; Como Saber se o Bebê Esta Com Colica

Como saber se o bebê está com cólica

10 de março de 2022

A chegada de um novo bebê a um lar é um momento muito gostoso e cheio de aprendizados e descobertas, mas também pode trazer muitas dúvidas. Estamos falando de um ser totalmente dependente e que se comunica por meio do choro, seja para trocar a fralda, se alimentar, ou mesmo demonstrar algum tipo de incômodo.

Nessas horas, a dúvida de como saber se o bebê está com cólica se torna muito comum. Afinal, estamos falando de um problema frequente e que afeta cerca de um a cada cinco bebês.

Os sintomas da cólica, que costumam deixar os bebês irritados sem motivos aparentes, surgem a partir da segunda semana de vida e costumam desaparecer por volta do terceiro ou quarto mês, sendo mais comum no final da tarde ou durante a noite. Quando acontece, a cólica costuma fazer com que o bebê chore por um longo período, fique agitado e não consiga dormir bem.

Mas como saber se é esse ou outro problema? Em caso de cólica, como tratar? Se você quer descobrir como saber se o bebê está com cólica e quais os melhores cuidados para aliviar os sintomas na criança, veja esse material que preparamos!

O que são cólicas em bebê?

As cólicas em bebês podem ser sinais de diferentes tipos de situações, como por exemplo a ingestão de ar no momento de mamar no peito ou tomar o leite da mamadeira, consumo de alimentos que produzem muitos gases ou intolerância a algum alimento ou componente, por exemplo. Nos dois últimos casos, as substâncias que provocam as cólicas podem ser passadas para o bebê através do leite da mãe.

Geralmente, esse tipo de situação desencadeia no bebê um comportamento irritável e choroso. Quando está sofrendo com cólicas, é normal que o bebê tenha ataques de choro forte, agudo e crescente e com frequência elimina gases durante o choro, o que pode trazer certo alívio dos sintomas.

O que causa cólica em bebê?  

Nem sempre é fácil descobrir a causa da cólica em recém-nascidos e muitas mães têm dúvidas, inclusive, sobre quais alimentos causam cólicas no bebê, para que passem a evitá-los. De acordo com especialistas, no entanto, a cólica é uma condição multifatorial, ou seja, pode estar associada a inúmeras causas, como por exemplo:

  • Sistema digestivo do bebê em desenvolvimento, o que pode causar desconforto;
  • Refluxo, que pode fazer com que o bebê se sinta desconfortável;
  • Gases;
  • Algumas pesquisas apontam que algumas alergias alimentares (o bebê pode ser exposto às substâncias pelo leite materno ou pelo uso de fórmulas);
  • Exposição à fumaça de cigarro.

Além disso, bebês com poucas semanas de vida podem se sentir super estimulados pelo ambiente ao qual estão expostos e no final do dia isso pode ser manifestado em forma de choro.

Como saber se o bebê está com cólicas?

Por se tratar de uma fase em que o choro pode ser associado a inúmeras causas, é normal que mães e pais se sintam ansiosos por não saberem se o choro é “normal” ou se está relacionado a algum tipo de problema sério. 

Para diferenciar o choro de cólica de outros choros bastante comuns (como fome ou hora da troca de fraldas), preste atenção a alguns sinais que demonstram o desconforto da cólica:

  • Encolher e esticar as pernas repetidamente;
  • Costas arqueadas;
  • Pernas e braços se movimentando muito, acompanhado de movimentos nas mãozinhas;
  • Rosto vermelho enquanto chora;
  • Parece estar com dor;
  • Barriga inchada ou com gases.

Como aliviar cólica em bebê?

Ver o bebê sofrendo com cólicas e não conseguir fazer nada pode ser bastante desesperador, principalmente porque os episódios podem ser frequentes. Caso seu bebê esteja sofrendo com cólicas, veja algumas dicas de como aliviar, lembrando que elas podem ser aplicadas tanto individualmente, como combinadas:

  • Fazer massagem na barriguinha do bebê em movimentos circulares;
  • Colocar uma bolsa de água quente em cima do abdômen da criança, com cuidado para que a temperatura não o machuque;
  • Com o bebê deitado de barriga para cima, empurrar as perninhas em direção ao abdômen, comprimindo ligeiramente a barriga;
  • Fazer movimentos de bicicleta com as perninhas do bebê;
  • Colocar o bebê para arrotar depois de cada mamada;
  • Dar um banho morno no bebê;
  • Se possível, amamentar exclusivamente com leite materno;
  • Colocar o bebê em contato com a pele de um dos pais;
  • Usar medicamentos que estimulam a liberação dos gases, como a simeticona em gotas, mas sempre com recomendação médica.

Como evitar cólica em bebê?

A partir do momento que o bebe começa a ter cólica e o problema é notado pelos pais, é necessário tomar alguns cuidados para evitar que ele sinta ainda mais dor e desconforto. São alguns deles:

  • Se possível, ofereça amamentação materna exclusiva nos primeiros seis meses;
  • Corrija erros na pegada do bebê no peito;
  • Fique de olho no funcionamento do intestino do bebê;
  • Mude a alimentação, evitando alimentos que possam causar desconforto na criança;
  • Evite alimentar o bebê quando ele estiver com crises de dor;
  • Realize compressas mornas na barriguinha do bebê;
  • Dê os remédios prescritos pelo pediatra (ou, se necessário, solicite remédios para gases);
  • Exercite as perninhas do bebê.

Quando começam as cólicas do bebê?

Geralmente as cólicas começam nos bebês a partir das duas semanas de vida e podem durar até que ele complete três ou quatro meses.

