Como armazenar leite materno
10 de novembro de 2023
O leite materno é, comprovadamente, o melhor alimento para um bebê. A recomendação da OMS é que o aleitamento exclusivo seja realizado até pelo menos os seis meses. Mesmo depois da introdução alimentar, o ideal é que as crianças sejam amamentadas até os dois anos de idade. Sabemos, porém, que a realidade da maioria das mães brasileiras não permite que elas fiquem em casa com seus bebês por tanto tempo. A necessidade de voltar ao trabalho remunerado impõe outras estratégias de aleitamento. Bombear o leite e guardar na geladeira para que outras pessoas possam alimentar o bebê enquanto você está fora é uma delas. Mas qual é maneira correta de armazenar o leite materno? Aprenda neste artigo quais são cuidados necessários para conservar, com segurança, o melhor alimento para o seu bebê.
Importância do armazenamento adequado do leite materno
O leite materno armazenado de forma inadequada é capaz de perder parte de seus nutrientes essenciais, como vitaminas e antioxidantes, devido à exposição à luz, calor ou oxigênio. Se o leite não for armazenado em recipientes limpos e esterilizados, ou se as mãos da pessoa que coleta o leite não estiverem devidamente lavadas, há o risco de introduzir bactérias e outros microrganismos nocivos no leite. O que pode causar infecções gastrointestinais ou respiratórias no bebê. Além disso, os anticorpos e propriedades imunológicas, que protegem a criança contra infecções, também podem ser desperdiçadas.
Preparação para o armazenamento
A mamãe pode retirar o leite com as próprias mãos ou com uma bomba (manual ou elétrica). Antes de iniciar o processo é preciso tomar alguns cuidados para evitar contaminações e preparar os utensílios necessários ao armazenamento.
Lavagem e desinfecção das mãos e utensílios
Antes de iniciar a retirada do leite, é fundamental lavar as mãos e os braços até o cotovelo com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Utilize uma touca ou um lenço para cobrir os cabelos e uma máscara do rosto. Isso ajuda a evitar a transferência de bactérias ou germes para o leite. Além disso, certifique-se de que os utensílios escolhidos, como a bomba de extração, frascos e tampas, estejam limpos e devidamente desinfetados. Isso pode ser feito fervendo-os em água ou usando esterilizadores a vapor.
Escolha dos recipientes de armazenamento
Escolha frascos de vidro ou plástico rígido de qualidade alimentar, que podem ser selados hermeticamente. Evite recipientes de plástico com a presença de bisfenol A (BPA) e sempre verifique se não há rachaduras ou danos nos recipientes, pois isso pode comprometer a integridade do leite.
Os recipientes devem ser lavados com água e sabão e depois fervidos por 15 minutos ou esterilizados. Em seguida, deixe-os secar naturalmente, com a boca para baixo sobre um tecido limpo. Depois desse processo, não coloque mais a mão na parte interna do frasco. Você pode armazenar o leite materno na própria mamadeira desde que ela seja vedada e esterilizada, composta de material adequado. A recomendação dos especialistas, porém, é dar o leite ao bebê utilizando um copinho, xícara ou colher para evitar a confusão de bicos e um desmame precoce.
Etiquetagem correta com data e hora da extração
Na correria do dia a dia ou se você guardou vários frascos diferentes na geladeira, pode haver confusão sobre a validade do leite. Por isso, sempre coloque uma etiqueta no recipiente com a data e a hora da extração. Esse cuidado garante que o leite seja usado na ordem correta, seguindo a recomendação de primeiro a entrar, primeiro a sair.
Por quanto tempo pode armazenar leite materno?
O leite materno pode ser armazenado por até 12 horas na geladeira. No freezer, congelado, ele dura até 15 dias. Mas, atenção: o congelamento deve ser feito logo após a retirada. Deixá-lo na geladeira e depois passar para o congelador não é o ideal, a validade já estará comprometida. Se o leite for usado no mesmo dia, guardar na geladeira é o suficiente.
Caso o bebê não tome todo o leite do frasco, descarte o restante. Depois de descongelar o leite materno, retire somente a quantidade que você vai oferecer ao bebê, o resto pode ser guardado de volta na geladeira (respeitando o limite de 12 horas). A partir do primeiro mês, um bebê mama entre 90 e 120 ml por vez.
Outro cuidado importante: descongele o leite em banho-maria, colocando o frasco em água quente. Não utilize o micro-ondas, ele compromete a qualidade e as propriedades do leite materno.
Qual a temperatura para armazenar o leite materno?
Na geladeira, o leite materno deve ser armazenado na temperatura máxima de 5º. No congelador, a temperatura máxima é de -3º. Logo após a retirada, o leite pode ficar fora da geladeira por até quatro horas. Depois de descongelado, ele pode ficar em temperatura ambiente por no máximo duas horas.
Amamentação: saúde do bebê e da mamãe
Para o bebê, o leite materno tem inúmeros benefícios: diminui o índice de alergias, de problemas respiratórios e de algumas doenças que podem aparecer ao longo da vida, como obesidade, pressão alta, colesterol alto e diabetes. As mamães também se beneficiam da amamentação. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a mulher que amamenta tem menor risco de desenvolver câncer de mama. Além disso, a prática ajuda a perder o peso da gravidez e diminui o risco de desenvolver hipertensão, obesidade e hipercolesterolemia. A Turma da Mônica Baby apoia ativamente o aleitamento materno, produzindo conteúdos e divulgando informações de qualidade para apoiar as mães nesse momento. E claro, apoiamos também a família inteira, produzindo fraldas de qualidade, que facilitam o dia a dia e permitem que você ganhe tempo para se dedicar à alimentação integral do seu bebê. Nossas fraldas acompanham as diferentes necessidades do crescimento: do modelo especial para os recém-nascidos, com corte umbilical, ao shortinho, ideal para garantir mais conforto e movimento aos maiores. Conheça nossa linha completa e conte com a Turminha para cuidar do desenvolvimento saudável do seu filho.