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Desenvolvimento motor infantil de 0 a 6 anos

8 de junho de 2022

O desenvolvimento motor infantil progride rapidamente nos primeiros anos de vida. De mal conseguir se mover a engatinhar, ficar em pé e caminhar, as crianças estão constantemente refinando suas habilidades de movimento. Este artigo explora os diferentes estágios do desenvolvimento motor e como os pais podem fazer para ter uma visão macro do crescimento de seus filhos.

O que é desenvolvimento motor?

O desenvolvimento motor é como chamamos o processo de mudança no comportamento, postura e movimento da criança de acordo com sua idade. São processos de maturação complexa e que se ligam entre si. É também onde acontecem as mudanças de crescimento e amadurecimento do organismo e seus sistemas. 

Um desenvolvimento motor adequado pode ser decisivo para a criança, proporcionando melhores interações sociais, intelectuais e culturais no futuro.

Ele se inicia ainda na vida uterina, com a maturação neurológica, o crescimento físico, a construção das habilidades que tem relação com o comportamento e as esferas cognitivas, sociais e afetivas.

Na primeira infância, que é período que contempla a idade de 0 aos 6 anos, é quando a criança está mais receptiva aos estímulos externos e quando a evolução motora é mais evidente. Nesse período, é muito importante que seja realizado o acompanhamento adequado do desenvolvimento da criança, pois o diagnóstico precoce de doenças motoras em estágios iniciais facilita o tratamento, deixando-o muito mais eficiente se for descoberta nos primeiros anos de vida. 

Esse desenvolvimento pode ser diferente para cada criança, mas existem marcos motores importantes como: o controle da cabeça, rolar, arrastar, sentar,  engatinhar e a marcha, já no final do primeiro ano, que são indicadores de que tudo está acontecendo como o esperado. 

É importante observar todos esses períodos, e ninguém melhor do que os pais para verificarem se existe alguma estagnação e conversar com o pediatra para que esses sinais sejam investigados. Dessa forma, observamos que os primeiros anos de vida são os mais importantes para todo o desenvolvimento físico e mental da criança e servirá de base para toda a vida dela. 

O que esperar do desenvolvimento motor infantil?

Mesmo quando o bebê está dentro do útero, existem exames e análises para verificar seu estado. Essa é maneira que os especialistas verificam se tudo está acontecendo conforme o esperado e se o seu filho está atingindo os marcos de desenvolvimento. 

Depois do nascimento essa observação ainda é fundamental e, mesmo que a evolução possa ser diferente para cada pessoa, os marcos do desenvolvimento infantil precisam ser levados em consideração. 

É considerado que a criança apresenta sinais de atraso no desenvolvimento quando ela não atinge ou demora para avançar nos parâmetros estabelecidos. Abaixo você pode conferir quais são os principais marcos de desenvolvimento até os 6 anos de idade.

De 0 a 6 meses

Até os seis meses de vida, as interações da criança são reflexos de respostas motoras involuntárias aos estímulos externos e que, com o tempo, vão desaparecendo e em seu lugar ficam os movimentos propositais às reações de equilíbrio, postura e também as respostas de proteção.

De 6 meses a 1 ano

É aqui que os primeiros sons aparecem. Sílabas repetidas como ba-ba, pa-pa e ma-ma ficam mais frequentes. Também já sentem os objetos com o tato e os transferem de uma mão para outra. O que ajuda, pois geralmente é próxima a essa fase que se inicia a introdução alimentar e o contato direto com as texturas da comida, que também contribuem positivamente para esse desenvolvimento. Os principais marcos dessa fase são: 

  • A partir dos 6 meses: O bebê já se posiciona no chão para brincar com maior domínio do corpo, rola para trás e frente e alcança os objetos de desejo com as mãos. Sua coordenação olho-mão e sua visão se aproxima da de uma pessoa adulta. 
  • Entre 6 e 7 meses: Ganha maior sensibilidade às vozes e nos tons que ouve. Vira a cabeça em direção ao som que chamam e compreende algumas palavras, como seu próprio nome, mama, papa e etc. Aqui ele já senta, mesmo que com ajuda de apoio.
  • De 8 a 12 meses: É nessa fase que o bebê tem a sua principal formação no que se refere a se locomover. Ele começa a engatinhar, se movimentar melhor e sentar-se com mais facilidade. Em alguns momentos ele até pode arriscar alguns passos com apoio. Por volta dos 11 meses ele já é capaz de responder a chamados e compreender totalmente o seu próprio nome. Também é aquele momento em que suas interações estão mais interessantes, o bebê começa a bater palmas e dar tchau, bem como levar a colher até a boca, já que sua introdução alimentar já foi iniciada. 

De 3 a 6 anos

Quando a criança completa 3 anos é esperado que já consiga interagir com outras crianças, fazendo alguns amiguinhos, mas que também tenha momentos de brincadeiras sozinho. A comunicação está sendo lapidada e o aprendizado permanece constante.

Com 4 anos, já possui uma imaginação muito mais trabalhada e se comunica muito melhor com seus pais e pessoas de convívio. Seu vocabulário pode incluir cerca de 1.500 palavras. Também já é capaz de brincar com uma bicicleta ou patinete e fazer atividades que envolvam equilíbrio e se vestir sozinha também. 

