; Como se preparar para o dia do parto | Novas fraldas Turma da Mônica Baby. O melhor para o seu bebê.

Como se preparar para o dia do parto

27 de julho de 2023

Bebê prestes a nascer e mil pensamentos passando pela sua cabeça neste momento? Afinal, como se preparar para o parto? Esse é o tipo de momento em que as mulheres começam a se organizar, planejar, querer entender, desenhar e seguir de acordo com seus desejos, mas somente o bebê será quem ditará a ordem dos fatos planejados.

Especialistas recomendam que esse momento, que antecede o parto, seja aproveitado da melhor forma, com consciência e responsabilidade. Que sejam instantes de relaxamento antes da tão esperada chegada do bebê.

Mas, agora falando da parte mais prática e burocrática das coisas, tem uma série de itens para planejar e se organizar antes do parto. Cumprir algumas formalidades, desde os primeiros pedidos de benefícios de maternidade e paternidade até fazer a mala do hospital, são detalhes que precisam ser vistos para que tudo ocorra bem.

Com os dias se aproximando, o turbilhão de sentimentos e emoções, hormônios e tudo o que envolve esse período, pode acabar faltando checar alguma coisa. Para que tudo ocorra da melhor forma, as fraldas Turma da Mônica Baby preparou para você um guia completo  com tudo o que envolve a preparação para o parto. Vamos nessa?

Importância da preparação para o parto

A preparação para o parto desempenha um papel crucial no bem-estar da mãe e do bebê, além de ajudar a promover uma experiência de parto mais positiva e saudável. Ao se envolver em um processo de preparação adequado, a futura mãe pode se sentir mais confiante, informada e empoderada durante o trabalho de parto.

Uma das principais razões para a importância da preparação para o parto é a redução da ansiedade e do medo associados ao desconhecido. Ao aprender sobre o processo do parto, as diferentes etapas, técnicas de respiração e posições de conforto, a mulher se sente mais preparada emocional e fisicamente. Isso pode diminuir a tensão, melhorar a comunicação com a equipe médica e aumentar a sensação de controle durante o parto.

A preparação também pode envolver a participação do parceiro ou de um acompanhante, fortalecendo o vínculo emocional e permitindo que ambos se sintam envolvidos e apoiadores durante o parto.

O que não pode faltar na preparação para o parto?

A preparação do parto envolve algumas etapas importantes a serem planejadas e isso deve ser decidido com calma e de acordo com as preferências de cada mulher. É uma decisão individual e precisa ser respeitada pelo médico obstetra e pelo hospital. Vamos falar melhor de cada item a seguir:

Escolha do tipo de parto

A escolha do parto tem que ser uma decisão exclusiva da mulher, com o respaldo da sua obstetra, orientação da sua doula e equipe que vai acompanhá-la nesse momento. Essa decisão precisa ter planos e vazão para outros desdobramentos, como condições ideais para vias do parto desejado e da saúde da mãe e do seu filho.

Veja a seguir algumas dicas de como se preparar para o parto:

Escolha do local de parto

Você já pensou onde quer dar à luz ao seu filho? Essa questão não deve ficar de fora do checklist antes do parto. Você tem várias opções e a escolha é inteiramente sua: hospital, casa de parto ou prefere um parto domiciliar? Você pode se informar sobre as condições locais em hospitais e maternidades com antecedência.

Preparação física

A preparação física para o parto desempenha um papel crucial na capacidade da mulher de lidar com as demandas físicas e emocionais do trabalho de parto. Investir tempo e esforço em exercícios e atividades específicas durante a gravidez pode trazer uma série de benefícios para a mãe e o bebê.

Um dos principais objetivos da preparação física é fortalecer o corpo da mulher, especialmente os músculos do assoalho pélvico, o abdômen e as costas. Exercícios de fortalecimento dessas áreas podem melhorar a estabilidade e o suporte necessários durante o trabalho de parto, bem como auxiliar na recuperação pós-parto.

Além do fortalecimento muscular, os exercícios também se concentram na melhoria da resistência cardiovascular e na promoção de uma postura adequada. A resistência cardiovascular ajudará a mulher a enfrentar o esforço físico prolongado do trabalho de parto, enquanto uma postura correta pode facilitar o posicionamento ideal do bebê e melhorar o conforto durante a gravidez.

