; Diferença Entre Gases e Colica no Bebê

Diferença entre gases e cólica no bebê

14 de março de 2022

Se tem uma coisa que prejudica o bem-estar dos bebês, são as dores abdominais, sejam elas causadas por cólicas ou gases. Ambos causam desconforto e até dor no bebê, o que pode atrapalhar a  rotina do papai e da mamãe.

Mas, às vezes, é difícil para os pais ou cuidadores diferenciarem o que pode estar causando o desconforto no bebê, o que leva ao recém-nascido ficar mais incomodado. Quando é possível entender e identificar o que o bebê está sentindo, é mais fácil aliviar o mal estar e dorzinha dele.

Nos três primeiros meses de vida, o intestino do bebê pode até triplicar de tamanho. O corpinho passa por muitas mudanças com o desenvolvimento, por isso também, acaba gerando cólicas e gases. Então, vamos explicar aqui a diferença entre cólica e gases no bebê!

Qual a diferença entre gases e cólicas no bebê?

É comum que o bebê sinta bastante desconforto nos três primeiros meses de vida, sendo as cólicas e os gases os motivos mais predominantes das dores do bebê nesse período. Também é muito comum que os responsáveis pelo recém-nascido questionem a diferença entre as duas situações no consultório médico.

É importante entender os sinais das duas causas, pois assim, pode ser mais fácil aliviar a dor do bebê e fazer com que ele se sinta mais confortável. Então, vamos lá.

Existem algumas características específicas de cada causa, mas resumindo de forma geral, os gases, assim como nos adultos, podem fazer a barriga inchar, e podem ter muito alívio quando o bebê faz cocozinho ou solta pum. Já as cólicas podem ser mais dolorosas e durarem por mais tempo, fazendo o bebê chorar de forma mais intensa.

O que é cólica?

Apesar de ser comum, nem todos os bebês irão sofrer de cólicas, sendo algumas mais leves e outras mais intensas. Mas afinal, o que é cólica?

A cólica é uma dor na região da barriga, com espasmos que geram grande desconforto na criança. Ela é comum em bebês até o 3º ou 4º mês de vida.

Como saber se o bebê está com cólica?

Quando um bebê está sofrendo por cólicas, o choro dele é mais intenso, podendo corar o rosto, e não cessando com técnicas comuns como o colo e o aleitamento. Além disso, apesar de poder ocorrer em qualquer momento do dia, as cólicas são mais frequentes à tarde e à noite, e podem durar de 2 a 3 horas seguidas.

Além disso, o bebê pode dar sinais, como punhos fechados, apetite alterado, mudanças no sono, mudanças de humor e a barriguinha pode ficar distendida.

O que causa cólica no bebê?

A causa natural da cólica no bebê é a formação e desenvolvimento do sistema digestivo. Mas outras situações podem fazer com que essa dor se agrave.

Apesar de cólicas e gases serem coisas diferentes, os gases também podem causar cólicas no bebê, pois quando acumulados na barriga, podem gerar uma distensão das alças intestinais. 

Veja outros fatores que podem causar a cólica no bebê:

  • Dificuldade para digerir o leite materno ou fórmula adequadamente;
  • Alergias a alimentos;
  • A dieta da mamãe também pode contribuir para o aumento dos gases, pois alguns alimentos podem passar isso para o leite materno, como produtos lácteos, cafeína, feijão, cebola, bebidas gaseificadas etc.

O que fazer quando o bebê está com cólica?

As cólicas são comuns, mas também existem maneiras de aliviar a dor do bebê para que ele se sinta mais relaxado. Geralmente, nenhum remédio é indicado por conta da idade do bebê, mas a família pode utilizar de técnicas que ajudam muito no momento da dor:

  • Alimente o bebê em tempo adequado, pelo menos 2h a 2h30 entre o início de uma alimentação e outra;
  • Dê colo e conforto para o bebê, o movimento pode tranquilizá-lo, então balance-o um pouco, conversando ou cantando calmamente;
  •  A chupeta pode ajudar a acalmar o bebê;
  • Banho morno pode trazer conforto.

Posicione o bebê deitado de barriga para baixo em seus joelhos e esfregue suas costas ou faça massagem em seu abdômen.

  • Massageie levemente a barriga do bebê durante o dia;
  • Compressas mornas sobre a barriga podem ajudar a aliviar a dor da cólica;
  • Enrole o bebê em um fino cobertor grande, para que se sinta seguro e aquecido.
  • Evite estar com tensão ou nervosismo próximo ao bebê. 

O que são gases?

Os gases no bebê são comuns, pois ocorrem de forma natural do organismo dos recém-nascidos, podendo surgir nas primeiras semanas de vida. 

Esses gases, assim como nos adultos, podem gerar desconforto e dor, que se aliviam ao soltá-los.

Como saber se o bebê está com gases?

Para saber se o seu bebê está com gases, vale uma leitura de sinais e corporal dele. Os gases podem ocorrer a qualquer hora do dia, e ao evacuar ou soltar os gases, ele vai apresentar melhora. 

