; A Importância do Desenvolvimento Infantil | Turma da Mônica Baby

A importância do desenvolvimento infantil

13 de dezembro de 2022

O desenvolvimento infantil tem uma grande importância na vida da criança, e um valor ainda maior em sua vida adulta, principalmente, por guiar quem ela pode se tornar no futuro. 

É necessário entender o porquê investir nas crianças e em seu desenvolvimento, para maximizar o seu futuro e bem-estar.

O momento afetivo, social e físico é indispensável, por isso as fraldas Turma da Mônica Baby, presente durante toda infância e maternidade, separou esse conteúdo para abrir um diálogo necessário com as mães.

Confira a seguir a real importância do desenvolvimento infantil, o que é, quais são as suas fases, os marcos do desenvolvimento e muito mais!

O que é desenvolvimento infantil?

Muitos não sabem o que é o desenvolvimento infantil, por isso vamos explicar e tirar sua dúvida! O desenvolvimento infantil é um processo de aprendizado pelo qual as crianças passam para aprimorar diversas capacidades cognitivas, motoras, emocionais e sociais.

Com essas capacidades determinadas, a criança passa a apresentar comportamentos e ações que são esperados a partir de determinada idade, como a primeira palavra, os primeiros passos etc.

O desenvolvimento infantil acaba por ser um conjunto de aprendizados que vai tornando a criança cada vez mais independente.

Como ele pode ser benéfico na fase adulta?

O desenvolvimento infantil pode ser muito benéfico para a fase adulta e influencia, muitas vezes, de forma permanente, na vida do indivíduo.

Entre os diversos benefícios estão: bem-estar mental, favorecimento do desenvolvimento neuropsicomotor, melhor controle de doenças crônicas e menor risco de encarar problemas de saúde na vida adulta.

Fases do desenvolvimento infantil

Antes de sabermos quais são as fases do desenvolvimento, precisamos entender que todas as fases, de alguma forma, estão interligadas. Sendo assim, precisam estar juntas para terem um propósito futuro.

Quando todas as áreas do desenvolvimento infantil estão conectadas, há o que chamamos de desenvolvimento pleno. Agora sim, confira quais são as fases do desenvolvimento infantil.

Sensório-motor: 0 a 2 anos

Nessa fase do desenvolvimento, a criança desenvolve suas primeiras ações e capacidades, como se concentrar em sensações e movimentos.

É quando o bebê começa a ganhar consciência dos seus movimentos, que antes eram involuntários. Ele entende, por exemplo, que ao esticar os braços consegue alcançar os objetos. Do 0 aos 2 anos é onde ocorre o desenvolvimento da coordenação motora.

Pré-operatório: 2 a 7 anos

É o período em que ocorrem representações da realidade dos próprios pensamentos. Nessa fase, é comum a criança não ter a real percepção dos acontecimentos e sim sua interpretação particular. 

Por exemplo, um copo baixo e largo e um copo fino e alto que comportam a mesma quantidade de suco, a criança acreditará que no copo alto e fino há uma maior quantidade de bebida.

Nessa fase também é comum o egocentrismo e a necessidade de dar vida às coisas. A famosa fase dos “porquês” e da exploração da imaginação, o faz de conta.

Operatório concreto: 8 a 12 anos

Nessa fase há o início do pensamento lógico concreto, as normas sociais já fazem sentido para a criança. Ela começa a entender de fato a questão do copo, citado no exemplo anterior.

Nessa faixa etária o desenvolvimento da criança já contempla conhecimentos sobre regras sociais e sobre o senso de justiça.

Operatório formal: a partir dos 12 anos

Aos 12 anos, no operatório formal, a criança já possui a capacidade de compreender situações abstratas e experiências de outras pessoas.

Mesmo que a criança não tenha passado pela situação ou tenha vivido algo parecido, é nesta fase em que ela passa a compreender através de situações abstratas, ou seja, vivida por outros.

Nessa idade, também considerada pré-adolescente, a criança também é capaz de criar situações hipotéticas, teorias e possibilidades de começar a vida autônoma.

