Desenvolvimento da fala do bebê
25 de julho de 2023
Ao longo do primeiro ano de vida, a criança já dá grandes passos no desenvolvimento da fala. No momento em que completa seis anos, geralmente, esse sentido já está completo. Mas o que acontece nesses primeiros anos de vida? Como seu bebê passa das primeiras palavras, quase que incompreensíveis à articulação de frases completas?
Neste artigo, apresentamos os marcos mais importantes no desenvolvimento da fala do bebê. Também damos dicas sobre como você pode facilmente promover a evolução da linguagem de seu filho na vida cotidiana. Afinal, as fraldas Turma da Mônica Baby estão presentes nos melhores momentos do início da vida e introduzir esse tema tão relevante para os pais, cria um espaço de diálogo e apoio com informações.
Importância do desenvolvimento da fala
A fala é o meio mais importante de compreensão na interação humana e as crianças só a aprendem quando estimulam o diálogo com demais crianças ou adultos. Os bebês não podem ser “ensinados” a falar, no entanto, os pais, têm uma grande influência no desenvolvimento da linguagem de seu filho desde o início. Para poder desenvolver a fala, a criança precisa de atenção e contato com outras pessoas. Ela deve se sentir aceita, experimentar amor e receber estímulos linguísticos suficientes.
Importância da interação verbal desde o nascimento
A base do desenvolvimento da linguagem pode ser estimulada antes mesmo do nascimento. A capacidade de ouvir do bebê já está se desenvolvendo no útero. Lá ele é exposto a uma variedade de sons, como da digestão e o fluxo do sangue da mãe, além dos ruídos externos que também podem chegar até a criança. O bebê percebe isso e já pode reconhecer a voz dos pais logo após o nascimento.
Desde o primeiro dia fora do útero a criança já demonstra um gosto especial pelas vozes humanas, pois nenhum som é tão interessante quanto a voz. Em primeiro lugar, não é tão importante o que é dito, mas como algo é dito. Sem perceber, os pais geralmente mimam o recém-nascido com a linguagem, acolhendo-o com o toque e também com a voz. Desta forma, ele experimenta a atenção, a proximidade e o calor e pode se sentir aceito e bem-vindo. A fala é, portanto, um elo importante na relação entre pais e filhos desde o nascimento, muito antes de a criança poder falar por si mesma.
Desenvolvimento da fala nos primeiros meses
Por volta dos 2 a 3 meses, o bebê se torna encorajado a prestar atenção aos movimentos da boca e lábios quando falam com ele, e aprende que determinadas falas pertencem a certas situações. Dessa forma, sua compreensão da linguagem se desenvolve.
Vocalizações de prazer e dor
A primeira expressão de um bebê logo após o nascimento é o choro. Esse grito é o começo do desenvolvimento do som. O bebê o usa para expressar suas necessidades, por exemplo, fome, cansaço ou desconforto. Nas primeiras interações com o pequeno é indicado respondê-lo com tranquilidade, assim, ele aprenderá que “falar” (emitir sons) atenderá às suas necessidades, vocalizando sons de prazer ou de dor.
Embora os pais tenham anseio pelo primeiro choro do bebê, os choros no meio da noite não são nada agradáveis. Mas, no início, gritar e chorar é a única forma de um bebê comunicar que algo não lhe convém. E aos poucos os pais vão interpretando cada som, cada choro e cada gesto.
Os pais se adaptam muito rapidamente às vocalizações do bebê. Depois de apenas algumas semanas, eles já podem dizer claramente se o bebê está chorando de tédio ou se tem um problema sério.
Reconhecimento de vozes familiares
O bebê é um explorador nato e pode distinguir diferentes sons desde recém-nascido. Via de regra, ele responde a um discurso calmo e amigável com uma expressão satisfeita, enquanto as discussões ou gritos têm o efeito oposto. Além disso, nos primeiros meses o pequeno já consegue identificar de onde vem um som e virar a cabeça na direção correta e identificar vozes familiares. Há muitos relatos de pais que falam com seus bebês desde a barriga e que relaxam seus pequenos com suas vozes após o nascimento.
