; A Importância da Amamentação | Turma da Mônica Baby

A Importância da amamentação

25 de maio de 2022

A amamentação é um encontro íntimo entre mãe e filho e uma experiência significativa para ambos. Por isso, a importância da amamentação está além de uma boa alimentação, mas também no elo e na conexão maternal estabelecida.

O leite materno é o melhor e mais natural alimento para o bebê. A amamentação promove vínculos de longo prazo desde o início e fortalece a confiança básica. Também é bom para a saúde de ambos. No artigo a seguir, explicamos o porquê isso acontece.

A importância da amamentação para a mãe e para o bebê

A amamentação cria um vínculo forte, os hormônios da amamentação, como a oxitocina, promovem essa relação mãe-filho. A importância da amamentação é que além de saciar a fome, promove a proximidade, ajuda na dor e promove o bem-estar.

O leite materno sempre fornece exatamente os nutrientes que são necessários para um desenvolvimento saudável: gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas, substâncias para o sistema imunológico e muito mais, estão disponíveis em uma composição ideal. Além de  ter sempre a temperatura certa e estar livre de germes.

Muitos dos benefícios e importância da amamentação para mãe e filho estão sendo discutidos atualmente. Embora nem todos os fatos tenham sido esclarecidos cientificamente, os benefícios do aleitamento materno são comprovados diariamente. As principais vantagens são:

Benefícios para a mãe

  • A liberação do hormônio (oxitocina) desencadeada pela amamentação leva a fortes contrações uterinas na mãe e, assim, promove uma regressão mais rápida do útero. Isso é acompanhado por menor perda de sangue, diminuição de infecções do revestimento do útero e do fluxo semanal. Além disso, a ocitocina reduz o estresse materno;
  • A amamentação que consome energia, pode favorecer positivamente a perda de peso da mãe, lembrando que caso isso não ocorra de forma saudável, é importante consultar um médico;
  • A regressão do útero é promovida pela aplicação precoce e frequente na mama. A longo prazo, a amamentação prolongada também demonstrou reduzir o risco de desenvolver câncer de mama, útero e ovário, bem como osteoporose. Doenças cardiovasculares e diabetes mellitus, que são menos comuns em mulheres que amamentaram.

Benéficos para o bebê

  • O leite materno também apoia o desenvolvimento do cérebro e promove a conexão das células cerebrais;
  • O desenvolvimento da mandíbula do recém-nascido é apoiado positivamente pela sucção da mama;
  • O leite materno promove a típica colonização por germes do intestino e, portanto, é bem tolerado pelo bebê;
  • Devido à sua composição, o leite materno é particularmente bem adaptado às funções parcialmente imaturas do trato gastrointestinal da criança e seu metabolismo. Isso permite que certos nutrientes vitais ( erro, zinco e cálcio) sejam melhor absorvidos;
  • Previne contra inúmeras doenças infecciosas, inflamação grave do intestino delgado e grosso. Doença de Crohn, infecções respiratórias, otite média, meningite bacteriana, envenenamento do sangue e infecções do trato urinário, as crianças amamentadas estão melhor protegidas;
  • A resposta à vacinas é melhor em bebês amamentados devido desenvolveram um sistema imunológico que funciona melhor;
  • A superalimentação do bebê é extremamente rara devido ao feedback entre as necessidades nutricionais e hídricas do bebê e a lactação da mãe;
  • Um fator de proteção no leite materno também é discutido nas seguintes doenças: doença inflamatória crônica das articulações na infância (artrite idiopática juvenil), leucemia infantil e sobrepeso a obesidade;
  • A importância da amamentação também está em prevenir a obesidade mais tarde, assim como doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, alergias e outras doenças crônicas;
  • A amamentação também é importante para o desenvolvimento emocional e da personalidade da criança, as crianças amamentadas com leite materno são mais felizes porque se alimentar não é só saciar a fome, mas também criar vínculos e memórias, além do contato com a pele e calor materno.

A importância da amamentação também está ligada a criar uma situação emocionalmente benéfica para mãe e filho:

  • Permite uma transição perfeita da unidade nutricional mãe-filho no útero, que é abruptamente dissolvida pelo nascimento;
  • A criança experimenta os aspectos prazerosos da saciedade, bem como a sensação de segurança no ambiente completamente novo e ganha autoconfiança;
  • O contato intensivo mãe-filho dá à mãe a oportunidade de experimentar e aceitar seu corpo ainda mais diretamente;
  • A amamentação também parece ter um efeito positivo na autoestima das mães.

Por quanto tempo devo amamentar?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo por seis meses e, idealmente, sua continuação juntamente com alimentos complementares e familiares até os dois anos de idade ou mais. 

Considerando que cada mulher pode avaliar e escolher o que é bom para ela e para o bebê. Isso é muito individual e varia de acordo com cada preferência. O ideal é que ambos aproveitem esse tempo enquanto durar.

Informações e alertas sobre a amamentação

Coloque seu bebê para mamar pela primeira vez logo após o nascimento. Deixe que a parteira ou enfermeira lhe mostre a técnica e as posições corretas e as pratique. O elo precoce nas primeiras 24 horas promove uma boa relação de amamentação desde que irão fazer diferença por toda a vida.

