Como aliviar a alergia do calor em bebê?
29 de agosto de 2022
Alergias em bebês são comuns, especialmente na pele, pois possuem maior propensão a infecções e irritações causadas pelo calor ou tecidos que desencadeiam manchas avermelhadas, mudança da textura da pele ou coceiras
A pele do bebê é muito sensível e fina, fazendo com que alergias sejam muito comuns, principalmente quando as mudanças de temperaturas acontecem. Os sintomas mais comuns de irritação na pele do bebê são: vermelhidão, coceira, entre outros.
Muitas vezes até brotoejas podem aparecer quando o quadro é alérgico, e é no calor que esses sintomas se intensificam. Como as alergias causam muito desconforto, assim que percebidas, é importante consultar o pediatra já nos primeiros sintomas para iniciar o tratamento adequado e descobrir a causa. Este artigo vai te ajudar a entender as principais causas e tratamentos para a alergia ao calor de seu bebê, confira.
O que é alergia ao calor em bebê?
É natural que os pais não saibam exatamente a quantidade certa de roupas que se coloca no bebê e alguns aprendizados só se dão pela experiência. Com o tempo, você percebe que se coloca muita roupa na criança, em qualquer estação, ele transpira mais e pode aparecer bolinhas e placas vermelhas que coçam e incomodam muito.
Mesmo deixando a pele do bebê respirar com roupas mais leves e que ele fique confortável com a temperatura, ainda assim podem aparecer essas alergias, que são chamadas de alergia ao calor, pois mesmo com os cuidados, em temperaturas altas seu bebê vai transpirar mais e ter maior incidência de alergias.
Os médicos chamam também de urticária colinérgica e é causada pela temperatura alta na pele, pelo suor e tecidos que impedem a transpiração. Apesar de não existir nenhuma definição concreta sobre o que é alergia ao calor em crianças pequenas, é de conhecimento que trata-se de uma resposta do sistema nervoso que é ativado pelo estresse ao aumento de temperatura ou até reação ao suor.
Essa alergia pode vir acompanhada de brotoejas e vermelhidão além de coçar muito e aparecem em locais onde o bebê mais transpira, como por exemplo, nas dobrinhas, pescoço entre outras áreas.
A alergia ao calor não está relacionada diretamente ao suor e sim aos efeitos que as altas temperaturas provocam nos bebês, e mesmo sabendo que é um problema de pele, não é fácil identificar a causa do aparecimento e dos sintomas.
O que causa alergia ao calor em bebê?
O organismo do bebê não está 100% preparado para lidar com uma série de questões. Se para os adultos, já é difícil lidar com o desconforto de alergias, imagina para as crianças que possuem uma sensibilidade ainda maior e que suas glândulas sudoríparas ainda são imaturas.
Além disso, as roupas de tecidos sintéticos podem piorar o quadro de alergias nos bebês, pois eles impedem a transpiração adequada da pele da criança. Com isso, o calor em excesso irrita a pele e aparecem os primeiros sinais de alergia ao calor. Por isso é importante ter atenção ao escolher as peças que vão compor o enxoval do seu bebê.
Outro ponto muito importante é a escolha das fraldas para o bebê usar, pois pode aquecer demais e causar até assaduras devido ao atrito da pele e o material da fralda, causando desconforto e irritabilidade ao bebê, fazendo com que quadros de alergias sejam piorados.
Uma dica são as fraldas Turma da Mônica Baby, que possuem um perfeito ajuste no corpinho do bebê. Conta também com barreiras anti-vazamento e uma fina camada extra que ajuda a manter o bebê sequinho, evitando assim assaduras e irritação na pele.
Quais os sintomas da alergia ao calor em bebê?
Se os adultos já sentem os impactos com o aumento de temperatura, imagina as crianças? Algumas áreas da pele do bebê são mais afetadas pelo suor, como pescoço, axilas, e outras partes mais sensíveis em que possui um atrito maior da pele em períodos de muito calor, aparecendo alergias com mais frequência.
É importante lembrar que alguns desses sintomas também podem envolver outras doenças e ao menor sinal, procure um pediatra para avaliação. Dessa forma, o ideal é saber quais são os sintomas de alergias para ficar atenta no momento de correr para um hospital. Confira os principais sintomas:
- Bolinhas vermelhas (brotoejas) nos lugares que mais suam;
- Coceira;
- Placas avermelhadas na pele;
- Crostas que aparecem quando coça as brotoejas;
- Inchaço nas áreas avermelhadas.
Ao perceber esses sintomas, observe a velocidade de evolução e consulte o pediatra.
Existe tratamento para alergia ao calor em bebê?
