; Janela de Sono do Bebê | Pom Pom

Janela de sono do bebê

1 de agosto de 2022

Saber o que é a janela de sono do bebê é fundamental para os pais de primeira viagem. Afinal, o sono de qualidade é um dos principais fatores para a saúde e o desenvolvimento dos bebês. Um bebê pode chegar a dormir cerca de 20 horas por dia, isto é, quase um dia inteiro. 

E está muito enganado quem pensa que o sono só serve para o bebê descansar. É durante as sonecas que o bebê desenvolve diversas habilidades importantes para o seu crescimento, como a memória, a liberação de hormônios fundamentais para seu desenvolvimento, a atenção e até mesmo a modulação do seu sistema imunológico. Bebês que não têm um sono adequado podem ter o seu desempenho comprometido, já que esses desenvolvimentos não vão acontecer da maneira correta.

Portanto, os pais devem se empenhar para que o bebê tenha um sono de qualidade, e isso envolve entender a janela de sono do bebê. Então, os primeiros passos são saber o que elas são e como identificá-las.

O que é a janela de sono do bebê?

E caso você nunca tenha ouvido falar nisso, saiba que a janela de sono do bebê nada mais é do que o tempo que ele passa acordado entre uma dormida e outra, ou seja os intervalos entre os período de sono.

Diferente dos adultos, que dormem cerca de 8 horas por dia, o bebê pode chegar a dormir até 20 horas diariamente, em diferentes horários, acordando algumas vezes ao longo do dia. Em média, essas 20 horas costumam ser divididas em até 10 sonecas ao decorrer do dia.

Como identificar a janela de sono do bebê?

Quanto mais novo for a criança, menor será a janela de sono do bebê. Durante esses períodos, quando bebê está acordado e sem sinais de sono, é que ocorrem as interações entre ele, as pessoas ao seu redor e o ambiente, com brincadeiras, alimentação, amamentação e outras atividades. Aos poucos, as janelas de sono vão se tornando cada vez maiores, e o bebê vai dormindo cada vez menos horas ao dia, mesmo tendo sonecas mais longas.

Passado esse período ativo, o bebê começa a dar sinais de cansaço, o que significa que a janela de sono está acabando. O recomendado é que os pais respeitem ao máximo a janela de sono do bebê, ou seja, colocando-os para dormir no momento adequado, e só acordando-os quando for necessário também.

É preciso acordar o bebê para amamentar?

Muitos pais acabam ficando em dúvida se é preciso acordar o bebê para amamentar, quando ele passa muitas horas seguidas dormindo. Essa indecisão, é natural, principalmente entre pais de primeira viagem, que acabam ficando preocupados com a alimentação do bebê e acabam até acordando-o sem necessidade.

O mais recomendado pelos pediatras é que a amamentação seja em livre demanda, ou seja, se limitando a quando o bebê tiver fome e vontade de mamar.

No caso do recém-nascido, como o seu estômago é pequeno, ele naturalmente vai acordar sozinho pela necessidade de mamar. Mas caso os pais achem que o sono já está se estendendo por muito tempo, por mais de três horas, por exemplo, é indicado que ele seja  acordado para mamar.

Conforme o tempo passa e o bebê cresce, esse intervalo vai naturalmente aumentar, já que ele vai conseguir passar períodos maiores sem precisar mamar e também o leite materno se torna mais encorpado, satisfazendo a criança por períodos maiores. Esse, aliás, é o momento que os pais mais esperam, já que acabam sendo privados do sono para cuidar do bebê, principalmente quando ele ainda é recém-nascido.

O recomendado é que os pais o levem ao pediatra para uma avaliação da amamentação. Se o bebê estiver saudável e o aleitamento estiver estabelecido da forma mais adequada, a necessidade de acordar o bebê para mamar diminui.

E também não há problema em deixar o bebê dormir horas seguidas durante o período da noite. Na verdade, isso é até bastante saudável, para que ele se acostume a dormir durante a noite e passar boa parte do dia acordado.

Quantas horas o bebê pode dormir direto?

Quando se fala na janela do sono do bebê, uma das principais dúvidas dos pais é quantas horas o bebê pode dormir direto. Não há uma resposta exata, e tudo vai depender da idade da criança e também da sua rotina.