Desenvolvimento da fala dos 6 aos 12 meses
O bebê aprende muito nos primeiros seis meses de vida e depois salta para uma segunda etapa do primeiro ano. Pode ainda não ser capaz de entender o conteúdo de palavras ou frases individuais, mas muitas delas se tornaram tão familiares para ele quanto às atividades do dia a dia associadas a elas.
Neste período está se tornando mais móvel e se interessando cada vez mais pelo ambiente, explorando objetos com as mãos, com a boca, com os olhos. Ao fazer isso, é importante estimular as palavras de encorajamento e descrever objetos que ele passa tanto tempo estudando. Assim fica ainda mais fácil fazer associações.
Balbucio e repetição de sons
Os bebês tentam se comunicar desde o início. Nos primeiros meses de vida já mostram um grande interesse nas vozes que ouvem, principalmente quando a mãe e o pai falam ou cantam algo para eles. Mas os bebês são conhecidos por usar suas próprias ferramentas de fala. Embora nem sílabas, nem palavras saiam da boca, às vezes sai um balbucio alto ou repetições de sons e sílabas que vão aprendendo com o tempo.
Reconhecimento e resposta a palavras simples
Os bebês sentem-se encorajados a experimentar diferentes movimentos de língua e lábios. Por volta dos 6 a 9 meses, produz cada vez mais sequências de sílabas. Às vezes, praticam um balbucio sozinho enquanto brinca, já em outras também imitam o som de algumas palavras para que os pais possam entrar em um pequeno diálogo. Essa interação se dá devido ao estímulo e ao reconhecimento de palavras cotidianas como “mamãe” e “papai”.
Interação verbal com os pais e cuidadores
As crianças aprendem mais facilmente quando se divertem. Quanto mais felizes, despreocupados e criativos os pais lidarem com a linguagem, mais confiantes os filhos estarão para aprender. Dessa forma, a interação com os pais e cuidadores, seja em ambiente escolar ou em casa, é primordial para evolução da fala.
Desenvolvimento da fala dos 12 aos 18 meses
No primeiro ano de vida o bebê já passou por grandes saltos de desenvolvimento, principalmente com a fala. Reconhecendo melhor vozes familiares, balbuciando, imitando sons ou sílabas, e dos 12 aos 18 meses, outras etapas poderão surgir como:
Aumento do vocabulário
Em algum momento, o desenvolvimento vai da audição pura para a compreensão. As crianças experimentam sons individuais, elas tentam imitar o que ouvem. As palavras são primeiro compreendidas antes de serem faladas. É por isso que o vocabulário passivo também é maior do que o número de palavras que são faladas.
Funciona da mesma forma para nós, adultos. Se você já aprendeu uma língua estrangeira, deve se lembrar: entendemos a outra língua muito mais rápido do que falamos. Dessa forma, a criança já começa a falar e aos poucos aumenta seu vocabulário.
Formação de frases simples
Em média, as crianças com cerca de um ano de idade têm um vocabulário ativo de duas a três palavras. Eles costumam dizer as coisas do dia a dia primeiro como: mamãe, papai, nomes de irmãos, bola, auau, miau e por aí vai.
Além dessas palavras que as crianças usam ativamente, elas entendem cerca de 50 a 100 palavras. Depois que as primeiras finalmente saem dos lábios, o desenvolvimento da fala geralmente avança aos trancos e barrancos, com formação de frases simples ou tentativas.
Uso de gestos e expressões faciais para se comunicar
Outro recurso dos pequenos são os gestos ou indicações do que eles querem dizer. Dessa forma podem demonstrar melhor o que precisam ou o que sentem por meio de expressões faciais e até mímicas. O importante é que nessa fase o elo entre pais e filhos já foi construído e o entendimento já está mais fluido.
Desenvolvimento da fala dos 18 aos 24 meses
Durante o período dos 18 aos 24 meses de vida, ocorre um salto significativo no desenvolvimento da fala das crianças. Nessa fase, os pequenos começam a experimentar um aumento notável na compreensão e na produção de palavras, já dominam de 50 a 200 expressões e já podem arriscar frases maiores.
