; Colostro no Inicio da Gravidez | Turma da Mônica Baby

Colostro no início da gravidez

28 de fevereiro de 2022

O leite materno é o alimento mais seguro e adequado para o bebê recém-nascido  até os 6 meses de idade. Antes do leite ser completamente formado no seio da mamãe, o colostro é quem surge no final da gravidez, sendo o alimento responsável para nutrir o recém-nascido nos primeiros dias.

O leite materno favorece o crescimento e a saúde do recém-nascido, sendo ideal para o trato gastrointestinal do bebê, pois contém mais proteínas e menos gordura que o leite mais maduro. Ele é responsável por nutrir os primeiros dias de vida do recém-nascido, estimulando seu sistema imune, e diminuindo o risco de morbidade e mortalidade infantil.

Se você tem dúvidas sobre o que é o colostro, quando começa a sair leite na gravidez, ou sobre outros sinais associados ao aleitamento materno, esse artigo é pra você. Confira!

O que é colostro no início da gravidez?

É comum que o colostro, o primeiro leite que a mulher produz para amamentar o bebê, surja no final da gravidez, pois fica acumulado nas células alveolares dos seios nos últimos meses da gestação. 

Mas é possível que esse leite de cor mais amarelada e nutritivo apareça já no início da gestação?

É normal sair colostro no início da gravidez?

O corpo da mulher passa por muitas mudanças na gestação, e as mamas são uma delas, por isso é normal que vaze líquido dos seios neste período.

Em alguns casos, o colostro pode vazar em um período antes mesmo do final da gestação. E, em outras situações, ele pode surgir apenas após o parto, durante em média uma semana.

Durante as relações sexuais, por exemplo, a liberação do colostro é estimulada, então ele pode acabar vazando dos seios. Mas isso não deve ser motivo de preocupação ou para parar a relação, pois é totalmente normal que isso aconteça.

Quando começa a sair o colostro?

Esperar pelas mudanças no corpo pode ser motivo de ansiedade para as recém-gestantes, que podem começar a pensar se o colostro vai ser produzido no tempo adequado, se vai ser suficiente para amamentar o bebê, entre outras incertezas. 

Mas tenha calma! O organismo da mulher é preparado para essas mudanças.

No geral, o corpo da mulher começa a produzir o colostro por volta do último trimestre da gestação entre 25 a 42 semanas, sendo possível notar um vazamento no final da gestação. Apesar disso, cada organismo reage de um jeito, então às vezes o colostro pode dar sinal apenas após o parto. 

Por isso, não se deve basear o colostro com sinal de parto, mas pode ser considerado como um dos sintomas da gravidez.

Logo que o bebê nasce, o colostro passa a ser produzido com mais intensidade, chegando a quase uma semana para ter tempo necessário de oferecer a nutrição que o recém-nascido precisa. E em cerca de 5 dias após o parto, o colostro passa por algumas mudanças e vai se tornando o leite maduro.

Como saber se o colostro está saindo?

Algumas mamães podem ter receio de não produzir o colostro, mas isso é muito difícil de acontecer. Perceber aquela massinha branca no bico da mama, pode ser apenas um acúmulo causado pela pele. 

O colostro tem uma coloração mais amarelada, algumas vezes quase alaranjada, e no final da gestação ou logo após o parto, a mamãe pode massagear as mamas, tomar bastante água e se alimentar bem para que a descida do leite ocorra com mais facilidade para o bebê.

Quais as principais dúvidas das gestantes?

Algumas dúvidas são bastante comuns entre as gestantes, por isso vamos responder algumas que possam ajudar nesse período.

Sangrar durante o início da gravidez é normal?

O sangramento no início da gravidez pode assustar, pois geralmente está relacionado a algo mais grave. Mas isso depende do tipo de sangramento. É muito comum a mulher sangrar nos primeiros meses.

Embora possa ser relacionado as mudanças no corpo da gestante, é importante manter a calma e buscar ajuda de um médico para que seja feita a avaliação correta e descartar qualquer risco à mamãe e ao bebê.

Posso fazer exercícios físicos durante a gravidez?

Para as gestantes mais ativas, deixar de fazer exercícios por estar grávida pode ser bem difícil. Mas a boa notícia é: os exercícios físicos não precisam parar.

O que acontece durante a gravidez é uma mudança de hábitos, exercícios pesados devem ser deixados de lado para não prejudicar a mamãe e o bebê, mas outras atividades podem e devem ser feitas para que auxiliem ainda mais na gestação.

Nos três primeiros meses, a gestante pode precisar de mais cautela, e algumas vezes até repouso. Depois, atividades físicas como caminhada, ioga, pilates, alongamentos, bicicleta ergométrica e hidroginástica são muito bem aceitas na gravidez.

