; Como Saber se Meu Bebê Aspirou Água

Como saber se meu bebê aspirou água?

28 de março de 2022

Durante um banho de banheira, balde ou numa piscina, é muito comum que bebês possam aspirar a água. Mas apesar de comum, não é normal que um bebê passe por essa situação, e a preocupação é válida.

Aspirar água pode ser muito prejudicial à saúde do bebê, pois o processo respiratório poderá ser comprometido. Resultando em grandes danos à vida do bebê.

Separamos aqui, alguns alertas para que você possa saber como lidar nesse tipo de situação, como o que fazer quando o bebê engole água no banho ou como saber se o bebê está com água no pulmão.

O que acontece se aspirar água?

As chances de encharcar os pulmões são grandes quando se aspira água. Ao acontecer isso, é possível que seja causada uma asfixia na qual impede a respiração fluir, podendo gerar inconsciência e até a morte.

Durante todo esse processo, podem surgir complicações respiratórias e que irão acarretar em problemas como água nos pulmões, insuficiência respiratória entre outros.

Como saber se foi água para o pulmão do bebê? 

É preciso estar atento aos sinais e sintomas para saber se foi água para o pulmão do bebê, para que se possa tomar as medidas cabíveis.

Esses sinais e sintomas se apresentam de tais formas:

●     Falta de ar e grande dificuldade de respirar;

●     Tosse, (que pode conter sangue);

●     Aumento da frequência respiratória;

●     Respiração ruidosa;

●     Mucosas arroxeadas (olhos, lábios);

●     Não conseguir ficar deitado, pela intensificação da falta de ar;

●     Ansiedade;

●     Inchaço das pernas ou dos pés;

●     Aperto no peito.

Não é preciso que todos esses sinais e sintomas estejam presentes de uma só vez. Basta um para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível.

Ao iniciar o atendimento, será possível regular a respiração e retirar a água do pulmão de acordo com a necessidade que o caso apresentar.

O que fazer quando entra água no nariz do bebê?

É muito comum casos de bebês que aspiram a água da banheira na hora do banho, ou em balde e etc. Quando isso acontece é importante que você saiba ao menos o mínimo para ajudar o bebê a retirar essa água. Veja algumas medidas que podem ser feitas:

●     Deite o bebê sobre o lado esquerdo do corpo para ele expelir a água;

●     Faça respiração boca a boca;

●     Massageie o tórax da criança.

Estas medidas são o primeiro passo para ajudar a recuperar a respiração do pequeno, podendo assim, evitar que ele sofra alguma lesão cerebral.

Em seguida, procure atendimento médico com urgência para que as medidas necessárias sejam tomadas, elas podem assegurar que o bebê possa se recuperar melhor.

Quais os riscos do bebê aspirar água?

O afogamento, seja o completo onde há maior incidência de sintomas, ou o secundário, é um grande risco à saúde do bebê.

Este acontecimento pode ocasionar vários outros riscos como, por exemplo, o edema pulmonar. Este, por sua vez, se trata do acúmulo de líquido nos alvéolos e interstícios pulmonares.

Esta condição afeta diretamente o processo de oxigenação do sangue, processo este que é indispensável à vida.

Outro grande risco é o surgimento da hipóxia respiratória, ela é resultado da diminuição de oxigênio aos pulmões pela ausência ou redução da respiração.

Pode estar ligado ao edema pulmonar uma vez que as funções se completam durante o processo de oxigenação do corpo.

Quais são os sintomas de afogamento secundário?

Também conhecido como “afogamento seco” esse tipo de ocorrência surge a partir de alguns sinais e sintomas, sendo estes:

●     Dor de cabeça;

●     Sonolência;

●     Cansaço excessivo;

●     Espuma saindo pela boca;

●     Dificuldade para respirar;

●     Dor no peito;

●     Tosse constante;

●     Dificuldade para falar ou se comunicar;

●     Confusão mental;

●     Febre.

É importante ressaltar que estes sinais e sintomas se apresentam, normalmente, em até 8 horas depois do ocorrido.

Outra coisa muito importante de levar é que não se trata apenas de afogamento por água, como é o caso de ter passado por uma praia, rio, piscina e etc, inspiração do próprio vômito e até mesmo um bebê inspirar o leite.

O que fazer se suspeitar de afogamento secundário?

É necessário estar atento às primeiras 8 horas para que sejam tomadas algumas medidas.

Uma delas é o pedido de atendimento via SAMU para garantir um atendimento prévio antes de chegar ao hospital mais próximo. Ou, se caso for em algum hospital particular, informar sobre o caso o mais breve possível.

O atendimento médico é crucial para que sejam realizados exames para verificar a função respiratória, visto que essa função é a maior prejudicada em caso de afogamento.