Entre 5 e 6 anos é quando acontece aquela famosa fase das perguntas sobre tudo. Neste momento a criança tem sua curiosidade muito latente e quer saber o “porquê” de tudo. A criança demonstra suas vontades e exigências nessa fase, sempre reforçando o que quer e o que não quer fazer, e a ter pequenos conflitos relacionados às suas emoções. Outros marcos importantes são:

  • Tem dificuldade de assumir a culpa pelo seu comportamento e aprende a culpar outras pessoas pelas atividades que ela fez, para não ser reprovada.  
  • Adquire uma noção de consciência do que é certo e errado.
  • Sabe diferenciar objetos pelo seu padrão (se é redondo, quadrado, amarelo, vermelho e etc)
  • Compreende que representações gráficas ou de desenhos podem significar objetos reais. 
  • Percepção de conceitos de espaço e quantidades, como mais, menos, debaixo, maior e etc.
  • Em suas funções motoras, acontece um avanço onde ela consegue transportar utensílio sem deixar cair o conteúdo, usar uma tesoura, uma caneta, dar nós e etc.
  • Inicia a fase de leitura e pode aprender a ler sozinha com as associações dos símbolos das letras.
  • Consegue pronunciar melhor as palavras.

O que é fundamental avaliar durante as fases de desenvolvimento?

Outro ponto muito importante de ser observado é a esfera do desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Ele diz respeito à capacidade que o bebê desenvolve durante o amadurecimento do sistema cerebral e nervoso que rege as sinapses mentais e também habilidades motoras. 

Também é um processo de modificação do comportamento de acordo com a idade. Interessante entender como essa formação se dá, pois é a partir das interações com o mundo que a criança se desenvolve e essa estimulação sensorial tem importância fundamental nessa formação.

Essa observação tem um papel definitivo, pois é nos primeiros anos que essas habilidades precisam ser olhadas e em caso de qualquer disfunção, um acompanhamento especializado é necessário para prever qualquer defasagem no desenvolvimento neuropsicomotor da criança. 

Abaixo os pontos de maior importância de observação nesse período: 

Psicomotricidade

A Psicomotricidade é um dos mais importantes marcos do desenvolvimento da criança, pois é a ciência que faz a ligação entre os aspectos emocionais, motores e cognitivos em todas as etapas de vida do indivíduo, indicando sua maturidade para lidar com os conflitos e resolver os problemas. Ela pode ser dividida em: 

PSI: São os aspectos emocionais;

CO: São os aspectos cognitivos;

MOTRIC: São os movimentos humano;

IDADE: São as etapas de vida do ser humano.

Nesse compilado de termos acima, estão a lateralidade, a organização e a noção espacial, que juntos formam os principais pontos de desenvolvimento da criança, bem como a estrutura espacial e o esquema corporal.

Fala

A fala tem sua importância no desenvolvimento da criança, pois é a capacidade de organizar pensamentos e externá-los. É uma habilidade aprendida na primeira infância e é aqui que o vocabulário deve ser avaliado junto com a articulação das frases. 

Consciência fonológica

Essa é a habilidade de manipular os sons do nosso idioma. É quando se percebe que a palavra pode começar e finalizar com o mesmo ou outro som e também a função que antecede as técnicas usadas na alfabetização e no aprendizado da criança. Desenvolvendo essa habilidade, a criança expressa maior facilidade para emitir palavras complexas.

Sociabilidade

Essa fase é onde acontece a mudança de interações gestuais para as palavras e outras ações. É um período marcado por grandes mudanças e onde vamos atribuindo significado às pessoas e objetos que temos por perto. A sociabilidade é um dos marcos mais importantes, pois desde muito cedo aprendemos a interagir com o ambiente e pessoas ao nosso redor. 

Aqui também acontecem os vínculos afetivos e de amizades, e onde as emoções ficam mais sólidas devido ao convívio com outras crianças. A noção de uma vida em comunidade e do individualismo é um importante indicador de desenvolvimento  neuropsicomotor.

FAQ

Acompanhar o desenvolvimento de uma criança é algo muito prazeroso. Sempre aprendemos um pouco à medida que eles avançam em suas experiências, mas mesmo entendendo que cada criança possui suas particularidades, muitas dúvidas ainda rondam a cabeça de muitos pais e tutores, principalmente, quando se é o primeiro contato. Por isso, separamos as principais dúvidas relacionadas ao desenvolvimento motor da criança.

Com quanto tempo o bebê começa a sentar?

Os bebês começam a ter um maior domínio de seu próprio corpo a partir dos 6 meses de idade. É nessa fase que eles já sustentam a cabeça e sentam, mesmo que com ajuda de apoio. 

Com quanto tempo o bebê começa a engatinhar?

Os bebês começam a se locomover com maior habilidade e iniciam o processo de  engatinhar por volta dos 8 meses. 

Com quanto tempo o bebê começa a andar?

A idade comum é entre os 12 e 18 meses de vida, quando o equilíbrio já vem sendo trabalhado, pois entende-se que a criança já engatinha e está desenvolvendo essa habilidade.

Quais as melhores fraldas para bebês?

Desenvolvimento motor infantil de 0 a 6 anos

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Acompanhamento é fundamental

É preciso entender que esses marcos podem demorar para aparecer em algumas crianças, e que esse atraso não é motivo para preocupação. Algumas crianças desenvolvem algumas habilidades primeiro que outras e não significa, necessariamente, que ela não está se desenvolvendo adequadamente. 

De qualquer maneira, a observação dos pais é fundamental nessa primeira fase, para verificar quando algo não estiver normal e procurar o auxílio de um pediatra, que possui a expertise necessária para avaliar a criança e, caso necessário, direcionar para um especialista.

Agora que você já entendeu tudo sobre as fases de uma criança, envie este artigo para aquela pessoa que também está com dúvidas sobre os marcos de desenvolvimento.