; Calmantes Para Bebê Irritado | Turma da Mônica Baby

Calmantes para bebê irritado

19 de abril de 2022

Uma das coisas que podem causar angústia na mamãe e no papai, é quando o bebê fica irritado e muito agitado sem motivos aparentes. Com essa agitação, a mamãe tenta dar de mamar, o papai troca a fralda, dá banho, tenta fazer dormir e tudo isso pode não adiantar.

Como descobrir o que o bebê está sentindo se ele ainda não consegue se expressar? O que fazer quando bebê não para de chorar? 

O primeiro passo é manter a calma. Às vezes, o bebê chora quando está com sono, fome, frio, calor ou sujo, então, satisfazer suas necessidades básicas são essenciais.

Em outras situações, os bebês podem querer carinho e atenção, o famoso colo, assim a companhia, cantar, ou conversar pode ajudar muito. Tudo isso pode ser bem relevante para acalmar o bebê. E neste artigo traremos técnicas eficazes para acalmar o recém-nascido com mais detalhes. Confira abaixo!

O que fazer quando o bebê está nervoso?

Quando o bebê está nervoso, pode acabar gerando uma sensação de impotência nos papais e mamães, principalmente quando aparentemente está tudo bem, alimentado, sequinho… É essencial manter a calma nesse momento. Sendo também importante conhecer o seu bebê, os sinais que ele dá, mantê-lo com as necessidades básicas em dia e dar muito amor.

No momento dessa agitação, muitas mamães e papais devem se perguntar: existe um calmante para bebê? Pois nada melhor do que um bebê, bem alimentado, sequinho e dormindo bem a noite toda. Para proteger a saúde do bebê e garantir o bem-estar de toda a família, podem ser utilizadas técnicas calmantes, sem uso de medicamentos, para que o bebê se sinta mais relaxado e calmo.

Uma rotina adequada é uma das maiores aliadas, e para que isso aconteça é importante que as refeições sejam feitas nos mesmos horários, e também o banho e a hora de dormir. Bebês amam a rotina e se sentem seguros com ela.

Evitar refeições pesadas após às 17h também é importante. Opte por alimentar o seu bebê com lanchinhos leves e que façam a digestão mais rapidamente após esse horário.

Prepare o quarto para a hora do sono, com as luzes baixas, silêncio e temperatura adequada.

Massagens, músicas e outras técnicas também são muito bem-vindas, por isso, falaremos mais sobre elas logo abaixo.

Por que o bebê fica nervoso?

Apesar de ser comum acontecer, não é normal que um bebê fique nervoso e agitado. Se estiver tudo bem com a saúde do bebê, poderão haver outros motivos para que isso ocorra e atrapalhe a tranquilidade dele, como fralda suja, frio, cólica, fome, barulho etc. Confira cada um:

Fralda suja

Um dos motivos mais comuns de deixar o bebê nervoso e agitado é a fralda suja, tanto quando está molhada de xixi ou suja pelo cocozinho do bebê. Ele pode se sentir incomodado e não saber expressar, por isso, acaba ficando nervoso, agitado, podendo chorar e não dormir.

É essencial que o bebê tenha uma fralda limpa e adequada para estar tranquilo, por isso é importante realizar as trocas no tempo certo, para evitar inclusive, assaduras e infecções.

As fraldas Turma da Mônica podem ser grandes aliadas, pois possui tecnologia que mantém o bebê seco por mais tempo, não agride a pele sensível, tem uma absorção incrível, inclusive para recém-nascido que possui um cocozinho mais líquido.

Frio

A temperatura do bebê não é igual a de um adulto, ele pode sentir mais frio e se incomodar com isso. Por isso, mantenha o ambiente com temperatura adequada e tenha certeza que o seu bebê não está com frio, mas tenha muito cuidado para não deixá-lo com calor, pois isso pode desidratá-lo e também deixá-lo agitado.

Dependendo da temperatura, opte por roupas que cubram os braços e pernas, mas que sejam leves para evitar o excesso de frio e calor.

Cólica

A cólica também é um fator muito incômodo para o bebê, que nesse caso está sentindo dor e desconforto. E para aliviar esse problema, ela pode ser usada uma compressa de água morna na barriga do bebê. 

Também é ideal massagear a barriguinha com movimentos circulares e sempre fazer o bebê arrotar depois de cada mamada. Outra dica que alivia muito as cólicas, é colocar o bebê deitado de barriga para cima, empurrar as perninhas em direção ao abdômenabdôme para comprimir ligeiramente a barriga, repita o movimento algumas vezes.

É importante manter a atenção e se o problema não melhorar, levar ao pediatra para que receba medicação adequada.

