Fezes aquosas em recém-nascido
9 de março de 2023
A chegada de um bebê é um momento mágico e transformador na vida dos pais, mas alguns aspectos da rotina podem ser desafiadores, como a troca de fraldas. Quando abrimos a fralda e encontramos algo diferente do esperado, pode surgir preocupação sobre a saúde do bebê.
As fezes aquosas em recém-nascidos são comuns e geralmente não são motivo de preocupação. Essas fezes são conhecidas como “meconio”, que é a primeira fezes do recém-nascido, e é composta principalmente por líquidos que o bebê ingere durante o período fetal, como muco, líquido amniótico e outras substâncias.
O mecônio é geralmente escuro e pegajoso, e pode ser difícil de limpar. No caso da amamentação, as fezes do bebê podem ser mais frequentes e aquosas do que em crianças que se alimentam de fórmula.
É importante notar que as fezes aquosas podem ser um sinal de problemas de saúde em recém-nascidos. Por exemplo, se elas são frequentes e contêm sangue, podem indicar uma infecção intestinal ou outra condição médica. Se o seu bebê tem fezes aquosas frequentes, é importante consultar um pediatra para descartar qualquer problema de saúde.
É importante lembrar que a amamentação é a melhor forma de alimentação para o recém-nascido, pois o leite materno é o alimento natural e ideal para o bebê, e é rico em anticorpos e nutrientes que ajudam a protegê-lo de doenças e infecções.
O objetivo deste artigo é esclarecer essas dúvidas e tranquilizar os pais, fornecendo informações sobre o que é normal e o que não é quando se trata de fezes de recém-nascidos.
É normal o recém-nascido ter as fezes aquosas?
Nos primeiros dias de vida, o sistema digestivo do bebê ainda é imaturo e passa por algumas transições de acordo com o que ele ingere. O primeiro tipo de fezes que o recém-nascido faz é chamado de mecônio, que é preto-esverdeado e tem uma textura semelhante ao óleo queimado.
Quando o bebê começa a receber leite materno, as fezes vão clareando e mudando de cor, até se tornarem amarelas e aquosas. A coloração pode mudar de novo se o bebê receber outros tipos de alimentos ou medicamentos.
Crianças que não recebem leite materno tendem a ter fezes com uma tonalidade mais forte e uma textura mais espessa. É importante lembrar que essas variações de cor e textura são normais e não devem ser motivo de preocupação, a menos que haja outros sinais de desconforto ou problema de saúde.
O que causa a diarreia aquosa?
É normal as fezes do recém-nascido serem aquosas nos primeiros meses. Mas, eventualmente, pode acabar acontecendo um desregulamento da flora intestinal, causando uma diarreia.
É muito importante avisar o pediatra caso observe uma mudança muito brusca na frequência e na consistência das fezes do seu bebê, pois há uma perda de líquido pelas fezes e isto pode ser perigoso.
A hidratação é extremamente importante para que os órgãos consigam funcionar corretamente e continuar se desenvolvendo. Quando não tratada corretamente, a diarreia pode ser extremamente prejudicial para a saúde do bebê.
Existem alguns fatores que podem acabar causando diarreia no recém-nascido, como, por exemplo:
- Intolerância a lactose;
- Flora intestinal desregulada;
- Uso de medicamentos como antibióticos;
- Bactérias;
- Rejeição a fórmula.
O caso de diarreia pode ser leve ou grave, e pode gerar desconforto e dores para o seu pequeno. Para evitar é importante tomar alguns cuidados como:
- Bebês são imaturos quando a questão é sistema imunológico, por isso, manter as mãos sempre limpas na hora de amamentar ou manusear o recém-nascido é muito importante;
- Lembrar de higienizar os seios antes da amamentação também ajuda a evitar que o recém-nascido contraia qualquer tipo de bactéria;
- Fique atenta aos sinais, quando as fezes perdem a consistência normal e começam a vazar pela fralda, o bebê apresenta desconforto, cólicas, dores abdominais e febre. Esses são sinais de que algo está errado.
Quando se preocupar com as fezes do recém-nascido?
Observar as fezes pode não ser tão agradável, mas tem uma grande importância para a saúde do seu bebê. O aspecto que elas se encontram trazem indicativos que seu pequeno está saudável ou não.
Fique atenta sempre que for fazer a troca de fraldas para ter certeza que está tudo bem, e caso ele apresente as seguintes características, recomendamos que você faça uma visita ao pediatra:
- Fezes brancas: é um sinal de alerta. Seu bebê pode estar com problemas no fígado, que causam alterações no aparelho digestivo;
- Fezes com sangue: pode ser um sinal de prisão de ventre, infecções, intolerância à proteína do leite, inflamação ou infecção gastrointestinal.
Também é importante prestar a atenção no comportamento do seu bebê, como chorar ou apresentar desconforto na hora de fazer cocô, fezes duras ou compactadas, excesso de gases, cólicas, abdominais muito rígidos.
É normal que a frequência em que o bebê faz cocô varie, podendo ficar alguns dias sem sujar a fralda. Caso isso aconteça, é importante verificar se ele está saudável, ativo, mamando normalmente e sem dores abdominais.
Se o bebê estiver incomodado, não mamando direito e com cólicas e dores, procure um médico especializado para entender o motivo do problema. Se ele ficar 4 dias sem fazer cocô, é importante fazer uma visita ao médico para verificar se está tudo certo com a saúde.
Quais são as melhores fraldas para recém-nascidos?
Usar produtos de qualidade para os cuidados diários do seu bebê é fundamental para garantir seu conforto e saúde, principalmente em momentos onde as trocas de fraldas são feitas mais vezes por dia.
Quando se trata de fraldas, escolher uma marca confiável é ainda mais importante. Por isso, uma das melhores opções no mercado são as Fraldas Turma da Mônica Baby que possuem barreira anti vazamento e até 12 horas de proteção durante o dia e a noite.
Outra vantagem de usar as Fraldas Turma da Mônica Baby é que elas possuem uma linha completa de fraldas para diferentes tamanhos e idades, o que garante que você sempre terá a opção certa para o seu bebê, independente do seu desenvolvimento. Que tal conferir todos os nossos produtos clicando aqui?
Usar produtos de qualidade para os cuidados diários do seu bebê é fundamental, e as Fraldas Turma da Mônica Baby possuem um exclusivo sistema de canal que distribui mais rápido o xixi, cintura elástica, que proporciona um perfeito ajuste no corpinho, além de possuir estampas divertidas com personagens da turminha. E ainda são uma opção econômica, o que garante saúde e conforto para o seu bebê sem precisar gastar muito.