Alergia de fralda em bebê
20 de maio de 2022
Quando se fala em maternidade e compreendendo todos os desafios que uma mãe enfrenta desde o nascimento de um filho, o primeiro item que se busca é praticidade em todas as tarefas que envolvem as necessidades do bebê. E em segundo lugar a confiança nos produtos que estão sendo utilizados, que não vão ser prejudiciais à saúde e a pele que é mais delicada e suscetível a alergia de fralda em bebê.
As fraldas descartáveis são uma das principais descobertas que veio para melhorar a vida da mulher e, principalmente do bebê, deixando a higiene rotineira muito mais simples e rápida. Quando antigamente a realidade era lavar diversas fraldas de pano, agora basta tirar, higienizar e descartar. Mas, esse item pode gerar desconforto na pele da criança caso não tenha uma qualidade e proteção adequada.
A pele é o maior órgão do corpo humano e a nossa principal proteção contra todos os agentes internos, nos bebês, por possuírem a cútis mais fina e sensível é preciso tomar alguns cuidados para que não seja afetada por assaduras ou outras alergias devido a umidade do local, ou compostos presentes nas fraldas.
Para explicar melhor sobre como as alergias se desenvolvem, quando acontecem e o que fazer diante de uma alergia de fralda em bebê, criamos esse artigo. Confira!
O que é alergia à fralda em bebê?
A dermatite de fralda também pode ser considerada como uma dermatite de contato, isso significa uma reação inflamatória da pele causada principalmente pelo contato com substâncias presentes na urina e nas fezes, que ficam presentes na fralda úmida, afetando diretamente a pele do bebê.
A alergia à fralda também pode ser ocasionada a partir de substâncias que irritam a pele do recém-nascido, sendo diversos fatores, como a fragrância da fralda descartável ou utilizada nos outros produtos de higiene do bebê. Às vezes até o amaciante que utilizamos nas roupas podem influenciar, por isso, busque sempre estar atento à composição dos produtos utilizados.
A grande maioria dos casos estão relacionados às substâncias encontradas ao xixi e cocô, que em contato com a pele tão sensível, acaba ocasionando esse tipo de alergia. Esse contato frequente e a mistura pode influenciar também no PH da pele, assim ativando as enzimas, que são responsáveis por grandes irritações.
Como identificar
Para identificar a alergia de fralda no bebê, tem que prestar atenção nas reações da pele em contato com a fralda, as principais são as assaduras, sendo vermelhas e até roxas, as lesões podem ser brilhantes e descamativas, espessas e até ulcerativas. Todas essas reações variam de acordo com a intensidade da dermatite, seja leve, moderada ou grave.
Para ter certeza que essa alergia é de contato com a fralda, busque por lesões nas partes convexas do bebê sendo face interna das coxas, glúteos e glande do pênis ou vulva. A dermatite de fraldas poupa as regiões de dobras, porque elas ficam escondidas do conteúdo fecal e urinário.
O que fazer quando o bebê está com alergia de fralda
O primeiro passo recomendado quando se nota pontos de alergia no corpo do bebê é ir até um médico pediatra, para que ele verifique a situação e analise se não há alergias ou infecções mais graves por ali presentes. Se o pediatra indicar algum nível de infecção o adequado é entrar imediatamente com antibióticos, além de pomadas específicas.
O uso de produtos que contém perfumes é proibido durante o tratamento pois pode causar mais irritação, o ideal é evitar o máximo de produto que puder, principalmente o lenço umedecido, opte por higienizar a região com água e sabonete neutro, de forma suave e sem esfregar, pois, caso aconteça pode causar dor no recém-nascido.
Se no seu caso, seu bebê usa fraldas de pano, opte sempre por evitar a utilização de sabão em pó e amaciante, durante o tratamento e até após o mais indicado é que faça a lavagem somente com um sabão neutro sem qualquer tipo de perfume, se for em pedra, melhor ainda! Essa é uma ótima opção pois mantém as peças bem higienizada, sem cheiro e evita outros tipos de alergias.
Outra recomendação importante é deixar o bebê o maior tempo possível sem utilizar qualquer tipo de fralda, para uma melhor ventilação. A exposição ao sol em um certo período também é de ótima ajuda, pois tem poder cicatrizante além da vitamina D. Lembre-se, deixe que a região “respire”, juntamente com o tratamento dos medicamentos.
Pomadas com corticoides também são importantes para oferecer grande alívio e rapidez no tratamento.
Médico especialista
Segundo especialistas, a alergia de fralda tem três tipos mais comuns, a dermatite por atrito, a dermatite por irritante primário e a candidíase. Sendo a forma mais comum a dermatite por irritante primário. Médicos destacam pontos importantes para o tratamento, veja:
- Na maioria dos casos, o tratamento envolve medidas gerais de cuidados com a pele;
- Evite fricção, limpando, enxaguando e secando;
- Tenha uma troca frequente de fraldas, a cada 1 a 3 horas;
- O bebê deve ter períodos de descanso sem fraldas;
- Opte pelas fraldas descartáveis;
- Escolha lenços sem perfume ou álcool;
- Banhos em água morna.
Quais são as fraldas que causam menos alergias?
