; Gripe durante a gravidez | Novas fraldas Turma da Mônica Baby. O melhor para o seu bebê.

Gripe durante a gravidez

1 de setembro de 2022

Ficar doente em qualquer situação é sempre ruim, mas quando se trata de gravidez o cenário é mais complicado, pois não são todos os medicamentos e procedimentos que podem ser feitos sem gerar riscos para a mãe e o bebê. Com a gripe não é diferente. Ela geralmente acontece porque o corpo da mulher está mais vulnerável e sua imunidade mais baixa, abrindo espaço para as complicações e sintomas mais intensos.

Por isso que mulheres grávidas e que estão no período do puerpério (período de 45 dias após o parto) estão entre os grupos prioritários para a vacinação contra a Influenza, e é essa prevenção que pode reduzir as chances de pegar gripe na gravidez. Já para a criança, a infecção pode trazer riscos ao seu desenvolvimento e até levar ao nascimento prematuro, dependendo da gravidade dos sintomas. 

De toda a forma, a gripe na gravidez precisa ter o acompanhamento do médico, com a recomendação necessária para que a mamãe e o bebê fiquem bem o mais rápido possível. E é por isso que saber como evitar e tratar gripes durante a gravidez é tão importante. Continue lendo que esse post está cheio de dicas com as maneiras mais seguras de tratar a gripe durante a gravidez. 

Cuidados com a gripe durante a gravidez

Primeiro de tudo, assim que surgir os sintomas, comunique seu médico e siga suas orientações. Durante a gripe, é importante que as gestantes permaneçam descansadas, bebam muito líquido e consumam alimentos que estimulam o fortalecimento do sistema imunológico, como acerola, abacaxi, morango, laranja e tangerina, uma vez que são alimentos ricos em vitamina C. 

Para combater uma tosse muito desconfortável durante a gravidez, você pode beber bastante água para estimular as secreções a diluir. A garganta pode ficar seca e inflamada. A gripe durante a gravidez é facilmente combatida pelo próprio corpo e os sintomas desaparecem após alguns dias. Durante esse período, no entanto, é importante que as gestantes tomem medidas não apenas para evitar a infecção de outras pessoas, mas também para evitar novas infecções, já que o corpo está debilitado. Confira os principais cuidados:

Acompanhamento médico

O acompanhamento do seu obstetra nesse processo é fundamental. Ele quem avalia e entende o que melhor vai funcionar para a gestante durante esse período de acordo com os cuidados que podem ser feitos. Os medicamentos só devem ser usados ​​sob orientação dele, pois muitos são contraindicados durante a gravidez devido ao seu potencial risco para o bebê, como aspirina e ibuprofeno, que são frequentemente recomendados na gripe, mas interferem no desenvolvimento do bebê ou atraso no parto.

Cuidados especiais

Durante o período gripal, é importante que alguns cuidados sejam adotados para evitar novas infecções e a transmissão do vírus para outras pessoas, como:

  • Evitar ambientes fechados e com muitas pessoas;
  • Evitar compartilhar toalhas e talheres; 
  • Evitar apertos de mãos, beijos e abraços;
  • Evitar colocar a mão na boca;
  • Lavar as mãos com frequência (as mãos são as principais vias de transmissão e contágio de infecções).

Imunização

Para quem tem dúvidas se a vacina é a melhor forma de prevenção, a resposta é sim. A vacina contra o vírus da Influenza, do tipo A (H1N1 e H3N2) e do tipo B é a principal forma de prevenção da gripe e deve ser administrada em gestantes e mulheres durante o período de puerpério. É uma prática que se tornou comum ao longo dos anos e apresenta resultados positivos.

A gripe pode passar para o bebê?

A boa notícia é que, no caso de uma gestante que contrair o vírus da gripe, o bebê ainda está seguro, pois o vírus não consegue atravessar a barreira placentária e, portanto, não pode transmiti-lo ao feto. No entanto, se a mãe estiver muito cansada, por exemplo, esse desconforto se refletirá no bebê. Principalmente quando há febre acima de 38 graus e dores de cabeça, que aumentam ainda mais o cansaço e indisposição. 

Como prevenir a gripe durante a gravidez?

Os principais cuidados para prevenção, se assemelham aos cuidados de não transmitir o vírus e devem ser intensificados durante o inverno. Essas medidas precisam ser incluídas na rotina da gestante e incluem: evitar ambientes fechados e contato com pessoas gripadas, lavar as mãos com frequência, não compartilhar objetos pessoais e não levar as mãos ao rosto. 