Mas vale reforçar que tudo isso deve ser feito com cuidado e liberação do médico.

O sexo durante a gravidez está liberado?

O sexo durante a gravidez pode ser desconfortável para alguns casais, mas se não for uma contraindicação do médico, o sexo está super liberado durante a gestação. Além disso, a relação sexual não vai machucar o bebê, pois ele estará preservado dentro do útero.

Mas vale lembrar que o casal, principalmente a gestante, não é obrigada a fazer sexo para facilitar a saída do bebê no parto natural, ou por qualquer outro motivo. Mas sim, praticar se estiver confortável e com vontade.

Existe algo que não posso comer grávida?

A alimentação é um dos pilares para uma gravidez saudável e com menos complicações. O ideal é ter uma dieta rica em cereais integrais, legumes, frutas, leite e derivados, leguminosas, peixe e carne magra.

Além de tomar cuidado para não ganhar muito peso durante a gravidez, a gestante deve evitar alguns alimentos que possam trazer risco de infecções como peixe cru e carne mal passada, ovos crus, café, frutas e legumes mal lavados, leite não pasteurizado, queijos pastosos e não pasteurizados, atum em lata, adoçantes, e principalmente, banir bebidas alcoólicas.

Quantos quilos é normal ganhar durante a gestação?

É preciso ter cuidado com o ganho de peso durante a gestação, mas não é recomendado fazer dietas. O correto é se alimentar de forma adequada e fazer atividades físicas quando liberado.

Ganhar peso na gravidez é normal quando fica entre 7 a 15 quilos a mais do peso da mulher, sendo esperado que a gestante engorde cerca de 2 quilos nos primeiros três meses. Se ultrapassar muito esse peso, pode trazer complicações e mais cansaço para a gravidinha, então é sempre importante se atentar a isso com o seu médico.

O que uma grávida deve perguntar ao médico?

As perguntas no pré-natal são inúmeras, e os médicos obstetras já estão esperando por isso. 

O ideal é a gestante tirar todas as suas dúvidas e fazer acompanhamento de rotina. Além dessas questões básicas que trouxemos para vocês, a grávida pode e deve fazer outras perguntas como: 

  • Quais medicamentos são permitidos durante a gravidez?
  • Quais os principais exames e a importância deles?
  • Quais os tipos de partos disponíveis?
  • Quais procedimentos estéticos estão liberados e quais evitar?
  • Como saber se está em trabalho de parto?

Quando começa a sair leite na gravidez?

O leite maduro começa a sair da mama cerca de 5 dias após o nascimento do bebê, antes disso, o que pode vazar do seio é o colostro. O colostro é o alimento essencial nos primeiros dias de vida do recém-nascido.

Como estimular a saída do leite materno?

Algumas mamães podem ter mais de dificuldade para a saída do leite materno, mas existem algumas técnicas e cuidados que auxiliam nessa questão. Confira:

  • Ter uma boa hidratação;
  • Dar de mamar até esvaziar a mama;
  • Sempre intercalar as mamas a cada amamentação;
  • Amamente sempre que o bebê estiver com fome;
  • Mantenha o contato visual com o bebê enquanto amamenta;
  • Consuma alimentos que estimulam a produção do leite materno como, alho, aveia, gengibre, alfafa, feno-grego e spirulina;
  • Faça o bebê pegar a mama corretamente;
  • Tente estar relaxada no dia a dia.

Como desmanchar nódulos de leite na mama?

Enquanto a mamãe está em período de amamentação, pode acontecer de se formar alguns nódulos de leite na mama. Para desmanchar esses nódulos a mamãe deve colocar compressas mornas sobre as mamas, fazer massagens circulares, sempre retirar todo o excesso de leite, colocar compressas frias após cada mamada, e massagear as axilas para estimular os gânglios linfáticos.

Que remédio é bom para desempedrar leite materno?

Essa é uma dúvida comum, principalmente para quem não está conseguindo desmanchar os nódulos sozinha ou desempedrar o leite materno. Mas não existem remédios específicos para essa situação, as técnicas são os grandes auxílios para desempedrar o leite.

As compressas mornas vão ajudar a dilatar as glândulas mamárias, facilitando a retirada do leite. Elas podem ser colocadas sobre as mamas de 10 a 20 minutos antes de cada mamada. É ideal que a mamãe evite chás e suplementos de aleitamento. 

Dar de mamar em posição reclinada ou deitada também pode ajudar na saída do leite. A mamãe também sempre pode aliviar a pressão da mama, retirando um pouco de leite com a própria mão ou com extrator.

Quais as melhores fraldas para recém-nascido? 

Fraldas turma da mônica

Agora que você já sabe um pouco mais sobre colostro e amamentação, é importante também conhecer alguns produtos que são adequados para a fase mais sensível do bebê. 