Fome

Estar com fome pode deixar até mesmo um adulto irritado, e com o bebê não é diferente. Tenha certeza de que o bebê está sendo bem alimentado e nos horários certos. Se o bebê ainda recebe o leite materno, verifique se ele está conseguindo sugar o leite e engolir de maneira correta, perceba se ele se sente saciado após a mamada.

Barulho

Barulhos altos e ruídos podem incomodar o bebê, atrapalhando o sono e causando irritação. Para que ele se sinta bem, mantenha sempre um ambiente silencioso ou com sons que o agradem, como sons que ele ouvia quando estava dentro da barriga da mãe.

Por que o bebê se irrita para dormir?

É normal perceber quando um bebê está cansado pela sua irritação ou choro fácil, e por que os bebês se sentem irritados antes de dormir? Quando se sentem muito cansados, os bebês não conseguem fazer outras coisas, como mamar ou brincar. Eles também precisam de estímulos para saber qual é a hora de dormir.

Ao contrário do que muitos possam pensar, os bebês não dormem mais quando está cansado, na verdade quanto mais tranquilos eles estiverem, melhor será a qualidade de sono deles.

Por isso, faça a rotina do sono com o seu bebê, como um banho morno e mamada antes de por ele para dormir. Confira a janela do sono conforme a idade do bebê:

  • 0 a 1 mês: até 40 min acordado;
  • 1 a 2 meses: de 40 a 60 min acordado;
  • 2 a 3 meses: de 60 a 80 min acordado;
  • 3 a 4 meses:  de 60 a 90 min acordado;
  • 4 a 6 meses: no máximo entre 1h15 e 1h45 acordado;
  • 6 a 8 meses: aproximadamente 2h30 acordado;
  • 8 a 10 meses: de 2h a 3h30 acordado;
  • 12 meses: de 3h a 4h acordado;
  • 18 meses: de 4h a 6h acordado;
  • 2 anos: de 5h a 7h acordado;
  • 3 anos: de 6h a 8h acordado;
  • 4 anos: de 6h a 12h acordado.

É importante alinhar uma rotina para que o desenvolvimento do bebê não seja comprometido pelo cansaço e que ele tenha os momentos de descanso e brincadeiras de forma adequada.

Existe calmante para bebê?

Mas se essas técnicas não funcionarem, existe calmante seguro para o bebê? Calmantes não são indicados para bebês menores de 1 ano de vida, mas a partir dessa idade, os remédios homeopáticos, conhecidos também como florais, podem ser recomendados para o bebê que seja muito agitado e que as técnicas não funcionam. Mas a prioridade sempre será preservar a saúde do bebê e evitar o uso de medicamentos para o sono.

Como acalmar o bebê de forma natural?

A família pode contar com técnicas naturais para acalmar o bebê agitado e nervoso, sem a necessidade de recorrer a medicamentos. Confira algumas delas:

Chá de camomila

Quem nunca ouviu dizer que para se acalmar e dormir bem poderia tomar um chá de camomila? Isso porque a camomila é anti espasmódica e ligeiramente sedativa, e além de ajudar no sono, ela pode auxiliar também no alívio das cólicas.

Para dar o chá de camomila para o bebê, deve-se ter cuidado com a temperatura, e utilizar de 2 a 3 sachês de chá para 500ml de água. Mas o mais indicado para o bebê é sempre a planta natural. O chá também não é recomendado antes dos 6 meses de vida. Fale com o pediatra antes de introduzir o chá na dieta do bebê.

Música

As músicas geram emoções nas pessoas, e isso também serve para os pequenos. Músicas relaxantes são muito úteis para acalmar o bebê na hora de dormir. Além disso, recém-nascidos podem gostar de sons que simulam o som do útero. Quando o bebê estiver agitado para dormir, reduza o barulho da casa e invista em músicas ou sons calmantes para o pequeno.

Aromaterapia

A aromaterapia tem ganhado muito espaço em momentos e tratamentos relaxantes, e para os bebês isso não é diferente. Geralmente, o óleo essencial indicado para bebês terem um sono tranquilo é o de lavanda.

A lavanda possui qualidade analgésica e antisséptica, auxiliando no sono e regulando o sistema nervoso para proporcionar maior relaxamento. Você também pode optar pelo uso de talco de lavanda ou creme hidratante com essa essência.

Banho de imersão com ervas

O banho morno em si, já é um grande auxílio para acalmar o bebê, e o banho com imersão de ervas pode ativar ainda mais o relaxamento. As ervas mais indicadas nesse caso são: camomila, calêndula e hortelã.

A camomila é além de calmante e digestiva, também é ótima para a pele sensível do bebê. Já a calêndula, auxilia nos problemas de pele. Enquanto a hortelã é refrescante e auxilia na recuperação de resfriados e vias aéreas congestionadas.