Quando falamos de fraldas, a Turma da Mônica Baby é uma das que mais proporciona cuidado com as alergias nos bebês e que não prejudica o pH da sua pele. Essa é uma indicação relevante pois é conhecida pela qualidade na fabricação, investindo em testes laboratoriais, visando um melhor conforto, e ofertando o melhor para que não ocorra nenhuma alergia de contato.
Se você procura por características das fraldas que causam menos alergias, vamos explicar:
- Absorvente/ Absorvente noturna;
- Sem perfumes;
- Elásticos e confortabilidade para as dobrinhas das perninhas;
- Hipoalergênica e biodegradável.
Quando seu bebê nascer, não entre em desespero e não compre fraldas por impulso, existem diversas opções no mercado e temos certeza que alguma pode te agradar e se adaptar bem ao bebê. Ainda assim, temos uma dica, de uma fralda que só recebe elogios de quem testa!
Fralda Turma da Mônica Baby
A Turma da Mônica Baby uniu proteção e conforto em suas fraldas, para garantir o melhor para o seu bebê, a nova fralda possui tecnologia QuatroSec para que o bebê fique calmo, tranquilo, seguro e sequinho durante o dia e a noite toda.
As fraldas Turma da Mônica Baby são incríveis e exclusivas por quatro motivos:
- Cintura elástica: oferecendo um melhor ajuste e conforto no corpinho do bebê;
- Canal de distribuição: distribui o xixi de forma uniforme e rápida sem deixar o local úmido;
- Até 12 horas de absorção: a fralda segura bem o xixi, absorve e não vaza;
- Barreiras antivazamento: oferecem ótima proteção contra vazamentos durante o dia e a noite.
100% das mamães aprovam e indicam as fraldas Turma da Mônica Baby, ela se adapta da melhor forma às necessidades do seu bebê e dificilmente causa alergias, já que são uma marca hipoalergênica.
Quais os tipos de alergia mais comuns em bebê
Os bebês são pequenos, delicados e frágeis, quando aparece uma mancha avermelhada, uma coceira frequente ou até mesmo um espirro os papais já ficam preocupados, será que é algo grave, uma alergia ou um simples contratempo?
Nos primeiros meses de vida, o bebê não tem muita defesa, pois seu sistema imunológico está em desenvolvimento, assim, é preciso compreender sua fragilidade e sensibilidade, seja na pele ou no sistema respiratório, por exemplo. Por isso, devemos sim ficar atentos aos sinais que eles nos dão.
Para identificar a alergia de um bebê, a criança pode apresentar pele seca ou sensível, além de irritação, coceira, choro, coco com sangue, entre outros. Uma das alergias mais comuns no bebê é a Dermatite atópica, que é desencadeada por produtos perfumados, tecidos, lãs e fibras, banhos longos com água quente, estresse, ansiedade, poluição e mudança no clima.
Mas também existem outras alergias comuns que podem afetar o bebê. Confira:
Alergia Respiratória
Pode ser causada por rinite ou asma. Trata=se da inflamação do nariz do bebê e os principais sintomas são: o nariz entupido, a coriza frequente, além da coceira e irritação. É muito comum que o bebê esteja sempre levando a mão até a face.
A rinite é causada por fatores alergênicos que estão no ar, por exemplo a poeira, pelo de animais ou fumaça. É recomendado a procura de um médico e hidratação adequada.
Alergia alimentar
Geralmente, a alergia alimentar dos bebês está relacionada a reação extrema do sistema imunológico contra algumas proteínas dos alimentos, mas geralmente, não é alergia de fato, e sim intolerância alimentar. A intolerância/alergia pode se manifestar pela primeira vez em qualquer idade, mas é mais frequente em crianças na fase da introdução alimentar.
Os sintomas são, manchas avermelhadas, coceira generalizada, vômitos e diarreia, inchaço na língua, dificuldades para respirar e lábios e rosto.
Pode ocorrer casos graves, então se você perceber dificuldade de respirar ou inchaço procure um médico imediatamente.
Alergia a insetos
As picadas de insetos já são desconfortáveis por si só, as lesões ficam bem avermelhadas e se a criança coça pode haver escoriações e casquinhas. Se a criança apresentar alergia pela picada, seu corpo apresentará diversas manchas avermelhadas, coceira frequente, e inchaço extremo.
Conclusão: a melhor opção para seu bebê é a melhor opção para você!
Nenhuma mãe deseja ver seu bebê desconfortável, por isso sempre buscam as melhores opções para seus filhos. A alergia pode acontecer quando menos se espera e quando acontece, precisamos estudar e entender o que está causando isso nas nossas crianças, buscando sempre evitar esse desconforto.
Uma das alergias mais frequentes nos bebês, é a alergia das fraldas, por isso pesquise bem suas opções e as dicas aqui citadas. Elas serão relevantes no momento da escolha para uma melhor qualidade de vida e cuidado com a pele do bebê.
As fraldas descartáveis da Turma da Mônica Baby apresentam essa preocupação e tem esse carinho que as mães precisam na hora da fabricação. Para quem sofre com a pele sensível dos filhos, essa é uma opção louvável, devido a sua praticidade e vantagem de ser hipoalergênica.
E no momento de comprar lembre-se: a melhor opção para você é aquela que não afete seu bebê negativamente!