; Quanto Tempo o Bebê Pode Ficar Com a Fralda Suja

Quanto tempo o bebê pode ficar com a fralda suja?

21 de fevereiro de 2022

É fato que o bebê precisa estar sempre limpinho para se sentir mais feliz e confortável, mas e se acontece de ele fazer cocô dormindo, ou estar fora de casa e não conseguir um local adequado para trocar a fralda descartável? Quanto tempo o bebê vai poder ficar com a fralda suja?

Sabemos que o ideal é realizar a troca da fralda do bebê assim que ele tiver evacuado, mas a troca necessária pelo xixi é diferente. Muitas mamães têm essa preocupação de ter deixado o bebê tempo demais com a fralda suja ou de fazer a troca sem muita necessidade, desperdiçando algumas fraldas limpas. A assadura na região íntima do bebê, é um dos motivos que mais preocupam na hora de fazer a troca de fraldas, pois a pele sensível do bebê pode gerar bastante incômodo.

Mas algumas vezes pode haver o receio de acordar o bebê para trocá-lo, pois sabemos o quão precioso é o sono de um recém-nascido, será que deve-se acordar o bebê para mudar a fralda?

Por isso, trazemos alguns detalhes neste artigo sobre quanto tempo o bebê pode ficar com a mesma fralda e de mais algumas questões.

Quantas horas um bebê pode ficar com a mesma fralda?

Quando o bebê suja a fralda de cocô, já é quase certo de que a fralda será trocada. Mas e quando a fralda está suja apenas de xixi, será que tem um tempo certo para ser trocada? Até por quantas horas o bebê pode ficar com a fralda suja?

Quando o bebê é muito pequeno ele ainda não sabe reagir de alguma forma que demonstre que a fralda está incomodando. Pode ser que ele fique mais irritado, mas ainda assim não é algo tão simples de compreender.

Para evitar que o bebê fique com assaduras ou até mesmo o risco de infecção urinária, o bebê pode ficar com a mesma fralda por até três horas, desde que não esteja suja de cocô.

Qual é a frequência da troca de fralda?

Geralmente, o recém-nascido faz mais sujeira na fralda do que um bebê mais crescido. Isso porque ainda recebe apenas o aleitamento materno, então o cocozinho costuma ser mais líquido e a cada mamada pode ocorrer a evacuação.

Então, a média de uso de fraldas diária de um bebê recém-nascido pode chegar a 8 trocas. Mas a tendência é que esse volume diminua conforme o bebê cresça. Mas algumas situações podem fazer com que essa média aumente, como quando recebe alimentos que soltam o intestino do bebê. O importante é manter o bebê bem higienizado para que ele fique livre de assaduras e irritações na pele.

Pode deixar o bebê a noite toda com a mesma fralda?

Um dos momentos mais importantes para a família é quando o bebê dorme bem e principalmente durante a noite toda, pois assim todos podem descansar juntos e o bebê acorda feliz e disposto. Mas esse também é um período em que o bebê pode acabar sujando a fralda, por isso existem fraldas descartáveis desenvolvidas para uma noite tranquila do bebê, com maior capacidade de absorção e antivazamento. 

Embora isso seja adequado para que o bebê durma mais tranquilo, ele também pode acabar sujando a fralda de fezes, o que pede mais cuidado e higienização imediata. Deixar o bebê a noite toda com a mesma fralda não é recomendado, pois o risco de assadura, dermatite e infecções que a fralda suja pode causar é bem alto, sendo perigoso para a saúde do bebê.

Mas a questão de acordar o bebê para a troca de fralda pode ser um pouco inadequada para algumas famílias, sabemos que não é fácil ter que despertar um recém-nascido. Por isso, os pais mesmos vão perceber o tempo que a criança pode ficar sem a troca de fralda durante a noite sem que isso cause irritações ou problemas na pele.

Se o bebê apenas urinou, pode-se secar a região, mas se tem cocozinho na fralda, é necessária a higienização completa e pode-se aplicar uma camada de pomada para maior proteção.

Geralmente, a frequência da troca de fraldas durante a noite diminui conforme o bebê cresce. O bebê pode fazer coco até 3 horas após mamar, por isso, é ideal ter uma rotina do sono e realizar a troca da fralda entre as 23 horas ou meia-noite, algum tempo após a última mamada da noite.

Como saber o tamanho correto da fralda para o bebê?

O tamanho ideal de fralda do bebê faz toda a diferença para que ele se sinta confortável e que não haja vazamentos. Crianças crescem muito rápido, uma fralda pequena demais pode causar incômodos ou até machucar o bebê, por isso deve-se se atentar em como a fralda se adequa ao corpinho do bebê.

Geralmente, os fabricantes de fraldas levam em consideração o peso corporal para a distribuição dos tamanhos P, M ou G, a informação fica estampada na embalagem do produto.

