Como planejar um passeio com as crianças
17 de novembro de 2023
Quando as férias escolares chegam, lidar com toda aquela energia da criançada em casa é desafiador – para não dizer caótico! Organizar um passeio ou uma pequena viagem pode ser uma excelente alternativa para entreter as crianças e fortalecer os vínculos familiares. Viajar com os pequenos, porém, não é uma tarefa simples. É preciso muito planejamento e organização. Confira nossas dicas e sugestões para fazer um passeio com as crianças nas férias.
Importância do passeio para o desenvolvimento infantil
Não se trata apenas de entretenimento. Levar as crianças para passear e ter experiências fora do seu espaço habitual é um recurso da educação infantil. Não por acaso, os professores frequentemente organizam excursões escolares. Especialmente nesses tempos em que a atenção das crianças é muito capturada pelas telas e jogos digitais, explorar o ambiente externo é fundamental.
Em termos cognitivos, as experiências concretas contribuem na formação e organização da memória. Nos passeios, elas também desenvolvem habilidades socioemocionais como a cooperação e a comunicação. Ao visitar lugares históricos, museus ou parques, o aprendizado se dá na prática, de forma lúdica, despertando a curiosidade para aprofundar os assuntos em sala de aula mais tarde.
Como escolher o destino ideal?
O primeiro passo para planejar o passeio com as crianças nas férias é escolher o destino. Veja o que levar em consideração na hora de decidir.
Considerar a idade das crianças
Considere a idade dos seus filhos. Para as crianças mais novas, destinos que oferecem atividades simples, como parques temáticos, zoológicos ou praias são uma boa alternativa. Crianças mais velhas se divertem nos destinos com oportunidades de aprendizado e aventura, como museus, sítios históricos ou trilhas para caminhadas. Se você tem filhos com idades muito distantes, procure um meio termo e converse antes para explicar que cada um vai ter o seu momento de prioridade durante a viagem.
Ouvir as preferências e interesses das crianças
A decisão final, claro, é dos pais. No entanto, vale a pena envolver as crianças na escolha do destino. Observe os interesses, pergunte o que eles gostariam de fazer e quais lugares preferem visitar. Assim eles se sentem ouvidos, aprendem a expressar os seus desejos e também a lidar com eventuais frustrações, caso o destino sonhado por eles não esteja dentro das possibilidades do momento.
Proximidade e acessibilidade do local
Principalmente se você vai viajar com um bebê, pense bem nas distâncias e meios de transporte. As crianças mais novas geralmente não suportam bem longas viagens de carro, ônibus ou avião. Pesquise a acessibilidade do local, que tipo de condução vocês terão que usar para fazer os passeios e se as instalações da hospedagem são adequadas, seguras e equipadas de comodidades para a família: fraldário, copa do bebê, recreação.
Destino ok, agora como se planejar para um dia de brincadeira?
Depois de escolher o destino, é hora de planejar os aspectos práticos da viagem: transporte, hospedagem, passeios e orçamento. Confira nossas dicas.
Meios de transporte
Verifique a melhor opção para chegar ao seu destino e se for o caso, compre as passagens com antecedência. Se a viagem for de carro, agende uma revisão na parte mecânica para checar se está tudo em ordem. Pesquise também as opções de deslocamento na própria cidade, com o objetivo de entender o que é mais adequado para as crianças e incluir esse custo no orçamento da viagem.
Reservas necessárias (hotéis, ingressos, restaurantes)
Reserve a hospedagem antecipadamente. Os ingressos para os parques de diversões e atrações específicas geralmente também podem ser comprados antes, via internet. Assim, você evita gastar o tempo de descanso com o estresse de última hora para garantir aquele passeio tão esperado pelas crianças.
Informações sobre o local
A internet facilitou muito o planejamento das viagens. Pesquise as informações do local, dias e horários das atrações turísticas e os restaurantes mais recomendados pelos viajantes. Além dos roteiros oficiais, você pode pesquisar as indicações de quem já foi e até se prevenir de eventuais ciladas com as opiniões compartilhadas na internet. O site tripadvisor é uma ótima alternativa nessa missão.
Tempo para descanso e lanches
Um passeio nas férias, sem dúvida, deixa as crianças bastante empolgadas. Porém, a mudança de rotina também pode fazer com que elas fiquem estressadas. Principalmente as mais novas. Por isso, procure não preencher totalmente o dia com muitas atividades. Reserve um tempo de descanso, aquela sonequinha depois do almoço (se fizer parte da rotina em casa), um desenho animado que lembre a sensação de conforto do dia a dia conhecido por elas. Lembre-se de levar lanchinhos para os passeios mais longos, a fome é outro motivo de estresse!