E dependendo da situação, após o diagnóstico, somente um profissional capacitado poderá receitar o uso de máscara de oxigênio e medicamentos que serão essenciais para a retirada de líquido dos pulmões se assim for necessário.

Em casos mais graves, será preciso a internação do paciente para garantir a respiração com ajuda de aparelhos.

Cuidados para evitar que o bebê aspire água

É preciso estar sempre ligado, pois qualquer momento de distração pode ocasionar em um grande evento traumático.

Aqui vão algumas dicas para ter cuidado e assim evitar que o bebê aspire água:

●     Nunca deixar a criança sozinha quando ela estiver próxima a água;

●     Crianças devem ser observadas a tempo inteiro quando estiver em piscinas e banheiras;

●     Mantenha brinquedos do lado de fora da piscina para que ela não tente pega-los e assim correr o risco de aspirar água durante a brincadeira.

E claro, existem casos ainda mais específicos que estão na rotina diária do bebê e que precisam de atenção, como no banho e na alimentação.

Banho

Nunca deixe o bebê sozinho na hora do banho, pois ao menor sinal de distração é possível que ocorra o acidente de aspiração de água.

Na hora do banho, tenha cuidado ao lavar a cabeça e o rostinho do bebê. Uma quantidade exagerada ou uma posição errada, pode fazer com que ele aspire água.

Por isso, sempre tenha delicadeza na hora de administrar água nessas duas partes do corpo do bebê.

Alimentação

Existem algumas medidas que você pode tomar na hora da alimentação do seu bebê e evitar que ele aspire água ou até mesmo o leite. São elas:

●     Amamente seu bebê em um local tranquilo para que a criança não sugue o peito de forma ansiosa;

●     Após a amamentação, deixe o bebê em pé por alguns minutos antes de deitá-lo;

●     Nunca dê água ao bebê com ele todo deitado, é importante que a cabeça esteja sempre em uma posição de inclinação para frente;

●     Sempre auxiliar seu bebê quando ele for beber água na mamadeira, mesmo que já esteja na fase de fazer isso sozinho;

●     Seu bebê já usa copo? Também é importante auxiliá-lo quando ele estiver bebendo água ou qualquer líquido.

O ideal é que todo cuidado seja tomado para garantir a qualidade de vida do bebê.

Outras dicas para bebê

Falando em qualidade de vida, os produtos usados em bebês precisam ser os melhores.

Isso irá garantir a boa saúde do seu bebê e um crescimento saudável e próspero.

Melhores fórmulas para bebê

Em casos nos quais o bebê não possa tomar leite materno, optar pelas melhores fórmulas que se adeque ao bebê, é fundamental para garantir uma boa nutrição.

Estas fórmulas possuem uma composição muito aproximada dos nutrientes que um bebê precisa em cada fase de vida.

Melhores fraldas para bebê

Como saber se meu bebê aspirou água

Falou em melhores fraldas, falou fraldas Turma da Mônica. Com exclusivo sistema de canal de distribuição de xixi, as fraldas Turma da Mônica possuem barreiras antivazamento e uma fina camada extra que ajuda a manter seu bebê seco por até 12 horas.

Além de possuir um corte ideal e elástico que se ajusta ao corpo do seu bebê, proporcionando muito mais conforto e segurança.

Melhores lenços umedecidos para bebê

Com extrato de camomila, algodão e vitamina E, sem água e sem parabenos, os melhores lenços umedecidos para bebê são da Turma da Mônica.

Eles são dermatologicamente testados e oferecem um toque suave e delicado para o bumbum do seu bebê.

Cuide do seu bebê com Turma da Mônica

É preciso estar sempre em alerta e atento aos sinais quando se trata de bebês perto de água, pois alguns casos podem ser fatais.

A ocorrência de aspiração de água pelo bebê pode gerar afogamento, este, por sua vez, é a terceira causa de morte acidental em crianças no mundo todo.

Saber os procedimentos a serem tomados, como os primeiros socorros, nestes casos é fundamental para que nada de nocivo venha acontecer com o bebê.

A procura médica é outro passo que jamais deverá ser dispensado nestes casos, os cuidados médicos poderão ajudar a evitar danos maiores e garantir a qualidade de vida do bebê.

E quando se fala de qualidade de vida do bebê, é preciso pensar também nos produtos que usamos e que poderão garantir qualidade e segurança, tenha preferência sempre pelos produtos Turma da Mônica.

Agora que sabemos como proceder em caso de aspiração de água pelo bebê que tal compartilhar a ideia?

Compartilhe esse texto com mamães e papais, para que eles possam saber as medidas a serem tomadas nos casos apresentados. Servirá de grande ajuda nesses momentos que bate aquele desespero.

Para mais artigos, acesse nosso blog.