Confira outras dicas que podem ajudar na hora de escolher a fralda para o bebê:

  • Observe se há vazamentos;
  • Verifique se as fitas adesivas estão fechando adequadamente;
  • Garanta que a cintura do bebê esteja confortável;
  • Teste dos dois dedos para verificar se não está muito apertada.

Quantas fraldas por dia um recém-nascido usa?

O recém-nascido costuma fazer mais sujeira na fralda do que bebês maiores, isso costuma ocorrer porque ainda se alimenta apenas do leite materno. Então o cocozinho do recém-nascido pode ter um estado mais líquido e também ocorrer a evacuação logo após a mamada. No geral, um recém-nascido usa a média de 8 fraldas por dia.

Qual a melhor fralda para bebê?

Fraldas turma da mônica

O bebê tem uma pele sensível e as sujeiras podem agredir a região com muita facilidade, por isso, a melhor fralda para o bebê é aquela que protege a pele. Além disso, uma fralda adequada gera conforto de ajuste e sensação de estar sequinho, fazendo inclusive o bebê dormir melhor.

A fralda da Turma da Mônica possui fraldas com tecnologia feita especialmente para cada fase da vida do bebê, com material macio, respirável, e um toque suave de algodão, garantindo conforto, pele seca e hidratada.

O sistema de absorção presente nas fraldas descartáveis da Turma da Mônica, consegue absorver um grande volume, evitando que as necessidades fisiológicas do bebê vazem. Além disso, seu ajuste e barreira antivazamento são outros pontos que a fazem a melhor fralda para bebê. Com a fralda Turma da Mônica o seu bebê tem o conforto e a proteção que precisa.

Como trocar a fralda do bebê?

Trocar a fralda do bebê pode ser muito simples para algumas pessoas, mas para outras pode ser um desafio. Isso porque é preciso ter cuidado com o bebê e também com situações que possam parecer bastante atrapalhadas em caso de desorganização.

Mas um passo a passo pode ajudar com esse momento. Antes de iniciar a troca da fralda, é importante higienizar as mãos para evitar bactérias.

Com as mãos limpas, deite o nenê em um fraldário ou em um local confortável, plano e seguro. Retire a roupa da parte debaixo e abra a fralda suja. Em seguida, levante o bumbum do bebê, segundo pelos tornozelos. Limpe o bumbum do bebê, retirando o cocozinho com a parte limpa da fralda em um único movimento de cima para baixo. E então, dobre a fralda ao meio, tapando a sujeira. 

Para limpar a região íntima do bebê, recomenda-se compressas molhadas em água morna ou lenços umedecidos próprios para bebês, fazendo um movimento único na direção do genital para o ânus. Ao limpar as meninas, deve-se higienizar uma virilha de cada vez e depois limpar a vagina em direção ao ânus, mas não limpe o interior da vagina. Em meninos, comece por uma virilha de cada vez e depois limpe o pênis e os testículos, terminando no ânus. Nunca puxe o prepúcio para trás pois pode machucar e provocar fissuras. Seque a região íntima com uma toalha ou fralda de pano.

Após a higienização, coloque uma fralda limpa no bebê, comece com ela aberta debaixo do bumbum. Aplique uma camada de pomada contra as assaduras, feche a fralda e caso o bebê ainda tenha o coto umbilical, deixe a fralda abaixo dele para não cobrir. Então, finalize vestindo a roupinha novamente e limpando as mãos.

Material necessário para a trocar a fralda

Para facilitar o processo da troca de fralda, prepare os materiais necessários:

  • 1 fralda Turma da Mônica limpa;
  • 1 bacia com água morna ou lenços umedecidos Turma da Mônica;
  • 1 toalha;
  • 1 creme para assaduras;
  • 1 saco para o lixo.

Como evitar assaduras no bumbum do bebê?

As assaduras no bumbum do bebê podem ser bastante incômodas. Elas também podem ocorrer com muita facilidade, já que a pele do bebê é bastante sensível.

Para evitar o que causa assadura no bebê deve-se ter alguns cuidados:

  • Troque a fralda em tempo adequado de até 3 horas;
  • Troque a fralda imediatamente após o bebê evacuar;
  • Limpe a região íntima com cuidado e de preferência a compressas umedecidas com água morna;
  • Seque bem a região íntima do bebê com um pano limpo e macio em cada troca de fralda;
  • Aplique creme ou pomada contra assaduras;
  • Evite talcos.

Conte com a Turma da Mônica para uma troca mais tranquila!

A troca de fraldas no tempo adequado é ideal para evitar problemas como assaduras, infecções e dermatites, além de manter o bebê mais confortável e tranquilo, seja para brincar ou dormir a noite toda.

Nesse caso, escolher produtos de qualidade como as fraldas Turma da Mônica, também auxilia muito para que a pele do bebê esteja saudável. Evitar vazamentos e ter maior absorção, são pontos importantes para que o bebê fique livre de assaduras, alergias ou irritações na pele. A Turma da Mônica oferece a melhor tecnologia para todas as fases do bebê, garantindo conforto, segurança e sensação de pele sequinha e agradável.