Uma atenção necessária é que se você tem mamilos muito sensíveis, a amamentação pode ser dolorosa no início, mesmo com a técnica correta. No entanto, irá passar após as primeiras quatro ou cinco mamadas do bebê.

O médico também pode avaliar e te ajudar a corrigir sua posição e postura de amamentação. Em duas semanas, no mais tardar, você terá se estabelecido com seu filho e poderá realmente desfrutar da amamentação. 

Um recém-nascido precisa, pelo menos, de 8 a 12 mamadas por dia. E intervalos de amamentação de 2 horas ou menos (dia e noite) são normais e necessários para estimular e manter a produção de leite.

O que acontece quando o leite seca?

Não importa quanto tempo você amamente seu bebê, e independentemente de sua jornada de amamentação ter sido fácil ou desafiadora, chega um momento em que a amamentação para.

A decisão sobre quando parar de amamentar é pessoal, com base nas necessidades únicas de cada mãe e bebê.

Independentemente de quando ocorre o desmame, muitas mães experimentam mudanças que não esperavam e muitas não sabem que elas são, na verdade, completamente normais. Portanto, mantenha calma, busque orientação médica e respeite seu tempo e processo.

O que pode diminuir a produção de leite?

Vários fatores podem causar uma baixa produção de leite durante a amamentação, como esperar muito tempo para iniciar a amamentação, não amamentar com frequência suficiente, complementar a amamentação, uma pega ineficaz, uso de certos medicamentos etc.

Já outros fatores ligados à saúde da mãe e do bebê que podem afetar a produção de leite são: nascimento prematuro, obesidade materna, hipertensão arterial induzida pela gravidez, e diabetes mal controlada.

Embora muitas mulheres se preocupem com a baixa produção de leite maternos, se trata de uma situação rara. Na verdade, a maioria das mulheres produz um terço a mais de leite materno do que seus bebês normalmente precisam.

O que estimula a produção de leite?

Diversos fatores podem contribuir para estimular a produção de leite. Listamos algumas deles a seguir:

Dar de mamar sempre que o bebê estiver com fome

Esperar muito tempo para começar a amamentar pode contribuir para uma baixa produção de leite. Portanto, a primeira indicação após o nascimento é segurar o seu bebê pele a pele e ele provavelmente irá mamar na primeira hora após o parto.

Amamentar com frequência é uma recomendação e estimula a produção. Nas primeiras semanas, amamente de oito a 12 vezes ao dia, a cada duas ou três horas. Certifique-se de que seu bebê está preso e bem posicionado, procure sinais de que seu bebê está engolindo e esteja alerta para problemas de alimentação.

Uma dica é oferecer ambos os seios em cada mamada. Não há problema se o bebê mamar em apenas um seio ocasionalmente, mas se isso acontecer regularmente, sua produção de leite diminuirá. Você pode bombear o outro seio para aliviar a pressão e proteger seu suprimento de leite até que seu bebê comece a tomar mais a cada mamada.

Dar a mama até ao fim

Amamente até quando ele estiver saciado. Não pule as sessões de amamentação. Bombeie seus seios cada vez que você perder uma sessão de amamentação para ajudar a proteger seu suprimento de leite.

Beber mais água

A produção de leite materno depende do nível de hidratação da mãe, por isso, beber de 3 a 4 litros de água por dia é essencial para manter uma boa produção de leite.

Consumir alimentos que estimulam a produção de leite

Manter a produção de leite durante a amamentação é importante para a saúde e o crescimento do bebê. Se estiver preocupada com a produção de leite ou com a alimentação do bebê, converse com seu médico, pediatra do seu bebê ou um consultor de lactação.

Tentar relaxar durante o dia

Relaxar quando possível vai garantir que o corpo tenha energia suficiente para a produção de leite materno. 

Conclusão

A Importância da amamentação

O leite materno é a fórmula infantil natural. É precisamente adaptado às necessidades nutricionais, sistema imunológico e crescimento de cada criança, além de promover um desenvolvimento físico e mental saudável.

Ele contém uma abundância de nutrientes, vitaminas, minerais, enzimas e hormônios, bem como substâncias protetoras e defensivas na quantidade e composição corretas. Esses ingredientes fazem do leite materno um alimento saudável e inimitável.

Além de ter uma importante contribuição para a saúde, é fácil de digerir e as crianças amamentadas têm menor indigestão do que as crianças alimentadas com leite em pó. Os anticorpos promovem proteção contra infecções no trato respiratório e gastrointestinal e reduzem o risco de alergias. Os movimentos de sucção e mastigação ao beber do seio promovem o desenvolvimento do sistema musculoesquelético, principalmente das expressões faciais, palato e dentes.

O leite materno é de grande importância para o desenvolvimento do bebê, estar bem alimentado faz com o que a criança se sinta confortável e cresça com saúde. Mas um outro ponto que é primordial para o desenvolvimento dos pequenos, é o uso de uma fralda que proporcione segurança e conforto, como a fralda Turma da Mônica Baby.

Com barreira antivazamento, garante a proteção do seu bebê durante o dia e a noite, além de fazer a distribuição rápida e uniforme do xixi fazendo com que a pele fique sempre sequinha e sem irritação.