Charutinho de bebê
3 de março de 2023
Na hora de colocar o pequeno para dormir, pode existir uma certa dificuldade para deixá-lo quentinho e seguro por toda a noite. É comum que o cobertor caia com as movimentações aleatórias, e dormir se torne um processo mais complicado para ele. É por isso que a técnica do charutinho de bebê foi inventada.
Ela foi criada pensando em acalmar e tranquilizar, tanto crianças pequenas como recém-nascidos, para que finalmente consigam dormir. Deste modo, o bebê se sente mais seguro, sentindo-se num ambiente parecido com o de antes dele nascer, quando estava no útero, e tende a acalmar-se e dormir muito mais facilmente.
Para que serve a técnica do Charutinho?
Mantas e cobertores enrolados como se fossem charutinhos em um bebê é um método já muito conhecido e utilizado, desenvolvido para ajudar a acalmar, especialmente na hora de dormir. Eles ajudam, e muito, os bebês que são mais agitados a relaxarem durante diversos períodos, principalmente os recém-nascidos.
Para entender o motivo pelo qual o charutinho funciona, é importante imaginar que antes do nascimento, os bebês estão confinados no útero. Portanto, o charutinho imobiliza seu corpo para emular esse sentimento de segurança que sentia antes de nascer.
Mesmo assim, é muito importante mover os braços e pernas do seu pequeno após o nascimento, já que precisam se acostumar com os movimentos de seu corpo. Porém, pesquisas mostram que os recém-nascidos se sentem mais calmos quando enrolados com seus braços junto aos seus corpos, isto tanto no período dele acordado, com abraços apertados de seus familiares, quanto com mantas e cobertores.
A melhor maneira de fazer o charutinho é envolvendo o pequeno com os braços ao lado do corpo. A razão para isso é porque a maioria dos bebês vai poder sair do seu charutinho se seus braços são posicionados na frente de seu peito.
Faz mal bebê dormir no Charutinho?
Normalmente, o método não oferece muitos riscos para a saúde da criança, mas mesmo assim, é importante entender o que pode acontecer para que ela se sinta desconfortável quando enrolada nos cobertores. Analisando um estudo que foi realizado pela Universidade de Bristol, no Reino Unido, o maior risco que a técnica do charutinho pode trazer se chama Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI), especialmente para os bebês que têm seis meses ou mais de idade. Nessa idade, eles já têm a habilidade de rolar para uma posição que acaba não sendo muito segura, ficando de bruços. Isso obstrui a boca e o nariz, impedindo a respiração e acabando por incapacitar mais movimentações do bebê para poder respirar, por conta de sua movimentação reduzida.
Outro risco associado com a técnica é o caso de hipertermia, isto é, o aumento da temperatura no corpo do bebê de modo excessivo e extremamente perigoso, oposto à hipotermia. Por isso, o indicado é prestar atenção na temperatura da noite em que a técnica será realizada, evitando um período muito quente.
Quanto tempo o bebê pode dormir no Charutinho?
O período em que o bebê pode permanecer enrolado na manta não é algo muito concreto, depende de quanto tempo ele demora para se acostumar com o charutinho e não sofre mais para dormir a noite.
Em média, é notável que o bebê se sinta melhor enroladinho quando está em seu primeiro mês de vida. Porém, o charutinho pode ser usado até uns 3 a 4 meses de idade, caso perceba que a técnica ainda proporciona conforto e tranquilidade.
Conforme perceba que o bebê já consegue se soltar da manta, demonstrando mais mobilidade, é sinal de que já está apto a dormir sem estar contido, sendo esse o momento de parar de usar a técnica do charutinho.
Pode amamentar com Charutinho?
O indicado é não deixar o bebê envolto no charutinho no momento em que for realizar a amamentação. Isto porque, a forma de embrulhar restringe todo o seu corpo em uma forma que pode ser confortável apenas na hora de dormir, ou quando for necessário acalmá-lo. No geral, pode irritá-lo e deixá-lo mais desconfortável, já que recém-nascidos tendem a querer tocar ou segurar a mama enquanto realizam sua alimentação, além de impedir que realize outros tipos de atividades. Por isso, é melhor não arriscar no momento em que quiser alimentar o seu filho.
Existem riscos para o bebê?
Não existem muitos riscos ao amamentar com o charutinho, mas é bom ficar atento para o desconforto mencionado anteriormente. Realizar a técnica junto da alimentação pode causar refluxo e deixar a vida um pouco mais difícil para a mãe, tendo que limpar o seu pequeno. Por isso, quando for amamentar, o ideal é tirar a mantinha do bebê e, se necessário depois, a colocar de volta.
Como fazer charuto para bebê dormir?
É extremamente fácil realizar o charutinho para o seu bebê, aqui vão algumas dicas:
- Posicione o seu pequeno em cima de uma superfície que seja plana. Estenda o cobertor ou manta no formato de um losango com um de seus cantos apontando para cima. Dobre o canto superior do cobertor para baixo em cerca de 15 centímetros.
- Coloque o seu bebê com a face para cima no cobertor, sua cabeça deve ficar sempre acima da borda dobrada para evitar que o charutinho obstrua seu rosto, já seu corpo deve sempre se estender diretamente para o canto inferior do cobertor.
- Deixe o braço esquerdo do bebê como achar que estiver mais confortável, em seguida pegue o lado esquerdo do cobertor e envolva-o sobre o braço esquerdo e o peito. Coloque o cobertor sob o braço direito e as costas. É importante analisar que nessa fase, o lado esquerdo de seu bebê estará coberto, mas o direito deve estar quase que inteiramente livre.
- Aumente a parte inferior, dobrando o canto inferior do cobertor sobre o corpo do bebê, a guardando sob o nó feito embaixo do queixo do pequeno. Posicione o braço direito do seu bebê da forma que você achar confortável e puxe o lado direito do cobertor sobre o corpo do bebê e coloque-o embaixo do lado esquerdo do seu bebê
- Prenda-o para que o cobertor não se desfaça de noite, torcendo levemente a ponta do cobertor e o colocando embaixo do bebê.
Alguns pontos extremamente importantes para se ter em mente quando realizar essa técnica é que o enfaixamento deve ser confortável, sendo assim não muito apertado. Para checar se está correto, você deve poder conseguir colocar dois a três dedos entre o peito do bebê e o cobertor já enrolado, e o mesmo deve acontecer em volta dos quadris para que ele sempre possa mover as pernas livremente.
Deixe o seu bebê mais confortável
O charutinho é uma dentre as diversas técnicas que podem te ajudar a acalmar o seu bebê na hora de dormir, mas tendo em vista os riscos apresentados, algumas mães podem ficar receosas de aplicá-la. Por isso, outras dicas podem te ajudar a deixar seu bebê com mais sono e acabar por dormir confortavelmente, como: amamentar antes de dormir, brincar no período da tarde, ler histórias, tocar músicas calmas e trocar sua fralda.
Deixar o bebê limpinho e confortável faz toda a diferença para uma boa noite de sono. Por isso, as Fraldas Turma da Mônica Baby são ideais. Elas possuem a tecnologia Qu4troSec que distribui mais rápido o xixi, barreiras antivazamento e uma fina camada extra que ajuda a manter o bebê sequinho por até 12 horas, ou seja, dá para dormir a noite toda sem preocupação.