; Massagens Para Bebê Dormir | Turma da Mônica Baby

Massagem para bebê dormir

30 de março de 2022

O sono do bebê é considerado muito importante, tanto para a família quanto para a saúde do bebê. Por isso, preservar o sono do pequeno e fazer com que ele possa descansar melhor é uma das questões mais procuradas pelos papais e mamães. Afinal, ninguém quer atrapalhar o sono do recém-nascido.

Mas fazer o bebê dormir e manter a qualidade do sono dele pode ser uma tarefa difícil. Alguns pegam no sono no colo, outros precisam ser balançados, e outros podem simplesmente conseguir dormir sozinhos no berço. Na verdade, o treinamento do sono do bebê precisa ser aplicado, eles ainda não entendem exatamente como e quando dormir. Por isso, paciência é uma virtude para fazer com que o pequeno durma bem e tenha uma rotina de sono adequada.

Se você quer saber mais sobre o sono do bebê, como fazer o bebê dormir a noite toda e técnicas que auxiliam a ele pegar no sono rápido, como a massagem, confira esse artigo.

O que ajuda o bebê a dormir?

A rotina do sono não é fácil, mas quando aplicada no dia a dia fica mais fácil para todos. Veja algumas dicas e técnicas para a qualidade do sono do bebê.

Ambiente confortável

O primeiro passo para uma boa noite de sono, ou até mesmo aquelas sonecas que relaxam o bebê durante o dia, é um ambiente confortável e adequado para o bebê dormir bem. O ideal é que o bebê esteja em um berço, sem apetrechos, brinquedos e com os lençóis firmes no colchão, para que ele durma seguro. A luz também deve estar baixa ou apagada e um ambiente silencioso ou com música ou sons relaxantes para o bebê.

Música

Músicas e sons adequados podem fazer toda a diferença na hora de dormir. O ruído branco é o tipo de música mais indicado para bebês. Essa é a mistura de sons que remetem ao ambiente do útero, sendo ideal para acalmar também o choro.

Ajustar o horário das sonecas

A rotina do bebê com horários de soneca também é muito importante para que o bebê tenha qualidade de sono. Tente colocar o bebê para dormir sempre no mesmo horário, isso pode acalmá-lo e ele entende melhor que é hora de descansar.

Veja a quantidade ideal de horas de sono pela idade do bebê, contando a soma de sonecas com a noite:

  • Recém-nascido – 16 a 20 horas por dia;
  • 1 mês – 16 a 18 horas por dia;
  • 2 a 3 meses – 15 a 16 horas por dia;
  • 4 a 5 meses – 9 a 12 horas por noite + duas sonecas de 2 a 3 horas cada durante o dia;
  • 6 a 8 meses – 11 horas por noite + duas sonecas de 2 a 3 horas cada durante o dia;
  • 9 a 11 meses – 11 horas por noite + duas sonecas de 1 a 2 horas cada durante o dia;
  • 1 ano – 10 a 11 horas por noite + duas sonecas de 1 a 2 horas cada durante o dia;
  • 2 anos – 11 horas por noite + uma soneca de cerca de 2 horas durante o dia.

Chás

Os chás só podem ser introduzidos na alimentação do bebê após pelo menos, seis meses de vida, e com a liberação do pediatra. Com isso, chás naturais como camomila, valeriana e erva-cidreira podem ser oferecidos. Essas plantas podem ser usadas como travesseiros de ervas ou incluídas no banho, auxiliando no relaxamento do bebê.

Mas lembre-se que essa é uma opção para relaxar o bebê, mas não deve ser uma rotina ou um hábito, pois o bebê deve conseguir descansar com o seu próprio ritmo, sem ter muitas dependências para isso.

Banho

Antes de dormir, é ideal que o bebê tome um banho morno para se sentir limpinho e relaxado. O banho deve ter a temperatura adequada para a pele do bebê, e deve ser um momento calmo para que o bebê comece a se sentir mais tranquilo para dar início ao momento de dormir.

Massagens

As massagens são uma ótima alternativa para relaxar o bebê para a hora do sono, pois acalma as emoções, regulariza o sono e podem fortalecer o desenvolvimento dos bebês. Existem alguns tipos de massagem que podem ser feitas por todo o corpinho do bebê, mas deve ser com movimentos leves e feita de forma delicada.

Você pode optar por reflexologia, massagem shantala e massagem corporal, como na cabeça, mãos, costas, pernas etc.

Como fazer uma massagem relaxante para o bebê dormir?

