Etapas da educação infantil
6 de junho de 2022
As experiências das crianças em seus primeiros cinco anos demonstraram ter um impacto significativo em seus resultados de desenvolvimento mais tarde. Como resultado, é importante que os pais e aqueles que trabalham com crianças entendam exatamente o que acontece durante as etapas da educação infantil, que impacta diretamente no desenvolvimento.
Isso permite o entendimento das necessidades de uma criança de forma eficaz e garante que ela tenha o suporte necessário para iniciar seu aprendizado.
Para ajudá-lo a entender os primeiros anos, este artigo fornecerá orientações sobre as etapas da educação infantil, os marcos que as crianças alcançam em cada estágio e como incentivar o desenvolvimento. Vem com a gente!
Quais são as etapas da educação infantil?
As etapas da educação descreve a maneira como uma criança cresce, muda e desenvolve suas habilidades, não apenas físicas, mas também sociais, emocionais, cognitivas e comunicacionais.
O desenvolvimento infantil pode ser dividido em cinco fases:
- Recém-nascido (0-3 meses)
- Bebê (3-12 meses)
- Criança (1-3 anos)
- Idade pré-escolar (3-4 anos)
- Idade escolar (4-5 anos).
Em cada um desses estágios, as crianças atingem diferentes marcos. A seguir, descreveremos quais são esses marcos, dando a você uma ideia do desenvolvimento em cada etapa da educação infantil.
Entenda como elas são divididas no Brasil:
Maternal 1
Ocorre em torno dos 4 aos 11 meses de vida e é o primeiro estágio escolar, no qual a criança realiza o primeiro contato com o mundo externo, expandindo seu contato social.
Nessa primeira etapa da educação infantil, as crianças precisam aprender a se comunicar com todos ao seu redor. Então, o domínio da comunicação e da fala são estimulados.
Além de aprender o idioma, eles aprendem a se revezar na conversa e a categorizar o mundo ao seu redor. Isso pode ser extremamente difícil e leva a erros interessantes, por exemplo, quando uma criança aprende que um objeto redondo é uma ‘bola’, ela precisa descobrir se isso significa que tudo o que é redondo também é chamado de bola. A lua é uma bola, e por que não? Leva tempo para entender o que separa uma palavra da outra.
Maternal 2
Essa é a segunda etapa da educação infantil e nesse período o bebê começa a compreender os limites do seu corpo e estimular seus sentidos se relacionando com o mundo ao seu redor. É momento de explorar e descobrir.
Por isso, nessa etapa o ensinamento é baseado no estímulo sensorial e motor, com jogos e brincadeiras.
Nessa fase a criança está desenvolvendo o domínio físico. O corpo aumenta em habilidade e desempenho ao longo do tempo, passando pelo grande desenvolvimento motor, em que aprende a usar grandes músculos como braços e pernas. Já os pequenos movimentos, são quando começa a usar os músculos para fazer movimentos precisos usando as mãos e os dedos.
Jardim 1
Quando a criança atinge essa etapa da educação infantil, significa que permanecerá desenvolvendo as funções motoras e cognitivas e intensificará a linguagem. Esse é um período no qual o salto de desenvolvimento ocorre muito acelerado. É o momento ideal para estimular a aprendizagem.
Aqui, ela vai trabalhar o domínio social e emocional. As identidades das crianças, autoimagens e percepções de sentimentos evoluem à medida que crescem. Eles também desenvolvem relacionamentos com os outros e aprendem a socializar.
Jardim 2
Aqui atingimos a última etapa da educação infantil, quando o princípio será estimular o domínio cognitivo.
Processos cognitivos são funções de nível superior do cérebro, incluindo pensar, saber, lembrar, julgar e resolver problemas. À medida que se desenvolvem, as crianças aumentam sua compreensão do mundo, melhoram sua memória, ganham melhor concentração e refinam suas habilidades de resolução de problemas. Portanto, é a etapa ideal para estimular, desenvolver e aprender.
Por que a Educação Infantil é importante?
A razão pela qual o desenvolvimento da primeira infância é tão importante, é que ele estabelece as bases para o resto da vida das crianças. O cérebro é mais receptivo durante os primeiros cinco anos de vida, o que leva a experiências iniciais com um enorme impacto no desenvolvimento de conexões neurológicas. Isso influencia no funcionamento do cérebro das crianças ao longo de suas vidas.
