; Alergia a Fralda o Que Fazer | Turma da Mônica Baby

Alergia a fralda: o que fazer?

31 de março de 2022

Bebês são mais delicados e por conta da pele sensível de seus corpinhos, acabam sendo mais suscetíveis a alergias a diferentes produtos, incluindo as fraldas que são utilizadas no dia a dia como forma de mantê-los sequinhos e confortáveis.

Por não ser algo que acontece com tanta frequência, a dúvida sobre o que fazer para alergia a fralda acaba sendo muito comum, principalmente no caso de pais de primeira viagem, que nunca lidaram com o problema anteriormente.

Em alguns casos, as alergias podem até mesmo serem confundidas com as assaduras, que também podem ser muito comuns nessa primeira fase da vida, por isso é necessário ter atenção aos sinais, para identificar o que pode estar causando a alergia e resolvê-la antes que elas virem machucados e incomodem ainda bem o bebê.

Se você quer saber tudo sobre alergia a fralda, sinais que ajudam a identificar o problema, formas de tratá-lo e muito mais sobre esse assunto, confira esse conteúdo que preparamos!

Como saber se é assadura ou alergia a fralda?

A alergia a fralda e a assadura podem, em alguns casos, apresentarem características muito semelhantes e que fazem com que ambos os problemas sejam confundidos.

As alergias costumam acontecer com uma frequência menor que as assaduras e os sinais que ajudam a identificar o problema costumam ficar visíveis nas partes genitais, bumbum e na virilha, que são locais que costumam ficar cobertos pelas fraldas. Entre os sintomas mais comuns estão a vermelhidão, coceira e brotoejas.

No caso das assaduras, os sintomas costumam ser bastante semelhantes, sendo que, por vezes, a área afetada pode ter aspecto ressecado ou úmido, com pequenas bolhas e vermelhidão. A grande diferença é que no caso das alergias, a pele costuma apresentar também descamação.

Além disso, as causas dos problemas costumam ser bem diferentes, sendo que as assaduras costumam aparecer em qualquer fase do desenvolvimento da criança, por conta do contato com fezes ou xixi prolongado, novos alimentos ácidos na rotina, falta de cuidados higiênicos entre outros. Já as alergias, geralmente estão relacionadas aos componentes químicos das fraldas e são resolvidas assim que o produto é trocado por alguma outra marca dermatologicamente testada e hipoalergênica.

O que fazer para alergia a fralda?

A alergia a fralda é um tipo de dermatite de contato, portanto o problema deve ser resolvido alguns dias após serem iniciados os cuidados, que incluem trocar a marca da fralda por um produto hipoalergênico, fazer o uso do tamanho correto, já que fraldas apertadas aumentam o atrito do produto contra a pele e podem causar feridas, além de trocas por uma fralda nova sempre que ob bebê fizer as necessidades, já que o contato entre a pele do neném com o xixi e a urina por um período de tempo prolongado pode favorecer o aparecimento de alergias e assaduras nas regiões do bumbum, dobrinhas da coxa e órgãos genitais.

Iniciados esses cuidados, é importante sempre manter a pele do bebê limpa e seca, uma vez que a umidade pode piorar a irritação, além de fazer a limpeza com água morna e sabão neutro, sem friccionar muito, evitar produtos que favoreçam irritações, como lenços umedecidos que contenham álcool, e também deixar a pele exposta ao sol e sem fraldas por alguns minutos por dia, permitindo a ventilação do local.

O que é bom passar em alergia?

Antes de mais nada, o recomendado é que o pediatra da criança seja acionado, pois só ele conseguirá identificar o que pode estar causando a alergia e conseguirá dar as orientações necessárias de produtos que possam ajudar no problema, evitando sempre substâncias que possam agravar a alergia.

Em alguns casos, ele poderá recomendar alguns tratamentos simples, como cremes ou hidratantes com zinco para serem passados na pele do bebê após o banho e que ajudarão a melhorar sintomas como vermelhidão ou coceiras. Além disso, ele pode recomendar alguns cremes para assaduras caso a pele esteja machucada.

Qual pomada é boa para alergia de fralda?

Em casos mais específicos, o médico pediatra pode recomendar o uso de pomadas próprias para dermatite, como é o caso da Hidrocortisona 1% ou Dexametasona, que deve ser aplicada em fina camada sobre a pele afetada por cerca de 7 dias.

Quanto tempo dura a alergia de fralda?

Não existe uma duração exata para a alergia do bebê, mas geralmente o problema costuma desaparecer em poucas semanas após serem iniciados os cuidados adequados. Em poucos dias já será possível notar a diminuição da vermelhidão das áreas afetadas.

Qual melhor fralda para alergia?

