; Excesso de sono durante a gravidez: Como lidar? | Novas fraldas Turma da Mônica Baby. O melhor para o seu bebê.

Excesso de sono durante a gravidez: Como lidar?

8 de setembro de 2022

Durante a gravidez, a necessidade de descanso e sono aumenta. Compreensível: um segundo corpo completo está sendo formado dentro de você – ainda que em miniatura – e esse processo custa uma quantidade incrível de energia.

Esta energia não está mais disponível apenas para você, por enquanto, para lidar com sua vida cotidiana e você provavelmente sente isso claramente. Muitas mulheres realmente se sentem como se estivessem doentes ou constantemente à beira de um resfriado e descrevem sua condição como “cansaço extremo”.

A alteração hormonal é parcialmente responsável por isso, pois a progesterona, o hormônio que é cada vez mais liberado durante a gravidez, fornece a dose extra de sonolência.

Explicaremos neste artigo os motivos do aumento de sono em gestantes, o que pode atrapalhar o sono e dicas úteis para que as novas mães possam dormir melhor. Acompanhe!

O que causa sono durante a gravidez?

O aumento da necessidade de sono durante a gravidez provavelmente está relacionado ao hormônio chamado progesterona, que agora está sendo cada vez mais liberado. As horas extras de sono que seu corpo exige  são naturais e úteis durante a gravidez, pois o corpo está passando por grandes mudanças e uma nova pessoa está se desenvolvendo dentro do útero da mulher. Os sintomas podem surgir também se a gestante não conseguir dormir o suficiente.

Por que a gestação causa cansaço?

Muitas mulheres grávidas sofrem de fadiga. A gravidez traz mudanças físicas que exigem muito do organismo. Especialmente nos primeiros meses, muitas gestantes se sentem fracas e exaustas. Esse desconforto geralmente diminui no segundo trimestre e podem voltar no final da gravidez.

O processo gestacional e o parto exigem muito do corpo. As alterações hormonais, em particular, muitas vezes causam inúmeras queixas o que também inclui o cansaço. Algumas mulheres costumam notar uma exaustão incomum mesmo antes da certeza de estarem grávidas, o que unido a combinação de outros sintomas e o teste de gravidez, confirmam a suspeita. Assim que o óvulo se implanta no útero, os níveis hormonais no corpo da mulher mudam, especialmente a progesterona, que aumenta acentuadamente nos primeiros meses e acaba contribuindo para o aumento do cansaço.

A gravidez também traz consigo uma queda na pressão arterial, no açúcar no sangue, e o metabolismo diminui. Mas outras mudanças físicas também o cansam. À medida que a placenta cresce, a medula óssea deve produzir células sanguíneas extras para alimentar o bebê e a placenta. Consequentemente, o coração também é mais desafiado, pois agora tem uma quantidade maior de sangue pelo corpo para bombear.

Às vezes, um hipotireoidismo não detectado ou uma deficiência de ferro (anemia) durante a gravidez também pode causar fadiga. Seu médico pode detectar as duas coisas a partir de uma amostra de sangue.

Também é possível que a dieta e o estilo de vida errado sejam os culpados pelo cansaço, como pouco exercício, ingestão de alimentos gordurosos ou doces e a falta de líquidos, que enfraquecem e promovem o cansaço.

A gravidez é frequentemente acompanhada pelo aumento dos sintomas nas últimas semanas. Enquanto a maioria das gestantes se sentem em forma no segundo trimestre, o esforço físico atinge seu máximo na reta final. 

Como amenizar o excesso de sono?

A gravidez é um processo de muita alegria, mas também de desgaste físico. Durante este tempo, o corpo está correndo a toda velocidade. Portanto, preste muita atenção aos sinais de quando ele pede descanso e relaxamento, e em algumas situações, movimento. Experimente o que é bom para você. Cada mulher reage de forma diferente durante a gravidez. Se as dicas a seguir não ajudarem você, discuta isso com seu médico.

As dicas a seguir geralmente ajudam contra a fadiga e o cansaço:

Faça exercícios

Gravidez e esporte não são uma contradição em termos. Em uma gestação sem complicações, esportes leves, como yoga ou natação, estimulam a circulação. O oxigênio é um aliado contra o cansaço e os sintomas da gravidez podem ser reduzidos se você se exercitar regularmente ao ar livre.

Descanse

Mime-se com descanso, relaxamento ou uma soneca curta quando seu corpo pede. Mas cuidado, muito sono torna a circulação ainda mais lenta. Se você tem pressão baixa, banhos alternados suaves estimulam a circulação sanguínea. 

