; O Que Causa Cólica no Bebê | Turma da Mônica Baby

O que causa cólica no bebê?

7 de março de 2022

As cólicas em recém-nascidos podem ser um problema de tirar o sono, tanto dos pais como das crianças, por conta do choro incessante que deixa claro o quanto o bebê está desconfortável. 

Mas como saber o que causa cólica no bebê e como evitar o problema?

As cólicas, que costumam surgir logo nas primeiras semanas e que podem durar até mesmo por meses, nem sempre possuem razões claras e, apesar de comum – um em cada quatro bebês apresenta o quadro – ver uma criança chorando e se contorcendo de dor pode ser desesperador.

Por isso, se você quer saber tudo sobre as cólicas no bebê, possíveis causas do problema e como evitar que ele se agrave, confira esse material que preparamos!

Como saber se o bebê está com cólica? 

Quando falamos sobre um bebê recém-nascido, inúmeros fatores podem causar um choro frequente, já que essa é a forma que ele encontra para se comunicar com seus tutores. Porém, com o tempo os pais conseguem identificar pequenas diferenças entre os tipos de choro e o que eles significam.

Por comunicar que o bebê está com dor, o choro de cólica também costuma apresentar alguns outros sinais, que demonstram que a criança está se sentindo desconfortável, como por exemplo:

  • Costas arqueadas;
  • Rosto muito vermelho enquanto o bebê chora;
  • Pernas se encolhem e esticam repetidamente;
  • Barriga inchada ou com gases;
  • Expressões de dor;
  • Pernas e braços se movimentando muito, acompanhado de movimentos repetidos nas mãozinhas.

O que causa cólicas no bebê?

Assim quando começam as cólicas no bebê, muitos pais já começam a investigar quais podem estar sendo as possíveis causas do problema, para assim tentar fazer com que o bebê pare de sentir dor.

No entanto, nem sempre é fácil descobrir o que está causando a cólica, já que esse é um problema bastante comum nos primeiros meses de vida e que pode ser multifatorial. Ou seja, pode estar associado a diferentes motivos.

Algumas das causas comuns das cólicas, são:

  • O sistema digestivo do bebê ainda está em desenvolvimento, o que pode vir a causar desconforto;
  • Gases;
  • Ingestão de ar durante a mamada;
  • Refluxo, que pode fazer com que o bebê se sinta desconfortável;
  • Algumas alergias alimentares (o bebê pode ser exposto a essas substâncias pelo leite materno ou pelo uso de fórmulas);
  • Exposição à fumaça de cigarro.

Além disso, bebês com poucas semanas de vida podem se sentir muito estimulados pelo ambiente ao qual estão expostos. E no final do dia isso pode ser manifestado em forma de choro.

Alimentação da mãe

Já é de conhecimento geral que o leite materno deve ser o principal alimento do bebê durante os seis primeiros meses de vida, já que possui todos os nutrientes necessários para que ele se desenvolva saudável. Por isso, a alimentação da mãe é um fator primordial, já que tudo que for consumido poderá alterar a composição do leite.

Por esse motivo, é importante que durante o período de amamentação, se tenha cuidado com alguns alimentos para evitar que as substâncias presentes neles sejam passadas para os bebês, ou mesmo que o sabor do leite seja alterado.

O que comer na amamentação?

A produção de leite faz com que durante a amamentação a mulher precise de uma maior quantidade de nutrientes, que deverá ser obtida por meio de uma dieta balanceada e que inclua todos os macro e micronutrientes.

Nessa fase, algumas dicas de alimentação que devem ser levadas em conta, são:

  • Consumir proteínas, dando preferência a carnes brancas. Se possível, consumir 2 a 3 porções de peixe por semana (preferencialmente os peixes com baixa quantidade de mercúrio, como sardinha, atum, truta e salmão);
  • Dar preferência aos carboidratos integrais, como arroz, macarrão e pão integral, cereais e grãos;
  • Consumir frutas e vegetais diariamente;
  • Incluir gorduras boas no cardápio, como abacate, azeite de oliva, frutas secas e sementes como as de linhaça, chia e abóbora;
  • Ingerir lácteos, mas nesse caso é necessário observar a reação do bebê já que ele pode ser intolerante e apresentar cólicas devido à lactose.

Mas lembre-se: caso tenha alguma dúvida sobre o que pode ou não comer, busque orientação do seu médico!