É um período emocionante, repleto de descobertas linguísticas e progresso na comunicação verbal. Vamos explorar mais a fundo esse importante marco no desenvolvimento da fala infantil.
Desenvolvimento da gramática e sintaxe
Existem grandes diferenças de desenvolvimento de criança para criança. Os erros de fala durante o desenvolvimento da linguagem também são naturais. A compreensão da linguagem e a necessidade de comunicação da criança antecedem sua habilidade de aprender a falar. Isso ocorre principalmente porque a coordenação dos movimentos de lábios, língua e laringe ainda não estão estabelecidas.
Habilidade de formar frases mais complexas
Com o passar dos meses e o enriquecimento do entendimento das palavras e ampliação do vocabulário, a criança começa a combinar as palavras aprendidas de forma simples e a partir disso desenvolver frases maiores e mais complexas.
Uso de pronomes e verbos
Chegando ao marco dos 24 meses, as crianças já costumam experimentar novas frases. Mesmo que de maneira bem simples, mas já com significado para expressar algo. Após essa etapa, começa a aquisição de um vocabulário mais rico, com frases afirmativas e negativas, contendo alguns elementos, como pronomes, verbos, preposições e artigos, mesmo que com alterações de concordância ou erros nesse início. No entanto, nessa fase, eles já começam a arriscar um diálogo maior.
Quando se preocupar com o desenvolvimento da fala
Quase todas as crianças têm fases de desenvolvimento da fala em que as coisas de repente não progridem tão bem e compreensivelmente, os pais ficam preocupados. Mas muitas coisas vão se resolver com o tempo. Mas, caso note algum atraso, converse com o pediatra e peça orientação.
Esses são alguns sinais de atenção que podem ser abordados com o médico do bebê:
- após os primeiros meses, pouca ou nenhuma vibração, ou para repentinamente;
- fala visivelmente menos ou mais incompreensivelmente do que outras crianças da mesma idade;
- de repente parou de aprender novas palavras aos dois anos de idade.
Se necessário, o pediatra irá encaminhá-lo para uma clínica de fonoaudiologia. Se você suspeitar de uma deficiência auditiva, também deve falar com seu médico. Os déficits de fala também podem ser causados por deficiência auditiva.
Importância do desenvolvimento da fala para a comunicação e interação social
A linguagem nos dá a oportunidade de expressar nossas emoções. Por um lado, podemos nomear nossos sentimentos especificamente e, assim, comunicá-los aos outros. Por outro lado, nossos sentimentos são frequentemente expressos por meio do tom, volume e ênfase de nossa fala. Mesmo os bebês são capazes de reagir e imitar as relações sociais desde muito cedo. Como esse conhecimento social precede a aquisição da linguagem, uma vez iniciado, pode ocorrer de forma surpreendentemente rápida. Não apenas usamos a linguagem ao longo de nossas vidas como um meio de interação social, mas aparentemente só podemos aprender a linguagem porque sabemos como agir.
Cada bebê desenvolve a fala em seu próprio ritmo e pode precisar de apoio adicional
Falar é tão natural para nós, adultos, quanto respirar ou comer, mas não nascemos seres falantes. De fato, os bebês se comunicam com seu ambiente desde o primeiro momento, porém leva anos para dominar o idioma perfeitamente. Neste artigo, as Fraldas Turma da Mônica Baby ajudam os pais a descobrirem como ocorre o desenvolvimento da fala nos pequenos, como incentivá-los e, principalmente, que cada criança tem seu próprio ritmo.
O exato momento em que o bebê vai começar a falar varia muito. Alguns emitem suas primeiras palavras entre os 9 e 12 meses, outros apenas aos 2 anos de idade. Assim como uma criança começa a andar mais cedo e outra mais tarde, existem também grandes variações no desenvolvimento da fala.
Existem certos marcos de desenvolvimento em que as crianças os atingem em média em uma certa idade, mas os pais não precisam se preocupar se seu filho se desviar deles, afinal são apenas orientações. Mas, caso acreditem que têm algo para se preocupar, o ideal é buscar orientação e ajuda do pediatra que acompanha a criança desde seu nascimento.