Essas são medidas simples, porém efetivas, já que os aerossóis em contato com superfícies contaminadas são as formas mais comuns de transmissão da gripe. Outro aliado na prevenção da gripe durante a gravidez é a vacina. A imunização contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e do tipo B é fornecida gratuitamente pelo SUS em todos os postos de saúde do país durante o período de vacinação. No entanto, para quem está grávida, a vacina contra a gripe é dada em qualquer semana gestacional.

Ao contrário do que muitas informações falsas divulgam, a vacina protege a mãe e o bebê. Quando administrada durante a gravidez, os anticorpos são passados ​​da mãe para o feto através da placenta, o que protege bebês recém-nascidos nos primeiros meses de vida.

Quais os sintomas da gripe durante a gravidez?

Os sintomas da gripe durante a gravidez não se diferenciam dos sintomas comuns e podem ser observados já nos primeiros dias de contato com o vírus. São eles:

  • Febre (geralmente acima de 38º);
  • Tosse;
  • Dores no corpo;
  • Dor de cabeça;
  • Dor de garganta (em alguns casos).

Assim que perceber que os sintomas persistem, o ideal é consultar seu médico para receber os cuidados necessários. 

Como tratar a gripe durante a gravidez?

Se antes ao perceber sinais da gripe, a mulher já tomaria algum antigripal ou antitérmico, com a gravidez é preciso entender que nem todos os medicamentos são recomendados, mesmo aqueles mais comuns ou que já tinham o hábito de consumir. É importante ter em mente que neste momento há outro ser dentro de você e que nem tudo que funciona para você, pode funcionar para ele.

Durante as primeiras 12 semanas de gestação a recomendação é evitar todo tipo de medicamento, sendo esse um período de grande importância para que os órgãos vitais do bebê se formem. Alguns médicos indicam que esse tempo pode se estender por até 28 semanas. Por isso, ao perceber sintomas contínuos de gripe , um médico precisa ser consultado para verificar se há a necessidade de entrar com a medicação e qual a mais indicada para esse momento.

Dependendo do estado imunológico da gestante e se está vacinada, a gripe pode apresentar sintomas leves e não deve causar uma maior preocupação. No entanto, lidar com a gripe, mesmo que leve, pode causar muitos desconfortos. Aqui selecionamos algumas dicas para aliviar os sintomas: 

  • Para o nariz entupido: recomenda-se lavar as narinas com soro fisiológico ou aplicar spray de água do mar;
  • Para a garganta: faça gargarejos de água morna e sal;
  • Para diminuir a febre: uma toalha molhada com água fria colocada na testa pode ajudar a diminuir a temperatura corporal.
  • Descanse: fique em casa. Desta forma evita contaminar outras pessoas e dá tempo ao organismo para se recuperar.
  • Beba muita água: ingira líquidos, de preferência água, mas também sucos naturais sem adição de açúcar. Chá e sopa também ajudam a acalmar a irritação da garganta e a prevenir a desidratação que pode surgir associada à febre.

São cuidados simples, que você pode inserir na sua rotina e não demandam medicamentos ou procedimentos trabalhosos, mas lembre-se sempre de consultar o seu médico para entender quais os alimentos indicados neste momento.

Cuide da sua saúde 

Fique calma, tenha os dados de contato do seu médico prontamente disponíveis e ligue para ele a qualquer momento se tiver alguma dúvida ou tomar conhecimento de qualquer uma das emergências mencionadas. Cuidados que antes já eram devidos, neste período tornam-se ainda mais necessários. Mesmo uma gripe comum requer cuidado e atenção durante a gravidez, por isso o acompanhamento com seu médico pode ajudá-la a entender o tratamento adequado e manter o controle emocional, o que é importante tanto para a mãe quanto para o bebê.

Lembre-se de que a gravidez é um momento para fortalecer o seu corpo e se preparar para a chegada de um novo integrante da família. Então qualquer complicação precisa ser investigada para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Aproveite esse tempo, se deixe ser cuidada e descanse. 

Uma mamãe saudável e cheia de amor é tudo que um bebê precisa encontrar quando chegar e para deixar esse momento ainda mais especial, conte com os produto da Turma da Mônica Baby, que possui uma linha completa de fraldas que vão desde o RN até o XXG, garantindo rápida absorção para que a pele do seu bebê não fique em contato com o xixi. Já as toalhas umedecidas Hora da Troca são dermatologicamente testadas e possuem extrato de camomila e algodão garantindo hidratação e toque suave na pele delicada do bebê.