Quais alimentos podem causar cólicas no bebê?

Não existe nenhum tipo de comprovação, mas alguns alimentos que estão relacionados com a cólica no bebê são o chocolate e outros alimentos que provocam gases até mesmo em adultos, como o feijão, ervilhas, couve-flor, pepino, nabo, brócolis e o repolho.

Em alguns casos, o leite de vaca também pode causar cólicas, sendo necessário que a mãe substitua a bebida por leite sem lactose ou até mesmo por leites vegetais, como o leite de coco, leite de amêndoas ou o de arroz.

Qual a diferença de cólica e gases no bebê?

Os gases podem ser uma das causas da cólica, mas geralmente os episódios de gases costumam ser menos frequentes e com menos choro. A cólica costuma ser mais insistente e geralmente segue a “regra dos 3’: em casos de cólica, o bebê apresenta choro inconsolável por mais de 3 horas por dia, 3 dias por semana e por pelo menos 3 semanas, além de demonstrar outros dos sinais que citamos acima.

Outra dúvidas relacionadas a bebês

Além de como saber se o bebê está com cólica, outras dúvidas podem surgir com o nascimento de uma criança e com tantas informações disponíveis em diferentes canais, muitas vezes torna-se difícil saber o que fazer em determinadas situações. Para os pais que estão passando por isso, listamos abaixo as dúvidas mais comuns relacionadas aos bebês.

Com quanto tempo o bebê pode sair?

Quando o assunto é a criação de bebês, não existem regras e cada família é livre para escolher aquilo que faz sentido para todos. No entanto, com a chegada do bebê, os primeiros dias costumam ser de adaptação. Como estamos falando de um ser pequeno e, muitas vezes, mais suscetível a problemas de saúde, o ideal é que qualquer exposição desnecessária seja evitada nos primeiros 30 dias.

Depois de algumas semanas, a primeira saída deve ser para o pediatra, momento em que o especialista passará as devidas orientações e os pais poderão tirar todas as dúvidas.

O recomendado é que as saídas comecem após a criança ter completado o primeiro mês de vida e após já terem sido tomadas todas as vacinas necessárias para evitar a contaminação por doenças infectocontagiosas.

Como acalmar o bebê?

Acalmar um bebê pode ser uma constante missão, principalmente porque nem sempre é possível saber ao certo qual a razão por trás do choro. Por isso, o primeiro passo é que a mãe ou pai se mantenham calmos, afinal, bebês choram e isso faz parte da natureza deles. Para tentar acalmá-lo, uma dica pode ser manter o bebê junto ao corpo e balançá-lo, como se o estivesse ninando.

Além disso, colocar músicas suaves, fazer massagens ou mesmo dar um banho relaxante pode funcionar em alguns casos.

Alergia à fralda: o que fazer?   

A alergia à fralda é um problema pouco comum, mas pode acontecer com algumas crianças, provocando vermelhidão, coceira e bastante incômodo. Quando identificado o problema, o ideal é que a marca da fralda seja substituída por outra hipoalergênica, como é o caso das Fraldas Turma da Mônica Baby, que evitarão que o problema avance.

Caso a alergia persista, o ideal é que seja procurado um especialista para avaliar a situação e indicar o melhor tratamento para o bebê.

Quais os melhores produtos para bebês?

Os primeiros meses e anos de vida de um bebê são bastante delicados e por isso exigem uma série de cuidados e, inclusive, requer atenção em relação aos produtos que são utilizados, já que principalmente recém-nascidos possuem uma pele sensível.

Por isso, o ideal é procurar sempre as melhores opções do mercado para garantir que a criança se sinta confortável e segura durante essa fase de descobertas e desenvolvimento.

Fraldas

Fraldas turma da mônica baby

Com tantas opções no mercado, é normal sentir dúvidas na hora de escolher a fralda ideal para o seu bebê, com todos os atributos necessários para deixá-lo sequinho e confortável. Pensando em proporcionar em um único produto todos os características que as mamães e papais buscam nas fraldas que usarão em seus bebês, a Turma da Mônica Baby utiliza a exclusiva tecnologia QuatroSec, que une proteção e conforto para que o bebê fique tranquilo, calmo, seguro e seco durante o dia ou a noite toda.

A fralda conta com um sistema exclusivo de canais que fazem uma distribuição mais rápida do xixi, além de barreiras antivazamento e uma fina camada extra que ajuda a manter o bebê sequinho por um período de até 12 horas. Além disso, possui cintura elástica que proporciona um ajuste perfeito no corpinho da criança.

Lenços umedecidos

Para quem busca opções de lenços umedecidos de qualidade, uma ótima escolha são as toalhas umedecidas Hora da Troca, da Turma da Mônica Baby. O produto é ideal para uma limpeza segura, pois é dermatologicamente testado, e não possui álcool ou parabenos em sua composição.

Além disso, a toalha umedecida Turma da Mônica Baby Hora da Troca contém extrato de camomila e algodão e vitamina E, o que garante uma pele limpa, hidratada e livre de assaduras.

Conte com as melhores fraldas Turma da Mônica Baby

A primeira infância é um momento de muitas descobertas, tanto para os bebês, como para as mães e pais. Para tornar essa fase ainda mais especial, o ideal é encontrar opções de produtos que tornarão a rotina mais fácil, já que os primeiros dias são de adaptação para todos os envolvidos.

Para ajudar nessa missão, a Turma da Mônica Baby desenvolve produtos que oferecem qualidade, conforto e praticidade, tornando os dias com o bebê muito mais confortáveis e felizes. Acesse a loja online e confira todas as opções de produtos disponíveis.