Os banhos com alecrim, por exemplo, também têm um efeito ativador (mas não devem ser muito quentes) e ajudam a combater o cansaço. No entanto, converse com seu médico antes de usar para saber se essas medidas são adequadas para você.

Cuide da alimentação

A gravidez é frequentemente acompanhada de deficiência de ferro, o que pode deixá-la cansada. Uma dieta rica em ferro e vitamina C para melhor absorção desse nutriente, pode ser a solução.

Faça uma dieta equilibrada com pequenas refeições saudáveis ​​distribuídas ao longo do dia, em vez de porções grandes e gordurosas. Coma doces com moderação e hidrate-se o suficiente. Água, suco e chá ajudam a prevenir a fadiga.

Em qual mês o sono fica regular?

Apesar do cansaço onipresente, pode haver problemas para dormir. Isso soa contraditório, mas estar cansado e realmente ser capaz de adormecer rapidamente são duas coisas diferentes, infelizmente. Seu corpo agora está trabalhando a toda velocidade o tempo todo, independente de seus hábitos de sono antes da grávidez.

Além disso, durante a gestação, há mais reflexão sobre como será o resto da gravidez, o nascimento e a vida com o bebê. Esses loopings mentais também podem mantê-la acordada quando você realmente quer dormir.

Existem três estágios da gravidez, determinados pelos trimestres da gestação. Confira:

  • Dormir no 1º trimestre de gravidez

Nos primeiros 3 meses da gestação, a progesterona está em pleno andamento. Isso significa que você está extremamente sonolenta. Você também sente falta de energia porque seu corpo está usando toda a sua força para garantir o desenvolvimento ideal do seu bebê. No entanto, você pode ter problemas para adormecer e permanecer dormindo, pois seu corpo precisa de descanso, mas não necessariamente de sono. Isso faz com que você se deite com frequência, mas em vez de dormir, você começa a meditar. Essas ruminações continuam a impedir que você adormeça.

  • Dormir no 2º trimestre de gravidez

Já do terceiro ao sexto mês da gestação seu corpo precisa de menos sono profundo. Isso significa: você pode estar dormindo mais do que no primeiro trimestre, mas não necessariamente se sente mais descansada. A fadiga segue você ao longo do dia e afeta seu desempenho. Devido aos hormônios, muitas vezes precisa ir ao banheiro à noite e isso faz com que acorde mais vezes. Mesmo estando no segundo trimestre, seus pensamentos continuam girando e impedem que você pegue no sono com facilidade.

  • Dormir no 3º trimestre de gravidez

Do sexto ao nono mês de gestação, as dificuldades físicas aumentam significativamente devido ao tamanho da criança. As visitas ao banheiro continuam a aumentar à medida que o bebê pressiona a bexiga. As restrições de movimento devido ao estômago também impedem que você durma e suas posições habituais precisam mudar. 

As dores nas costas e no peito podem mantê-la acordada, assim como cãibras na panturrilha (devido à falta de magnésio), azia e preocupações com o nascimento e a vida após ele. Muitas mulheres grávidas também relatam pesadelos aumentados durante este trimestre.

Lembrando que cada mulher tem uma experiência diferente com a gestação, pode ser que você sinta todos esses sintomas e desconfortos, mas pode ser que não sinta absolutamente nada. Apesar da fadiga e dificuldades que possam surgir, gerar uma vida é uma dádiva e um momento mágico que faz com que as mães curtam até as adversidades, pensando na vida de amor que a espera após o período gestacional.

Gravidez: O que não é aconselhável quando está cansada

A gravidez e a amamentação são fases da vida em que as mulheres devem evitar ao máximo medicamentos e estimulantes. Se o cansaço for devido a uma deficiência de ferro, só pode tomar suplementos de ferro após consultar o seu médico. Além disso, evite beber muita cafeína (café, chá preto, e bebidas de cola) para combater a fadiga. A gravidez é um período sensível quando se trata do consumo do estimulante, a cafeína afeta o fluxo sanguíneo para a placenta e o crescimento do embrião e, portanto, deve ser consumida com moderação, se for o caso.

A gravidez é uma boa preparação para o tempo com a criança, também aqui você sempre se encontrará diante de fases desafiadoras. O bom delas é que elas passam, mas sempre trazem um aprendizado. Seus problemas de sono durante a gravidez – por mais estressantes que sejam neste momento – mudarão novamente após o nascimento. Então, curta cada fase.

E para aproveitar esse momento  bom e manter o seu bebê protegido, conte com as Fraldas Turma da Mônica Baby, que possuem um exclusivo sistema de canal que distribui mais rápido o xixi e barreiras antivazamento. Além de uma fina camada extra que ajuda a manter o bebê sequinho por até 12 horas.