Mais especificamente, o desenvolvimento da primeira infância tem um impacto direto no comportamento das crianças, habilidades sociais, limites emocionais, capacidade de formar relacionamentos próximos, prontidão escolar e nível de desempenho, mesmo na idade adulta.
O que se aprende na Educação Infantil?
Durante os primeiros anos de vida, a criança aprende muito sobre si e sobre o mundo ao seu redor, e os pais são seus primeiros professores. Os pais os ensinam a falar, a andar, a se alimentar.
Eles também são responsáveis pela iniciação do aprendizado, como o alfabeto, as formas e as cores e, até mesmo, como contar e soletrar palavras muito simples. Deste modo, para um desenvolvimento saudável, as crianças precisam de estimulação ativa e interação com os outros. É aí que a educação infantil é benéfica.
É nas salas de aula que as crianças aplicam o que seus pais lhes ensinaram em um ambiente prático e têm suas primeiras interações com pessoas fora de sua família. Começando com crianças de até dois anos, os professores as orientam por uma transição importante e supervisionam seu aprendizado.
A educação infantil concentra-se em “aprender brincando”, proporcionando uma atmosfera prática e interativa onde as crianças aprendem sobre si brincando com outras crianças.
Os professores de educação infantil, tornam-se um “pai substituto”, sua primeira fonte de orientação para brincar com os outros e formar amizades. Eles os ensinam como compartilhar, como revezar e ter boas maneiras. Lições que permanecem com eles e evoluem em cada fase crucial de sua vida.
Crianças mais novas também têm mais demandas físicas do que os alunos mais velhos. Muitas pré-escolas incorporam um tempo de soneca em sua programação para aliviar a exaustão após uma longa manhã de brincadeiras e aprendizado.
A hora do lanche também é incorporada a esses horários, que servem como uma ótima oportunidade para ensinar boas maneiras à mesa de seus alunos. Ensinar crianças pequenas requer tarefas contínuas e respeito por seu tempo de aprendizado. Pode ser uma tarefa assustadora, mas ao final, valerá a pena o esforço.
Qual a importância da escola no desenvolvimento infantil?
A aprendizagem na escola fornece às crianças a base que permite o desenvolvimento saudável e o sucesso acadêmico, incluindo maior realização educacional e sucesso na vida.
As avaliações de entrada no jardim de infância, quando bem projetadas e bem usadas, têm o potencial de apoiar o aprendizado equitativo de alta qualidade, orientando a instrução e apoiando o desenvolvimento integral da criança.
No entanto, quando mal concebidos ou mal utilizados, podem fomentar práticas de ensino deficientes e exacerbar a desigualdade educacional.
A importância da escola no desenvolvimento infantil é que ela contribui para a criança ampliar seu conhecimento de diversas maneiras: fisicamente, socialmente, e emocionalmente. Como também em linguagem, alfabetização e em habilidades de pensamento (cognitivas):
- O desenvolvimento físico é a maneira como a criança move seus braços e pernas (grandes habilidades motoras), dedos e mãos (pequenas habilidades motoras);
- O desenvolvimento social ajuda a criança a se dar bem em sociedade. Os professores trabalham para que elas respeitem uns aos outros e trabalhem em conjunto;
- O desenvolvimento emocional permite que a criança entenda seus sentimentos e os sentimentos do outro;
- O desenvolvimento da linguagem e da alfabetização ajuda a entender e se comunicar por meio da fala e escrita.
- E as habilidades de pensamento, ou cognitivas, se desenvolvem à medida que as crianças aprendem a pensar de forma mais complexa, tomar decisões e resolver problemas.
Conclusão
A educação na primeira infância é um termo que se refere ao período de tempo desde o nascimento de uma criança até quando ela entra no jardim de infância. É um momento importante na vida das crianças, pois é quando elas aprendem pela primeira vez a interagir com os outros, incluindo colegas, professores, pais e começam a desenvolver interesses que os acompanharão por toda a vida.
Sabemos que para os pais o momento de iniciação escolar pode gerar dúvida e preocupação e, que para isso, é preciso contar não apenas com instituições e profissionais capacitados, mas também com produtos de qualidade para que os pequenos possam se desenvolver.
E é por isso que as fraldas Turma da Mônica Baby existem, para garantir que a criança se concentre em seu aprendizado, enquanto turminha cuida e protege. As fraldas possuem até 12 horas de absorção e barreira antivazamento, para que o seu bebê fique sequinho enquanto aprende.