O recém-nascido costuma sujar bastante fraldas, geralmente o bebezinho evacua a cada mamada. Por isso, é necessário se atentar ao tempo ideal de troca de fraldas, evitando assim, assaduras e até mesmo infecções.

Quando o bebê está saciado, ele pode fazer coco, pois o seu sistema digestivo ainda está em desenvolvimento, e pode acabar não sustentando o leite por muito tempo. Por isso, a melhor fralda para essas e outras situações é a fralda que seja resistente e leve ao mesmo tempo, protegendo a pele tão sensível e delicada do bebê.

A fralda Turma da Mônica é perfeita tanto para a fase do bebê recém-nascido, quanto para acompanhar o desenvolvimento dele. Isso porque a Turma da Mônica oferece a melhor tecnologia para proteger a pele do bebê, além de ter um material macio, respirável, e um toque suave de algodão, que garante conforto, pele seca e hidratada.

O sistema de absorção das fraldas descartáveis da Turma da Mônica também consegue absorver um grande volume, sendo muito importante para o recém-nascido que pode evacuar um cocozinho mais líquido, evitando que as necessidades fisiológicas do bebê vazem e protegendo o bebê.

Outra facilidade das fraldas Turma da Mônica, são os ajustes que fazem com que a fralda se adapte melhor ao corpinho do bebê, evitando vazamentos e desconfortos. Então ao pensar na melhor fralda para o seu bebê, invista em proteção, conforto e segurança com as fraldas Turma da Mônica.

Bebê recém-nascido pode usar lenços umedecidos?

A pele do bebê recém-nascido é muito sensível e o ideal é que ele seja sempre higienizado logo após sujar a fralda, com um algodão úmido ou até mesmo um banho morno. Mas também existem situações em que se pode usar o lenço umedecido, como ao sair de casa com o bebê, ou um momento em que ele precise de uma higienização mais completa, mas que não possa tomar banho. 

Nesses casos, os lenços umedecidos, desde que sejam adequados para essa fase, são uma ótima opção.

Qual o melhor?

O melhor lenço umedecido será aquele aprovado por pediatras e dermatologistas. Ser livre de substâncias que possam ser agressivas para a pele do bebê também é muito importante. Além disso, manter a pele do bebê limpa e fresca auxilia no conforto dele.

Os lenços umedecidos da Turma da Mônica são ideais para todas as fases da vida do seu bebê. Então, ao escolher os lenços umedecidos da Turma da Mônica, a mamãe estará protegendo a pele sensível do bebê.

Manter a pele hidratada e protegida é essencial para a Turma da Mônica, por isso os lenços umedecidos da Turma da Mônica não possuem álcool e nem parabenos, sendo feitos exclusivamente para o bebê.

Conte sempre com a Turma da Mônica!

O corpo da gestante fica em constante mudança, se preparando para a chegada do bebê, pedindo nutrientes, cuidados e atenção. O colostro é essencial para a formação do sistema digestivo do bebê e para a nutrição dele, e se não viu nenhum sinal dele até dias antes do parto, não se preocupe. O colostro também pode surgir apenas após o nascimento do bebê.

O desenvolvimento do recém-nascido acontece de maneira rápida e por isso, é necessário que a amamentação seja feita da melhor forma, tanto para a mamãe quanto para o bebê. 

A nutrição adequada do bebê se encontra no aleitamento materno até os 6 meses de vida do pequeno. E caso esteja acontecendo algo que atrapalhe esse período, a mamãe pode buscar ajuda em artigos como este ou com o próprio médico, mas sempre buscando o melhor para a relação de mãe e filho.

Enquanto o seu bebê estiver sendo bem alimentado e nutrido de forma adequada, ele pode chegar a sujar em torno de 8 fraldas por dia. Por isso, é importante que a família conte com produtos de qualidade e com preços acessíveis como os produtos Turma da Mônica.

Para conforto e cuidado com a pele sensível e delicada do recém-nascido, a Turma da Mônica possui a linha ideal e exclusiva para essa fase. As fraldas Turma da Mônica são aprovadas pelos médicos, adequadas para os bebês, e possuem a qualidade necessária para o alívio da família que pode descansar tranquilamente.

As fraldas da Turma da Mônica que foram desenvolvidas especialmente para os recém-nascidos, possuem tamanho RN. Nessa faixa elas são próprias para bebês de até 5 quilos.

Com uma tecnologia de primeira linha, as fraldas Turma da Mônica oferecem um toque macio e suave para o bebê, que vai se sentir sequinho e sem incômodos. Além de mantê-lo fresquinho e confortável para uma ótima noite de sono e dias tranquilos.

Se você ainda não conhece os nossos produtos, acesse a nossa página e saiba mais!