; Como Evitar Assaduras no Bebê | Turma da Mônica Baby

Como evitar assaduras no bebê?

16 de maio de 2022

Você sabe como evitar assaduras no bebê? Esse é um assunto recorrente entre mamães e papais, em especial os de primeira viagem, que buscam maneiras de evitar assaduras, sejam nas partes íntimas ou nas dobrinhas do braço, pescoço e perninhas. 

As assaduras podem ser bastante incômodas para o bebê, além de ocorrerem com facilidade, já que a pele do neném é muito sensível. Isso porque elas podem ser uma irritação causada por fraldas sujas, calor ou mesmo alergias.

É sempre importante lembrar, também, que caso as assaduras persistam, os tutores do bebê devem levá-lo a um pediatra. 

Se você deseja saber como evitar assaduras e as suas principais causas, continue lendo esse arquivo!

O que pode causar assaduras no bebê?

As assaduras em bebês são mais comuns do que se imagina. Por isso é necessário tomar cuidado e buscar saber o que pode causar assaduras no bebê, a fim de evitá-las.

Pensando nisso, separamos os principais causadores de assaduras no bebê, para que possa ter mais atenção e cuidado no dia a dia e assim evitar um desconforto desnecessário para o seu neném. Confira abaixo!

Fralda suja

A fralda suja é uma das principais causadoras das assaduras de bebês, seja na virilha, bumbum e região íntima. Isso porque a urina e as fezes, em contato com a pele delicada do bebê, podem irritá-la e causar assaduras.

Para evitar esse tipo de assadura, é necessário manter atenção à fralda do bebê. Lembre-se que, assim que o bebê faz cocô, a troca deve ser imediata. As fraldas têm poder de absorver o xixi, porém ao senti-la pesada, ou úmida, significa que está na hora de trocá-la.

Lembre-se sempre de observar os horários indicados para troca de fralda disponível nas embalagens do produto, bem como fazer uma higiene adequada na troca, seja utilizando lencinho umedecido ou, quando necessário, dar um banho.

Calor

O calor pode ser um dos causadores das assaduras, não só nas partes íntimas como também em outras partes do corpinho do neném, como pescoço e dobrinhas da perna e dos braços.

O calor também implica nas assaduras relacionadas ao tópico anterior, fralda suja. Isso porque a urina e as fezes do neném esquentam ainda mais as regiões íntimas do bebê. 

Os dias mais quentes fazem com que o seu pequeno transpire ainda mais. E essa umidade pode contribuir para o surgimento de assaduras e até alergias. Por isso, principalmente no calor, é importante utilizar cremes para proteção contra assaduras, tanto o bumbum quanto as dobrinhas do bebê.

Alergia

Embora não seja tão comum, alguns nenéns possuem alergias a fraldas, lencinhos umedecidos e até em produtos de higiene. 

Os sintomas da alergia são muito parecidos com o das assaduras, com vermelhidão, coceira e bolinhas. A principal diferença de ambos é que no caso da alergia, há a descamação da pele. 

O melhor para prevenir a alergia é optar por marcas confiáveis de produtos de higiene, como fraldas, lenços umedecidos, sabonetes, toalhas etc. É importante também não apertar tanto a fralda, para que a pele do bebê possa respirar.

Como cuidar de assadura de bebê?

Infelizmente, muitos pequenos podem ter assaduras em algum momento da primeira infância. Para tratá-las, alguns cuidados devem ser tomados, como: 

  • Deixar o bebê sem fralda:  quando a criança está assada, é importante deixá-la sem fralda para que a pele possa respirar. Por isso, ao menos uma vez por dia, separe um tempo para que o bebê fique sem fralda, pois o calor e a umidade ajudam na irritação da pele.
  • Aplique pomada para assadura: as pomadas e cremes para assadura auxiliam no tratamento e cicatrização da assadura. 
  • Troque a fralda com frequência: evitar que o bebê fique com a fralda suja, seja de fezes ou urina, ajuda no controle de assaduras, então é necessário ficar atento.
  • Realizar a higiene com água e algodão: lavar a região com água ajuda a refrescar a pele sensível do bebê. 
  • Opte por toalhas umedecidas sem álcool: algumas substâncias químicas encontradas nas toalhinhas umedecidas podem agredir a pele sensível da criança, como o álcool. 
  • Evite misturas caseiras para o tratamento: caso a assadura persista após os cuidados básicos, busque auxílio de um médico. 