Vamos dar um passo a passo de uma massagem relaxante para o bebê dormir bem:

  1. Prepare um ambiente relaxante para o bebê, silencioso e luz baixa;
  2. Tenha óleo hidratante e creme hidratante para bebês;
  3.  A massagem pode passar por quatro áreas do corpinho do bebê;
  4. No peito, deve-se começar pelo peitoral, e em seguida desce pelo tórax, e depois subir;
  5.  Já os braços e pernas, deve-se apertar e torcer de forma bastante suave em um movimento de bracelete;
  6. Pelas costas, deslize as mãos do ombro para baixo, repita algumas vezes;
  7. No rosto, use o hidratante e passe delicadamente no rostinho do bebê, massageando, e cuidado com a área dos olhos.

Dicas para bebês

Além dessas técnicas para o relaxamento do bebê, outras dicas e cuidados também são fundamentais para que o bebê durma de forma mais tranquila e segura.

Manter a higienização do bebê

Apesar dos bebês não terem sujidades como crianças mais velhas ou adultos, é necessário mantê-lo limpo, tanto para a saúde dele, quanto para o relaxamento. 

Higienizar o bebê e cada troca de fralda é importante para evitar assaduras e infecções, podendo usar algodão úmido ou lenços umedecidos próprios para a pele do bebê. O banho também deve ser um momento com cuidados de higienização, limpando cada cantinho e dobrinha do bebê.

Colocar roupas de acordo com o clima

As roupas adequadas também são importantes para o bebê se sentir bem e confortável. No calor, o bebê deve usar roupas leves e próprias para o clima. 

Lembre-se que os pés e mãos dos bebês são gelados, mas isso não significa que ele esteja com frio, portanto evite luvas ou meias no verão. Vista o bebê conforme o clima.

Já no inverno, use roupas mais quentinhas, mas evite superaquecer o bebê, isso pode ser perigoso. Se precisar sair no vento com o bebê, sempre proteja as orelhas e ouvidos.

Usar fraldas de qualidade

Fraldas turma da mônica baby

As fraldas também são acessórios super importantes para o conforto do bebê, e a melhor escolha é Turma da Mônica Baby. Desde a fase do recém-nascido, até o quando o bebê começa a usar o peniquinho, a Turma da Mônica Baby vai proteger a pele sensível do pequeno e manter a pele hidratada e sequinha.

As fraldas Turma da Mônica Baby tem qualidade que podem ajudar a manter o sono do bebê, pois o sistema de absorção que consegue absorver um grande volume, evitando que as necessidades fisiológicas do bebê vazem e garantindo que ele se sinta menos desconfortável. Os ajustes presentes nas fraldas Turma da Mônica Baby fazem com que sejam adaptadas ao corpinho do bebê, mantendo o conforto para os movimentos do pequeno.

Invista em produtos aprovados por especialistas, com material macio, respirável, e um toque suave de algodão, que garante conforto, pele seca e hidratada, como as fraldas Turma da Mônica Baby.

Usar bons lenços umedecidos

O uso de lenço umedecido deve ser bem selecionado, pois o produto deve ser adequado para a pele e saúde do bebê. Para isso, conte com os lenços umedecidos Turma da Mônica Baby, que é aprovado por pediatras e dermatologistas, e livre de substâncias que possam agredir a pele e a saúde do bebê.

A Turma da Mônica Baby quer manter a pele do bebê hidratada e protegida, por isso nossos lenços umedecidos não possuem álcool e nem parabenos, sendo feitos exclusivamente para a pele delicada do bebê.

Com a pele do bebê limpa e fresca, ele vai ter conforto e se sentir limpo para uma boa noite de sono.

Os melhores produtos são da Turma da Mônica Baby

Zelar pela qualidade do sono do bebê pode ser uma das tarefas mais complicadas para novos papais e mamães. O sono é muito importante para o humor e desenvolvimento da criança, e nem sempre é fácil fazer o bebê dormir bem. Mas com as dicas desse artigo, essa tarefa fica muito mais simples.

Vale reforçar também, que cada bebê e família tem a sua particularidade, e o essencial é que haja cuidado, atenção mas também calma para cada fase e para a criar a rotina do sono, facilitando o dia a dia de todos.

E para que o bebê tenha um sono tranquilo, conte com os produtos da Turma da Mônica Baby, que protege a pele do pequeno e o mantém confortável para dormir bem. Siga as dicas do nosso blog para saber mais.