Janela de sono (4 meses)
28 de dezembro de 2022
Se para você dormir é importante, imagina para o seu bebê que acabou de chegar ao mundo? Por isso, adaptações na rotina familiar são fundamentais para garantir que as janelas de sono estejam adequadas ao desenvolvimento da criança, pois é dormindo que os hormônios responsáveis pelo crescimento tem espaço para garantir esse desenvolvimento.
Você sabia que diferente dos adultos que possuem apenas 1 janela de sono durante 24 horas, os bebês possuem um sono polifásico? Ou seja, dormem de 8 a 10 vezes ao dia. É por isso que, entender esse assunto, é tão importante nesse período que ele realmente descansa e acumula energia para o próximo ciclo de atividades. Para entender o que é e como ela funciona, preparamos um conteúdo cheio de dicas para ajudar no cotidiano da família da melhor forma. Acompanhe com a gente.
Como funciona a janela de sono do bebê?
A janela do sono é aquele período de atividades entre as sonecas do bebê, quando ele está acordado e interagindo com o ambiente. É um momento onde ele geralmente se mostra tranquilo e os aprendizados tendem a acontecer com facilidade.
Essa janela possui relação direta com o processo de sono do bebê e suas fases, que transitam de acordo com a adaptação do feto, recém-nascido e lactente, mudando de estado de consciência. Conheça como se configuram as fases:
- A primeira é o adormecer (momento de relaxamento);
- A segunda é chamada de quase sono. (Aqui o bebê está entrando em sono profundo);
- A terceira fase é o sono profundo (diminuição das ondas cerebrais e a liberação de substâncias que promovem a aprendizagem);
- A quarta fase é marcada pela liberação de hormônios do crescimento e restabelecimento de energia;
- Na quinta e última fase, há o aumento da atividade cerebral e o retorno ao sono leve (onde ele está pronto para acordar)
Essas fases são divididas ainda nas seguintes etapas:
- Vigília;
- Sono REM (do movimento rápido dos olhos);
- Sono NREM.
Para saber o tempo dessa janela de sono, precisamos ter em mente que as crianças não seguem necessariamente uma regra sobre isso. Para isso, usamos a lógica de que quanto menor for a idade, menos tempo de janela.
Para exemplificar, um recém-nascido de até um mês possui um intervalo ativo de apenas 40 minutos, já de dois a quatro meses, podem apresentar um intervalo de uma a uma hora e meia de atividades ativas. Com seis meses, essa janela pode ser de até duas horas e meia e com um ano ele pode chegar a quatro horas desperto, sem prejuízo às suas atividades.
Quais são as janelas de sono no primeiro ano?
Cada família possui sua rotina, e como dito acima, cada criança é única. As tabelas sobre janela de sono devem seguir como um guia, mas sempre entenda como funcionam os horários do seu bebê, que pode ser diferente do que está tabelado.
Fazendo isso, você consegue adaptar a rotina da família respeitando o que ele sente. Abaixo você consegue entender a janela média de acordo com cada fase do bebê:
- 0 a 1 mês: 40 minutos;
- 1 a 2 meses: até 60 minutos;
- 2 a 3 meses: até 80 minutos;
- 4 a 6 meses: 1h45 minutos;
- 6 a 8 meses: até 2h30 minutos;
- 8 a 10 meses: até 3h30 minutos;
- 12 meses: de 3 a 4 horas;
Converse com as pessoas mais próximas para que juntos facilitem momentos de descanso de qualidade para o bebê.
Como é a janela de sono de um bebê de 4 meses?
Aos 4 meses, espera-se que o intervalo entre os cochilos seja de 1h45min. Esse tempo pode variar de acordo com vários fatores, como: a rotina dos pais, qualidade do sono diurno da criança, ambiente, etc.
Esse período possui também uma “margem de erro” de 15 minutos para mais ou para menos. O ideal é que você entenda qual a janela de sono do seu bebê para ajudar a promover um sono mais tranquilo para ele.
Como regular o sono do bebê?
Alguns truques podem ajudar nesse momento de regular o sono do bebê, mas não se esqueça que cada criança é única e pode se comportar diferente, por isso, é necessário entender o que melhor funciona para ele. Para ajudar aos pais a entenderem como funciona a rotina de sono e o que é indicado nesse momento, respondemos algumas dúvidas comuns a respeito do sono do bebê:
Reconheça os sinais de sono
Entendemos que a janela do sono finaliza quando o bebê já dá sinais de cansaço e de que necessita dormir novamente. Confira quais são:
- Bocejo;
- Coçar as orelhas;
- Esfregar os olhos;
- Perder o interesse nas brincadeiras;
- Olhar parado;
- Procurar mais colo;
- Esfregar o rosto no peito do cuidador;
- A criança só quer ficar no colo;
- Agitação extrema;
- Choro (principalmente se tiver passado um pouco a hora de dormir).
O ideal é que já nos primeiros sinais, o bebê tenha o espaço para descansar, pois quanto mais tempo se passa, mais incomodado ele fica, prejudicando a qualidade de sono do pequeno.
