; Como fazer os bebês comerem alimentos saudáveis? | Novas fraldas Turma da Mônica Baby. O melhor para o seu bebê.

Como fazer os bebês comerem alimentos saudáveis?

13 de agosto de 2023

Até os seis meses de idade, conforme a orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde), o leite materno deve ser a alimentação exclusiva do bebê. Ele contém os melhores nutrientes para o desenvolvimento infantil. Se, por alguma razão, a mãe não consegue amamentar, a fórmula deve ser usada como substituição. A partir dos seis meses, o aleitamento deve ser complementado com outros alimentos. É a partir disso que muitas mães podem ter dificuldade de fazer com que os bebês comam alimentos saudáveis.

A introdução alimentar é um momento que pode causar muitas dúvidas nos pais. Essa fase de apresentação dos alimentos é determinante para estabelecer as bases de uma dieta saudável para os filhos. Mas como fazer o bebê comer bem? Quais são suas necessidades nutricionais? Vamos te mostrar alguns parâmetros da nutrição infantil e te oferecer dicas para trabalhar a alimentação saudável com os bebês. 

Importância da alimentação saudável para o desenvolvimento dos bebês

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), aos seis meses o bebê já consegue sentar, sustentar o tronco e cabeça, além de já ter desenvolvido algumas enzimas digestivas e bactérias intestinais. Isso permite que outros alimentos, além do leite materno, possam ser bem absorvidos. O sistema imunológico também está mais fortalecido para entrar em contato com novos nutrientes.

Introduzir alimentos saudáveis nesse período será fundamental para que o bebê continue de forma bem-sucedida o seu desenvolvimento neurobiológico. Além de formar os padrões do paladar, que vão moldar sua alimentação pelo resto da vida. Se desde cedo ele se acostuma com uma dieta equilibrada, livre de ultraprocessados, será mais fácil mantê-la nos anos seguintes, o que vai prevenir uma série de doenças no futuro. 

Como iniciar uma alimentação saudável?

É preciso paciência e persistência na alimentação do bebê. Ele pode rejeitar as tentativas iniciais e isso é normal – não significa que ele não gosta de alimentos saudáveis. Lembre-se de que ele está aprendendo a comer. Comidas ricas em sal e açúcar podem ser bem recebidas de primeira, mas viciam a percepção das papilas gustativas. A recomendação do Guia Prático da Alimentação da Criança de 0 a 5 anos, da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), é de que até um ano de idade, os pais não ofereçam alimentos com sal ou açúcar. Persista, a longo prazo isso vai fazer muita diferença na saúde do seu filho!  

Introdução gradual aos alimentos sólidos

A partir do sexto mês, a orientação médica é começar a oferecer alimentos amassados, de duas a três colheres de sopa, e ir aumentando conforme a aceitação do bebê. Você pode começar com frutas raspadas ou amassadas. E qual fruta não pode dar para o bebê? De acordo com o Guia da SBP, nenhuma fruta é contraindicada, a não ser a carambola, nos casos de insuficiência renal. A partir dos nove meses você já pode propor alimentos cortados em pedaços pequenos. 

Variedade de alimentos saudáveis

Uma papinha saudável, feita em casa – evite as opções industrializadas — deve conter cereais ou tubérculos, proteína, verduras, legumes e óleo. Você não precisa oferecer tudo isso de uma vez, claro. Vá dosando e variando aos poucos. Dispense o sal e o açúcar, procure temperar os alimentos com ervas frescas como com salsa, cebolinha, alecrim ou manjericão. 

Apresentação visualmente atraente dos alimentos

O bebê é estimulado a aprender e descobrir o mundo por meio dos cinco sentidos. Além do paladar, na hora da refeição, procure brincar também com a atração visual e olfativa dos alimentos. O método BLW (Baby-Led Weaning), ou seja, “desmame guiado pelo bebê”, criado por Gill Rapley, defende que a comida seja oferecida em pedaços, tiras ou bastões. Esse método estimula o bebê a experimentar todos os sentidos e a criar autonomia no processo de nutrição. Ainda não há evidências científicas suficientes para afirmar que este é o melhor método de introdução alimentar, mas a SBP defende que a criança explore as diferentes texturas dos alimentos como parte natural de seu aprendizado sensório-motor. 

Modelagem do comportamento alimentar pelos pais

As crianças aprendem muito por imitação, por isso os hábitos alimentares dos pais vão influenciar bastante a dieta dos filhos. Não adianta oferecer uma fruta ao bebê enquanto come um salgadinho ultraprocessado, não é mesmo? Aliás, há evidências científicas de que desde a gestação o paladar do bebê começa a ser moldado. Os sabores são transmitidos da dieta da mãe para o líquido amniótico e para o leite materno, portanto, quanto mais saudável é a alimentação da gestante, mais cedo o bebê será estimulado a comer bem. 

Horários regulares de refeição e lanches

Uma rotina estruturada dá segurança ao bebê e auxilia no aprendizado. Isso também vale para a alimentação. Procure ter regularidade nos horários das refeições, assim o bebê não é “pego de surpresa” por um novo estímulo e tende a ficar mais receptivo ao processo. 

Importância de estabelecer hábitos alimentares saudáveis desde a infância

As gerações passadas não tinham acesso a todo conhecimento médico e científico que temos hoje. Muitos “vícios” alimentares que os adultos desenvolveram foram moldados por maus hábitos relacionados à comida na infância. Com as informações atuais, podemos orientar melhor a alimentação dos nossos filhos e estabelecer um padrão saudável no paladar desde o início. Adie o quanto puder o contato com alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e sódio. Com essa base, é provável que ele rejeite naturalmente esse tipo de comida mais tarde. Esses bons hábitos vão ajudar a prevenir transtornos como obesidade, hipertensão e diabetes no futuro. 

Conforto e segurança para cuidar da alimentação do seu bebê

A introdução alimentar dos bebês é um momento bonito de crescimento e descoberta, mas também faz aquela bagunça, não é? A gente sabe, não é fácil dar conta de todas as demandas para estabelecer uma dieta saudável para o seu filho. Por isso, você pode contar com os produtos da Turma da Mônica Baby para facilitar o seu dia a dia, oferecendo conforto e segurança a você e ao seu bebê. Deixe a bagunça só para a hora da papinha. A nova Fralda Turma da Mônica Baby com Tecnologia Qu4troSec possui um exclusivo sistema de canal que distribui mais rápido o xixi, barreiras antivazamento e uma fina camada extra que ajuda a manter o bebê sequinho. Conheça a linha completa!