As assaduras, em geral, são passageiras, mas não tratá-las pode evoluir para outras complicações, como candidíase ou infecção bacteriana.  Por isso, é essencial que os pais e responsáveis façam um tratamento adequado para cuidar das assaduras. 

Em caso de dúvidas, o ideal é sempre buscar por orientações médicas. Nesse caso, é possível levar a criança em uma consulta de rotina com o pediatra que faz o seu acompanhamento. Ele indicará indicara o tratamento mais adequado para o seu pequeno.

Como evitar assaduras no bebê?

Se você cuida de um bebê, seja ele recém-nascido ou de colo, certamente já buscou como evitar assaduras no nenê.  Isso porque elas causam incômodos, não só para as crianças, mas também para os seus tutores que precisam fazer o tratamento. Afinal, os bebês são seres inocentes e que ainda não têm conhecimentos do mundo, necessitando de cuidados de seus tutores.

Pensando em te auxiliar nisso, separamos algumas formas de como papais e mamães podem evitar essas irritações que causam tanto incômodo nas crianças. Confira logo abaixo!

Manter o bebê limpo

Se você busca como evitar assaduras no bebê, saiba que mantê-lo sempre limpinho é o primeiro passo. Para isso, é necessário ficar atento para que a fralda do bebê não fique cheia por muito tempo.  Então, sempre que ele fizer cocô, troque-o em seguida. 

Para isso deite-o em uma superfície firme e retire a roupa, da cintura para baixo. abaixo. Depois, abra a fralda e levante o bebê segurando-o pelo tornozelo. Em seguida, limpe o bumbum dele, retirando qualquer resquício de sujeira sujeita utilizando toalhas umedecidas, com movimentos únicos de cima para baixo.

Observar possíveis alergias

A assadura pode ser causada pelo calor, umidade, pelo contato com a urina ou fezes quando ele fica muito tempo com uma mesma fralda. Além disso, algumas crianças podem desenvolver alergias a produtos de higiene íntima, como os lencinhos umedecidos, e ocasionar em algum tipo de assadura. 

Por isso, é dever dos pais e responsáveis ficarem de olho e observar possíveis alergias a produtos, especialmente quando compram algum item novo, de uma marca que ainda conhecem. Isso evita que o contato prolongado gere maiores desconfortes na criança.

Usar produtos de qualidade

Uma excelente maneira de evitar assaduras é utilizar produtos para higiene de qualidade. Itens de qualidade evitam possíveis alergias e assaduras. Entre alguns dos principais itens que precisam de atenção, são:

Fralda: a fralda deve ser adequada para o bebê, principalmente no tamanho. Fique atento para que a fralda não fique nem apertada e nem larga demais, para que o xixi e o cocô não vazem.  Além disso, é preciso sempre estar atento para fazer a troca assim quando a criança fizer necessidades. E, claro, fraldas melhores, como as da Turma da Mônica Baby, possuem tecnologia de maior absorção do xixi. 

Toalhas e lenços umedecidos: esses itens são essenciais para uma higienização mais adequada do pequenino, após suas necessidades. Mas é necessário ficar atento: opte sempre por produtos testados dermatologicamente e sem álcool para evitar irritações, como os produtos Hora da troca, da Turma da Mônica Baby. 

Sabonete: esse item vai auxiliar diretamente na limpeza do bebê. Por isso, opte sempre por sabonetes sabotes hipoalergênicos e que sejam adequados para a idade da criança. Lembre-se que os produtos mais indicados para os bebês são os destinados à sua faixa etária. 