Quais são os marcos do desenvolvimento infantil

Os marcos do desenvolvimento infantil consistem basicamente de certos comportamentos e capacidades vindas da criança de acordo com sua idade.

Apesar disso, é importante saber que esses marcos do desenvolvimento podem acontecer mais cedo ou mais tarde, variando de criança para criança. Contudo, é importante prestar atenção, pois um tempo excessivamente grande pode significar algum distúrbio de desenvolvimento.

Um fator que os pais identificam sobre o desenvolvimento é quando as crianças começam a crescer, a trocar o tamanho das fraldas Turma da Mônica Baby. Passando das fraldas da linha Recém-Nascido – que possui corte umbilical, proporcionando perfeito ajuste no corpinho do bebê, além de contar com fechos macios, barreiras anti-vazamento e uma fina camada extra que ajuda a manter o bebê sequinho -, até as fraldas com tecnologia Qu4troSec, que possui um exclusivo sistema de canal que distribui mais rápido o xixi, barreiras antivazamento e uma fina camada extra que ajuda a manter o bebê sequinho por até 12 horas, além de ter cintura elástica, que proporciona um perfeito ajuste no corpinho, assim ele fica calmo, tranquilo e seguro durante o dia e a noite toda.

Da chegada do bebê em casa, passando por todas as suas etapas de saltos de desenvolvimento e saindo da infância, as fraldas Turma da Mônica Baby acompanham você!

Tipos de desenvolvimento infantil

Durante o processo de desenvolvimento, a criança evolui em diferentes aspectos em sua formação (e para ser sincero, a evolução vai muito além do que a idade, pois todos nós evoluímos constantemente). A evolução não se dá somente no crescimento físico da criança, mas também na sua parte cognitiva, social e por aí vai.

Também é importante saber que a importância de brincar no desenvolvimento infantil está diretamente relacionada com todos os tipos de desenvolvimento, pois através da socialização com outras crianças, são desenvolvidas certas capacidades de interação e noções de limites.

Confira a seguir alguns tipos de desenvolvimento infantil que devem ser explorados com seus pequenos:

Desenvolvimento afetivo

O desenvolvimento afetivo está totalmente relacionado às emoções e aos sentimentos da criança, sendo completamente perceptível.

Um bebê é capaz de entender o carinho e o amor, e também é capaz de amar e criar laços afetivos com os pais e pessoas próximas, geralmente aquelas de convívio frequente.

O estabelecimento dessas relações é fundamental para que a criança desenvolva a inteligência emocional e não tenha futuros problemas afetivos.

Desenvolvimento cognitivo

O desenvolvimento cognitivo é a parte mais intelectual do ser humano, diz respeito à atenção, raciocínio, memória e capacidade de desenvolver problemas.

Essa cognição é desenvolvida com o tempo, enquanto bebê, não há a capacidade de memória aguçada, não há muitas recordações de acontecimentos antes dos dois anos de idade.

O desenvolvimento infantil cognitivo infantil permite que a criança interprete, assimile e se relaciona com os estímulos do ambiente e sua própria essência.

Desenvolvimento físico

O desenvolvimento físico é aquele através do qual habilidades e capacidades motoras são desenvolvidas, como sentar, andar, ficar de pé, pular, correr, entre outros.

Em outros tipos de atividades físicas, como escrever, o desenvolvimento físico também passa a depender do desenvolvimento cognitivo.

Desenvolvimento social

Com o desenvolvimento social, a criança aprende a interagir em sociedade. E é nesse momento em que a criança estabelece com outras pessoas uma espécie de intercâmbio de informações, que permite adquirir cultura, tradições e normas sociais.

O que pode influenciar o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento pode ser influenciado por diversos fatores, estímulos e por um ambiente apropriado para crianças. Os principais fatores que podem impactar o desenvolvimento infantil são:

  • Ambiente onde a criança vive;
  • Hereditariedade (os seus pais, avós e demais ancestrais);
  • Alimentação;
  • Problemas físicos.

