; Como Fazer a Adaptação na Creche | Turma da Mônica Baby

Como fazer a adaptação na creche

21 de novembro de 2022

As crianças são conhecidas por serem verdadeiros camaleões e terem facilidade de adaptação, diante de todas as fases de desenvolvimento que vivenciam nos primeiros anos de vida. Apesar disso, cada etapa traz seus desafios e a adaptação na creche é um desses momentos. 

Sair do abrigo e colo da mãe quase que 24h por dia para ter outras pessoas em seu convívio, que por mais que tenham técnicas e sejam treinadas para esse momento, que a criança ainda não tem um elo de confiança, não é tarefa fácil. Essa mudança pode ser leve para alguns bebês e crianças e já para outros, mais difícil. Por este motivo, vamos trazer algumas orientações que podem ajudar o seu pequeno nessa jornada, para que saibam juntos lidar melhor com essa etapa.

Como tornar a adaptação mais fácil?

Essa é uma pergunta recorrente, principalmente dos pais de primeira viagem: “como tornar a adaptação na creche mais fácil?”. E apesar de terem algumas etapas que permitem facilitar esse processo, a principal delas é o elo que os pais e filhos constroem desde o nascimento. Isso possibilita à criança confiança no que os tutores fazem ou decisões que tomam, sabendo que é para o seu bem.

Colocar seu filho em uma  creche  ou  pré-escola pela primeira vez às vezes é mais difícil para os pais do que para as crianças. Isso porque, geralmente, não sabem o que esperar.

Lidar com o emocional para se separar das crianças pode ser difícil para as mães, principalmente com o receio de não ser ela a pessoa que está cuidando e protegendo o seu filho. Então quando falamos de adaptação na creche e como tornar essa transição mais fácil, também temos que pensar na figura materna e em sua preparação também.

Para facilitar essa fase que passa super rápido e vale ser contemplada, porque depois deixa saudade, aqui estão algumas orientações que todos os pais devem saber antes de seu filho começar a fazer essa transição e para encarar a adaptação na creche de forma mais leve:

Treine em casa

Até os bebês mais novos se beneficiarão com os pais falando sobre como será essa nova coisa chamada creche. Por exemplo, você pode dizer: “a partir de amanhã, vamos deixá-lo em tal lugar e lá haverá outros bebês, e você vai almoçar e brincar com esses brinquedos, e então, depois da soneca e do lanche, eu vou buscá-lo.”.

Dessa forma, o bebê está pegando o ritmo e o tom emocional e eles vão tendo uma sensação de segurança. Isso permite uma previsibilidade de que tudo vai ficar bem.

Repita a história assim que a creche começar para garantir a continuidade.

Ler um livro ilustrado sobre ir à creche é outra opção e, assim como compartilhar uma foto do professor ou da sala de aula, pode ajudar a criança a se familiarizar com o ambiente.

Converse com a criança

Exagerar demais pode sair pela culatra – as crianças, por mais que sejam pequenas, possuem grandes percepções das coisas. Dizer ao seu filho que terá o melhor dia de todos e falar sobre como a escola é divertida enquanto você está realmente ansioso sobre como ele vai lidar com isso não vai funcionar.

Essa abordagem também pode ser problemática porque se você disser ao seu filho que ele vai adorar a escola e ele não gostar, ele pode ficar confuso ou sentir que não pode confiar no que você diz. Em vez disso, tente conversar com ele sobre as especificidades de seu dia. Fale o nome do seu professor e alguns detalhes sobre a programação diária.

Um exemplo de diálogo que pode funcionar é: “Quando você chegar à sua sala de aula, verá a professora tal. Você vai brincar na escolinha por x horas, depois brincar no parquinho e almoçar. Então eu vou te encontrar e te trazer para casa.”.

Lembrando que cada pai e mãe tem um jeito de dialogar com a criança e sabe como acalmá-la, o que estamos fazendo aqui é mostrar um melhor caminho para facilitar a adaptação na creche.

Faça mudanças progressivas

Se a creche permitir, tente uma transição em fases, onde o tempo que seu filho passa na instituição aumenta gradualmente. Os planos de transição podem ter a seguinte aparência:

  • Dia 1: os pais e seus filhos passam uma hora na instalação;
  • Dia 2: os pais deixam a criança por 1 ou 2 horas;
  • Dia 3: os pais deixam o filho, que fica de 3 a 4 horas, incluindo o almoço;
  • Dia 4: os pais deixam a criança que fica na hora da soneca;
  • Dia 5: os pais deixam o filho ficar um dia inteiro.

Os professores podem modificar um plano de transição com base nos pais e seus filhos. A adaptação na creche beneficia professores, pais e crianças. Nenhuma família é igual, portanto, devem ser esperadas modificações e ajustes feitos à medida que a adaptação acontece.

Demonstre confiança

Entender como ajudar uma criança a se adaptar à creche começa com você. As crianças sentem seu humor, eles sabem quando você está ansioso ou desconfortável. Se você não tiver certeza sobre sua decisão, seu filho pode estar mais hesitante em relação à creche ou à pré-escola. Seja calmo e confiante ao falar sobre a transição para a creche. Você tem esse poder.

E não se culpe, você não seria pai ou mãe se não se preocupasse com o que é melhor para seu filho. É natural falar sobre suas preocupações com amigos e familiares. Apenas lembre-se, a pré-escola abre os olhos do seu filho para um mundo maravilhoso.

Como lidar com a insegurança dos primeiros dias?

Deixar uma criança gritando na creche pode ser o pior pesadelo de uma mãe. Há uma onda de emoções que vão do constrangimento à culpa. No meio do caos do choro, nem pense em sair de fininho! Só piora a separação. Seu filho pode se sentir abandonado ou até mesmo enganado para ficar e perder a confiança.

