Calcular a data do parto pode facilitar com os preparativos?
3 de agosto de 2022
Calcular a data do parto é uma das primeiras coisas que os pais fazem logo após descobrirem que um bebê está a caminho. E não poderia ser diferente, já que nove meses depois o tão aguardado dia do parto vai mudar a vida deles para sempre e o lar vai ganhar mais um habitante.
Além de ter uma estimativa de quando o bebê finalmente vai nascer, calcular a data do parto também ajuda os pais a fazerem todos os preparativos a tempo, como deixar tudo pronto para receber o bebê em casa e até mesmo todo o plano para o dia do parto.
Portanto, é recomendado que todos os pais façam essa estimativa da data do parto, assim podem se organizar com mais tranquilidade. Mas antes, é claro, é preciso saber como calcular essa provável data do parto.
Como calcular a data do parto?
Quando os pais passam a calcular a data do parto, muitas vezes percebem que não sabem muito bem como fazer isso. Todos sabem que a gestação dura 9 meses, mas a partir de qual momento começar a contar? A partir da data em que a gravidez foi descoberta? Na verdade, não.
A gestação dura em média 40 semanas ou 280 dias, isso contando a partir do dia em que o óvulo foi fecundado pelo espermatozoide, o que ocorre mais ou menos 15 dias após a última menstruação. Muitas vezes os pais não vão ter absoluta certeza do dia em que a relação aconteceu, então a saída é somar 40 semanas ou 280 dias com a data da última menstruação da gestante. Por exemplo, se o início da última menstruação da mulher tiver sido no dia 05/04/2022, a data provável do parto será 10/01/2023.
Outra opção é somar 7 dias após a data da última menstruação e depois contar 9 meses. Exemplo, se a última menstruação tiver ocorrido no dia 10/01/2022:
10+7 = 17
17/01 mais 9 meses = 17/10/2022.
Caso a mãe não se lembre do dia em que iniciou-se a última menstruação, pode usar o dia 5 como data aproximada, caso tenha ocorrido no início do mês. Se foi na metade, utiliza-se o dia 15, e se foi no fim do mês, o dia 20.
Caso a mãe não se lembre nem mesmo disso, só dá para ter uma ideia da data provável do parto com alguns exames físicos que podem ser feitos pelo médico obstetra.
Lembrando que todos esses métodos resultam apenas numa data aproximada do parto, não exata. Muitas gestações passam da 40º semana, chegando até a 42ª por exemplo, enquanto outras chegam ao fim antes, até mesmo já na 37ª semana. Então é perfeitamente normal, até mesmo comum, que o bebê nasça em outro dia.
Benefícios de calcular a data do parto
Calcular a data do parto é uma ótima iniciativa, porque além de dar uma ideia de quando o bebê vai chegar ao mundo, também traz outros benefícios, como saber quanto tempo os pais têm para organizar todos os preparativos. Isso porque não são poucos, e quanto mais tempo os pais tiverem para organizá-los, melhor.
Divisão do tempo
Um dos benefícios de saber quando o parto deve ocorrer é poder administrar o tempo da melhor maneira, seja para administrar todos os compromissos do pré-natal, como consultas ao obstetra e exames, seja para fazer os preparativos para a chegada do bebê.
Ou seja, calcular a data do parto permite que a gestante defina suas prioridades até a chegada do grande dia, quando o bebê vem ao mundo.
Divisão das tarefas
Outro benefício de calcular a data do parto é saber quando o bebê deve chegar e poder administrar as tarefas que precisam ser feitas até o dia do parto. Isso inclui todo o pré-natal, as compras para o enxoval do bebê, a preparação do chá de bebê e do chá revelação – caso a gestante queira realizar esses eventos, é claro – e principalmente o plano para o dia parto.
É claro que é muita coisa apenas para a gestante fazer sozinha, por isso o pai da criança também tem responsabilidades de assumir sua parte das tarefas. Familiares e amigos também podem assumir algumas tarefas para não sobrecarregar os pais, principalmente a gestante. Toda ajuda é muito mais do que bem-vinda.
Organização para chegada do bebê
Sabendo quando o bebê deve vir ao mundo, fica muito mais fácil realizar a organização para a sua chegada. Isso porque é bom que a casa já esteja preparada para recebê-lo após a volta do hospital, e também é importante se preparar para o dia do parto.