Geralmente a dermatite de contato é causada por alguma substância presente em um determinado produto ou objeto que, ao entrar em contato com a pele, provoca algum tipo de reação, que pode ser vermelhidão, coceira ou bolhas. Para quem está com um bebê com alergia a fralda descartável e busca o que fazer, o ideal é que seja feita a substituição do produto por uma opção hipoalergênica, que ajudará na prevenção de coceiras e irritações na pele.

No caso das fraldas Turma da Mônica Baby, os produtos são desenvolvidos com exclusiva tecnologia que oferece muito mais conforto aos bebês, evitando possíveis alergias e até mesmo assaduras, pois conta com cintura elástica que proporciona um melhor ajuste ao corpinho da criança.

Além disso, conta com um exclusivo sistema de canais que distribui mais rápido o xixi, barreiras antivazamento e uma fina camada extra que ajuda a manter o bebê sequinho por até 12 horas, fator indispensável para evitar a formação de assaduras na pele.

Como prevenir alergia de fraldas em bebê?

Para evitar a alergia em bebê, o mais recomendado é evitar produtos que não sejam hipoalergênicos e não deixar que a pele do bebê tenha um contato prolongado com fezes ou urina. O ideal é que a fralda seja substituída sempre que o bebê evacuar ou a cada 3 horas, no caso da urina, mesmo que o produto ofereça proteção por um período prolongado.

Além disso, escolha sempre uma opção de fralda que apresente uma melhor absorção da urina, pois isso evitará o contato da umidade com a pele da criança.

Durante a limpeza, o recomendado é que sejam realizados movimentos suaves com um algodão ou com uma gaze, já que a irritação também pode surgir por conta de movimentos muito abruptos. Outro fator muito importante é sempre utilizar o tamanho correto para a criança, já que a irritação pode surgir da fricção do material da fralda com a pele do bebê.

O que causa assadura no bebê?

Muitas vezes confundidas com as alergias, as assaduras no bebê são muito comuns e geralmente são causadas por uma combinação de fatores, sendo que o cuidado adequado pode evitar o seu surgimento.

Na maioria dos casos, as assaduras são causadas pelo contato da pele do bebê, que principalmente durante os primeiros meses de vida é muito sensível, com substâncias como a urina ou o suor, que abafadas pela fralda ocasiona na proliferação de fungos e bactérias e, consequentemente, nas assaduras.

Geralmente, os lugares mais afetados são as coxas, virilhas e axilas, por conta da constante fricção da pele e pelo calor e umidade que são bastante comuns nessas áreas.

Como tratar assaduras em bebê?

As assaduras podem surgir em três principais níveis, podendo ser leves, moderadas ou graves e o cuidado adequado irá depender da forma como ela se manifesta em cada criança. Em alguns casos, a intervenção pediátrica pode ser necessária, mas de modo geral todos os graus de assaduras apresentam soluções práticas que envolvem pequenos cuidados diários, como por exemplo:

  • Não deixar a fralda molhada, já que esse é um dos principais fatores para o surgimento de assaduras nas crianças;
  • Não usar lencinhos umedecidos para limpar a região, pois a umidade está diretamente relacionada ao aparecimento de assaduras no bebê e os lenços podem tornar a área ainda mais irritada;
  • Usar o tamanho adequado de fraldas, já que quando apertado, o atrito do material da fralda com a pele pode intensificar as assaduras;
  • Lavar a região com chá de camomila, pois este atua como relaxante para a pele. O ideal é usar a bebida morna para lavar as áreas afetadas com algodão ou gaze;
  • Expor o bebê sem fraldas à luz do sol, pois além de secar as assaduras, a luz solar ajuda a região a respirar e evita a proliferação de fungos. O ideal é que o banho de sol seja feito por 15 a 30 minutos, sempre em períodos em que o clima está mais ameno;
  • Usar cremes e pomadas para assaduras, que podem ser usados após as trocas para evitar o aparecimento ou agravamento das feridas.

Conte sempre com as fraldas da Turma da Mônica!

fraldas turma da monica

Os primeiros meses de vida de um bebê marcam uma fase delicada e que requer uma série de cuidados, que farão com que esse período seja muito mais tranquilo tanto para a criança, como para os seus pais.

Para tornar esses momentos ainda mais especiais, o ideal é optar sempre por produtos de qualidade, que ajudarão nos cuidados com a criança, além de evitar problemas como o surgimento de alergias e dermatites de fraldas descartáveis, ou até assaduras. Para isso, a Turma da Mônica Baby uniu proteção e conforto em uma nova opção de fralda, para garantir que os bebês cresçam mais tranquilos e felizes.

A fralda Turma da Mônica Baby possui exclusiva tecnologia QuatroSec, que conta com sistema de canais que distribui o xixi mais rapidamente, além de barreiras antivazamento e uma fina camada extra que ajuda a manter o bebê sequinho por um período de até 12 horas. Também possui cintura elástica que proporciona um perfeito ajuste no corpinho da criança, além de opções de tamanhos para todas as fases da infância, proporcionando momentos muito mais calmos e confortáveis.