Horários regulares
Você já reparou que o bebê nasce e estabelece seu sono nos primeiros dias sem levar em consideração o dia e a noite? Por esse motivo eles dormem bastante durante o dia e passam muito tempo acordados durante a noite.
A criança vai começar a entender esse ciclo por volta do primeiro, ou segundo mês de vida. Aos quatro meses ele já precisa estar com seu sono regulado para viver suas experiências no período adequado e também para a qualidade de sono de toda a família. O ideal é iniciar um ritual para o sono entre as 18h e às 20h, período em que acompanha os hormônios que são responsáveis pela indução ao descanso.
Quanto tempo deve durar a soneca do bebê?
Mais do que regular os melhores horários para o bebê dormir, deve-se levar em consideração o clima e a rotina dos pais para que esses horários sejam aprendidos pela criança.
A quantidade de horas que um bebê precisa dormir vai depender da idade e do grau de desenvolvimento. Aos 4 meses, é esperado que o bebê durma de 12 a 16 horas por dia. Esse período pode ser fracionado em períodos de 2 a 2 horas e meia e em 2 a 3 sonecas durante o dia. Já as outras 11 horas no período da noite.
Cochilos durante o dia
Respeitar as sonecas diurnas significa promover um melhor sono a noite para o seu bebê, elas podem durar dos 3 aos 5 anos de idade, mesmo depois de passar a maior parte do dia acordado. Quando você interrompe esse sono, acreditando que o bebê terá mais sono a noite, o que pode acontecer é uma criança mais sonolenta e irritada que não consegue iniciar e manter o sono noturno. Aproveite esses momentos para descansar também, visto que a rotina, especialmente da mãe, é cansativa.
Amamentação e rotina de refeições
Durante a noite, os níveis de melatonina e outros hormônios no leite materno são ainda maiores, por isso, você pode amamentar durante esse período normalmente. Além disso, o leite materno ajuda a aumentar o número total de horas que dura o sono noturno.
Para bebês que já iniciaram a introdução alimentar e já possuem uma rotina de alimentação, é interessante observar se eles não dormem com fome ou se comeu demais antes de dormir, pois o desconforto pode atrapalhar seu sono.
Clima de confiança em casa
Uma grande dica para ajudar no sono é um ambiente de confiança e conforto para o bebê dormir. Esse espaço precisa estar adaptado e ajudar a envolvê-lo, sem grandes distrações, como televisão, luzes e objetos. Deste modo, alguns passos podem te ajudar a tornar o lugar adequado para um sono de qualidade:
- Feche janelas e cortinas para cortar a luz e os barulhos indesejados;
- Mantenha o quarto numa temperatura confortável para o bebê;
- Deixe uma luz branda no quarto, como de um abajur, que não incida diretamente nos olhos do bebê.
Com essas dicas, o ambiente estará pronto para iniciar o ritual de sono de seu bebê.
Dormir com os pais
Apesar de polêmico, a cama (ou quarto) compartilhado serve de estímulo e vínculo para o aleitamento. Independente da escolha dos pais, é interessante entender todos os prós e contras desse procedimento, e pode ser necessária a ajuda de um profissional para tomar uma decisão com mais autonomia.
Cuidados durante o sono
Cuidados com a segurança do seu bebê durante o sono é necessário para que ele tenha sua janela de sono respeitada e com qualidade. As principais recomendações são:
- Coloque nele roupas quentinhas e confortáveis;
- Evite, de toda a forma, que o bebê durma de bruços;
- Verifique se as fraldas são de boa qualidade e estão bem colocadas para não vazar durante o sono;
- Garanta que os cobertores não cubram o nariz e a boca do bebê.
Outro ponto de atenção é o berço, pois é muito comum ter brinquedos, almofadas, bichos de pelúcia e até protetores. Esses acessórios não são indicados para o local em que o bebê irá dormir, pois representam inúmeros riscos para ele.
E para um melhor conforto e proteção, conte sempre com as fraldas Turma da Mônica Baby, elas proporcionam até 12 horas de proteção e uma barreira antivazamento. Assim, você pode ficar despreocupada(o) sabendo que o seu bebê estará em boas mãos.
Como melhorar o sono do bebê
Agora que entendemos como se dá o processo da janela de sono, separamos algumas dicas para te ajudar a promover uma boa noite de sono pro seu bebê:
Deixe o banho para o final do dia: Estabeleça um horário para um banho quentinho e relaxante que vai fazer seu bebê entender que a hora do sono chegou.
Crie um ritual de sono à noite: Diminua o barulho e o ritmo das atividades. Essas pequenas mudanças ajudam o relógio biológico do bebê a amadurecer, já que ele não vem com esse sistema pronto.
Crie um ambiente favorável ao sono: Depois das etapas dos horários para desacelerar a casa e do banho para relaxamento, um lugar favorável para o sono, escuro e silencioso, é preciso para que o bebê entenda que chegou a noite e consequentemente o momento de descanso.
Gostou deste artigo? Aproveite e compartilhe com quem precisa saber tudo sobre a janela de sono do seu bebê.