Saber qual o hospital onde o bebê vai nascer e quem vai acompanhar a gestante no hospital, são algumas das coisas que devem estar definidas antes do dia do nascimento do bebê, e calcular a data do parto vai ajudar bastante a definir tudo isso. Mais uma vez, vale a ajuda de familiares e amigos nessa organização.
Organizar tudo com tranquilidade
9 meses podem parecer muito tempo, ainda mais com a ansiedade dos pais pelo dia da tão aguardada chegada do pequeno bebê, mas na realidade, o período da gestação costuma passar bem mais rápido do que se possa imaginar.
Por isso, calcular a data do parto e saber quando bebê vai chegar, permite que os pais e os familiares possam fazer todos os preparativos necessários para o grande dia com bastante tranquilidade, aproveitando todo o tempo restante.
Imagine a correria de ter que fazer todos os preparativos, como definir o hospital, e fazer as compras do enxoval do bebê, tudo aos “45 minutos do segundo tempo”, no último mês da gestação, por exemplo?
Com certeza tudo teria de ser feito com pressa e algumas coisas talvez nem conseguissem ficar prontas a tempo. Por isso, é tão importante organizar tudo com calma e tranquilidade, além de tempo disponível, é claro. É sempre melhor fazer tudo com tempo do que deixar tudo para ser resolvido de última hora.
Como se preparar para a data do parto?
Como já falamos, o dia do parto requer muita preparação, e isso deve ser feito com muito carinho e atenção dos pais e da família. Afinal, é o dia em que o bebê vai chegar ao mundo, então tem de ser planejado.
Conte com uma agenda
A boa e velha agenda física pode ser muito útil para os preparativos para o dia do nascimento do bebê. Escrever tudo o que precisa ser feito e até quando, é uma ótima forma de se organizar e não deixar passar batido nada que precise ser feito ou resolvido. Então é válido a gestante criar uma ‘check list’ de tudo que precisa ser resolvido antes do parto. Assim, não se esquece de nada.
Deixe tudo pronto para o grande dia
Uma das primeiras preparações é a definição do hospital que o bebê vai nascer. Uma vez definido, os pais já conseguem imaginar quanto tempo leva o trajeto da casa até o hospital, por exemplo, o que faz parte da programação.
Também é bom definir quem vai levar a gestante para o hospital e acompanhá-la, se será o pai, ou outra pessoa da família, se irão com o carro próprio ou de táxi, entre outras coisas.
Outro preparativo é deixar o quarto do bebê pronto para recepcioná-lo na volta do hospital. A casa como um todo também deve ser adaptada, afinal um bebê vai passar a morar nela logo mais. Portanto, é preciso avaliar antes do parto que mudanças precisam ser feitas para que o bebê e a mãe tenham um ambiente seguro e confortável quando saírem do hospital.
Divida as tarefas
É importante ressaltar que, por mais que se planeje, imprevistos sempre podem acontecer, provocando mudanças de última hora, o que também é natural. E o pai da criança e os familiares também podem e devem participar desses preparativos.
São muitas coisas para serem definidas e resolvidas, então não é justo e nem correto que fiquem todas sob responsabilidade da gestante.
Conte com produtos de qualidade
Durante a gestação e após o nascimento do bebê, é sempre fundamental contar com produtos de qualidade que tragam segurança e conforto para a mãe e principalmente para o bebê.
As fraldas da Turma da Mônica Baby possuem até 12h de absorção, barreiras antivazamento, e canal de distribuição que distribui o xixi de maneira rápida e uniforme, tudo para o conforto do bebê e para a praticidade que os pais desejam.
Calcular a data do parto é fundamental
Como explicado, saber a data aproximada do parto só trará benefícios à gestante, portanto é uma ótima dica para pais que estão esperando o seu bebê. Para facilitar no cálculo existem muitos sites e aplicativos que ajudam bastante. Basta colocar a data da última menstruação e eles já fornecem a data aproximada do parto. Vale lembrar que a data não é exata, sendo apenas uma estimativa. A gestante pode dar à luz o bebê antes ou depois da data.