; Com Quantos Meses o Bebê Dorme a Noite Toda

Com quantos meses o bebê dorme a noite toda?

24 de outubro de 2022

Se existe uma dúvida universal entre papais e mamães, ela com certeza é: com quantos anos o bebê dorme a noite toda? Após o cansaço e desgaste do corpo durante a gravidez, tudo o que a mãe precisa é voltar a ter uma boa noite de sono. Afinal, as posições para dormir ficam cada vez mais limitadas, e com a chegada do bebê, que ainda não sabe diferenciar o dia da noite, pode fazer com que a saudade de uma longa noite de sono seja grande.

Mas será que existe uma idade certa para o bebê dormir a noite toda? Ou é algo que depende do temperamento de cada um? Se você está aqui, é porque provavelmente não vê a hora do seu filho ter uma longa e relaxante noite de sono, então confira este artigo e tire todas as suas dúvidas. 

Como funciona o sono do bebê?

O primeiro passo para entender como funciona o sono do bebê é que ele é diferente do dos adultos. Eles requerem um período maior dormindo, pois o aparelho neurológico ainda não está totalmente formado, o que torna seus cochilos imprevisíveis, podendo ser tanto durante o dia quanto à noite.

Os bebês possuem dois estágios de sono: o sono quieto (NREM) que é quando a criança dorme profundamente, com respiração mais lenta e com pouco ou quase nenhum movimento. Esse momento é tão calmo que alguns pais ficam confusos e olham para ver se o bebê está realmente respirando.

Já o REM acontece com uma respiração mais rápida e irregular, há movimentação ocular abaixo das pálpebras e franzimento da testa. O sono do bebê costuma ter a mesma quantidade de REM e NREM e normalmente é na transição de um para o outro que ele costuma despertar.

O número de horas que o bebê dorme pode variar ao longo dos meses e até anos. Durante os primeiros 3 meses é natural que ele acorde a cada 2 ou 3 horas, independentemente de ser dia ou noite. 

Como ajudar o bebê a dormir a noite toda?

Embora cada família tenha sua própria rotina, o que acaba influenciando no sono do bebê, há algumas formas de ajudá-lo a dormir a noite toda. Alguns pequenos gestos inseridos no dia a dia podem trazer grandes benefícios, tanto para a criança quanto para os papais, que já estão exaustos e só esperando para conseguirem descansar também.

Reproduzir o ambiente do útero

Os bebês são acostumados ao som do útero, que também é conhecido como ruído branco, que se assemelha aos batimentos cardíacos e pulsação de vasos sanguíneos. Uma dica é reproduzir esse som para que ele se sinta mais aconchegado e consiga pegar no sono mais rápido.

Embrulhar o bebê

Ainda falando sobre o útero, por ser um local estreito, os bebês se sentem mais protegidos quando colocados em locais pequenos, como o bebê conforto. Embrulhá-lo com uma manta de forma que ele fique aconchegado, pode fazer com ele se lembre do útero e se sinta melhor e seguro, ajudando-o a pegar no sono mais rápido. 

Reproduzir um ruído branco

O ruído branco são sons que acalmam o bebê e podem ser colocados em alguns momentos do dia para que ele possa dormir melhor, é importante lembrar que ele nunca deve ser reproduzido durante a noite toda. E lembre-se: não deixe o aparelho tão próximo a criança e mantenha o volume baixo, para que não prejudique sua audição. 

Dar de mamar antes de dormir

Amamentar o bebê antes de dormir, além de deixá-lo alimentando e aumentar as chances de dormir a noite toda, ajuda a regular o sono, pois o leite produzido a noite é rico em melatonina, hormônio do sono e que o bebê não produz nos primeiros dias de vida e que vai ajudá-lo a dormir melhor.

Fazer massagem

Massagear o bebê ajuda a relaxá-lo, principalmente se for durante o banho ou com óleos essenciais. A massagem ajuda a deixá-lo mais calmo e alivia as cólicas, fazendo que adormeça com mais facilidade.

Trocar a fralda antes de dormir

Quem não gosta de dormir limpinho e sequinho? Com os bebês não poderia ser diferente. Uma fralda sequinha faz toda a diferença para que tenha uma boa noite de sono e para isso, você pode contar com as fraldas Turma da Mônica Baby. Elas possuem até 12 horas de proteção e uma fina camada extra, além de um canal que distribui mais rápido o xixi e barreira antivazamento que ajuda a ter uma noite tranquila e sem imprevistos.

Precisa acordar o bebê para amamentar?

É importante acordar o bebê para mamar nos primeiros meses de vida, quando ele ainda é frágil e precisa de nutrientes, principalmente se tiver problema em ganhar peso, pois um período muito longo sem se alimentar pode ocasionar hipoglicemia. Já quando ele estiver um pouco maior, não há tanta necessidade, pois quando sentir fome, ele irá acordar.

Por que é importante estabelecer uma rotina de sonecas para o bebê?