Pomada: as pomadas para assadura são excelentes formas de combater e prevenir assaduras. Por isso, opte por marcas de qualidade e que sejam conhecidas. Lembrando que elas devem ser aplicadas colocando o equivalente a um grão de feijão na ponta do dedo e passado em toda a região vermelha, até formar uma fina camada branca. E deve-se limpar e recolocar a pomada a cada troca. 

Quais os melhores produtos para bebês?

Se você busca maneiras de evitar assaduras em bebês, sejam eles recém-nascidos ou bebês de colo, é interessante levar em consideração os melhores produtos para a higiene do seu pequeno.

Busque por marcas de credibilidade e leve em consideração as indicações de pessoas próximas e que já passaram por essa fase.  

Confira abaixo a dica que separamos de alguns que ajudam a evitar assaduras.

Fraldas Turma da Mônica Baby

Como evitar assaduras no bebê

As fraldas não podem ser um problema; elas são parte da solução. Quanto melhor a fralda, maior é o tempo que o seu bebê irá utilizá-la. E, claro, isso implica também em questões de custo-benefício. Confira os dois produtos especiais da linha Turma da Mônica, que transmitem confiança e credibilidade. 

Recém-nascido: as fraldas Turma da Mônica Baby Recém-Nascido possuem um corte umbilical, que se ajusta perfeitamente ao corpo do bebê. Elas são mais absorventes que fraldas comuns. Isso significa que além de serem mais duradouras, graças ao seu canal de distribuição do xixi, que melhora  auxilia na rápida absorção distribuição da urina na fralda, ela mantém o seu neném sequinho por até 12 horas. Além disso, a barreira antivazamento impede que o cocô e o xixi escapem da fralda, causando incômodo ao neném e a possibilidade de gerar uma assadura.

Fralda Turma da Mônica Baby com Tecnologia Qu4troSec: assim como a versão para recém-nascido, possui um canal que distribui o xixi mais rápido e uma barreira antivazamento, que deixa o bebê sequinho por até 12 horas. Ela possui uma cintura elástica, que se ajusta adequa ao corpo do bebê, com o caimento com caimento perfeito que ele precisa. Dessa maneira, ele fica calmo e tranquilo durante a noite à noite e durante  o dia.

Toalhas umedecidas Turma da Mônica Baby

As toalhas umedecidas Hora da Troca da Turma da Mônica Baby são testadas dermatologicamente. Ou seja, elas não causam alergias. Além disso, eles não contam com álcool em sua composição. 

As toalhas Hora da Troca possuem extrato de camomila e algodão, que garantem hidratação e um toque suave delicado que o seu bebê precisa no momento da troca das fraldas.

As fraldas Turma da Mônica Baby deixam seu pequeno sequinho por mais tempo

A infância é um momento muito especial tanto para a criança quanto para os papais, repleto de aprendizados e descobertas. E saber como evitar assaduras no bebê, assim como a melhor fralda descartável para cada idade do pequeno, é ideal para que cada momento seja aproveitado da melhor forma possível.

E foi pensando em formas de tornar cada momento com o seu bebê feliz e inesquecível que as fraldas Turma da Mônica Baby foram criadas. Elas possuem tecnologia que auxilia a manter o nenê sequinho por mais horas, sem causar alergias ou assaduras. Além disso, as fraldas possuem diversos tamanhos, se adequam ao corpinho do seu filho, sem apertá-lo ou incomodá-lo ao dormir, descansar, dar os primeiros passos ou correr.

Você encontra tamanhos que vão RN ao XXG, para acompanhar o bebê em todas as fases de desenvolvimento. Acesse o site e confira todas as opções!

Lembre-se de que, em caso de assaduras que persistam, busque por orientação do médico pediatra do seu filho. Ele fará as melhores indicações para sanar esse problema.