Benefícios da leitura para bebês
28 de junho de 2023
Dentre diversas atividades possíveis para realizar com o seu bebê, você pode optar por uma que estimule a criatividade e inteligência do seu pequeno. Por isso, uma boa ideia é ir atrás de livros infantis e ler eles junto com seu filho. A leitura é um hábito extremamente importante e prazeroso, mesmo que exija um pouco mais dos pais. Já na infância é muito importante desenvolver o costume de ler, uma vez que os benefícios da leitura para bebês são enormes e podem refletir no futuro, fazendo com que se acostume com essa tarefa.
A importância da leitura para bebês
Essa prática não apenas ajuda no costume, mas também no desenvolvimento cognitivo, crítico e até mesmo lógico da criança, além da criatividade. A cada história contada, os pequenos tendem a se imaginar naquele local e tentam entender como resolveria os problemas apresentados na obra. Isso faz com que aprendam lições importantes que podem ser retratadas na vida real também. Fora esses fatores, começar a ler na infância também pode acostumar os pequenos às letras e facilitar com que memorizem o alfabeto.
Mas mais que isso, ler também ajuda a criar vínculos fortes entre pais e filhos e faz com que seu pequeno se divirta, algo extremamente importante em seu desenvolvimento.
Como a leitura ajuda no desenvolvimento do bebê?
Vale lembrar que não existe a necessidade de forçar este tipo de atividade, visto que algumas crianças podem não ser receptivas com a leitura. No entanto, não precisa se preocupar, pois existem outras formas de aprendizado, como a música. Porém, é de extrema importância introduzir este mundo ao seu pequeno o quanto antes, para que ele possa aprender coisas novas. Outra dica muito importante é tornar a leitura parte da rotina da criança, o que deixa esse momento ainda mais natural e fácil de aprender.
E é assim, integrando estes momentos de leitura na vida dos pequenos que pode-se observar os grandes benefícios que ela pode oferecer ao seu filho. Listamos alguns deles a seguir:
Melhoria da capacidade de compreensão
O atributo que mais se desenvolve com a leitura é a capacidade de compreensão que cresce lentamente e nas pequenas nuances da história. É com esta habilidade que seu pequeno vai entender se fizer algo de errado, como machucar o amiguinho. Este é o primeiro passo para ter um filho mais empático e que consiga racionalizar os problemas de sua vida no futuro.
Estímulo à criatividade e imaginação
Quando lemos um livro, somos levados a lugares diferentes e fantasiosos, cheios de fadas, princesas, castelos e histórias. Por meio da concentração na leitura e da compreensão das particularidades que envolvem todo o enredo, mostra-se um novo mundo para o pequeno. A partir disso, adquire-se a capacidade de criar cenários e imaginar com riqueza de detalhes o que está falando no livro. Isso faz com que os bebês consigam ter mais autonomia nesse quesito.
Essa habilidade é levada para toda a vida e pode ser muito valorizada, especialmente na fase adulta. Quando se está no mercado de trabalho, por exemplo, a criatividade permite criar saídas para aquele problema ou até mesmo imaginar as situações de diferentes pontos de vista.
Aumento do vocabulário
Assim como nos adultos, os pequenos também conseguem se beneficiar dos textos quando o assunto é o vocabulário. Isso porque, durante uma leitura de rotina, o pequeno pode ver que tem alguma palavra que ele desconhece e passa a repeti-la, além de descobrir o seu significado. Assim, se desenvolve a fala e pode também ampliar a frequência com a qual ele se comunica.
Abertura para novas ideias e experiências
É lendo também que se aprende o que pode acontecer em sua vida, seja aquele tópico bom ou ruim. Com livros que trabalham o conceito de preconceito e intolerância, a criança pode lentamente ir entendendo sobre o assunto e formar uma opinião sobre. Alguns temas podem ser mais difíceis de serem abordados, por isso, o melhor a se fazer, é criar um ambiente lúdico e deixar com que a assimilação seja feita por conta própria.
Melhoria do sono e relaxamento
Após saber tantas habilidades que podem ser adquiridas com a leitura, é fácil imaginar o motivo pelo qual o pequeno consegue dormir mais facilmente, certo? A leitura faz com que o bebê exercite áreas em seu corpo que promove diferentes sensações e por isso pode cansá-lo. Deste modo, a sua necessidade de ir para a cama mais cedo começa a ser frequente. Experimente também ler na cama antes de dormir, isso faz com que a criança relaxe e adormeça.
Quando começar a ler para o bebê?
Após saber tantas habilidades que podem ser adquiridas com a leitura, você deve estar se perguntando quando iniciar essa rotina com o seu bebê. Mas não se preocupe, é possível criar esse hábito até mesmo antes dele nascer. Isso porque já na barriga, o pequeno consegue escutar a vibração da voz de sua mãe e, pode ajudar a acalmar e até mesmo dormir melhor. Por isso, você pode fazer isso quando quiser, mesmo que na gravidez possa parecer que está fazendo isso sozinha, mas pode ter certeza que o seu pequeno está com você. Inclusive, nesta fase é indicado que leia histórias tranquilas, para não assustar o bebê.
Ler é o melhor remédio
A leitura pode se fazer presente em qualquer momento, o bebê está triste? Que tal uma história animada? Está com sono? Isso pede um enredo mais calmo e tranquilo. Não importa a situação, histórias tem o poder de nos teletransportar para outro mundo. E para que esse desenvolvimento aconteça, é preciso que a criança esteja sequinha e confortável e para isso existe uma turminha que entende do assunto.
As Fraldas Turma da Mônica Baby são ideais para os momentos de desenvolvimento do bebê, pois possuem cintura elástica, que garante maior conforto e mobilidade. Além disso, possuem barreira antivazamento e uma fina camada extra para maior proteção.