Ao dizer adeus, fique calmo e confiante. Se você se sentir à vontade para sair, seu filho terá vontade de ficar. A maioria das crianças param de chorar depois que os pais vão embora. Se você estiver preocupado, você pode pedir ao professor para avisá-lo ou esperar ao lado de fora por alguns minutos para ver como ele reagirá.

Quando as crianças se agarram a você, reconhecerá seus melhores sentimentos e sairá imediatamente. Quanto mais tempo você ficar, maior a probabilidade de seu filho continuar chorando e gritando. Ficar dá ao seu filho a esperança de que você permanecerá.

Aprender a ajudar uma criança a se adaptar à creche tem seus desafios. Com paciência, consistência e segurança, você pode auxiliar seu filho a abraçar essa nova experiência gratificante e enriquecedora.

Passada essa etapa, continue acompanhando de perto a experiência dele no ambiente. Certamente ser e estar presente lhe dará confiança e segurança.

Esteja presente

Ser e estar presente contribui para ter segurança em relação à escolha que fez para seu filho. Atividades diárias e check-lists para não esquecer nada contribuem para sentir-se presente no dia a dia do pequeno e participando ativamente com proteção, como sempre fez.

Vamos listar algumas dessas atividades que contribuem para não esquecer de nada: os bebês precisam de mamadeiras cheias e rotuladas, babadores, chupetas, lenços umedecidos e Fraldas Turma da Mônica Baby, conjuntos extras de roupas e possivelmente almoços e lanches. E não para por aí… Outros itens vão sendo solicitados ao longo do período letivo.

Uma dica é fazer uma lista de verificação em um lugar visível, até mesmo perto da porta da frente ou no próprio celular, para ajudar a lembrar de itens diários, mas também coisas sazonais como protetor solar, chapéus ou meias e luvas. Deixe tudo preparado na noite anterior e você poderá minimizar um pouco o matinal, melhorando o humor de todos!

Converse com as professoras e outras mães

Os professores são observadores natos e estão de olho em tudo. Se você está preocupado com a forma como seu filho se adapta à creche ou pré-escola, converse com o professor. Informe-o de que seu filho tem ansiedade de separação ou está relutante em experimentar coisas novas.

Um professor pode oferecer uma atividade especial ou um brinquedo. Mas não se preocupe tanto, as creches podem ter um ritual de chegada que torne a desembarque menos estressante para seu filho. Os orientadores podem ter um “roteiro” para ajudar os pais a superar as lágrimas.

Outra dica é conversar com outros pais que estão tendo essa experiência ou que já passaram dessa fase, mostrando que tudo se supera e se adapta.

Participe de algumas atividades

Qualquer  creche ou pré-escola de qualidade  receberá o envolvimento dos pais no programa. É uma ótima ideia participar o máximo possível da experiência da criança nesse ambiente. Se você pode ocasionalmente ser voluntário na sala de aula, participar de uma atividade de campo com a turma ou de um evento, é uma ótima oportunidade para saber o que seu filho está fazendo e conhecer todas as crianças e seus professores também.

É importante manter as linhas de comunicação abertas com seus professores ao longo do dia. Sinta-se à vontade para verificar seu filho durante o período de transição para manter sua mente tranquila durante o dia de trabalho. A maioria das creches têm um canal pelo qual você pode se comunicar, incluindo fotos e relatórios diários sobre o dia e comportamento. Também faça contato com a creche e perguntas a qualquer momento, dessa forma se sentirá mais segura e confiante da adaptação na creche.

Qual o papel da creche na adaptação da criança?

Inscrever seu filho em uma creche de qualidade é realmente uma das melhores coisas que você pode fazer por ele. Pode ser assustador para ambos no início, mas a experiência que eles terão é inestimável.

É importante encontrar um ambiente que esteja alinhado aos seus valores e que ensine desde compartilhar, até sobre a paciência, trabalho em equipe, empatia e muito mais. 

Escolher a primeira creche do seu filho pode ser um desafio, mas o papel é prepará-lo para o sistema escolar de maneiras diferentes. Isso torna as crianças confiantes e sem medo de deixar seus pais para ir à escola, dando a eles uma experiência social que é difícil de proporcionar em casa, como: fazer amizades mais facilmente e saber dividir e agir em equipe. As crianças que frequentam a  creche sabem como se expressar de maneira saudável.

Como encontrar a creche ideal

É extremamente importante reservar uma visita às creches de seu interesse para responder a quaisquer dúvidas que possa ter e ser guiado para que se sinta confortável com sua escolha. Durante o passeio, é recomendável que você leve seu filho e veja a reação inicial dele ao seu  primeiro ambiente escolar.

Encontrar creches é de fato um desafio, pois precisa ir ao encontro com suas crenças e valores, passar confiança e segurança e ter uma comunicação aberta para que possa ter notícias do seu pequeno, dentre outras prioridades, mas encontrar uma creche que se alinhe com sua visão é recompensador.

Confira também nosso artigo: Etapas da educação infantil

Prepare-se para a transição

A transição de uma criança para uma creche é difícil – não apenas para a criança, mas também para os pais. Com um pouco de planejamento, levar seu filho à creche pode ser uma experiência positiva e gratificante.

E para ajudá-los, separamos neste conteúdo algumas dicas sobre como se preparar e ajudar a criança para a adaptação na creche. E lembre-se, um dos tópicos mais importantes e que permite ainda mais tranquilidade nos pais, é saber que seu pequeno será cuidado com produtos de qualidade que não agridem sua pele. Afinal, você está longe, mas os cuidados continuam. Portanto, a fralda Turma da Mônica Baby e a sua linha completa de produtos, acompanham os pequenos em todas as fases e estará junto com você nessa transição.