Preparação emocional

Os hormônios, a ansiedade do parto, a preparação para que tudo corra bem e esteja preparado para a chegada do pequeno. São muitos detalhes e isso mexe emocionalmente com qualquer mulher. Assumir um novo e tão importante papel na vida é uma grande responsabilidade, mas tudo é um grande aprendizado e cada um tem seu próprio tempo e jeito de lidar com determinadas situações. Não se culpe, não se cobre, não se sobrecarregue.

O ideal nos dias que antecedem o parto é não esperar por ele. Fazer coisas que você queira, aproveitar o tempo em casal ou com amigos, ir ao cinema, ao teatro ou ao seu restaurante favorito. Tenha um tempo de qualidade e foque em você.

É claro que isso é mais fácil dizer do que fazer. Você está preocupada e muitos pensamentos giram em torno do futuro. Isso é completamente normal! Mas mesmo que você não pense em mais nada, tente não enlouquecer. O bebê logo estará com você, quando chegar o seu momento.

No entanto, você pode se preparar: faça tudo o que for bom para você no período anterior ao parto. Acupuntura para se preparar para o parto, yoga para gestantes, longas caminhadas – e acima de tudo: relaxe, tente dormir bem, cuide da saúde mental. A soma desses pequenos atos farão toda diferença.

Montagem da mala para a maternidade

Montar a mala para a maternidade é uma tarefa importante para garantir que você tenha tudo o que precisa para o momento do parto e os primeiros dias com o bebê. Aqui está uma lista básica dos itens essenciais que você deve considerar incluir na sua mala:

  • Pijama ou camisola
  • Chinelos
  • Sutiã de amamentação
  • Roupas para trocar e uma toalha, bem como outros itens de higiene (pense também em absorventes e bandagens)
  • Roupas confortáveis ​​para a estadia no hospital e para a foto de recordação de volta para casa
  • Documentos (cartão do pré-natal, definições do parto, documentos pessoais)
  • Itens iniciais para o bebê como fraldas Turma da Mônica Baby, lenços umedecidos, opções de trocas de roupas, toalhinhas, fraldas de boca e saída da maternidade.

Definição de quem acompanhará a mãe no parto

A definição de quem acompanhará a mãe no parto é uma decisão pessoal e individual. Geralmente, a mãe tem a liberdade de escolher uma ou mais pessoas de sua confiança para acompanhá-la durante o trabalho de parto e o parto em si. Essa pessoa pode ser o parceiro ou cônjuge, um familiar próximo, uma amiga íntima ou até mesmo uma doula, profissional treinada em dar suporte emocional e físico à mulher durante o parto.

A presença de um acompanhante durante o parto pode trazer diversos benefícios para a mãe. Essa pessoa pode oferecer suporte emocional, ajudar a aliviar o desconforto e fornecer apoio prático, como ajudar nas mudanças de posição, fornecer massagens ou oferecer palavras de encorajamento. Além disso, a presença de um acompanhante pode ajudar a mãe a se sentir mais segura, confortável e empoderada durante o processo de nascimento.

Planejamento para cuidados com outros filhos ou animais de estimação

Caso já seja mãe ou tenha animais de estimação, antes do nascimento, considere como eles serão supervisionados quando o trabalho de parto começar. Talvez avós, amigos, tias ou tios possam ajudar com esse cuidado. Pergunte à pessoa responsável com antecedência e certifique-se de que ela pode ser contatada espontaneamente e se pode assumir a supervisão durante o parto e os dias que permanecerá no hospital.

A importância da preparação para um parto seguro e tranquilo

Fazer um checklist ou até mesmo planejar esse momento parece só mais um trabalho. Esse ato que pode não ser tão simples, vai garantir que esteja segura do começo ao fim, guiada por suas decisões, com profissionais e pessoas que confia e quer ter por perto na sua boa hora.

Toda mulher merece um parto humanizado com o máximo de respeito, mas há casos em que isso não foi possível. Por isso, hoje, grande parte dos hospitais oferecem essa escolha e acompanham para que a mulher tenha a garantia de que terá um parto respeitoso como deve ser.

Lembre-se de que cada parto é único e imprevisível

Respeite seu momento e não apresse as coisas. Cada parto é único e imprevisível, de acordo com a vontade do seu bebê e com as suas condições médicas. Como recomendam os especialistas: aproveite seu momento, cuide-se e logo estará transbordando amor.