Mas também há outras influências importantes, confira a seguir:

Escola

O primeiro fator de influência no desenvolvimento é a escola, pois dentro dela, as crianças têm a oportunidade de conviver com outras. Isso permite que aconteça uma troca de aprendizagem, principalmente entre crianças mais novas e mais velhas.

Além disso, a socialização é bastante incentivada quando uma criança inicia na escola. Ela faz amizades, precisa lidar com problemas e encontrar soluções para eles. De forma geral, é na escola que a criança começa a viver em sociedade.

Família

A família tem um papel extremamente importante no desenvolvimento saudável da criança. Os pais e os adultos mais próximos precisam estar presentes na vida dos pequenos, incentivando os seus avanços, diminuindo seus medos e felicitando na capacidade e nas habilidades deles.

Filhos de pais presentes tendem a ter um melhor desempenho durante o seu desenvolvimento, por exemplo. A falta de atenção e afeto pode retardar alguns marcos importantes. Por isso, esteja sempre presente na vida do seu pequeno!

Amizade

As amizades são um dos fatores que podem influenciar muito no desenvolvimento de um ser humano. Pois as crianças costumam se envolver e querer fazer o que os amigos também fazem, uma comunidade real e brincadeiras que influenciam o desenvolvimento.

Se elas têm amigos que gostam de correr e brincar de “pega-pega”, é provável que também gostem dessa movimentação e desenvolvam de uma forma boa a coordenação motora. Amigos que desenham juntos trabalham a coordenação e assim por diante.

Crianças que não convivem com outras acabam desenvolvendo as áreas de maior interesse delas próprias. Apesar de não ser ruim, algumas outras áreas podem ficar comprometidas. Por isso, ter amigos e conviver com os colegas é essencial na infância.

Teorias do desenvolvimento infantil

Para o desenvolvimento infantil, existem diversas teorias, as mais famosas são as criadas pelos teóricos Jean Piaget e Lev Vygotsky, confira a seguir:

Jean Piaget

Jean Piaget foi um psicólogo, biólogo, filósofo e estudioso suíço que viveu entre 1896 e 1980. No período em que trabalhou em uma escola, Piaget acompanhou a forma como as crianças se comportavam e respondiam aos professores. Além disso, ele observou o comportamento dos seus próprios filhos e como eles se desenvolviam.

Devido a essa oportunidade, Piaget criou a sua teoria de desenvolvimento infantil. Nela, o teórico nos diz que “a criança aprende sempre que interage com o meio e é colocada fora da sua zona de conforto. Por esse motivo, é necessário que ela seja exposta constantemente a atividades desafiadoras, que provoquem desequilíbrios.

A partir desse desequilíbrio, a criança assimila uma nova informação, acomoda essa informação no cérebro e cria esquemas ou modifica algum já existente. Por fim, ela equilibra essa nova informação, que passa a fazer parte do seu conhecimento”.

Para que todo esse processo aconteça, Piaget acredita que a criança deve poder explorar e descobrir constantemente.

Lev Vygotsky

Vygotsky nasceu na Rússia e viveu entre os anos de 1896 a 1934. Ele foi um psicólogo, cientista, antropólogo, filósofo, pedagogo e professor universitário. Seus estudos mudaram a perspectiva do desenvolvimento da criança.

Antes dele, outros teóricos defendiam diferentes teorias, como a inativista, que nos diz que o conhecimento nasce com a pessoa. Vygotsky acredita que “o desenvolvimento infantil é resultado da interação social da criança com outras pessoas, principalmente com um adulto ou uma criança mais experiente”.

Para Vygotsky, a escola é um lugar repleto de aprendizado e propício para o desenvolvimento infantil. Entretanto, o pensador acredita que não é somente com o professor que as crianças adquirem conhecimento. Para ele, a aprendizagem “é uma atividade conjunta, que acontece por meio das relações sociais e com o meio”.

Como as Fraldas Turma da Mônica Baby podem te ajudar no desenvolvimento infantil?

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