Os recém-nascidos dormem quase o dia todo, mas acordam várias vezes ao dia, ou seja, não dormem muitas horas seguidas, apenas entre 2 e 5 horas em cada soneca.

É só a partir dos seis meses de idade que o bebê começa a ter sonos mais longos, podendo chegar a dormir toda a noite, às vezes acordando uma vez de madrugada para mamar.

Alguns bebês dormem mais que os outros, mas caso a mãe desconfie que o bebê dorme horas  a fio por conta de algum problema, é sempre válido levar a criança para uma avaliação com o médico pediatra. Alguns problemas que fazem com que o bebê durma demais podem ser doenças como infecções ou a icterícia. 

Nem sempre haverá algo de errado com o bebê pelo fato dele estar dormindo demais, mas é sempre melhor procurar a avaliação de um médico pediatra. Não é preciso ter receio de ser julgada pelo médico ou pelos parentes e amigos como pais ‘coruja’ ou preocupados demais. A saúde do bebê deve vir sempre em primeiro lugar.

Em alguns casos, o bebê dorme muitas horas porque passa longos períodos recebendo estímulos, como brincadeiras, o que faz com que ele se canse bastante e venha a ter um sono mais longo que o normal. Novamente, vale a recomendação de ficar atento à janela de sono do bebê, para que ele descanse nos momentos certos durante o dia.

Quais são os 3 mecanismos do sono do bebê?

Para que os pais proporcionem um sono de qualidade para o crescimento do bebê, primeiramente é preciso compreender os mecanismos do sono do bebê. Eles são três, e é fundamental que todos estejam alinhados e funcionando, para que o sono não se torne um problema para o crescimento da criança. 

Assim, os pais contribuem para que o bebê tire o máximo de qualidade do seu sono, garantindo um crescimento saudável. E de quebra, o papai e a mamãe também ajudam o seu próprio sono, já que não precisarão acordar várias vezes à noite para cuidar do bebê, não é mesmo?

Neurológicos

O primeiro mecanismo do sono do bebê é neurológico, e tem a ver com os ciclos de sono. A criança precisa aprender a ligar os ciclos de sono, porque quando nasce, ainda não tem essa habilidade, que vai sendo aprendida aos poucos. No começo, é natural que os pais ajudem o bebê a pegar no sono, seja embalando a criança, ou de outra forma.

Com o tempo, o ideal é que essa dependência vá se tornando cada vez menor, até que o bebê consiga entender que dormir não é uma despedida dos pais, mas apenas um até logo.

Biológicos

O segundo mecanismo do sono do bebê é o biológico. Esse mecanismo tem esse nome por ter a ver com o ciclo circadiano (regulação entre dia e noite) e pressão de sono. Para que esse mecanismo funcione bem, é preciso estar atento às janelas de sono do bebê.

Criar um ritual para a hora do bebê dormir, deixar o ambiente iluminado quando o bebê dorme de dia e mais escuro durante a noite, para que o bebê comece a entender o que é dia e o que é noite.

Caso as janelas de sono do bebê não sejam respeitadas e o bebê não durma adequadamente durante o dia, por exemplo, a hora do adormecer será consequentemente mais difícil, já que o mecanismo biológico do sono estará comprometido.

Comportamentais

Por último, mas não menos importante, vem o mecanismo comportamental do bebê. Ele tem a ver com bebês que só conseguem dormir em alguma circunstância, por exemplo se estiverem mamando, no carrinho ou no colo da mãe.

Isso inevitavelmente acaba se tornando um problema, pois nem sempre será possível e viável oferecer essas condições para o bebê dormir, e uma hora ele terá de conseguir dormir sem essas dependências.

Os pais precisam entender o que causa esse costume e tentar retirá-lo aos poucos para que o bebê consiga dormir por conta própria.

Fraldas da Turma da Mônica Baby

Fraldas turma da mônica baby

Seja durante as várias sonecas durante o dia ou quando bebê estiver acordado e interagindo com os pais e com o ambiente ao seu redor, é fundamental contar com a segurança e o conforto proporcionado pelas fraldas da Turma da Mônica Baby

As fraldas da Turma da Mônica Baby possuem até 12h de absorção, barreiras antivazamento, e canal de distribuição que distribui o xixi de maneira rápida e uniforme, tudo para o conforto do bebê e para a praticidade dos pais, ajudando ele a dormir de maneira adequada.