Lista de itens essenciais para levar (roupas, alimentos, medicamentos, etc.)
Fazer a mala na última hora, chegar ao seu destino e se dar conta de que esqueceu daquele travesseiro sem o qual seu filho não consegue dormir. Já aconteceu com você? Para evitar esse tipo de contratempo, faça uma lista de itens essenciais e dê o checklist antes de sair de casa: roupas adequadas ao clima, remédios básicos, os lanchinhos para o caminho, os brinquedos que seu filho não dispensa.
Estimativa de custos
Faça uma estimativa de custos e coloque no papel. Às vezes, quando a soma de tudo fica só na cabeça, é fácil perder o controle dos gastos, sobretudo quando se trata de momentos de lazer em família. Estabeleça um limite financeiro realista para a viagem, levando em conta gastos com transporte, acomodação, alimentação, entretenimento e atividades planejadas. Em seguida, busque maneiras de economizar, como reservar passagens ou hospedagem com antecedência para aproveitar descontos, preparar a lancheira em casa ao invés de comprar em lanchonetes e optar por atividades gratuitas para crianças.
Contingência para gastos imprevistos
Quando se planeja uma viagem, é fundamental fazer um fundo de emergência para gastos que não estavam planejados. Viagens podem trazer surpresas indesejadas, como despesas médicas inesperadas, a necessidade de substituir itens perdidos ou danificados, atrasos no deslocamento ou problemas com a acomodação.
Incluir esse fundo de contingência no orçamento diminui o estresse na hora do imprevisto. Assim, o excesso de preocupação não estraga o passeio: os pais enfrentam essas situações com confiança, sabendo que têm recursos financeiros disponíveis para lidar com as eventualidades.
Adaptar-se às circunstâncias
Embora o planejamento seja importante para diminuir o estresse desnecessário em um momento de lazer, qualquer passeio com as crianças nas férias vai exigir algum nível de improviso.
É preciso se adaptar ao que sai do plano: uma atração que fecha sem aviso prévio, um dia chuva na praia, uma mala perdida. Muitas vezes, nesses momentos se criam as memórias mais divertidas; quando a família se une para lidar com o inesperado. Esse também é o aspecto pedagógico dos passeios com as crianças. Fora de casa, tendo que experienciar situações novas, elas aprendem a lidar com as frustrações, encontrar soluções criativas, comunicar emoções desafiadoras, contar com o apoio dos pais e até fazer novos amiguinhos. Seja qual for o destino, quando se trata do desenvolvimento de uma criança, algum nível de aventura sempre está envolvido!
Sugestão de passeio em família
Se o orçamento deste ano não permite uma viagem, você também pode aproveitar as férias escolares para fazer passeios com toda a família, na sua própria cidade. Confira as nossas sugestões:
- Praia ou parque: lembre-se, tirar as crianças da frente das telas já é um grande instrumento pedagógico. O contato com a natureza estimula o exercício físico, o desenvolvimento motor e diminui os níveis de ansiedade. Aliás, não só das crianças, dos adultos também!
- Piquenique em família: essa é outra ideia para fazer no parque da sua cidade. Envolva as crianças na escolha e na preparação dos lanchinhos; aproveite o momento para conversar e se conectar com os seus filhos.
- Circo: uma companhia circense passou pela sua cidade? Não deixe de aproveitar para levar as crianças e ter aquela experiência de magia, encantamento e nostalgia que o circo é capaz de proporcionar.
- Museus: alguns podem parecer um tanto quanto desinteressantes para as crianças, mas muitos oferecem visitas guiadas e espaços infantis. É uma oportunidade de aprender e visitar um lugar diferente, que vai estimular a curiosidade por assuntos que elas ainda não tiveram contato.
Seja em uma viagem de férias ou em um passeio mais longo na sua própria cidade, quando se tem uma criança pequena, é bom planejar o número de fraldas necessárias e não ter surpresas. Aqui no site da Turma da Mônica Baby, você pode acessar a calculadora de fraldas, criada especialmente para te ajudar nesse momento.
Na mala de viagem ou na mochila do passeio de férias, leve as Fraldas Turma da Mônica Baby. A fralda com Tecnologia Qu4trosec possui um exclusivo sistema de canal que distribui mais rápido o xixi, barreiras antivazamento e uma fina camada extra que ajuda a manter o bebê sequinho por mais tempo. A cintura elástica proporciona um perfeito ajuste no corpinho, assim ele fica livre e seguro para brincar o dia todo, durante o passeio em família.