Veja alguns sinais de quando o bebê está com gases:

  • Barriga mais durinha e globosa;
  • Mãozinhas fechadas;
  • Rosto avermelhado;
  • Choro mais de força, do que de dor ou fome;
  • O bebê pode ficar fazendo força, como se quisesse soltar puns ou evacuar para se livrar dos gases.

O que causa gases do bebê?

Os gases ocorrem pois o sistema digestivo do recém-nascido ainda está em processo de desenvolvimento. Além disso, alguns alimentos também podem gerar mais gases, mas nesse caso, pelo bebê ainda não estar em fase de introdução alimentar, quem deve ter cuidado com o que ingere vai ser a mamãe. Evite alimentos com grande quantidade de fibras e carboidratos, e também o leite de vaca.

Se o bebê já toma fórmula, deve-se ter cuidado com a forma de preparo do leite. Siga as instruções adequadamente para evitar que cause gases ou cólicas no bebê.

O que fazer quando o bebê está com gases?

Da mesma maneira que as cólicas, o remédio pode não ser a primeira opção para aliviar os gases do bebê, mas a medicação pode ser recomendada em casos em que o bebê sente muita dor ou que as técnicas comuns não aliviam a situação. A mamãe que está amamentando pode substituir algumas bebidas, como a gaseificada, o leite, ou café, por chá de camomila, para dar mais conforto ao bebê.

Quando o bebê está com gases, é possível fazer algumas técnicas para aliviar e fazer com que ele solte pum ou evacue:

  • Massagear a barriga do bebê com as mãos aquecidas;
  • Flexionar com cuidado os joelhos do bebê contra a barriguinha, repetidamente, sem ele estar com a barriguinha cheia;
  • Dar mais água para o bebê.

Outras dúvidas sobre bebês

Separamos aqui outras dúvidas comuns sobre recém-nascidos para que possam ajudar aos papais, mamães e cuidadores. Confira:

Quando começam as cólicas do bebê?

As cólicas podem começar entre o 15º e 17º dia de vida do bebê e desaparecer entre a 4ª e a 6ª semana de vida.

Com quanto tempo pode sair com bebê recém-nascido?

O tempo seguro para começar a sair de casa com o bebê recém-nascido, para passeios ou visitas, é a partir de 3 meses de idade. Não existe um consenso exato para isso, mas os pediatras, médicos especialistas em cuidados com bebês, recomendam dessa forma, pois o bebê já deverá ter tomado as primeiras vacinas. 

Quais alimentos podem causar cólicas no bebê?

Mesmo que o bebê ainda não se alimente com outros alimentos além do leite materno ou fórmula, é ideal saber quais podem produzir mais gases, e a mamãe também pode evitá-los. 

Os alimentos são: leguminosas, ovo, leite e derivados, vegetais verdes, alimentos ricos em amido.

Qual a melhor fralda?

Diferença Entre Gases e Colica no Bebê

Quando o bebê está com gases ou cólicas, ele pode acabar sujando mais a fralda, sendo necessário a melhor fralda para proteger a pele sensível. A melhor fralda para essas e outras situações é a fralda Turma da Mônica.

A fralda Turma da Mônica conta com tecnologia para cada fase da vida do bebê, além de um material macio, respirável, e um toque suave de algodão, que garante conforto, pele seca e hidratada. O sistema de absorção das fraldas descartáveis da Turma da Mônica consegue absorver um grande volume, evitando que as necessidades fisiológicas do bebê vazem.

Outra facilidade das fraldas Turma da Mônica, são os ajustes que fazem com que a fralda se adapte melhor ao corpinho do bebê. Garanta ao seu bebê o conforto e a proteção que precisa para ficar mais tranquilo.

Qual o melhor lenço umedecido?

Ter uma pele limpa e fresca auxilia no conforto do bebê, para isso, os lenços umedecidos são grandes aliados na troca de fraldas do bebê no dia a dia. Muitas vezes a mamãe precisa trocar o bebê fora de casa e precisa de um produto que além de não agredir a pele do pequeno, também facilite a higienização.

Ao escolher os lenços umedecidos da Turma da Mônica, a mamãe estará protegendo a pele sensível do bebê. Isso porque os lenços umedecidos da Turma da Mônica não possuem álcool e nem parabenos, sendo feitos exclusivamente para essa fase do bebê.

Conte com os produtos da Turma da Mônica para todos os momentos da vida do seu filho! 

As cólicas e gases são comuns no bebê, mas a sua tranquilidade é essencial para que ele e toda a família se sintam confortáveis. Por isso, é ideal ajudar a aliviar esse mal estar do bebê e seguir técnicas que auxiliam no alívio da dor. Mas é importante procurar o pediatra em casos do bebê apresentar outros sinais incomuns.

Além disso, essa fase pode fazer com que o bebê faça mais cocozinho, então para ter conforto e manter a segurança da pele do bebê, a Turma da Mônica possui a linha ideal e exclusiva para cada fase, desde o seu nascimento. Os produtos da Turma da Mônica são aprovados pelos médicos e adequados para a pele sensível do pequeno.