Alimentação incorreta do bebê

Além das cólicas, a alimentação incorreta do bebê pode trazer inúmeros outros problemas de saúde para a criança e por isso o ideal é que durante a fase de amamentação, todos os alimentos ingeridos pela mãe sejam controlados. 

Entre os problemas que podem surgir estão o aumento de peso da criança, além de outras consequências como hipertensão arterial, osteoporose, doenças renais e do coração, além do aumento do colesterol e até mesmo problemas mais graves.

Quais os alimentos que provocam cólicas no bebê?

Para quem busca saber o que causa cólica no bebê, é importante saber que alguns alimentos podem ser os grandes responsáveis pelas dores e desconforto, mesmo que não sejam ingeridos direto pela criança.

Isso pode acontecer porque alguns alimentos possuem certas substâncias inflamatórias para o estômago sensível do bebê, e que podem ser passados para ele pelo leite materno, fazendo com que ele sinta as famosas cólicas.

Leite

O leite materno não é prejudicial para a criança, no entanto algumas podem se mostrar intolerantes à lactose desde o seu nascimento, o que faz com que ao ser ingerida pela mãe, a lactose presente no leite seja passada também para o bebê, fazendo com que ele sinta desconforto e cólicas.

Chocolate

De acordo com alguns especialistas, o chocolate também pode contribuir para as cólicas no bebê. A razão disso está relacionada às proteínas do leite, já que este é um dos ingredientes utilizados na maioria dos tipos de chocolate.

Leguminosas

Algumas leguminosas, como é o caso do feijão, costumam provocar cólicas mesmo em adultos. Quando falamos de bebê, isso pode ser agravado, resultando nas famosas cólicas. Por esse motivo, o ideal é que alimentos como lentilhas, ervilhas e feijões sejam evitados, pois podem ser fermentados no intestino, causando as cólicas.

Vegetais crucíferos

Os vegetais crucíferos costumam possuem enxofre, o que resulta no aumento dos gases, tanto na mãe quanto no bebê, que recebe essa substância durante o aleitamento, favorecendo as cólicas.

Carnes vermelhas

Por passarem por um processo de digestão mais demorado que as carnes brancas ou peixes, as carnes vermelhas também fazem parte dos alimentos que causam cólicas no bebê. Aqui, o que ocorre é praticamente o mesmo problema das leguminosas: a fermentação no intestino.

Café

O café em si não é um problema, mas sim a cafeína (mesmo que em doses baixas) presente nessa bebida. Esse composto, por ser um estimulante, pode deixar a criança mais agitada, não sendo a causa da cólica, mas sim uma substância com potencial para agravar o problema.

Como aliviar cólica em bebê?

As cólicas podem se tornar um problema frequente e bastante difícil, tanto para o bebê, como para os pais que sofrem ao ver o filho chorando sem poder fazer nada. Existem formas de evitar o problema. Como por exemplo descobrir o que causa cólica no bebê para assim mudar certos hábitos, mas caso precise de formas de aliviar as cólicas temporariamente.

Veja algumas dicas que podem ser aplicadas tanto individualmente, como combinadas umas às outras!:

Caso as dicas não funcionem, procure recomendação médica para o uso de medicamentos que estimulam a liberação dos gases.

O que fazer para evitar cólica no bebê?

A partir do momento em que é identificado que o bebê está sofrendo com cólicas, é importante que pais adotem algumas medidas que podem ajudar a torná-las menos frequentes ou até mesmo evitá-las de forma definitiva. Alguns hábitos que podem ajudar a se livrar das cólicas e, consequentemente, do desconforto sentido pela criança, são: 

  • Corrija erros na pegada do bebê no peito, evitando assim que ele suge o ar durante a mamada;
  • Observe o funcionamento do intestino do bebê;
  • Mude a alimentação materna, evitando alimentos que contenham substâncias que possam irritar o estômago sensível da criança;
  • Se possível, ofereça amamentação materna exclusiva nos seis primeiros meses;
  • Realize compressas mornas na barriga do bebê;
  • Não alimente o bebê caso ele esteja com crises de dor;
  • Exercite as perninhas do bebê com movimentos de bicicleta;
  • Dê os remédios prescritos pelo pediatra (ou, se necessário, solicite remédios para gases).