A chegada de um bebê gera muitas mudanças na vida de toda a família, nem toda atividade será possível ser feita, pelo menos não enquanto ele ainda for recém-nascido. Nos primeiros meses a mãe costuma ter um período maior para se dedicar à nova vida, porém, em alguns casos, logo precisa retornar ao trabalho e demais atividades. 

Deste modo, estabelecer uma rotina para o sono se faz necessário, para que a mãe consiga descansar e estar disposta para encarar o dia a dia. Conseguir organizar as sonecas do bebê pode ser um desafio no início, mas logo as coisas vão se encaixando e os benefícios serão notados. Como dito anteriormente, o recém-nascido não sabe diferenciar o dia da noite, e conseguir organizar as horas de sono irá ajudá-lo a saber quando é a hora de dormir.

Como organizar a rotina de sonecas do bebê

Cada fase de desenvolvimento do ser humano requer uma quantidade de horas necessárias para melhor funcionamento tanto motor quanto psicológico. Por isso, os bebês costumam dormir mais que as crianças já crescidas, que vão diminuindo o período das sonecas conforme vão se desenvolvendo.

E se você é papai ou mamãe de primeira viagem, deve ter dúvidas sobre como organizar a rotina de sonecas do seu bebê. Mas não se preocupe, a seguir você irá conferir como fazer isso de acordo com a faixa etária do seu filho.

De 0 a 3 meses

Nessa faixa etária, os bebês ainda estão se adaptando à vida fora da barriga da mãe e as horas de sono fazem parte dessa adaptação. Os bebês recém-nascidos dormem entre 14 a 17 horas por dia, e acordam com maior frequência quando sentem fome, tanto durante o dia quanto à noite.

Essas horas de sono normalmente são distribuídas em períodos de 7 a 8 horas a noite e entre 7 e 9 horas durante o dia. É normal o bebê dormir bastante nos primeiros meses e acordar com fome e/ou chorando. Para organizar essa rotina é indicado que os pais dividam o sono em 4 sonecas durante as 24 horas.

Dos 4 aos 5 meses

Nessa etapa, o bebê já dorme algumas horas a menos, em torno de 12 a 16 horas por dia. Aqui é indicado que seja 2 ou 3 sonecas durante o período de 24 horas, somando 6 horas, e a noite um sono mais longo de 11 horas.

Já um bebê de 5 meses dorme entre 10 e 11 horas durante a noite e deve ter entre 2 e 3 sonecas durante o dia.  Nessa fase os bebês ficam um período maior acordados, mesmo que curtos.

Dos 6 aos 7 meses

Nessa fase ainda não temos grandes mudanças durante o sono, ele pode durar entre 10 e 11 horas e ser distribuídas em 2 ou 3 sonecas e geralmente os bebês pulam a última, dormindo mais nos períodos da manhã e da tarde. 

Dos 13 aos 18 meses

Nessa faixa etária os bebês já consomem outros alimentos além do leite materno, por isso, é comum que tirem cochilos após o almoço, sendo apenas um, porém longo. Caso a criança não tire essa soneca, possivelmente ficará irritada, cansada e pode chorar em alguns momentos. A ausência dessa dormida também pode comprometer o sono da noite, pois o bebê pode acabar dormindo mais cedo. 

A partir dos 2 anos

Aos 2 anos as sonecas vão diminuindo e a criança já não dorme mais facilmente, pois passam o dia envolvidas em outras atividades, como brincar e assistir desenhos. Pode haver agitação e até resistência na hora do cochilo, mesmo estando cansados, pois muitas vezes preferem gastar esse tempo fazendo outras coisas. Caso seja possível, a dica aqui é tirar uns minutinhos para ninar o seu filho, assim pode ajudá-lo a pegar no sono.

Quais são os principais problemas do sono do bebê?

Alguns fatores podem influenciar no sono do bebê, como excesso de cansaço, sim, isso é possível. Nem sempre é fácil para as crianças dormirem, a agitação do dia a dia pode acabar impedindo de relaxar. Uma outra questão é a criança querer aproveitar mais a presença dos pais, principalmente se passam o dia fora na escolinha.

Viajar é sempre bom, mas em alguns casos podem interferir no sono por ser um local diferente, a criança pode estranhar e demorar mais para pegar no sono, principalmente porque os horários das refeições e dormidas podem mudar, afinal, viagens são ótimas para fugir um pouco da rotina.

Fraldas Turma da Mônica Baby para uma boa noite de sono

Fraldas turma da mônica baby

Ao decorrer deste artigo você conferiu como uma fralda sequinha ajuda o bebê a ter uma boa noite de sono, por isso que você pode contar as fraldas e toalhas umedecidas da Turma da Mônica Baby.

As fraldas da turminha possuem tecnologia Qu4troSec, que possui um exclusivo sistema de canal que distribui mais rápido o xixi, além de barreiras antivazamento e uma fina camada extra que ajuda a manter o bebê sequinho por até 12 horas, sendo uma ótima opção para os cochilos dos bebês. 

Já as toalhas umedecidas hora da troca da Turma da Mônica Baby possuem extrato de camomila e algodão, garantindo hidratação e um toque suave e delicado para o momento da troca de fraldas do seu bebê.