Pode dar água para recém-nascido?
21 de fevereiro de 2022
O nascimento de um bebê sempre traz emoção, dúvidas, alegrias e receios. Para a mamãe, a preocupação e o amor andam lado a lado. O receio de não conseguir amamentar, não estar pronta para cuidar de um ser tão pequeno, e todas as outras coisas que os hormônios a fazem pensar são aspectos que devem ser levadas em consideração e ter cuidado. Com o recém nascido em casa, surgem as questões: como colocar o bebê para dormir? Como dar banho no bebê? Quando o bebê pode começar a comer frutinhas? Pode dar água para recém nascido? Será que ele está chorando de fome ou de sede?
Sabemos que essas dúvidas acontecem principalmente para quem é papai e mamãe de primeira viagem, por isso, neste artigo, vamos esclarecer uma delas: quando posso começar a dar água para o bebê?
Por que um recém nascido não pode tomar água antes dos seis meses de idade?
As necessidades de um recém nascido, assim como todo o organismo, são diferentes de pessoas adultas ou bebês maiores. O recém nascido encontra todos os nutrientes necessários para sua alimentação, e também para a hidratação no leite materno.
Antes dos 6 meses de vida, o bebê ainda não possui todos os anticorpos e bactérias capazes de digerir outros alimentos que não sejam o leite materno. Então, para evitar infecções ou outros problemas, é recomendado pela OMS e SBP que o bebê em condições normais não tenha nenhum outro tipo de alimento ou bebida antes dos 6 meses de vida.
Quando o recém nascido pode beber água?
O bebê já pode começar a tomar água após os 6 meses de vida, e nessa faixa, outros alimentos também podem ser colocados na dieta do bebê aos poucos. Essa alimentação deve complementar a amamentação, mas ainda não ser a principal fonte de nutrientes do bebê.
Embora o tempo recomendado para começar a dar água para o bebê seja após os 6 meses de vida, se o bebê tem necessidade de ser alimentado por fórmulas, também deve-se introduzir a água na dieta quando iniciar com a fórmula, para evitar prisão de ventre, cólicas e sobrecarga dos rins.
Outro questionamento é se pode dar chá para recém nascido. Algumas pessoas pensam que o chá pode ajudar o bebê a dormir ou aliviar cólicas, mas sucos e chás não são adequados para o recém nascido, mesmo quando ele toma fórmula. No geral, essas bebidas só devem ser acrescentadas à dieta do bebê após o primeiro ano de vida.
Qual é a quantidade certa de água para o bebê?
A quantidade ideal de água para o bebê vai depender do peso dele. É ideal oferecer água após as refeições e mas em pequena quantidade, em pequenos goles.
Evite dar água ao bebê no intervalo entre refeições, para que não dê a sensação de barriga cheia, e também antes de dormir.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a quantidade diária recomendada de água para o bebê pode ser separada por idade.
Confira:
- De 6 a 7 meses: em torno de 700ml;
- De 7 a 12 meses: em torno de 800ml;
- De 12 a 36 meses: em torno de 1300ml, sendo 900ml de água pura e das refeições. Sucos já podem ser inseridos na dieta, em até 150ml.
Uma dica para saber se está hidratando o bebê de forma suficiente, é se atentar a cor e ao cheiro do xixi dele. A urina deve ser quase transparente, se notar que a cor está amarelada e/ou possui um cheiro forte, são sinais que podem indicar desidratação ou até infecção urinária. Nesse caso, observe melhor se o bebê tem temperatura adequada e se a água já faz com que a cor da urina volte ao normal.
Cuidados com a água
Ao começar a oferecer água para o bebê, é necessário ter alguns cuidados com a água. Lembre-se que o organismo dos pequeninos não é como o de crianças maiores e adultos, portanto devem ter ainda mais cautela e jamais dar água da torneira.
A água que o bebê irá tomar deve ser filtrada, tratada com cloro ou fervida antes. Esses cuidados são muito importantes para prevenir infecções que podem causar febre, diarreia ou vômitos. Outro ponto fundamental é manter os utensílios bem higienizados e de uso exclusivo do bebê, como os copos, as colheres ou as xícaras. É recomendado evitar dar água em mamadeiras nesse período, para que o bebê não confunda com o bico do peito e se sinta saciado com a água e recuse a amamentação.
