Com quantos meses o bebê pode ficar só de fralda?
21 de março de 2023
Desde o nascimento, os pais são bombardeados com informações sobre a melhor forma de cuidar dos seus filhos. E uma das primeiras preocupações é saber se as roupas do bebê estão suprindo a necessidade térmica. E em caso de calor, o bebê pode ficar só de fralda? Tem algum risco?
Existem alguns fatores que devem ser considerados neste caso e esse artigo tem o objetivo de ajudar papais e mamães, principalmente de primeira viagem, a tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema.
Posso deixar o bebê só de fralda no calor?
Os bebês são extremamente frágeis e com capacidade térmica limitada. Por isso, quando novinhos, não conseguem controlar a temperatura adequadamente, ocasionando em uma oscilação. Deste modo, o ideal é esperar que eles cresçam um pouco até serem capazes de manter essa temperatura por mais tempo, para aí sim poder deixá-los só de fraldinha em dias quentes. Até lá, tente colocar vestimentas mais fresquinhas, buscando tecidos mais frescos e leves que proporcionem mais conforto.
A partir de quantos meses posso deixar o bebê só de fraldinha?
Embora possa parecer uma tarefa simples, é importante lembrar que cada bebê é único e, portanto, pode estar pronto para este desafio em um momento diferente. Os bebês muito novos perdem o calor do corpo muito rápido, podendo entrar em hipotermia se não tomar os devidos cuidados.
Eles também sentem a temperatura de uma forma diferente de nós adultos e por isso, a maioria dos especialistas concordam que a idade média para um bebê ficar só de fralda é entre 12 e 18 meses de idade.
Cuidados necessários quando o bebê está só de fralda
Não há nada melhor do que deixar o seu bebê se divertir só de fralda e cair na brincadeira. Mas, é importante tomar alguns cuidados para que seu conforto e segurança não sejam comprometidos.
Separamos aqui alguns cuidados que você precisa ter para manter uma atenção redobrada.
- Dar preferência por um ambiente controlado e confortável é o mais importante. Preste muita atenção na temperatura para que não esteja muito quente e nem muito frio a ponto de prejudicar a saúde do seu bebê;
- Cuidar da hidratação é muito importante em dias quentes, tenha disponível bebidas que vão ajudar a mantê-lo fresco e hidratado;
- Aparatos de proteção contra a luz do sol são indispensáveis para a proteção da pele e para o bem-estar do seu bebê, abuse dos protetores solares infantis, chapéus, guarda-sol, e de preferência a uma sombra. Não deixe seu bebê exposto à luz direta do sol;
- Os mosquitos podem ser um grande problema na hora de deixar seu bebê apenas de fralda. Por estar com uma grande parte do corpo desprotegida, os mosquitos tendem a aproveitar para atacar. Por isso, é importante ter formas de proteger seu bebê desses pequenos insetos que tanto incomodam e podem causar sérias alergias.
Como podemos perceber, não é tão simples deixar o bebê de fralda, mas com um ambiente controlado e com a atenção certa, tenho certeza que ele irá se divertir e se refrescar.
Como aliviar o calor?
Embora encontrar formas práticas de aliviar o calor seja importante, alguns cuidados devem ser tomados para garantir a segurança do bebê. Deixá-lo só de fralda em dias quentes é uma possibilidade, mas há algumas questões que os pais devem considerar antes de fazê-lo.
A primeira coisa a ter em mente é que, se o bebê está só de fralda, ele deve estar em um local seguro e protegido contra o sol, vento ou outros fatores meteorológicos. Se você for para lugares ensolarados como praias e piscinas, use e abuse do protetor solar e da sombra. Certifique-se de que o ambiente é seguro e que não há perigos como sujeira, insetos, galhos ou outros materiais que possam machucá-lo.
Além disso, é importante que o bebê esteja em um ambiente fresco, com temperatura agradável e que o ar circule corretamente para o pequeno. Em lugares fechados, coloque uma ventoinha ao lado do bebê e mantenha as persianas ou cortinas abertas para que o ar possa circular.