Em todos os casos, é imprescindível que consulte um pediatra para descartar outras doenças e para que ele indique o tratamento correto e esclareça o motivo dos sintomas. Mas algumas medidas podem ser feitas para evitar que a alergia ao calor se manifeste. Os principais cuidados são:
- Não agasalhe o bebê além do necessário;
- Dê preferência por roupas mais leves;
- Recém-nascidos têm dificuldade de regular sua temperatura, se atente em roupas adequadas;
- Após o primeiro mês, o bebê deve se vestir de acordo com o clima;
- Use tecidos naturais que permitam a transpiração da pele do bebê;
- Aos sinais de pele irritada, prepare banhos mornos e terapêuticos, como o de camomila, na rotina;
- Mantenha a pele do seu bebê hidratada, para isso, peça a recomendação do seu pediatra.
Lembre-se que o melhor tratamento é a prevenção e com esses cuidados você pode evitar o desconfortos para seu bebê.
O que é bom para aliviar a alergia do calor em bebê?
Já sabemos que evitar que as alergias aconteçam é o melhor caminho, mas como fazer quando elas já estão lá, causando irritação no bebê? Para esses casos, são válidos os mesmos itens acima que usamos para prevenir, pois esses cuidados ajudam a não piorar as alergias e até a acelerar o desaparecimento dela. Mas outros cuidados podem ser estabelecidos para amenizar as irritações, como por exemplo:
Consulte um médico
Nunca é demais reforçar que consultar um pediatra é necessário para a avaliação do quadro da criança. Essa avaliação deve acontecer desde o aparecimento dos primeiros sintomas, mesmo que já seja suposto que a alergia seja do calor, para fazer exames complementares e descartar outros possíveis quadros. Além disso, é o médico que irá passar o tratamento mais adequado de acordo com a gravidade da alergia.
Roupas
É normal que mesmo no calor, o bebê esteja com roupas mais pesadas, porque eles possuem dificuldades de regular sua temperatura corporal nos primeiros meses. Mas nem sempre é uma boa ideia que as roupas esquentem o suficiente para que o bebê transpire, pois essa situação pode resultar na alergia ao suor e calor, piorando quadros simples de serem resolvidos.
O ideal é manter o bebê com roupas leves e confortáveis que permitam que ele transpire, principalmente se já apresenta sinais de alergias. A criança também precisa ser mantida em locais mais frescos quando a temperatura está muito alta e não deve ser exposto diretamente ao sol.
Banhos
Como estamos falando de transpiração e do calor, banhos mornos podem ser uma boa ideia para regular a temperatura, diminuir as coceiras e a irritação do bebê. Então as dicas são:
- Lembre-se de lavar muito bem as dobrinhas e lugares onde o suor do bebê é maior. São esses lugares que a alergia incomoda mais intensamente;
- Banhos com ervas e tratamentos naturais devem ser pensados com cautela, pois podem acabar piorando o quadro, dependendo do que for usado, na dúvida, pergunte ao pediatra;
- Talcos também podem deixar a sensação de pele mais sequinha, mas use com moderação, pois o excesso pode causar o efeito contrário;
- Não esqueça de secar muito bem e suavemente o bebê para evitar acúmulo de umidade e piorar assaduras e coceiras.
Outros cuidados
Além dos cuidados citados acima, você ainda pode:
- Utilizar ventilador ou ar-condicionado para aliviar o calor;
- Passar hidratante ou cremes calmantes, como pomadas com anti-histamínicos e cremes com aloe vera;
- Limpar o pescoço e as dobrinhas do bebê com uma fralda limpa e macia para diminuir a irritação;
- Oferecer alimentos frios que ajudam a diminuir a sensação de calor.
Esteja alerta aos sinais
O importante é fazer com que o seu bebê tenha o maior conforto possível nos períodos de altas temperaturas e notar quando o quadro piora e quais medicamentos podem ser usados. Lembre-se que nenhum conhecimento de familiares ou textos na internet substitui a opinião médica sobre as alergias e cuidados com sua criança.
Alergias podem ser simples, se cuidadas da maneira correta ou podem ser bastante incômodas com uma longa duração. Elas podem atrapalhar toda a rotina da família, pois com o bebê irritado ele não dorme bem e a frequência de choro aumenta, causando estresse para todos. Então fique atenta aos primeiros sinais de alergias para intervir o quanto antes e evitar pioras na pele dele.
Os bebês possuem a pele e o organismo mais frágil mesmo e isso facilita a chegada de infecções e doenças, então todo o cuidado é pouco. Conte sempre com as fraldas Turma da Mônica Baby para garantir que a área do bumbum do seu bebê transpire e fique sempre sequinha, principalmente no calor, evitando assim, assaduras e alergias. Você pode conferir todos os nossos produtos clicando aqui.
Gostou deste artigo? Aproveite e compartilhe com quem precisa saber como aliviar as alergias do bebê!