O que recém nascido pode tomar?
No geral, o recém nascido encontra todos os nutrientes e vitaminas necessárias no leite materno, sendo esse o recomendado até os 6 meses de vida ou mais. Porém, alguns recém nascidos podem precisar tomar fórmula, nesse caso, a água deve ser introduzida na dieta para evitar problemas nos rins e prisão de ventre.
Mas lembre-se que a fórmula deve ser indicada por um médico pediatra! Isso pode acontecer por motivos da mamãe não ter leite ou por internações e outras complicações.
Dicas para cuidados com bebê recém nascido
O bebê recém nascido precisa de alguns cuidados importantes para mantê-lo seguro e com bom desenvolvimento. Um bebê saudável transforma todo o ambiente, e o ambiente saudável também faz com que o bebê esteja confortável e feliz.
Além de alimentar, vestir e dar banho adequadamente, é recomendado que o recém nascido tenha o acompanhamento médico e também use de produtos de qualidade exclusiva para bebês.
Acompanhamento médico
O acompanhamento médico é um dos cuidados mais importantes na fase da criança, pois o pediatra pode acompanhar o desenvolvimento do bebê e auxiliar os pais com dicas e orientações seguras.
No geral, nas consultas com o pediatra são avaliados o crescimento do bebê; a formação da cabeça, para verificar se a moleira está adequada; às funções das orelhas e olhos; boca para verificar se há infecções e cuidados com os dentinhos; coração e pulmões; abdômen; órgãos genitais; e quadris e pernas para verificar as articulações.
O tempo ideal para visitar o pediatra é 1 vez ao mês, assim o médico pode acompanhar o desenvolvimento mensal do bebê. Após os 12 meses de vida, essa frequência diminui para a cada 2 ou 3 meses, e assim sucessivamente conforme o pediatra indicar. É muito importante encontrar um médico de confiança!
Mamãe e papai seguros fazem o bebê também estar seguro.
Melhores fraldas para bebê
Pode parecer simples, mas as fraldas também são muito importantes para os cuidados com os recém nascidos. A pele do bebê é muito sensível e precisa estar sempre hidratada para evitar assaduras. Por isso, uma fralda adequada e a troca frequente são necessárias.
As melhores fraldas para bebê são aquelas que protegem a pele, possuem tecnologias próprias para ultra absorção. Você pode encontrar isso e muito mais nas fraldas da Turma da Mônica.
A fralda Turma da Mônica Baby é ideal para recém nascidos e possui a Tecnologia QuatroSec, mantendo o bebe calmo, tranquilo e seguro. Isso auxilia para que ele tenha uma ótima noite de sono e não se sinta incomodado durante o dia.
Tudo o que você precisa saber sobre recém nascidos com a Turma da Mônica Baby!
O Pode Dar Água Para Recém Nascido bebê recém nascido até os seus 6 meses de idade, encontra toda a dieta de nutrientes e vitaminas no leite materno. Por isso, o aleitamento é tão importante, prevenindo o bebê de doenças, infecções e garantindo um melhor desenvolvimento.
Para bebês que precisam tomar fórmulas, a água devidamente tratada deve ser inserida na dieta para evitar problemas. Mas além de uma boa hidratação, o bebê também precisa de cuidados como o acompanhamento médico e usar produtos de qualidade exclusiva para essa fase que merece ser saudável e feliz.
Uma boa noite de sono acontece quando o bebê não se sente incomodado, nem com fome ou por estar molhado. Por isso, a linha baby das fraldas da Turma da Mônica, conta com um exclusivo sistema de canais para distribuir o xixi mais rapidamente, além de barreiras antivazamento. Outro ponto que faz essa fralda ser a melhor fralda para bebê, é a sua fina camada extra que ajuda a mantê-lo sequinho por até 12 horas. E sabendo que além de uma pele sequinha, o ajuste também traz conforto e segurança, as fraldas da Turma da Mônica Baby contém cintura elástica para um ajuste no corpinho do bebê.
Lembre-se de realizar a troca no momento adequado para também evitar assaduras e acompanhar se o xixi do seu bebê está com coloração ideal, sendo assim, ele estará hidratado e feliz.