Você também pode usar formas diversas para ajudar o bebê a se refrescar durante os dias de calor. Ofereça-lhe bebidas frias como água de coco ou suco de laranja, ou fique molhando o seu corpo com água fria. Quando o bebê estiver só de fralda, é seguro usar spray de água para mantê-lo fresco.
É importante ficar de olho se essas ações estão satisfazendo as necessidades básicas de segurança e conforto e que as precauções necessárias estejam sendo tomadas para garantir que o seu bebê possa se refrescar durante o calor. Com esses cuidados, pais e bebês podem desfrutar de dias frescos e quentes.
Como saber se o bebê está com calor ou frio?
Sabendo que o bebê sente a temperatura de forma diferente dos adultos, como podemos saber se ele está com frio ou com calor? Existem alguns métodos para ter certeza disso e é muito importante saber como fazer isso. Então, vamos falar um pouco sobre como descobrir de forma certeira e prática:
Calor
A melhor forma de identificar se o seu bebê está com calor é verificando a temperatura da sua barriga, no peito ou costas. Você precisa sentir se a pele, incluindo a do pescoço, está úmida e o bebê está suado. Esses são indícios que ele está desconfortável com a temperatura quente.
Outros sinais podem incluir: bochechas avermelhadas, suor excessivo, alta temperatura corporal e até erupções na pele. Se perceber essa alteração em seu bebê, experimente tirar algumas peças de roupa, aguardar alguns minutos e medir a temperatura corporal. Se mesmo assim ele continuar apresentando esses sintomas, a orientação é procurar um médico, pois ele pode estar com febre.
Mas lembre-se de que as mãos ou pés do bebê são mesmo mais frias e não podem ser consideradas para saber se o bebê está ou não com calor.
Frio
Você pode avaliar facilmente se o bebê está com frio por meio da temperatura da sua pele, apenas sentindo as costas, barriga e pescoço do pequeno. Lembre-se que a pele estando fria, é necessário agasalha-lo, pois ele pode ficar resfriado.
A criança também vai indicar desconforto pelo seu humor, ficando mais irritada e chorosa. Verifique também se ele não parece estar doente de alguma forma, isso pode ser um indicativo também.
Acima de tudo, o que deve sempre prevalecer é o bom senso na hora de vestir o recém-nascido de acordo com o clima, seja para ficar em casa ou para passear.
Fique atento aos riscos climáticos
Um ponto de atenção é entender que tudo em excesso pode dar errado e aprendemos que o recém-nascido não possui a capacidade de regular a temperatura do seu próprio corpo. Com isso, qualquer temperatura que possa parecer adequada para nós adultos, precisa ser avaliada quando se trata do seu bebê.
Temperaturas muito altas na pele delicada do seu pequeno podem ocasionar lesões e ardências se exposto ao sol direto, e às vezes, até indiretamente, quando falamos de dias muito quentes. Assim como temperaturas muito baixas podem fazer o bebê adoecer. Outra questão é achar os produtos certos para manter o seu bebê o mais confortável possível em qualquer clima.
A escolha da fralda certa
A escolha da fralda certa, como o tamanho adequado e a absorção ideal, evita vazamentos, desconfortos e até alguma questão dermatológica, já que o corpo do bebê ainda está aprendendo a se ajustar ao mundo exterior e as temperaturas de fora do útero.
Para manter seu bebê sequinho e confortável, as Fraldas Turma da Mônica Baby são uma ótima opção, pois garantem até 12 horas de proteção e barreiras antivazamento para que o seu bebê fique sempre protegido.
Além disso, a marca conta com toalhas umedecidas para que a higiene do seu bebê seja realizada com muita segurança e conforto. A Hora da Troca da Turma da Mônica Baby possui extratos de camomila e algodão, garantindo hidratação e um toque suave e delicado para o momento da troca de fraldas.