Cromoterapia

A cromoterapia também é uma técnica que cresceu muito nos últimos anos, ela é feita pela combinação de cores que estimulam o relaxamento. O quarto do bebê deve estar adequado, para assim considerar os diferentes estímulos que as cores podem causar.

O azul possui propriedades calmantes, o verde e harmonizante, roxo ou lilás são ligadas ao lado espiritual do ambiente, podendo acalmar a mamãe e o bebê. Já o amarelo pode gerar mais alegria, enquanto o rosa estimula o afeto e o vínculo entre a mamãe e o bebê. E por fim, o branco pode transmitir tranquilidade e calma, sem nenhum tipo de contraindicação sensorial da parte da criança.

Massagem

Uma leve massagem pode acalmar o bebê a qualquer momento do dia, principalmente pouco antes da hora do sono. A dica é fazer a massagem após o banho. Pode ser aplicado um óleo de amêndoas para auxiliar, amassando suavemente todas as dobrinhas do bebê, e massageando todo o corpinho. Aproveite esse momento para ter uma troca com o bebê, olhe nos olhos e converse com ele de forma passiva e tranquila.

Quais os melhores produtos para bebê?

Para ter um bebê calmo, também é necessário investir em produtos de qualidade, que protejam a sua pele sensível e que sejam adequados para cada fase do bebê. Por isso, a Turma da Mônica oferece a melhor tecnologia para toda a família ficar tranquila. Confira: 

Fraldas

Calmantes para bebê irritado

Por ter uma pele sensível, as sujeiras podem agredir a região do bebê com muita facilidade. Pensando nisso, a fralda Turma da Mônica traz produtos que protegem a pele do bebê e garante mais tranquilidade para ele se sentir sequinho e seguro, fazendo com que ele durma melhor.

A fralda da Turma da Mônica possui fraldas com tecnologia feita especialmente para cada fase da vida do bebê, com material macio, respirável, e um toque suave de algodão, garantindo conforto, pele seca e hidratada. Além disso, as fraldas Turma da Mônica contém ajuste para que se adapte melhor ao corpinho do bebê.

Outro ponto interessante, é o sistema de absorção presente nas fraldas descartáveis da Turma da Mônica, que consegue absorver um grande volume, evitando que as necessidades fisiológicas do bebê vazem. O ajuste e a barreira antivazamento também auxiliam com essa necessidade de não permitir que as sujidades vazem e se espalhem. Com a fralda Turma da Mônica o seu bebê tem o conforto e a proteção que precisa para ficar mais tranquilo e menos agitado.

Lenços umedecidos

Os lenços umedecidos são grandes aliados para a troca de fraldas do bebê no dia a dia, pois muitas vezes a mamãe precisa trocar o bebê fora de casa e precisa de um produto que além de não agredir a pele do bebê, acabe facilitando a higienização e cuidando da pele do bebê.

Os lenços umedecidos da Turma da Mônica são feitos especialmente para essa pele sensível, removendo a sujeira com mais absorção e rendimento, e protegendo a pele pois não possui álcool e parabenos. Proteja o seu bebê garantindo conforto e limpeza adequada com os lenços umedecidos Turma da Mônica.

As melhores fraldas são da Turma da Mônica

A tranquilidade do bebê é essencial para que ele e toda a família se sintam confortáveis e tenham boas noites de sono. Hoje, existem diversas técnicas acessíveis para que essa tranquilidade venha sem a necessidade de uso de medicamentos. Além de suprir as necessidades básicas do bebê, também se pode agradá-lo com massagens, músicas relaxantes, uma rotina adequada, aromaterapia, cromoterapia etc.

Um pouco de investimento no desenvolvimento e conforto do bebê sempre vai ser recompensado com um bebê feliz. E sabendo que a fralda suja também causa irritação no bebê, é importante investir no melhor produto para essa fase tão delicada.

Para ter conforto e manter a segurança da pele do bebê, a Turma da Mônica possui a linha ideal e exclusiva para cada fase, desde o nascimento até a fase em que o bebê começa a usar o penico algumas vezes no dia. As fraldas Turma da Mônica são aprovadas pelos médicos, adequadas para a pele sensível, e possuem a qualidade necessária para o alívio de toda a família.

As fraldas da Turma da Mônica que foram desenvolvidas especialmente para os recém-nascidos, possuem tamanho RN. Nessa faixa elas são próprias para bebês de até 5 kilos. Com tecnologia de primeira linha, as fraldas Turma da Mônica oferecem um toque macio e suave para o bebê, além de mantê-lo fresquinho e confortável para uma ótima noite de sono e dias tranquilos.

Enquanto as outras linhas da Turma da Mônica também se adequam a cada fase, indo até o tamanho Extra G, para os bebês maiores, e com ajuste para o conforto e alegria da criança. Conheça a nossa linha e aproveite o melhor para que o seu bebê deixe a irritação de lado e seja feliz.