Outras dúvidas relacionadas a bebê

Além de o que causa cólica o que causa cólica no bebê, a chegada de uma criança em casa costuma trazer inúmeras dúvidas, principalmente se for em uma família de pais de primeira viagem. 

Por se tratar de uma vida indefesa, cada detalhe é importante e por isso buscar respostas em lugares confiáveis é fundamental para garantir não somente o conforto, mas também a segurança do recém-nascido. 

Qual a frequência ideal de visita ao pediatra?  

Os pediatras recomendam que a primeira consulta ao especialista seja feita antes mesmo da chegada do bebê, pois é nesse momento que os pais conseguiram tirar a maior parte das suas dúvidas, além de receber outras informações essenciais para os primeiros cuidados com o filho que está para chegar.

Após o nascimento do bebê e até que ele complete o primeiro ano de vida, a recomendação é que as visitas ao pediatra ocorram pelo menos uma vez por mês. Após esse período, o ideal é que entre 1 e 2 anos as visitas ocorram trimestralmente, sendo que a partir dessa idade as consultas podem ser semestrais, até que a criança complete 7 anos. A partir dessa idade, as consultas podem ser anuais até que a criança atinja a maioridade.

É importante ressaltar que essa frequência é recomendada para crianças que não apresentam nenhum problema de saúde que exija cuidados específicos. Em casos mais delicados, a frequência ideal será indicada pelo especialista.

Com quanto tempo pode sair com bebê recém-nascido?

Embora não existam regras específicas em relação à criação de um bebê recém-nascido e cada família seja livre para estipular o tempo ideal para saídas de acordo com as suas necessidades, é importante lembrarmos que estamos falando de um ser humano delicado e que exige uma série de cuidados.

Além disso, os primeiros dias costumam ser de adaptação à nova rotina e por isso o ideal é que durante os primeiros 30 dias seja evitada qualquer tipo de exposição desnecessária.

Após a chegada do bebê, a primeira saída deve ser para o pediatra, momento em que os pais poderão tirar dúvidas que tenham surgido durante o período de adaptação. 

O ideal é que a primeira saída seja apenas após a criança ter completado o primeiro mês de vida, após já terem sido tomadas todas as vacinas necessárias para evitar que a criança seja contaminada por doenças infectocontagiosas.

Quais as melhores fraldas para bebê?

O que causa cólica no bebê

A hora de escolher a fralda ideal para o seu bebê também pode trazer inúmeras dúvidas, afinal, são muitas opções disponíveis no mercado. Para deixar os bebês e papais mais seguros, a Turma da Mônica Baby desenvolveu uma fralda que oferece todos os atributos necessários para deixar o bebê sequinho e confortável por muito mais tempo.

O produto utiliza a exclusiva tecnologia QuatroSec, que une proteção e conforto para que o bebê fique calmo, seguro e seco, tanto durante o dia, como durante a noite, garantindo um sono muito mais tranquilo.

A fralda Turma da Mônica Baby conta com um sistema exclusivo de canais que fazem uma distribuição mais rápida do xixi, além de barreiras antivazamento e uma fina camada extra que ajuda a manter o bebê sequinho por um período de até 12 horas. Além disso, possui cintura elástica que proporciona um ajuste perfeito no corpinho da criança.

Qual o melhor lenço umedecido?

Para quem busca uma limpeza segura na hora de trocar a fralda o bebê, as fraldas Turma da Mônica Baby são uma excelente escolha, pois são produtos dermatologicamente testados e que não possuem álcool ou parabenos em sua composição.

Outra vantagem das toalhas umedecidas Turma da Mônica Baby Hora da Troca é que o produto contém extrato de camomila e algodão e vitamina E, o que garante uma pele limpa, hidratada e livre de assaduras.

Faça parte da família Turma da Mônica

Agora que você já sabe o que fazer para evitar cólica no bebê, é hora de manter os cuidados com a criança de outra forma e, para isso, nada melhor do que investir em produtos de qualidade, que farão com que ele se sinta confortável durante todos os momentos do dia.

Para isso, conte com os produtos da Turma da Mônica Baby, que oferecem a qualidade necessária para que a criança se sinta sequinha, feliz e tranquila e para que os pais garantam uma infância muito mais gostosa para os seus filhos. 

Acesse o nosso site e conheça a linha completa de produtos.