestante, fazendo com que o corpo se canse mais na divisão entre a atenção entre o bebê e o intestino. Quando esses sintomas são acompanhados de algumas náuseas ou dores abdominais que acontecem em um lado só, é extremamente aconselhado consultar o médico obstetra para que seja investigada a causa dos sintomas e o tratamento adequado possa ser iniciado, evitando assim que ocorram maiores problemas.
Constipação na gravidez: como aliviar o desconforto
Para aliviar o desconforto da constipação, o recomendado é realizar as mesmas ações no tópico de “como prevenir a constipação na gravidez”, como beber água e realizar exercícios físicos, mas existem algumas dicas mais específicas que você pode realizar na sua casa, como:
- Tomar água morna com limão ao acordar, que proporciona um estímulo maior para o movimento natural do intestino.
- Beber chás naturalmente laxantes, com ingredientes naturais e que não cause maiores danos para o corpo e para o seu bebê.
- Fazer massagens na barriga também pode ajudar a aliviar as dores que seu corpo pode sentir durante essas sensações intensas da cólica intestinal, já que a pressão feita no corpo proporciona um estímulo maior para o intestino se mover.
Essas são algumas dicas que podem tornar mais fácil suportar a dor que esses sintomas podem causar no seu corpo, mas é sempre importante reforçar a ida ao médico para entender melhor as causas da constipação e como melhorá-la.
Se atente aos sinais do seu corpo!
Entender quais sintomas está sentindo e como seu corpo se comunica, é extremamente importante para definir como você vai se cuidar e se livrar de uma vez por todas dessas dorzinhas chatas que podem estar incomodando a sua gestação. Vale lembrar mais uma vez que a constipação não vai afetar seu bebê diretamente, mas todos sabem que a saúde da gestante também é a saúde do feto. Sempre faça consultas com seu médico para entender como o seu corpo pode agir com determinados sintomas.
Por isso, beba bastante água e coma muitas frutas para poder cuidar bem da sua própria saúde, evitando esses tipos de problemas e nutrindo bem seu organismo para que seu bebê possa crescer bem e saudável, pois é isso que toda mãe quer. Por isso, as Fraldas Turma da Mônica Baby são uma ótima opção, pois possui uma linha específica para bebês recém-nascidos, com corte umbilical que proporciona perfeito ajuste ao corpinho do bebê. Ela conta também com fechos macios, barreiras antivazamento e uma fina camada extra que ajuda a manter o bebê sequinho. Que tal conhecer?